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E voa o PAK-FA...

Enviado: 29 Jan 2010, 09:43
por Legionnaire_RJ
O tão esperado caça de 5ª geração da Rússia fez seu primeiro voo de 45 minutos hoje, depois do adiamento de 24h, devido às péssimas condições de tempo.

O porta-voz da Sukhoi, Olga Kayukova, disse que a performance do avião foi soberba, atingindo todas as expectativas.

A Russia vem desenvolvendo o PAK FA desde 1990. Oficiais da Força Aérea dizem que o caça “stealth” deve entrar em serviço em 2015. O Sukhoi PAK FA / T-50 foi projetado para competir com o F-22 Raptor e tem certa semelhança com este.

A Índia, que tem uma longa história de compra de equipamentos russos, é o único parceiro da Rússia no projeto. A Hindustan Aeronautics Ltd (HAL) vai participar com 25% do projeto e desenvolvimento. Será desenvolvida uma versão biplace especialmente para a Índia.

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Re: E voa o PAK-FA...

Enviado: 29 Jan 2010, 18:05
por lcxrp
Interessatíssimo!
:goodjob:

Re: E voa o PAK-FA...

Enviado: 29 Jan 2010, 21:55
por Santos
Esse avião é lindo!!!!!!
:1place:

Re: E voa o PAK-FA...

Enviado: 29 Jan 2010, 22:00
por diegoBHPT
é literalmente o que pode-se chamar de corrida armamentista!

Re: E voa o PAK-FA...

Enviado: 10 Mar 2010, 21:56
por Santos
Só complementando este tópico com informações sobre o projeto e detalhes desse 5ª Geração.

http://sistemasdearmas.com.br/ca/pakfa.html

Re: E voa o PAK-FA...

Enviado: 11 Mar 2010, 14:43
por scorpion
Seria muito bom se tivesse alguns desses no Brasil.
:yessir: :yessir: :yessir:

Re: E voa o PAK-FA...

Enviado: 11 Mar 2010, 15:10
por RogerDiver
Muito bom !!!!

O texto que o Leandro postou fala sobre a relação Russia-India na compra de material, e falando de caça, o Rafale que o Apedeuta prefere (ele entende muito de ficar alto, digo voar...) não atendeu aos requisitos minimos da India. fonte: http://www.india-defence.com/reports-4326

Mas o Brasil é hostpitaleiro...

Re: E voa o PAK-FA...

Enviado: 11 Mar 2010, 15:27
por Legionnaire_RJ
RogerDiver escreveu:Muito bom !!!!

O texto que o Leandro postou fala sobre a relação Russia-India na compra de material, e falando de caça, o Rafale que o Apedeuta prefere (ele entende muito de ficar alto, digo voar...) não atendeu aos requisitos minimos da India. fonte: http://www.india-defence.com/reports-4326

Mas o Brasil é hostpitaleiro...
Roger, essa noticia foi desmentida poucos dias depois de sair na midia, o RAFALE F3+ continua sendo um dos favoritos tanto na concorrencia indiana para o MMRCA como para o FX2 brasileiro. O avião que muitos especialistas dão como certa a desqualificação na india é o Gripen NG, pois o mesmo ainda não existe nem em protótipo, sendo assim os suecos enviaram dois Gripens D(versão anterior) para os testes na India e o mesmo não possui a mesma capacidade e tecnologia proposta para o projeto do NG e com isso o projeto corre o risco de não emplacar nem lá e nem aqui, pois uma das exigencias dos indianos é o radar de escaneamento ativo (AESA) e na concorrência indiana, somente o Super Hornet e o protótipo do Rafale já estão com ele integrado (no Rafale pelo menos parcialmente de acordo com a exigência indiana).

Não há dúvidas de que o RAFALE F3+ é o avião com tecnologia mais avançada no FX2, agora nos resta saber se o governo federal vai querer bancar o custo de um avião top.

abcs

Re: E voa o PAK-FA...

Enviado: 11 Mar 2010, 17:50
por RogerDiver
Entendi... A França precisa desesperadamente de algum pais para comprar os Rafales, pq eles empataram muita grana no desenvolvimento do caça.

Achei que a India tava mais para os Russos que para os Suécos.

Re: E voa o PAK-FA...

