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Re: SISTEMAS DE AR & Cia - FAQ

Enviado: 06 Jun 2010, 21:38
por daniel braga
Pessoal, no caso da TM-15 e da Phenom, a situação é ainda melhor, elas não gastam muito ar, conversem com quem tem, e terão uma média de gasto por cilindro. Eu sou de SP, e não vejo muita gente carregando scuba, não é uma coisa muito comum, porque jogar com ar, já eleva o custo do equipamento, se acrescentarmos a scuba, a coisa fica muito pior.

O ideal é vcs entrarem em contato com quem tem equipamentos semelhantes para tirar suas conclusões, eu não posso ajudar, tenho uma Salvo, ela gasta mais ar. Assim não fugimos do assunto tratado no tópico.

Espero ter ajudado.

abração a todos.


ps: voltemos ao tópico. :fair: :gberet:

Re: SISTEMAS DE AR & Cia - FAQ

Enviado: 06 Jun 2010, 21:55
por fbrunello
Eu tenho uma TM7, que é preticamente a mesma coisa que a 15.

meu cilindro de 68/3000 dá mais ou menos uns 500-600 tiros, para mim, isso são quase 2 dias de jogo (o cilindro não vaza o ar quando está guardado, se o seu estiver vazando, tem de trocar o oring interno)

temos uma scuba do time, mas uma opção é vc alugar uma scuba em loja de mergulho, aqui eles cobram 25 pelo final de semana, dá umas 15 recargas.... então se vc tiver mais amigos que usem ar, fica fácil rachar, ou se não compre uma estação e na propria loja de mergulho o cara enche (com sua estação) vai te cobrar uns 10 reais pela recarga (por isso que acho vantajoso alugar a scuba para o fim de semana....)

Re: SISTEMAS DE AR & Cia - FAQ

Enviado: 06 Jun 2010, 22:24
por daniel braga
fbrunello escreveu:Eu tenho uma TM7, que é preticamente a mesma coisa que a 15.

meu cilindro de 68/3000 dá mais ou menos uns 500-600 tiros, para mim, isso são quase 2 dias de jogo (o cilindro não vaza o ar quando está guardado, se o seu estiver vazando, tem de trocar o oring interno)
...
O meu baixa um pouco de um dia para o outro, eu achava que era normal, principalmente quando está cheio. Para trocar só indo em alguma escola/loja de mergulho?

Re: SISTEMAS DE AR & Cia - FAQ

Enviado: 06 Jun 2010, 22:49
por fbrunello
Daniel, eu tenho um de aluminio e um de fibra, o de aluminio baixa um pouco, tipo enchendo ele hoje em uma semana ela baixa 1000
agora o de fibra, ele já ficou 1 mês cheio sem vazar nada.

quando precisar trocar mandei na Kamikase, mas acho que em loja de mergulho troca sim, ou eles manda para quem troca (normalmente empresa que faz o reteste....)

Re: SISTEMAS DE AR & Cia - FAQ

Enviado: 06 Jun 2010, 22:57
por daniel braga
fbrunello escreveu:Daniel, eu tenho um de aluminio e um de fibra, o de aluminio baixa um pouco, tipo enchendo ele hoje em uma semana ela baixa 1000
agora o de fibra, ele já ficou 1 mês cheio sem vazar nada.

quando precisar trocar mandei na Kamikase, mas acho que em loja de mergulho troca sim, ou eles manda para quem troca (normalmente empresa que faz o reteste....)
Beleza Brunello... vou verificar com o pessoal da Kamikasi. O meu é de fibra, um Ninja, e se tiver acima de 3000, sempre baixa um pouco.

Abraço.

Re: SISTEMAS DE AR & Cia - FAQ

Enviado: 07 Jun 2010, 13:41
por RogerDiver
daniel braga escreveu:
fbrunello escreveu:Daniel, eu tenho um de aluminio e um de fibra, o de aluminio baixa um pouco, tipo enchendo ele hoje em uma semana ela baixa 1000
agora o de fibra, ele já ficou 1 mês cheio sem vazar nada.

quando precisar trocar mandei na Kamikase, mas acho que em loja de mergulho troca sim, ou eles manda para quem troca (normalmente empresa que faz o reteste....)
Beleza Brunello... vou verificar com o pessoal da Kamikasi. O meu é de fibra, um Ninja, e se tiver acima de 3000, sempre baixa um pouco.

