Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Tudo sobre marcadores e partes internas.
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por nemezes »

fbrunello escreveu:pergunta meio idiota, mas lá vai...

como faz a lubificação do cano com ela

solta uns pingos e deixa escorrer, ou tem um jeito mais apropriado

obrigado
Brunello... eu faço assim..5 gotas deixo escorrer no cano.. pego um battle swab da bt (squezee também serve)... dou umas giradas..tiro o excesso..e jogo umas 4/5 vezes...depois lavo com sabão normal (detergente) e repito o processo! :legal:
Avatar do usuário
ltcoelho
corporal
corporal
Mensagens: 204
Registrado em: 01 Out 2007, 13:27
Localização: BH - MG

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por ltcoelho »

nemezes escreveu:
Grenader escreveu:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... o-road-_JM

ÓLEO FINISH LINE SECO TEFLON 60ML (RS 25,50) Lubrificante “seco” original de baixa viscosidade. Resistente a água. Perfeito para todas as condições: off-road ou on-road. Também pode ser usado no câmbio, cabos de freio e passadores. À base de óleos sintéticos DuPont Teflon.

5 gotinhas... esqueezze..e seja feliz!
Esse óleo eu uso na minha bike !!! :grin:
Abs!


Isso mesmo!!! É para diminuir o atrito das engrenagens e evitar que particulas grudem (aderem) no material!!! Vulgo teflon.. é ..aquele mesmo de frigideira!!! Pensei que mais gente sabia deste macete! Entreguei o ouro..tem até umas fitas de teflon para colocar nos canos...em fim...macetes oriundos do speed..

na verdade... existem várias maneiras de diminuir coeficiente de atrito nos canos... os métodos que os fabricantes usam..geralmente são canos riflados com teflon (menos área de arrasto), cerâmica polida (coeficiente baixo) e camada de teflon injetado (coeficiente de atrito baixissimo)....um teste simples pra saber se o seu cano tem tratamento de teflon..é ...pingar água dentro do cano e observar... se a água aderir as paredes do cano...tem pouco ou quase nenhum teflon no cano...os HHS usam todas estas técnicas em seus canos! :o
Nemezes,

O que seria essa fita de teflon? Como que se usa? aonde se encontra.

Tenho na minha TM7 um cano da Proto bipartido com 2 fronts 2 de 12 e 1 de 14 com um supressor home made ( funcional ). Sinto a mesma diferença de quando uso eles para o meu cano stock, a cronagem realmente altera e muito. de 270 ( que eu jogo) vai para fixos 310 pps. tenho até dificuldade de cronar pois tenho q fechar tanto a válvula q quase chega num mínimo e nao consegui baixar de 280. Gostaria de aprender estes macetes para tenter melhorar meu cano original dela q fica bem bonito no marcodr na minha opiniao.

Tinha TM15 está a caminho. estou aprendendo agora pra tb investir em um cano melhor. Conseguir 70 metros sem parábola pra mim é um sonho, nunca consegui nem com flatline! :)

Abraço!
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por nemezes »

ltcoelho escreveu: Nemezes,

O que seria essa fita de teflon? Como que se usa? aonde se encontra.


Abraço!
Cara..antigamente não existiam canos com teflon injetado... hoje é comum...tinha uma galera do speed..que comprava
uma fita teflon fininha e colocava 4 fitas no cano...isto dava menos arrasto... hoje em dia a maioria dos canos
tem este acabamento... e ainda tem o teflon líquido.. era um macete.

Com relação a TMs em geral... 200 psi no regulador... e crone a 260/270...independemente do tamanho do cano e tipo...mais pressão e FPS não é precisão e nem distância! Com relacão ao seu cano ...ele deve ter menos coeficiente...por isso esta variacão...se for usar..regule ele como eu falei... mas sempre no crono e nunca na pressão..se for pra mexer na pressão..sempre coloque a baixo de 200 e nunca acima...é tentativa e erro mesmo!

