Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Uso de Lasers, Red Dots e Lunetas: Pros e Contras

Comunicação, Estratégias e Perícias.
Avatar do usuário
CleberMarino
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 535
Registrado em: 04 Jul 2008, 10:43

Uso de Lasers, Red Dots e Lunetas: Pros e Contras

Mensagem por CleberMarino »

Pessoal,

Recentemente coordenei um treinamento noturno, e além dos tópicos de "Jogos Noturnos - Tecnicas" (http://paintballcenario.com/forum/viewt ... =14&t=5761) e "Modos de usar lanterna" (http://paintballcenario.com/forum/viewt ... =14&t=8120), e não encontrei nenhuma informação sobre o uso de Laser, Red Dots e Lunetas, e desta forma, resolvi abrir este post, para dividir com os senhores nossas experiências sobre estes equipamentos.

Lasers:
Pelo que puder estudar, existem vários modelos, porém os mais comum são os de feixes vermelhos e verdes, e normalmente atingem distâncias acima que o necessário para o uso de paintball.

Existem modelos que após serem acoplados, permitem a regulagem de vertical e horizontal, porém, a maioria deles não teriam estes ajustes, somente os modelos profissionais que costumam ser mais caros.

Importante saber, é que a regulagem deve ser em função da distância, e vc deve ajustá-lo de acordo com seu tipo de jogo. Ex. Se vc joga na defesa, e costuma dar tiros médios/longos (ex. 20/25mts), ajuste seu laser para esta distância, para que na hora do jogo, vc tenha um tiro mais assertivo.

Vantagens:
1 - A noite, é possível perceber um possível alvo pela massa, ou seja, ao passar o laser por um local, caso vc perceba algo diferente, é possível que ali tenha um obstáculo e que este seja um possível alvo.
2 - A noite, ao perceber um possível alvo, caso o laser esteja ajustado é claro, é provável que ao atirar, vc atinja seu objetivo.

Desvantagens:
1 - De dia, não percebi reais vantagens uso do laser.
2 - Aumenta o peso do marcador.
3 - Aumenta a área do marcador, tornando mais um ponto de exposição.
4 - Cuidado, pois pode denunciar sua posição.

Red Dots:
Entendo que os Red Dots seriam uma evolução dos Lasers, pois projetam o ponto no alvo (cores: vermelho/verde/azul), sem denunciar a sua posição (desvantagem 4 do Laser). Esse "pontos", nem sempre não apenas pontos (rsrsrs...), pois podem ser também cruzes, círculos ou um mix de tudo isso (círculo/cruz/ponto).

Porém, no meu caso, acho um incômodo vc estar sempre em "posição 4" e usar 100% sua mira através do Red Dot. O uso da máscara e do stock, também atrapalham o uso deste equipamento. Então, eu uso relativamente pouco e uso muito mais em CQB, onde a probabilidade de confronte é maior.

Vantagens:
1 - É possível o uso tanto de dia quanto a noite.
2 - Se bem ajustado é claro, é provável que ao atirar, vc atinja seu objetivo.

Desvantagens:
1 - Aumenta o peso do marcador.
2 - Aumenta a área do marcador, tornando mais um ponto de exposição.
3 - Como dito acima, pode haver dificuldade no conjunto red dot/máscara/stock

Lunetas:
Existem uma infinidade de marca/modelos e aparências, mas o que mais importa neste item é a capacidade de ampliação (zoom/magnificação). Creio que seu uso seria apenas em jogos com campos grandes, e para marcadores com canos longos que de fato atinjam distâncias maiores.

Vantagens:
1 - É possível o uso tanto de dia quanto a noite, porém mais eficiente de dia.
2 - Se bem ajustado é claro, é provável que ao atirar, vc atinja seu objetivo.

Desvantagens:
1 - Aumenta o peso do marcador.
2 - Aumenta a área do marcador, tornando mais um ponto de exposição.
3 - Como dito acima em red dots, também pode haver dificuldade no conjunto máscara/stock.

Importante! Não é necessário debater sobre a aparência, e sim sobre a utilização do equipamento.

Vamos dividir nossas experiências!!! Aguardo seus comentários!!!

