Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Como tirar seu CR em 10 passos!

O que diz a legislação sobre a importação de marcadores e equipamentos de paintball.
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Como tirar seu CR em 10 passos!

Mensagem por Legionnaire_RJ »

Pessoal,

eu entrei em contato com o usuário cmte_brunop do fórum airsoftbrasil.com e pedi a ele para utilizar um tutorial feito por ele para tirar o CR de colecionador junto a DFPC.

Só para lembrar, o bruno é jogador de airsoft e não paintball, sendo assim se houver alguma referência ao esporte que cause dúvidas, é só falar que eu ficarei grato em ajudar

segue o tutorial na integra


Como tirar seu CR em 10 passos!

Neste tópico irei falar do passo a passo necessário para tirar o CR de colecionador no SFPC/2 em São Paulo capital. São dez passos bem explicados.
Juntei toda informação aqui na ASB para tirar o meu. Foi um pouco complicado pois tem muita coisa desatualizada e as informações estão muito espalhadas pelo fórum.
Sei que é bem longo, mas acho melhor para um leigo ler apenas este tópico do que ter que ficar caçando as informações espalhadas pelo fórum. Acho que o tempo gasto é menor lendo tudo isso...

Aqui vai o guia para tirar o CR. Tudo bem explicado e atualizado. Basta seguir os passos e obter seu CR. O custo aqui é o mínimo possível. Compensa fazer tudo isso pois um despachante queria me cobrar R$650,00 para fazer o mesmo serviço. Aqui não me custou mais do que R$150,00, sendo que a taxa para o exército é de R$100,00.

Bom, vamos ao que interessa.
Primeiramente baixe o seguinte arquivo: http://www.2rm.eb.mil.br/sfpc/MODELO%20 ... FISICA.doc
Daqui a pouco falaremos dele.


Primeiro segue aqui a lista dos documentos necessários para resumir, em seguida explicarei como obter cada um deles:

- Requerimento ao comandante
- Certidão de distribuição de ações e execuções
- Certidão de distribuição criminal
- Certidão de antecedentes criminais
- Certidão negativa da vara de execuções criminais
- Certidão negativa da justiça militar
- Comprovante de endereço
- Cópia de RG e CPF
- Declaração de idoneidade
- Termo de compromisso
- Pagamento da taxa (R$100,00)


Dados os ingredientes, vamos a receita.

Primeiro passo: Certidões
Primeiramente, você deverá correr atrás das certidões, mas fique calmo. Parecem ser muitas, mas das cinco certidões, três delas podem ser obtidas pela internet. As outras duas você terá que sair de casa.

1ª e 2 ª certidão: Certidão de Distribuição Criminal / Certidão negativa da vara de execuções criminais
Ambas as certidões podem ser obtidas juntas. A forma mais conhecida é ir ao Fórum João Mendes (localizado na praça João Mendes) e pedir o formulário no 2 ª andar – sala 214. Preencha os dois formulários com seus dados básicos (nome, RG, CPF, nome do pai, nome da mãe e etc...). Preencha com atenção. Evite correr para não errar, pois um erro pode fazer com que você tenha que pedir outra. Efetue o pagamento na agência dentro do fórum. Cada certidão custa R$14,00. Então você terá gasto R$28,00. Ah, o pagamento é somente em dinheiro.
Guarde os dois comprovantes e após 5 dias úteis retorne ao Fórum para retirar as certidões. Você não precisa ir pessoalmente. Alguém pode retirar por você bastando apenas levar o canhoto com a autenticação mecânica que comprova o pagamento.