Ademais, não importa... isto não é macumba...rsrsr Um cano grande, pequeno, raiado, com ports no muzzle para traz, fin (bore) com dimensões da bolinha que usa, canos riflados, raiados tipo progressives ou com ports retos ajudam...mas não são panacéias... é o conjunto e não as partes! E ainda tudo isso vai depender da possição que vc joga... o meu maior conselho é.. monte o marcador que vc confie..e tenha as características de seu jogo... ahh dois detalhes...compre bolinhas boas... vc pode ter o marcador pica das galáxias...se usar mamona no marcador... vai ter o que pagou... e manutenção em dia! :legal:
Avatar do usuário
wsoul2k
sergeant
sergeant
Mensagens: 364
Registrado em: 27 Jul 2009, 21:23

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por wsoul2k »

Pow o pessoal que ja comprou ai podia postar um link contendo

Peça Comprada, ONDE Comprou, Valor

Pra galera que curtiu fazer o mesmo up se achar que vale a pena :legal:
Avatar do usuário
Edgard
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 2448
Registrado em: 11 Dez 2009, 16:07
Federado: FPESP #29
Localização: Cotia - SP

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por Edgard »

fbrunello escreveu:
Edgard escreveu:Nossa queria dizer que esse tópico esta muito bom, com várias dicas, fotos etc....mas...quero fazer umas perguntas..:

Quem realmente já tem essa maravilha?
Dos que realmente já tem quem joga no mato mesmo...? Não CQB?
Ai entramos no que realmente estou interessado...rs

Qual o comportamento dela com bastante umidade? chuva leve? Eventuais trancos e terra/lama....etc que sabemos que sempre tem nesse tipo de cenário.

Quero saber de verdade se é um marcador "parrudo" ?

Há já ia esquecendo, onde posso comprar uma por bom preço? Kamikazi?

Valeu mais uma vez :sniper2:
OI, não tenho a TM15, tenho a TM7.

já joguei com ela no mato e em baixo de chuva (garoa fina para forte) e ela se saiu muito bem.

outro dia, me acertaram uns 4 tiros nela, e tinha tinta em tudo quanto era lugar, tirei a bateria, enfie ela em baixo da torneira :shock: , esperei secar e ficou tudo limpo e funcionando.

logico, que essas TM não são uns tratores iguais as Tippann 98/AB (na minha opinião) que já vi um cara sair de dentro de um fosso cheio de agua e ela sair atirando... a minha nunca me deixou na mão.

Valeu!
Sussa as perguntas podem ser pra quem tem a TM 7 também já que internamente são iguais né, de boa.

Pelo que você passou, com certeza aguenta bem o tranco!

Bom galera, se mais alguem puder colaborar com suas experiências pessoais, nós que ainda não temos essa maravilha nas mãos com certeza agradecemos!

Abraço :sniper2:
Avatar do usuário
Carlos_valle
major
major
Mensagens: 1584
Registrado em: 16 Abr 2007, 10:39
Localização: São Paulo - Capital

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por Carlos_valle »

Minha TM 15 apresentou um vazamento. Acreditei ser um o-ring estourado, abri e nada. Fui ao manual. Resultado: problema com o solenoide. Agora as perguntas de praxe aos irmãos de TM 15:
Comprei (nova) de um terceiro que enviou dos Estados Unidos. Consigo alguma garantia já que é a sexta vez que eu iria utilizar?
Caso negativo, encontro a peça no Brasil?
Onde posso comprar essa peça?
Alguém sabe me dizer como substituí-la, a operação é complicada?
Essa peça da TM 15 costuma quebrar com frequencia?

Obrigado, gente! :legal:
Avatar do usuário
DAKFT
major
major
Mensagens: 1541
Registrado em: 08 Set 2007, 00:45

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por DAKFT »

Carlinhos,

Coloca uma foto da peça, talvez eu tenha uma aqui comigo.

Abs.

Fernando
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por Gagliani »

Carrapato escreveu:Minha TM 15 apresentou um vazamento. Acreditei ser um o-ring estourado, abri e nada. Fui ao manual. Resultado: problema com o solenoide. Agora as perguntas de praxe aos irmãos de TM 15:
Comprei (nova) de um terceiro que enviou dos Estados Unidos. Consigo alguma garantia já que é a sexta vez que eu iria utilizar?
Caso negativo, encontro a peça no Brasil?
Onde posso comprar essa peça?
Alguém sabe me dizer como substituí-la, a operação é complicada?
Essa peça da TM 15 costuma quebrar com frequencia?

Obrigado, gente! :legal:
Carlinhos ela ta vazando pela frente ( cano ) ??..ja trocou a bateria??

Se não mostra qual a peça , é facil abrir e desmontar o solenóide dela ..eu te ajudo e se bobear tbm tenho a peça !!