Abcs, Cleber
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: Uso de Lasers, Red Dots e Lunetas: Pros e Contras

Mensagem por RogerDiver »

Fala Cleber,

Ótimo Tópico!!!

Ultimamente eu tenho usado uma configuração que me rendeu um grande aproveitamento, e facilidade de uso. Estou usando nos marcadores aqueles trilhos 45 Graus, com Red Dot replica do Aimpoint ou com luneta.

Imagem

O problema de usar esses trilhos 45 graus é que qdo red dot tem a montagem fixa vc não consegue zerar ele, porque os eixos X e Y ficam inclinados 45 graus, essas replicas do Aimpoint ou as lunetas permitem que o corpo da mira seja girada (soltando os parafusos que fixam a posição) e os eixos X e Y sejam realinhados.

O Red Dot que estou usando é parecido com esse:

Imagem

Depois eu faço uma foto dele montado em um marcador para ficar mais claro a configuração.

[]'s
Roger
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Uso de Lasers, Red Dots e Lunetas: Pros e Contras

Mensagem por Legionnaire_RJ »

Boa Cleber...

Mas um tópico fantástico :legal:. Agora vamos à algumas considerações...

Eu já utilizei o red laser e atualmente dependendo do uso sou fã fervoroso do red dot (quanto as lunetas eu me abstenho, não vejo vantagem ao utilizá-las).

Para o CQB um bom Red Dot não é item obrigatório, mas é uma ferramenta muito muito eficiente, pois o retículo vermelho quando utilizada a técnica do 3º olho torna a mira instintiva (vc não precisa procurar o ponto da mira para posicioná-lo sobre o alvo). Outro ponto importante, no GSG-9 fizemos alguns treinos noturnos no nosso QG (Bagdá), com iluminação zero. Nessas condições é impossível visualizar as alças e massas de mira se essas não tiverem algum tipo de adesivo fosforescente, então o red dot é indispensável.

No meu primeiro trino noturno eu utilizava um enorme red dot de 1X42 mm da opsgear, para cqb diurno ele era ótimo mas logo percebi que o enorme tubo refletia a iluminação do retículo mesmo na intensidade mais fraca, atrapalhando um pouco a visualização do alvo. Então adotei um red dot menor e com a função green dot que por ser um pouco mais fraca me atendeu nesse quesito.

Bem, agora para jogar woods eu dispenso o red dot pelos seguintes motivos...

É impossível prever onde a bolinha cairá em distâncias superiores a 50 mts;
Vc levanta muito a cabeça para fazer a visada;
O reflexo da luz do sol na lente te denuncia de muito longe;
Ao utilizar o Kill flash vc não tem uma capacidade total de visualização a longas distâncias;
E por ultimo, mas especificamente aos red dots de tubo, Ao utilizar os mesmos vc perde um pouco da sua visão periférica.

Em relação ao Laser o mesmo não tem vantagens sobre o red dot, mas quando bem usado pode ser um ótimo ardil ou ferramenta de terror psicológico e dissuassão.

abcs
Avatar do usuário
O The Ment
sergeant major
sergeant major
Mensagens: 981
Registrado em: 23 Abr 2010, 11:53
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Uso de Lasers, Red Dots e Lunetas: Pros e Contras

Mensagem por O The Ment »

Mto bom o artigo Cleber

Eu por exemplo gosto mto do uso do red dot. Mas realmente os fatores de mascara e stock requer uma pratica e exercicio em casa mesmo
O ajuste do red dot e muito importante sempre tb observando a pressao do marcador se ocila. Se possivel sempre mantenha cronado no padrao em q foi regulado o red dot e o cano limpo a cada round.
ja utilizei luneta, era uma tasco, mas sinceramente achei muito ruim o seu emprego em campo devido a versatilidade q encontrei nas partidas do tipo de combate. A dificuldade era de passar de um combate de longo alcance para um de curto alcance pois no de curto alcance mirar com uma telescopica limitava meu campo de visao em uma parcela pequena. dai o uso do red dot tanto para longa como para curta distancia se tornou o ideal pois a regulagem da intencidade da do laser resolvia a curta e a longa distancia.
A posicao do RD no marcador tb e um fator importante devido a limitacao da regulagem, possuo dois RD, um aimpoint e um trijicon acog. Dai para o uso na minha alpha black tenho q utilizar o aimpoint pois fica rente ao trilho assim ajustando a limitacao de regulagem sem problema devido ao carryhandler o deixar alto. Ja meu trijicon por ser alto uso em minha x7 e sp8(q neste ficou perfeito) ele sendo acog deixa uma altura perfeita e confortavel.
Em marcadores pesados sugiro os holograficos pois sao mais leves.
Uma dica e usar cotovelos e off set nos loaders assim nao atrapalhando a visao atravez do RD.
Um exercicio bom e tiro ao alvo marcando as distancias para acomodar a sua visao a distancia e curvatura da bolinha.