Outra forma que é muito melhor para tirar estas duas certidões é ir em qualquer agência da Nossa Caixa. Lá, você pedirá o formulário das 2 certidões e preencherá na hora. Qualquer pessoa pode preencher desde que tenha todos seus dados (eu quando fui, preenchi a minha e de um amigo meu que me passou os dados por telefone). Aqui tem um detalhe interessante. Você pode escolher o local de retirada. Basta assinalar que quer receber pelo correio e preencher com seu endereço. Vá até o caixa e pague as certidões. Guarde o comprovante com a autenticação mecânica e espere 5 dias úteis que suas certidões chegarão pelo correio! Aí tem um porém. Quando eu fui no caixa da agência para pagar a mulher informou que não estavam mais enviando pelo correio (o gerente confirmou isso) e que depois de 5 dias úteis eu teria que retirar no fórum João mendes da mesma forma que foi explicado anteriormente.
Mas as minhas vieram pelo correio. Então na dúvida marque a opção de receber pelo correio e preencha com seu endereço corretamente. Em último caso, se não chegar em casa em 5 dias úteis, então vá até o Fórum e retire pessoalmente. Pelo menos, você já evitou ter que ir duas vezes no fórum. Eu não precisei ir nenhuma.


3ªcertidão: Certidão de distribuição de Ações e Execuções
Acesse o site: http://www.jfsp.gov.br/
Clique em certidões > Solicitar certidão (Emissão on line)
Preencha com seu nome e CPF. Selecione o tipo: Certidão de distribuição e clique em gerar certidão.
Imprima a certidão


4ª certidão: Certidão de antecedentes criminais
Acesse o site: http://www.ssp.sp.gov.br/
Clique em Atestado de antecedentes > solicitar atestado
Preencha com seus dados e clique em “Pesquisar” (desabilite seu bloqueador de pop-up se necessário)
Imprima o atestado


5 ª certidão: Certidão negativa da justiça militar
Acesse o site: http://www.stm.jus.br/
Clique em certidão negativa > selecione Emitir Certidão Negativa
Preencha com seu nome, CPF, data de nascimento e nome completo da mãe.
Clique em emitir
Imprima a certidão



Segundo passo: Solicitações e declarações

Depois de correr atrás das certidões, é hora de preencher alguns documentos.
Abra o arquivo que você baixou (no começo do post).

Página 2 do arquivo: Requerimento ao Comandante
Preencha com seus dados conforme exemplo. Não altere muito o formato do texto. Deixe os espaçamentos e retire coisas que não fazem parte, tais como: “modelo de requerimento”; “deixar 8 cm de espaço”;OBS”.
Na última linha da solicitação irá preencher com: “...para atividade de colecionador.”
Preencha tudo corretamente e sem pressa para não errar.
Coloque nome, data e imprima em duas vias e assine. (mais pra frente irá entender o porquê das duas vias)

Página 3 do arquivo: Declaração de idoneidade
Preencher conforme exemplo, colocar data e nome e imprimir em uma via e assinar.


Páginas 4 e 5: Compromisso para obtenção de registro
Preencher com seus dados, colocar data e nome e imprimir em uma via e assine. É possível que dependendo da formatação do seu Word, esse termo de compromisso ficar em duas páginas, mas não tem problema.



Terceiro passo: Ida ao cartório
Dirija-se a qualquer cartório. De preferencia aquele que você já tenha firma aberta. Caso não tenha, irá perder uns minutos a mais para abrir firma.
Na ida ao cartório você irá levar seu RG, CPF e uma das cópias do Requerimento ao comandante apenas.
Tire cópias autenticadas do RG e CPF (pode ser na mesma folha)
Reconheça firma do Requerimento ao Comandante.


Quarto passo: Comprovante de residencia
Tire uma cópia simples do comprovante de residência. Pode ser uma conta de luz, água, telefone, gás, e etc....Qualquer coisa que esteja em seu nome.
No meu caso eu utilizei uma conta recente de celular pois não recebo outras contas em meu nome.
Lembrando que essa cópia não precisa ser autenticada.