Abração !
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por RogerDiver »

Fala Carlinhos,

Tem um procedimento especificado no manual chamado "Solenoid Reset" (pg 15), sem cilidnro, ligar o marcador com Eyes Desligado (pressionar o gatilho antes de desligar), pressionar o gatilho até ouvir o solenoide acionar, no manual diz que não se deve pressionar o gatilho mais que dez vezes, ou o solenoide pode danificar.

Se o solenoide acionar, experimenta colocar um cilindro nela pra ver se continua vazando.

Eu fiz isso em 3 TM-7 do Kamikasi que eles tinham dado como defeituosa, e resolveu o "vazamento" das tres.

[]'s
Roger
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por nemezes »

RogerDiver escreveu:Fala Carlinhos,

Tem um procedimento especificado no manual chamado "Solenoid Reset" (pg 15), sem cilidnro, ligar o marcador com Eyes Desligado (pressionar o gatilho antes de desligar), pressionar o gatilho até ouvir o solenoide acionar, no manual diz que não se deve pressionar o gatilho mais que dez vezes, ou o solenoide pode danificar.

Se o solenoide acionar, experimenta colocar um cilindro nela pra ver se continua vazando.

Eu fiz isso em 3 TM-7 do Kamikasi que eles tinham dado como defeituosa, e resolveu o "vazamento" das tres.

[]'s
Roger
Precisa explicar mais?? :grin: RogerDiver é : B.T.M.G= BT TM(N) MASTER GUNSMITH ++ Boa Homem Rã!!!
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por FabaoBH350 »

RogerDiver escreveu:Fala Carlinhos,

Tem um procedimento especificado no manual chamado "Solenoid Reset" (pg 15), sem cilidnro, ligar o marcador com Eyes Desligado (pressionar o gatilho antes de desligar), pressionar o gatilho até ouvir o solenoide acionar, no manual diz que não se deve pressionar o gatilho mais que dez vezes, ou o solenoide pode danificar.

Se o solenoide acionar, experimenta colocar um cilindro nela pra ver se continua vazando.

Eu fiz isso em 3 TM-7 do Kamikasi que eles tinham dado como defeituosa, e resolveu o "vazamento" das tres.

[]'s
Roger
:goodjob: :goodjob: :goodjob:

Vou dar mais uma ajudinha ai.... Só pro pessoal mais leigo, e interessado, entender o que acontece...

A solenóide das TM´s é uma vávula que abre e fecha movimentando um eixo por magnetismo, se a bateria não tem carga suficiente, o imã da solenóide pode não gerar um campo magnetico com força suficiente pra fazê-la fechar novamente, que é o que mais acontece, mas pode parar fechada tbém, e nem dar sinal de vida.....

Essas solenoides das TM's, costumam abrir para passagem do ar e não voltar, quando a bateria vai ficando fraca.... Parece defeito sim, mas não é, pois o ar fica vasando a vera por todos os lados.....

Sobre o procedimento do Roger ai tá OK, só sugeriria, e substitição da bateria por uma nova, pra garantir a força do imã....

Sobre os caras não saberem arrumar, e precisar um cliente explicar.... :mal: :mal: :mal:
Se vc vende alguma coisa, vc precisar saber, pelo menos, um mínimo sobre ela... :legal: :legal: :legal:

É por ai.... :yessir: :yessir:
Avatar do usuário
ltcoelho
corporal
corporal
Mensagens: 204
Registrado em: 01 Out 2007, 13:27
Localização: BH - MG

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por ltcoelho »

Exato.

Como o Fabão disse este problema pode ser gerado pela falta de carga na bateria 9v depois de um tempo maior de uso.

Entretanto logo quando comprei minha TM7 ( nov/08 ) tive um problema um pouco diferente na minha e este problema persistiu até ter que trocar a solenoide. Quando ligava a minha TM7 ( com ar ou sem / com paintballs ou com eyes desligado ) acionava o gatilho e nao ouvia nenhum click na solenoide mesmo ela estando pronta pra atirar. Via que tudo estava correto e o LED piscava sem problemas como se estivesse efetivamente enviando tensao para a solenoide. Após precionar o gatilho umas 20 a 30 vezes, o marcador voltava a funcionar sem nenhum problema e só voltava a apresentar o erro depois que desligasse o marcador. Em resumo, a marcadora tinha q pegar no tranco, depois embalava e nada mais de problemas.