A pratica para um bom uso do material e importante, entao pratique! pois considero uma exelente ferramenta.
E chovendo no molhado tb q para uma precisao apurada a melhor opção e comprar bolinhas de qualidade

espero nao ter falado muita besteira hehehee
e boa caçada
Avatar do usuário
Santos
Administrador
Administrador
Mensagens: 4395
Registrado em: 15 Abr 2007, 19:20
Localização: São Paulo - SP

Re: Uso de Lasers, Red Dots e Lunetas: Pros e Contras

Mensagem por Santos »

Ótimo tópico Cleber.
Muito providencial, pois muita gente tem dúvidas quanto ao uso de um ou de outro.
Eu particularmente tenho preferência pelo RedDot.
Como você comentou,, ambos tem sua vantagem e desvantagem.
Gostaria de testar um red Free Paralax, dizem que ele é mais vantajoso que os de "tubo", mas só ouvi dizer, gostaria de experimentar.

Grande abraço.

e....

Vai pro prego esse tópico, com certeza.
Avatar do usuário
calcabrina
corporal
corporal
Mensagens: 200
Registrado em: 01 Mar 2010, 15:31
Localização: Vale do Aço MG

Re: Uso de Lasers, Red Dots e Lunetas: Pros e Contras

Mensagem por calcabrina »

O laser verde no uso policial tem a vantagem de cegar temporariamente o marginal e deixá-lo em uma posição de submissão, desta forma evitando um combate desnecessário, porém no paintball não há forma segura de usá-lo afim de cegar o oponente. Quanto ao RD utilizado em ambiente de baixíssima luminosidade eu sinto incômodo devido ao DOT, o que já não ocorre em ambientes de penumbra, no primeiro caso em CQB uso a técnica de me preparar em um local de luz 0 e a confiança no treinamento de "atirar com a massa de mira", ou seja "lançar" a massa de mira e largar o dedo, desta forma consigo movimentar melhor.
Alguém que usa RD já foi premiado com um disparo nele?
Avatar do usuário
landocf
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 126
Registrado em: 13 Abr 2010, 13:22
Localização: Angra dos Reis - RJ

Re: Uso de Lasers, Red Dots e Lunetas: Pros e Contras

Mensagem por landocf »

calcabrina escreveu:O laser verde no uso policial tem a vantagem de cegar temporariamente o marginal e deixá-lo em uma posição de submissão, desta forma evitando um combate desnecessário, porém no paintball não há forma segura de usá-lo afim de cegar o oponente. Quanto ao RD utilizado em ambiente de baixíssima luminosidade eu sinto incômodo devido ao DOT, o que já não ocorre em ambientes de penumbra, no primeiro caso em CQB uso a técnica de me preparar em um local de luz 0 e a confiança no treinamento de "atirar com a massa de mira", ou seja "lançar" a massa de mira e largar o dedo, desta forma consigo movimentar melhor.
Alguém que usa RD já foi premiado com um disparo nele?
Jah pintaram o meu red dot de verde.... :lol: conseguiram pintar toda a lente frontal rsrsrsrsrs
Avatar do usuário
PANDILUS
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2479
Registrado em: 16 Dez 2009, 06:13
Federado: 0025

Re: Uso de Lasers, Red Dots e Lunetas: Pros e Contras

Mensagem por PANDILUS »

Eu particularmente não consigo mais jogar sem Red Dot que só faz sentido se estiver bem regulado, ou seja, desmontou o marcador para limpar, tem que regular novamente, cano sujo e bolinhas de baixa qualidade inutilizam seu uso.