Quinto passo: Pague a GRU (Guia de Recolhimento da União)
Primeiro você deverá imprimir a GRU da seguinte forma:
Acesse o site: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br ... imples.asp

Preencha corretamente os campos com os dados:
UG: 167086
Gestão: 00001
Nome da unidade: Fundo do Exército (aparece automaticamente se digitado a UG correta)
Recolhimento código: 11300-0
Descrição do recolhimento: Taxa Fisc. Produtos Controlados Exército (aparece automaticamente)
Clique em AVANÇAR
Número de referência: 20223
Competência: coloque o mês e ano que você estará emitindo a GRU
Vencimento: coloque o último dia do mês em que você está preenchendo
Coloque seu CPF e nome nos campos adequados
Em Valor principal e Valor Total coloque R$100,00
Clique em EMITIR GRU e imprima

Com a GRU em mãos, dirija-se a uma agência do Banco do Brasil e faça o pagamento no caixa.
Importante: O pagamento só pode ser efetuado no caixa em dinheiro. Também não pode pagar pela internet.
Não se esqueça de guardar o comprovante.


Sexto passo: Adquirir a pasta
Compre uma pasta simples que possui presilha de dois furos. É nela que você irá furar e colocar todos os documentos para entregar ao SFPC.


Sétimo passo: Preparando os documentos na pasta
Esse é o último passo antes de ir ao SFPC.
Você precisará furar todos os documentos, GRU, declarações e etc para colocar na pasta. Ou também pode utilizar aqueles saquinhos plásticos com furos e colocar um documento em cada saquinho.
Os documentos devem ser colocados em uma ordem correta.

Volte no arquivo baixado e imprima a página 5: “Relação dos documentos para concessão de certificado de registro para pessoa física”
Essa folha vai ser a primeira página da pasta. Ela possui um quadro para a pessoa do SFPC conferir se todos os documentos foram entregues.
Após está página, vá colocando os outros documentos na sequencia:

- Requerimento ao comandante (2 vias – uma com firma reconhecida e outra sem)
- Declaração de idoneidade e as 5 certidões não importando a ordem
- Cópia do comprovante de residência
- Cópia autenticada do CPF
- Cópia autenticada do RG (Se o CPF e o RG estiverem na mesma folha não tem problema)
- Termo de compromisso
- Comprovante de pagamento da GRU


Confira se todos os documentos estão na pasta devidamente organizados na ordem citada. Não custa ser cauteloso para não perder uma ida ao SFPC de bobeira.


Oitavo passo: Agendar a ida ao SFPC
Ligue no telefone 3888-5258 nos horários:
Segunda a quinta: das 09:00hs ás 12:00hs e 13:00hs as 16:00hs
Sexta: das 09:00hs ás 12:00h
E faça o agendamento. Diga que quer agendar para a concessão do CR.
Geralmente o agendamento é para a semana seguinte, dependendo da procura que eles tem naquele período. Eu liguei em uma quarta-feira e consegui horário para a terça da semana seguinte.
Mas isso vai variar muito.


Nono passo: Ida ao SFPC/2 – São Paulo
Compareça na Avenida Sgt Mário Kozel Filho, 222 no horário agendado. Fica em frente a Assembléia Legislativa próximo ao Parque do Ibirapuera. É bem fácil de chegar. Qualquer dúvida é só dar uma olhada no Google Maps.
Não se atrase e não utilize roupas impróprias, tais como: shorts, chinelos, regatas e etc...Lembre-se: Você estará entrando em uma região militar, saiba se portar.
Entregue a pasta e deixe a pessoa conferir.
Lembra que você fez 2 vias do requerimento ao comandante, uma com firma reconhecida e outra não?
A que não tiver firma reconhecida será retirada da pasta pelo atendente, carimbada e devolvida a você.
Este é o seu comprovante da entrada dos documentos naquela data.


Décimo passo: Retirar o CR
Após 30 a 40 dias úteis ligue no SFPC para verificar se seu CR já foi emitido. Caso positivo, agende uma data para ir retirar.
Depois basta ir no dia marcado e retirar o seu CR. Não esqueça de levar o comprovante da entrada do processo (o requerimento ao comandante que o atendente carimbou na entrega da pasta).