Abraço.
Fala Daniel/Brunello,

Quando o gas é transferido da scuba/compressor/cascata, ele aquece dentro do cilindro que esta recebendo o gas, para cada grau celsius vc pode esperar um acrescimo na pressão de +/- 15psi. Depois de um tempo que a transferencia foi feita e o cilindro diminui de temperatura, o manometro baixa propocionalmente.

Para minimizar essa diminuição da pressão e consequentemente do volume de gas transferido(Lei de Boyle), tem duas coisas que podem ser feitas, a primeira inclusive deve ser adotada como boa pratica, que é a transferencia lenta do gas, o mais lento possivel, isso vai gerar menos calor com o gas recomprimindo dentro do cilindro, a segunda é instalar uma mangueira na estação de recarga, ter um balde com agua, e transferir o gas com o cilindro (de paintball) dentro da agua, para que a recompressão do gas no cilindro produza um minimo de calor.

Esse lance de transferir o gas dentro de um tanque com agua, no mundo mergulho é inclusive uma medida de segurança, para o caso de algum cilindro romper enquanto esta sendo recarregado.

O cilindro vazando depois de carregado, pode ser um problema no assento do regulador, hj em dia a maioria dos cilindros usam acento de algum tipo de polimero, mas alguns utilizam uma esfera metalica (tenho um cilindro com regulador desse tipo), internalmente o regulador tem um pistão que se movimenta cada vez que existem demanda de gas, e esse movimento é relativamente violento, que acaba por marcar o assento (polimero ou esfera), qdo a deformação é muito grande, acontece vazamento, qdo acontece isso e o assento é de polimero, da pra virar ele e usar o "verso", qdo é esfera de metal, tem que girar ela para uma posição que ela esteja lisa.

O melhor é sempre levar para alguem que conhece esses mecanismos, mas é bom sempre perguntar se foi trocado o assento, ou se ele foi reaproveitado.

[]'s
Roger

Re: SISTEMAS DE AR & Cia - FAQ

Enviado: 07 Jun 2010, 14:10
por fbrunello
Beleza Roger.

realmente achei que era só um oring, pois mandei para arrumar e me falaram que era isso.... mas o negócio é muito mais complexo heim....

legal, pelo menos a recarga lenta vou adotar, para dar mais pressão.

Re: SISTEMAS DE AR & Cia - FAQ

Enviado: 07 Jun 2010, 15:53
por daniel braga
Beleza Roger, bom saber disso... valeu mesmo, vou verificar. :legal:

Re: SISTEMAS DE AR & Cia - FAQ

Enviado: 09 Jun 2010, 02:22
por bkelmer
Alguem já jogou com um cilindro de HPA 90ci?? da pra ser ou é mto exagero?

Re: SISTEMAS DE AR & Cia - FAQ

Enviado: 09 Jun 2010, 11:38
por daniel braga
bkelmer escreveu:Alguem já jogou com um cilindro de HPA 90ci?? da pra ser ou é mto exagero?
Karaka, eu nunca vi um desses... em autonomia deve ser bom, mas não deve ser nem um pouco prático.

Re: SISTEMAS DE AR & Cia - FAQ

Enviado: 24 Jun 2010, 14:20
por EyeWarp
Bom,
minhas dúvidas é quanto ao cílindro de CO2.
Comprei um JT 20Oz.
Então vamos lá:


1) Como sou de Santos-SP, quando eu for jogar em Sampa existe algum risco relacionado a pressão se eu deixar o cilindro cheio? (tanto pra subir a serra como pra descer)

2) ONDE raios eu acho a data do teste Hidrostático feito na fábrica da JT?
No papel que vem colado nela não tem. Mas, perto do bocal (não sei se é esse o nome) está gravado na "lata" o seguinte
DOT 3AL 1800 K786389- -M4625
TC SU9942 124 12@09 20 OZ

Apesar que, no final, onde tem 12@09 é meio que um C com um i no meio, seria isso?