Uso uma réplica do Acog Red/Green e tenho obtido bons resultados nos casos citados pelo Vlamir, tempo para identificar o alvo, muitas vezes escondido num banker ou cômodo, onde é possível um tiro por frestas ou buracos, a dois jogos atrás dei um headshot num cidadão num baraco por onde ele estava olhando, e graças ao reddot (one shot, one kill).

Treino e tiro institivo é o que realmente entendo ser mais eficiente e usual, quando você consegue fazer com que o marcador faça parte de seu corpo o disparo é certeiro. O cidadão que escreveu acima (Vlamir) por ironia do destino é meu irmão, familia a gente não escolhe né, suporta. rsrsrs :grin:

Esse cara domingo passado foi testar uma nova bolinha que comprei para minha P99 e no primeiro disparo em uma silhueta que uso para treino ele simplesmente acertou bem no meio da cabeça. Pistola no coldre, saque rápido e tiro institivo, sem tempo para fixar mira, e tava lá a silhueta com uma bela marca de pó na testa. Treino, treino e treino, isso certeza que resolve.

Laser entrega a posição, não uso.
Avatar do usuário
Roger
Administrador
Administrador
Mensagens: 7770
Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
Federado: FPESP #2
Localização: SP
Contato:

Re: Uso de Lasers, Red Dots e Lunetas: Pros e Contras

Mensagem por Roger »

Muito bom o tópico Cleber. Parabéns mais uma vez contribuindo com nosso fórum.

Eu sinceramente não gosto mais de usar nada pendurado no marcador. Caso voltasse a usar será no máximo um micro red dot.
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: Uso de Lasers, Red Dots e Lunetas: Pros e Contras

Mensagem por Gagliani »

Sou outro adepto e fanático por miras holográficas ( Red Dots)


Eu ja uso ele 99% da vezes em que efetuo um disparo e 90% das vezes é caixa para meu oponente .

Eu costumo me locomover o tempo inteiro na técnica do 3º olho portanto eu costumo fatiar usando sempre o ponto de mira , isso facilita e muito o tempo de reação no disparo instintivo , requer algum treino !!

No escuro ja não vejo função alguma visto que a luz acaba por ofuscar o alvo e desacostuma seu olho .

Laser não gosto porém no escuro acaba sendo mais funcional que o Dot no escuro devido a não visualização da alça e massa e não referencia de mira !

Luneta ...não vou nem comentar rs :sux:

Bom é isso ta ai a minha colaboração no tópico !!

Abraço a todos os amigos :legal:
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: Uso de Lasers, Red Dots e Lunetas: Pros e Contras

Mensagem por Grenader »

Vlamir CTTR escreveu:Opnião estritamente pessoal.

Sou adepto do disparo instintivo, logo, no "pega pra capar" dispenso totalmente o uso do Red Dot.

Embora o mencionado acima, ostento sim no meu marcador um aimpoint, e inclusive o uso, porém somente quando tenho a possibilidade de ter um espaço temporal para localizar a posição do oponente, e tão somente se esse estiver por entre obstaculos como frestas e afins, efetuo o disparo utilizando o recurso do RD, buscando principalmente além da precisão, o menor numero de disparos possiveis, de preferencia um unico.

É interessante tambem, tapar a lente da frente do RD, fazendo valer o condicionamento do "terceiro olho", é bem funcional.

Não gosto do uso de lasers, entrega totalmente a posição de quem usa, e considero ele totalmente inoperante no escuro. Talves o efeito moral dele seja maior do que sua funcionalidade em busca do tiro certeiro propriamente dito. Conforme dito pelo Cleber, aumenta a silhueta do marcador e seu peso.

Lunetas em paintball, eu acho puro "fake", se considerarmos a utilização a que ela se destina, ou seja, disparo sniper, mas é bem util em grandes campos, ao que tange a localização de oponentes e afins a longas distancias.

Cabe salientar que concordo com todas as vantagens e desvantagens citadas, e nesse post argumento apenas meu gosto pessoal, não sou contra o uso de nenhum equipamento citado, pelo contrario.

:legal:
True Ressurection !!!

Compartilho da opinião do Vlamir e coloco minha experiencia pessoal aqui.

Tive uma SP8 com RD, a SP8 não tem massa de mira o que torna o disparo complicado para quem o utiliza como artificio de centralização de mira, com ela a coisa tem que ser instinto e habito, como meu dispara era institivo com esse recurso, a massa de mira não tinha real função, sempre procurei fazer uso da técnica do terceiro olho e na minha opinião, aqui o RD aberto leva larga vantagem.

Usei RD tubular e aberto, achei o aberto melhor em todos os quesitos. Atualmente não uso RD e não sinto sua sua falta. Já a luneta... do meu ponto de vista, só para confirmar a localização do inimigo e aumentar o peso do equipamento.

A eficiencia do uso de laser é questionavel do meu ponto de vista, suas desvantavens são evidentes, porem o fator psicológico possa abalar o oponente que esta sob mira, durante o dia ele é inutil.
Avatar do usuário
marcelozimmer
private
private
Mensagens: 30
Registrado em: 11 Fev 2010, 21:48
Localização: Itajaí-SC

Re: Uso de Lasers, Red Dots e Lunetas: Pros e Contras

Mensagem por marcelozimmer »

Alessandro Gagliani escreveu:Sou outro adepto e fanático por miras holográficas ( Red Dots)


Eu ja uso ele 99% da vezes em que efetuo um disparo e 90% das vezes é caixa para meu oponente .

Eu costumo me locomover o tempo inteiro na técnica do 3º olho portanto eu costumo fatiar usando sempre o ponto de mira , isso facilita e muito o tempo de reação no disparo instintivo , requer algum treino !!

No escuro ja não vejo função alguma visto que a luz acaba por ofuscar o alvo e desacostuma seu olho .

Laser não gosto porém no escuro acaba sendo mais funcional que o Dot no escuro devido a não visualização da alça e massa e não referencia de mira !

Luneta ...não vou nem comentar rs :sux:

Bom é isso ta ai a minha colaboração no tópico !!

Abraço a todos os amigos :legal:

Sigo essa linha de jogadores, uso red dot tubular, mas ainda não consigo usar com os dois olhos abertos.

O uso dele melhorou em "muitos"% minha mira, hehe, pois passei a gastar bem menos munição, e por consequência, tenho eliminado mais oponentes com um único disparo, ao invés de alertá-lo e entregar minha posição.

Não "vivo" mais sem ele... :legal:

Quanto ao laser, não gasto meu dinheiro nisso não, acho mais perfumaria que utilidade.
Avatar do usuário
gustavo1973
private
private
Mensagens: 30
Registrado em: 09 Out 2009, 20:29

Re: Uso de Lasers, Red Dots e Lunetas: Pros e Contras

Mensagem por gustavo1973 »

Eu uso uma luneta com 2 ou 3x na visada não tem utilidade mas se parar para mirar ai fica bem legal, principalmente se for com a tm 15.
Avatar do usuário
Ices_br
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1189
Registrado em: 26 Set 2009, 20:16
Localização: Salto/SP

Re: Uso de Lasers, Red Dots e Lunetas: Pros e Contras

Mensagem por Ices_br »

Red Dots e
Lunetas realmente são impossiveis de se usar em campo!!!

Mas alguem ja viu, usou ou tem alguma critica quanto a esse tipo de red dot:
Imagem
é um reddot com aprocimação de 1 - 4 x!!!

EU achei muito bonito... so que é uma facada o preço, perto de 197 dollares kkkkkk!!!!!!!
http://www.ebairsoft.com/element-dual-r ... -3411.html
Avatar do usuário
PANDILUS
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2479
Registrado em: 16 Dez 2009, 06:13
Federado: 0025

Re: Uso de Lasers, Red Dots e Lunetas: Pros e Contras

Mensagem por PANDILUS »

Ices,

Eu havia visto na propaganda do ebairsoft e nem me atentei a olhar pelo preço que é salgado pacas. Agora vendo o vídeo parece um painel de avião bombardeio, muito louco, precisa ver agora que será o corajoso de importar.
Responder

Voltar para “Técnicas e Táticas.”