FIM!


Agora é só ser feliz com seu CR!
A validade dele é de 2 anos normalmente. Ao menos que tenha algum problema e saia com validade menor. Não se esqueça que é obrigatório o cancelamento dele caso você não tenha mais interesse em possui-lo. Também não se esqueça de renovar antes do mesmo vencer.

Espero ter ajudado. Quem sabe quando eu aprender como tirar um CII eu faço um passo a passo de como proceder.
A seguir segue algumas perguntas frequentes que podem ser úteis para completar o processo.
Lembrem-se: Eu não sou expert no assunto. Descobri tudo isso ha pouco tempo. Mas tudo que eu puder ajudar, eu tento ser o melhor possível. Se tiverem dúvidas podem postar abaixo ou mandar MP.





PERGUNTAS FREQUENTAS (FAQ):

1 - Quanto tempo demora para emitir o CR depois que dei entrada na documentação?
R.: O tempo exigido pelo SFPC para emitir o CR é de 30 a 40 dias úteis. Mas após uns 40 dias corridos você pode entrar em contato para perguntar se já saiu. Às vezes sai antes do prazo.

2 - Porque seguir esta sequência?
R.: Simples, primeiro você solicitou as 2 certidões que não podem ser tiradas pela internet. Elas demoram 5 dias úteis para sair. Nesse meio tempo, você corre atrás dos outros documentos. Quando as certidões chegarem você já estará com tudo pronto para apresentar no SFPC.

3 - Posso tirar uma cópia autenticada da minha CNH (Carteira de motorista) ao invés do RG e CPF?
R.: Depende. Conheço casos em que aceitaram a CNH no lugar do RG e CPF. Eu dei entrada com RG e CPF autenticados. Aconselho a fazer o mesmo. Com RG e CPF eles não tem como não aceitar. Mas se quiser tentar com a CNH fica a seu critério.

4 - Eu sou atirador filiado a um clube de tiro, posso tirar junto o CR de atirador?
R.: Sim, basta que o clube lhe forneça uma carta dizendo que você está filiado a eles. Junto com os outros documentos exatamente como no CR apenas para colecionador. Mas todos os locais que você preencher para qual CR está se aplicando, deverá constar “atirador e colecionador”.

5 - Preciso entregar obrigatoriamente os documentos em uma pasta?
R.: Sim, o SFPC não aceita os documentos soltos. Eles precisam estar em uma pasta e na ordem exigida.

6 - A pasta precisa ser com presilha de 2 furos?
R.: Sim, mas se preferir pode colocar saquinhos e por as folhas individualmente em cada saquinho ao invés de furar as folhas. Mas se preferir não utilizar os saquinhos pode furar diretamente as folhas.

7 - Existe alguma cor específica para a pasta que irei entregar?
R.: Não, pode ser de qualquer cor. Inclusive as pasta modernas que são transparentes também são aceitas.

8 - A pasta precisa ser de cartolina?
R.: Não, pode ser as mais novas de plástico também.

9 - Posso ir ao SFPC sem fazer o agendamento prévio?
R.: Não, hoje eles só atendem com agendamento. Se não agendar, nem perca tempo indo lá pois não irão lhe atender.

10 - Preciso agendar para retirar o CR emitido?
R.: Sim, eles também exigem o agendamento para a retirada de CR.

11 - Posso chegar antes do horário agendado?
R.: Sim, mas isso não é garantia que será atendido antes. Dependendo do movimento no dia você poderá ser atendido apenas no horário que está marcado. Não importando a ordem de chegada das pessoas.

12 - Posso parar o carro dentro da região militar?
R.: Sim. O estacionamento fica na mesma rua e terá um militar na porta. Basta dizer que você tem hora agendada no SFPC e dizer seu nome que ele irá conferir e abrirá os portões para estacionar seu carro.