Enviado: 11 Mar 2010, 20:14
por AsdEspada
Legionnaire_RJ escreveu:
RogerDiver escreveu:Muito bom !!!!

O texto que o Leandro postou fala sobre a relação Russia-India na compra de material, e falando de caça, o Rafale que o Apedeuta prefere (ele entende muito de ficar alto, digo voar...) não atendeu aos requisitos minimos da India. fonte: http://www.india-defence.com/reports-4326

Mas o Brasil é hostpitaleiro...
Roger, essa noticia foi desmentida poucos dias depois de sair na midia, o RAFALE F3+ continua sendo um dos favoritos tanto na concorrencia indiana para o MMRCA como para o FX2 brasileiro. O avião que muitos especialistas dão como certa a desqualificação na india é o Gripen NG, pois o mesmo ainda não existe nem em protótipo, sendo assim os suecos enviaram dois Gripens D(versão anterior) para os testes na India e o mesmo não possui a mesma capacidade e tecnologia proposta para o projeto do NG e com isso o projeto corre o risco de não emplacar nem lá e nem aqui, pois uma das exigencias dos indianos é o radar de escaneamento ativo (AESA) e na concorrência indiana, somente o Super Hornet e o protótipo do Rafale já estão com ele integrado (no Rafale pelo menos parcialmente de acordo com a exigência indiana).

Não há dúvidas de que o RAFALE F3+ é o avião com tecnologia mais avançada no FX2, agora nos resta saber se o governo federal vai querer bancar o custo de um avião top.

abcs
Pelo que sei, o caça mais avançado no FX2, e até onde sei o único realmente de ultima geração é o Gripen, entre os militares brasileiros quanto a relação tecnológica é o preferido, em custo também, o protótipo existe, o problema que a Suécia (o orgão de certificação) não liberou o caça pois está em testes adicionais na Suécia, e dizem atrás dos bastidores, sendo preparado e adequado para uma outra concorrência multibilionária. Tanto o Gripen NG como o D tem o radar AESA.

Existe uma guerra de informação e contra informação, infelizmente, por outras organizações interessadas e dentro da própria India, por isso, que algumas informações vem distorcidas. Essa é a segunda vez que a mídia vem explorar a questão da "desqualificação" e no qual o próprio governo indiano teve que desmentir.

O rafale, sem dúvida tem tecnologia avançada, e atenderia as necessidades da Força Aerea, é o preferido do governo pela estreita ligação com os franceses na esfera da Defesa que já tem laços históricos, o problema que em alguns anos vai acabar ultrapassado, já que vários países estão indo para a 5a geração de caças, e o único é o gripen, fora que o rafale é o mais caro de todos.

O que conta a favor do rafale, é que dentre ele e Gripen o rafale tem histórico em ações reais, o Gripen não, o F18 não dá para contar, aliás acho que chega a ser uma ofensa um jato desses participar da concorrência. Outro problema é a questão da Transferencia de tecnologia, o Rafale tem possibilidade de passar senão 100% quase isso, o Gripen, principalmente os avionicos tem alguma coisa em parceria americana e os americanso criariam uma barreira.
Embora os americanos disseram que fariam transferencia tecnologica, caso o Hornet vencesse, paira uma dúvida do que realmente seria transferido.

Creio que o rafale tem uma vantagem pelo alianca estratégica que se cria com a França, o que pode impulsionar a indústria da defesa, coisa dificil de alcançar com os EUA e talvez pouco vantajoso com a Suécia.

Re: E voa o PAK-FA...

Enviado: 12 Mar 2010, 09:23
por Legionnaire_RJ
AsdEspada escreveu:Pelo que sei, o caça mais avançado no FX2, e até onde sei o único realmente de ultima geração é o Gripen, entre os militares brasileiros quanto a relação tecnológica é o preferido, em custo também, o protótipo existe, o problema que a Suécia (o orgão de certificação) não liberou o caça pois está em testes adicionais na Suécia, e dizem atrás dos bastidores, sendo preparado e adequado para uma outra concorrência multibilionária. Tanto o Gripen NG como o D tem o radar AESA.
Verdade, o Gripen NG ainda não foi certificado, mas o protótipo ainda não voa, o que existe é um Gripen C adaptado com os aviônicos, tanques conformais e trem de pouso do NG, mas a suite eletronica, de armas e o tão esperado radar AESA da selex galileo ainda não estão integrados(até porque ainda não estão 100%).

