Legionnaire_RJ escreveu:RogerDiver escreveu:Muito bom !!!!
O texto que o Leandro postou fala sobre a relação Russia-India na compra de material, e falando de caça, o Rafale que o Apedeuta prefere (ele entende muito de ficar alto, digo voar...) não atendeu aos requisitos minimos da India. fonte:
http://www.india-defence.com/reports-4326
Mas o Brasil é hostpitaleiro...
Roger, essa noticia foi desmentida poucos dias depois de sair na midia, o RAFALE F3+ continua sendo um dos favoritos tanto na concorrencia indiana para o MMRCA como para o FX2 brasileiro. O avião que muitos especialistas dão como certa a desqualificação na india é o Gripen NG, pois o mesmo ainda não existe nem em protótipo, sendo assim os suecos enviaram dois Gripens D(versão anterior) para os testes na India e o mesmo não possui a mesma capacidade e tecnologia proposta para o projeto do NG e com isso o projeto corre o risco de não emplacar nem lá e nem aqui, pois uma das exigencias dos indianos é o radar de escaneamento ativo (AESA) e na concorrência indiana, somente o Super Hornet e o protótipo do Rafale já estão com ele integrado (no Rafale pelo menos parcialmente de acordo com a exigência indiana).
Não há dúvidas de que o RAFALE F3+ é o avião com tecnologia mais avançada no FX2, agora nos resta saber se o governo federal vai querer bancar o custo de um avião top.
abcs
Pelo que sei, o caça mais avançado no FX2, e até onde sei o único realmente de ultima geração é o Gripen, entre os militares brasileiros quanto a relação tecnológica é o preferido, em custo também, o protótipo existe, o problema que a Suécia (o orgão de certificação) não liberou o caça pois está em testes adicionais na Suécia, e dizem atrás dos bastidores, sendo preparado e adequado para uma outra concorrência multibilionária. Tanto o Gripen NG como o D tem o radar AESA.
Existe uma guerra de informação e contra informação, infelizmente, por outras organizações interessadas e dentro da própria India, por isso, que algumas informações vem distorcidas. Essa é a segunda vez que a mídia vem explorar a questão da "desqualificação" e no qual o próprio governo indiano teve que desmentir.
O rafale, sem dúvida tem tecnologia avançada, e atenderia as necessidades da Força Aerea, é o preferido do governo pela estreita ligação com os franceses na esfera da Defesa que já tem laços históricos, o problema que em alguns anos vai acabar ultrapassado, já que vários países estão indo para a 5a geração de caças, e o único é o gripen, fora que o rafale é o mais caro de todos.
O que conta a favor do rafale, é que dentre ele e Gripen o rafale tem histórico em ações reais, o Gripen não, o F18 não dá para contar, aliás acho que chega a ser uma ofensa um jato desses participar da concorrência. Outro problema é a questão da Transferencia de tecnologia, o Rafale tem possibilidade de passar senão 100% quase isso, o Gripen, principalmente os avionicos tem alguma coisa em parceria americana e os americanso criariam uma barreira.
Embora os americanos disseram que fariam transferencia tecnologica, caso o Hornet vencesse, paira uma dúvida do que realmente seria transferido.
Creio que o rafale tem uma vantagem pelo alianca estratégica que se cria com a França, o que pode impulsionar a indústria da defesa, coisa dificil de alcançar com os EUA e talvez pouco vantajoso com a Suécia.