13 - O telefone só dá ocupado ou indisponível o tempo todo. Tem outro telefone?
R.: Não, o único telefone para agendamento é o 3888-5258. Eles apenas atendem no período das 09:00hs ás 12:00hs e das 13:00hs as 16:00hs. E como a procura é grande para agendar, então precisa insistir um pouco. Não há outro jeito.


14 - Não vou poder comparecer no horário que marquei, preciso ligar para desmarcar?
R.: Sim. Sempre que precisar desmarcar ligue com o máximo de antecedência possível. Sua vaga poderá ser usada para atender outra pessoa que precise. Assim também evita que você fique com o nome sujo por marcar e não comparecer.
Avatar do usuário
Sandrolee
sergeant
sergeant
Mensagens: 321
Registrado em: 08 Jan 2008, 19:56

Re: Como tirar seu CR em 10 passos!

Mensagem por Sandrolee »

Valeu Legionnaire, vai poupar muito tempo de quem está interessado em tirar a CR... :legal:
Avatar do usuário
Felipe Nunes
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 184
Registrado em: 15 Set 2009, 08:40
Federado: FPESP #0111
Localização: Santos

Re: Como tirar seu CR em 10 passos!

Mensagem por Felipe Nunes »

Legionnaire_RJ,


o link da apostila não está mais disponível, porém achei este no site do SFPC e creio que seja o mesmo.


http://www.2rm.eb.mil.br/sfpc/MODELO%20 ... FISICA.doc


abçs.
Avatar do usuário
Zaca
major
major
Mensagens: 1503
Registrado em: 25 Jun 2009, 14:41
Localização: Rio de Janeiro

Re: Como tirar seu CR em 10 passos!

Mensagem por Zaca »

Muito bom trabalho leandrao
:goodjob: :goodjob:
tom.g12
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 401
Registrado em: 19 Jan 2009, 18:05
Localização: Ji-Paraná-RO

Re: Como tirar seu CR em 10 passos!

Mensagem por tom.g12 »

Aqui em Rondonia parece que so da pra fazer indo a ManauS! Acredita???
tava todo animado com a ideia! :ranger:
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Como tirar seu CR em 10 passos!

Mensagem por Legionnaire_RJ »

Felipe Nunes escreveu:Legionnaire_RJ,


o link da apostila não está mais disponível, porém achei este no site do SFPC e creio que seja o mesmo.


http://www.2rm.eb.mil.br/sfpc/MODELO%20 ... FISICA.doc


abçs.

Felipe vou editar no tópico inicial

obrigado pela dica, como eu falei eu copiei o texto na integra, nem tirei as referencias ao airsoft pois o texto não era meu

abcs bro
GustavoSMQ
private
private
Mensagens: 64
Registrado em: 16 Dez 2009, 08:33

Re: Como tirar seu CR em 10 passos!

Mensagem por GustavoSMQ »

Já iniciei o procedimento.

Ja estou com todas as certidões(apenas aquelas que demoram que estão a caminho) e tudo pronto.

Vou descrever neste tópico os valores e tempo de entrega.. vai ser quase como um feedback de tudo que acontecer com o processo de solicitação de CR.

Aos envolvidos no tópico, só me resta parabenizar pelo trabalho e pela contribuição para com o esporte.
Espero algum dia poder agradecer vocês com uma chuva de tinta :o :grin:


PS: Assim que tiver em mãos o CR, vou dar entrada na CII e descrever o processo aqui também.
Se tudo der certo, no final do ano inauguro a loja virtual que aos poucos está saindo do papel.

Saudações.
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Como tirar seu CR em 10 passos!

Mensagem por Legionnaire_RJ »

GustavoSMQ escreveu:Já iniciei o procedimento.

Ja estou com todas as certidões(apenas aquelas que demoram que estão a caminho) e tudo pronto.