Quanto ao GripenD ter radar AESA, parece que a real força aerea sueca vai modernizar 130 Gripens para o padrão de tecnologia do NG, então a Suécia não comprará o avião que está tentando vender ao Brasil, pelo menos não a curto-médio prazo, mas por enquanto o Gripen C/D não possui integração ao mesmo, pois nem o Demo começou a integração ainda.

Ao meu ver, o Gripen NG corre um grande risco de não sair do papel, a SAAB ta bancando o projeto sozinha de um caça de 4,5G e que não deverá ficar pronto antes do Pak-Fa que custará cerca de 80Mi de dólares, o mesmo preço de cada Gripen C vendido a força aerea da Tailândia.

Quanto ao NG quando ele ficar pronto, será inferior ao Rafale F3+ ou Rafale Roadmap tanto em desempenho e capacidade de carga/bélica quanto em tecnologia embarcada.

abcs

Re: E voa o PAK-FA...

Enviado: 12 Mar 2010, 09:36
por Legionnaire_RJ
RogerDiver escreveu:Entendi... A França precisa desesperadamente de algum pais para comprar os Rafales, pq eles empataram muita grana no desenvolvimento do caça.

Achei que a India tava mais para os Russos que para os Suécos.
A França fazia parte do projeto inicial do EF-2000 mas abandonou o barco e resolveu bancar sozinha o desenvolvimento do RAFALE. Hj em dia poucos países podem bancar o desenvolvimento de um avião de caça de 4G/4,5G então a França sofreu com atrasos e cortes mas mesmo assim o projeto corre na frente do seu principal rival o EF2000. De acordo com a Dassault, os 180 Rafales já pagos pelo governo frances já foram suficientes para bancar o desenvolvimento, mas nunca se sabe!

Na concorrência indiana, até bem pouco tempo atrás, o EF2000 seguia na frente e já era dado como vencedor, mas devido o atraso na integração do radar AESA e os elevados custos do padrão Tranche 3 os indianos começam a suspeitar dos prazos.

Outro fator que pode pesar na desqualificação do EF-2000 foi a surra de 3X1 e 4X0 contra os Rafales F2 em exercicios no EAU que tem repercutiu muito na imprensa especializada mundial.

Re: E voa o PAK-FA...

Enviado: 12 Mar 2010, 12:21
por AsdEspada
Olha...com tudo ainda acho que India, Brasil, se quiserem gastar pouco e ter jatos de performance e tenologia, deveriam partir para os Sukkoi. :loko:

Re: E voa o PAK-FA...

Enviado: 12 Mar 2010, 13:40
por Legionnaire_RJ
AsdEspada escreveu:Olha...com tudo ainda acho que India, Brasil, se quiserem gastar pouco e ter jatos de performance e tenologia, deveriam partir para os Sukkoi. :loko:
A india acabou de comprar mais 40 SU30MKI e ainda faz parte do consórcio Pak-Fa. o MMRA é só para substitui os MIG21 que estão caindo feito moscas por causa da idade e do excesso de uso.

Mas eu fiquei muito decepcionado quando a FAB excluiu o SU35 BM da concorrência, o mesmo seria a nossa porta de entrada no PakFa T50

Re: E voa o PAK-FA...

Enviado: 12 Mar 2010, 13:50
por Valfor
Legionnaire_RJ escreveu:
AsdEspada escreveu:Olha...com tudo ainda acho que India, Brasil, se quiserem gastar pouco e ter jatos de performance e tenologia, deveriam partir para os Sukkoi. :loko:
A india acabou de comprar mais 40 SU30MKI e ainda faz parte do consórcio Pak-Fa. o MMRA é só para substitui os MIG21 que estão caindo feito moscas por causa da idade e do excesso de uso.

Mas eu fiquei muito decepcionado quando a FAB excluiu o SU35 BM da concorrência, o mesmo seria a nossa porta de entrada no PakFa T50
Todos os pilotos que testaram o Sukhoi gostaram mais que os 3 que estao na atual corrida do FX2 mas o maior problema do Sukhoi e o custo de manutencao por isso foi vetado