Entrando em contato com o suporte da KEE / Paintball solutions ( tech@paintballsolutions.com ) ( responsável pelo suporte técnico da BT, Empire, Invert, etc. ) e em troca de emails fizemos diversos testes. Usei inclusive um osciloscópio para garantir que nao existiam nenhum problema na placa eletrônica, focalizando o erro justamente na solenoide.

Desta forma tive que fazer um procedimento "não usual ou corriqueiro" mas dentro dos padrões: com o auxílio e orientação do pessoal, abri a solenoide para uma limpeza completa dentro dela. O procedimento é simples mas precisa ser feito com cuidado pois as peças internas são frágeis. Você precisará de uma pinça longa para que todas as peças sejam removidas, limpas (com um cotonete ou algo do tipo para tirar qualquer sujeira antiga incluindo graxa), lubrificadas e re-colocadas ao final do processo. Na ocasião fiz um power point com todas as fotos e passos para enviar ao pessoal do suporte. Tentarei recuperar e postarei-o aqui.

Já viz este procedimento em alguns marcadores aqui de BH que estavam considerados condenados e tudo deu certo.

O movimento dentro dela é milimétrico e, mesmo um pouco que seja de sujeira ou lubrificante, que consiga adentrar o corpo, pode causar uma dificuldade de movimento de abertura da válvula o que estava fazendo com que a "ruela" que se move tivesse seu movimento prejudicado.

Mesmo com este procedimento minha solenoide precisou ser trocada pois foi detectado um lote problemático entre os numeros TM7#000750 e TM7#000999. O pessoal da KEE entao me enviou sem custo algum outra solenoide.

A válvula original funcionasó demora a pegar no tranco. Entao a guardo como resposição para mim e o pessoal do time uma vez que já somos 6 os proprietários de BT TM's


Provavelmente o erro relatado vai ser fácilmente solucionado com o reset ( chave allen fininha no furo dentro do grip prescionando até que a led pisque 3 vezes em ambar ( COM A BATERIA NOVA HEIN! :grin: )Mas já fica aqui a dica pra outro que encontrar o mesmo problema que eu.

Abraço!
Avatar do usuário
ltcoelho
corporal
corporal
Mensagens: 204
Registrado em: 01 Out 2007, 13:27
Localização: BH - MG

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por ltcoelho »

Encontrei do Documento.

Que fique este post como um guia para os que tiverem os mesmos probelmas que eu. Esta tudo escrito em inglês pois fiz para enviar para o pessoal do suporte técnico que por sinal foram muito atenciosos principalmente por estar fora dos EUA ( o que me surpreendeu ) enviando outra peça e tudo. Mais um motivo para estar muito satisfeito com minha BT ( TM15 comprada e a caminho! ).

No meu caso foi necessário a troca, mas o mesmo procedimento abaixo já foi feito em 3 outros marcadores dentro e fora do meu time e todos com sucesso.

Segue abaixo:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Espero que ajude. Estou a disposição tb para qualquer explicação.

Abraço!
Avatar do usuário
Carlos_valle
major
major
Mensagens: 1584
Registrado em: 16 Abr 2007, 10:39
Localização: São Paulo - Capital

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por Carlos_valle »

Fernando, Gagli, RogerDiver, Fabão e Coelho,

Obrigado pelas excelentes dicas! Tenho diversão pra semana toda. Tenho certeza que vai dar certo. Vou testar e digo. Grande abraço e muuuuuuuito obrigado, mais uma vez. :goodjob: :goodjob: :goodjob: :goodjob:
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: BT TM15 - BT elevando o nível mais ainda.

Mensagem por Gagliani »

Por isso perguntei se tinha trocado a bateria !!, como disse o fabão se a bateria estiver fraca ela não tem força para fechar o ''poppet'' e vai vazar mesmo ...isso é comum !!!

Sobre o Problema do ITcoelho eu tive exatamente o mesmo na minha TM-15, a aprendi uma coisa com o pessoal do KEE 90% dos problemas de solenóide na série TM trata-se de sujeira na mesma , o procedimento que o Coelho postou resolve 90% dos casos !!Uma dica pode usar alcool na limpeza é até indicado !!

Eu porém ja não tive a mesma sorte e a minha depois desse problema resolveu parar de vez !!, porém vc não precisa substituir a solenóide toda somente o pino !!

Bom é isso Qualquer coisa tamo ae !! :legal:

Não dispare a solenóide mais de 10 vezes se o marcador não estiver pressurizado pois corre o risco de danificar a mesma !!
Responder

Voltar para “Marcadores.”