Vou descrever neste tópico os valores e tempo de entrega.. vai ser quase como um feedback de tudo que acontecer com o processo de solicitação de CR.

Aos envolvidos no tópico, só me resta parabenizar pelo trabalho e pela contribuição para com o esporte.
Espero algum dia poder agradecer vocês com uma chuva de tinta :o :grin:


PS: Assim que tiver em mãos o CR, vou dar entrada na CII e descrever o processo aqui também.
Se tudo der certo, no final do ano inauguro a loja virtual que aos poucos está saindo do papel.

Saudações.
Gustavo,

Fique atento pois para vender material controlado o procedimento é outro, CR é apenas para pessoa fisica.

abcs
GustavoSMQ
private
private
Mensagens: 64
Registrado em: 16 Dez 2009, 08:33

Re: Como tirar seu CR em 10 passos!

Mensagem por GustavoSMQ »

Legionnaire_RJ

Bem lembrado...
depois de ler meu post pode gerar confusão para com outros leitores...

Para revenda é necessário TR, além de outros...
O CR é só para pessoa física, como você mesmo citou.. e este é apenas para mim, uso próprio hehe!
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Como tirar seu CR em 10 passos!

Mensagem por Legionnaire_RJ »

GustavoSMQ escreveu:Legionnaire_RJ

Bem lembrado...
depois de ler meu post pode gerar confusão para com outros leitores...

Para revenda é necessário TR, além de outros...
O CR é só para pessoa física, como você mesmo citou.. e este é apenas para mim, uso próprio hehe!
Isso aí

abcs bro
Avatar do usuário
sanzio
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 663
Registrado em: 15 Jan 2009, 12:15
Contato:

Re: Como tirar seu CR em 10 passos!

Mensagem por sanzio »

GustavoSMQ escreveu:Legionnaire_RJ

Bem lembrado...
depois de ler meu post pode gerar confusão para com outros leitores...

Para revenda é necessário TR, além de outros...
O CR é só para pessoa física, como você mesmo citou.. e este é apenas para mim, uso próprio hehe!
TR = para fabricação de produtos controlados (Fabrica de explosivos,armas,produtos quimicos)
CR Jurídico = Para Revenda de Produtos Controlados(lojas de armas,explosivos)


:legal: :legal: :legal:
Avatar do usuário
Marcio23
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 566
Registrado em: 07 Jan 2009, 17:19
Federado: FPERJ - #0106
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Como tirar seu CR em 10 passos!

Mensagem por Marcio23 »

Grande!!

Sou do Rio são os mesmos passos e certidões do pessoal de SP?
khelegond
private
private
Mensagens: 23
Registrado em: 08 Mar 2010, 12:54

Re: Como tirar seu CR em 10 passos!

Mensagem por khelegond »

Márcio, não são os mesmos procedimentos não. Em primeiro lugar, os passos de ir na Nossa Caixa para buscar aqueles dois formulários não são válidos, porque os mesmos só valem pra São Paulo. Mesma coisa com alguns certificados online - a polícia do Rio não disponibiliza a certidão de antecedentes criminais online.

Pretendo tirar o meu em breve, aí eu faço um tutorial explicando como tirar!
Avatar do usuário
Marcio23
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 566
Registrado em: 07 Jan 2009, 17:19
Federado: FPERJ - #0106
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Como tirar seu CR em 10 passos!

Mensagem por Marcio23 »

Show grande...

Eu to meio perdido não sei por onde começar aqui no Rio...

Se possível dar as dicas seria otimo..
khelegond
private
private
Mensagens: 23
Registrado em: 08 Mar 2010, 12:54

Re: Como tirar seu CR em 10 passos!

Mensagem por khelegond »

Eu devo passar na SFPC do Palácio Duque de Caxias (Comando Militar do Leste) semana que vem. Aí pego as informações, que já é meio caminho andado! Listo aqui assim que souber!
Responder

Voltar para “Importação”