3) Lubrificação: devo fazer? onde?
E limpeza, além das sujeiras externas com um pano limpo?

4) Esse lance do anti-cifão, é necessário ter? O Remote ajuda um pouco no lance pra evitar que o CO2 líquido chegue até o marcador?



Abraço à todos

Re: SISTEMAS DE AR & Cia - FAQ

Enviado: 24 Jun 2010, 14:28
por EyeWarp
Aliás, só mais uma dúvida...

Li e escuto a respeito que o marcador com uma alta cadência com o sistema de ar usando CO2, tem o risco de congelamento das peças...

Bom, tenho uma Phenom... como faço pra saber até quando posso ir acentando o dedo?
Lógico que estarei jogando com as config padrões de 13bps, (ainda não tive a oportunidade de cronar, mas em média de 280fps).



Abraços

Re: SISTEMAS DE AR & Cia - FAQ

Enviado: 24 Jun 2010, 18:54
por RogerDiver
EyeWarp escreveu:Aliás, só mais uma dúvida...

Li e escuto a respeito que o marcador com uma alta cadência com o sistema de ar usando CO2, tem o risco de congelamento das peças...

Bom, tenho uma Phenom... como faço pra saber até quando posso ir acentando o dedo?
Lógico que estarei jogando com as config padrões de 13bps, (ainda não tive a oportunidade de cronar, mas em média de 280fps).



Abraços
Ola EyeWarp,

Na primeira pagina desse tópico tem boa parte das informações que vc esta procurando, ele é um pouco extenso, mas é um ótimo post, vale a pena ler.

Apesar que, no final, onde tem 12@09 é meio que um C com um i no meio, seria isso?

Qdo o cilindro tem apenas uma marca dessa, o primeiro numero é o mes de fabricação, o segundo numero é o ano de fabricação, o simbolo que voce ve entre os dois numeros é uma marca que identifica o fabricante. Qdo o cilindro passa pelo teste hidrostatico ele recebe uma nova marcação dessa com o mes/ano da inspeção, e o simbolo de quem fez a inspeção.

Senão me engano o C é a marca do fabricante chamado Catalina.

Ao transportar o cilindro de Co2 cheio a precaução que deve ser tomada é não deixa-lo exposto a alguma fonte de calor (Sol, assoalho onde passa o escapamento do carro, etc.), pq o Co2 expande/contrai muito com pequenas variações de temperatura, e pode romper o lacre e vazar todo o gas e congelar o cilindro e o que estiver em volta, cuidado que pode causar queimaduras na pele.

O lance do congelamento em alta cadencia, é que a termo dinamica do Co2 faz que ele "tome" muita caloria qdo ele esta em expansão, e as rajadas criam um fluxo constante de gas expandido-se e "tomando" muita caloria das proximidades onde a expansão esta ocorrendo, qto mais umido o ambiente mais facilmente vai congelar.

A expansão do ar comprimido "toma" menos caloria (mesmo assim esfria), mas não o suficiente para congelar.... senão as geladeiras seriam a ar comprimido ;-).

[]'s
Roger

Re: SISTEMAS DE AR & Cia - FAQ

Enviado: 30 Jun 2010, 08:29
por James__
aproveitando oo topico, quanto tempo eu psso guardar um cilindro de 20oz cheio, ja to com um aqui q tem 4 meses tem algum problema

Re: SISTEMAS DE AR & Cia - FAQ

Enviado: 16 Jul 2010, 18:37
por nicholasbari
Mais uma pergunta , eu fui encher meu cilindro no MegaPlay do morumbi e ele de de 4500psi e 72cu e o cara encheu entorno de 3000psi , quantos tiros eu darei no meu marcador ( TM 15 ) , entorno de 500 :?:
E mais uma pergunta quando ele foi encher o cilindro , depois de enchido o cilindro estava quente , estava de morno para quente , isso e normal :?: