Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Preconceito contra canos maiores que 16''.

Acessórios de marcadores: Loader's, sistemas de AR, Miras, canos, grips, etc..
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Preconceito contra canos maiores que 16''.

Mensagem por nemezes »

Srs,

A alguns dias comprei um cano Lapco (apex ready) de 8" e me impressionei com sua precisão. Comparei o cano com um JJ 16" ceramics e notei o seguinte:

Condições:
- Sem vento
- Lugar fechado
- 10 tiros nas seguintes distância em cada um dos canos - 10, 15, 20, 25, 30 mts Retílinio! Acima de 35 mts é tiro curvo!
- Spyder MR3 - 280 fps com CO2
- Munição XO

Para CQB as minhas "golden rules " são :

- Canos curtos são extremamente eficientes em distância médias e curtas Indoor! até 30 mts
- Canos longos são extremamente eficientes em distância Longas Outdoor! acima de 30 mts

Poucas pessoas levaram em consideração o vento! O vento na mesma direção do disparo gera atrito na munição o que acentua a ocorrencia de uma parábola "precoce"... vento na lateral, além de mudar a direção da munição ainda gera atrito... e o único vento favorável...é aquele que está na mesma direção do alvo...

Canos longos e furados em espiral... geram um maior efeito rotacional no eixo da bola e isto diminui o atrito com o ar. Em armas de fogo este é o principio da precisão (canos raiados)! No paintball, o papel de girar a bola é feito pela furação... no disparo, a bola percorre o cano e quando passa por furações retas ela perde pressão (para não estourar a bola) e quando chega na furação espiral, ela é rotacionada pelos furos, e este giro aumenta a precisão. A queda "precoce" se deve a qta de furos em canos longos.... que diminuem a pressão interna... e não rotacionam a munição de forma eficiente.

Qual o motivo de me espantar com a precisão do cano lapco? Simples... ele é curto, tem somente furação em espiral começando a partir da 4" polegada...e o cano JJ tem a furação reta e que se inicia a partir da 8" até o final do cano. Resultado do cano lapco, mais pressão e mais rotação. Apesar do cano JJ ter a furação, ela é reta, mas, mesmo com furos retos...ele gera a rotação da bola, porém com menos eficiência do que os furos em espiral. Para vocês terem uma idéia, a SmartPart patentiou alguns tipos de furação espiral...

Dependendo da condição do vento estes fatores podem variar (e muito), e meus testes servem para a minha situação (Servem como referência para o meu marcador, utilizando estes canos), nos testes obtive uma situação bem semelhante ao cenário criado pelo marko... Mas, acho que todos devem ter suas "golden rules"... pois cada equipamento e cada situação é um tiro único... vc nunca dará aquele mesmo tiro, naquela exata condição, naquele campo.... conheça seu equipamento.. conheça o campo, analise prós e contras... e faça um bom disparo. E é sempre bom lembrar... cano limpo e polido é um bom tiro!


É isso!
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: Preconceito contra canos maiores que 16''.

Mensagem por Gagliani »

Fala nemezes !!

Cara pelo que eu conheço sobre canos de paintball gostaria de corrigir alguns pontos mencionados por você !!
A função da furação dos canos seja ela em espiral ou reta são para diminuir a pressão interna e a turbulencia gerada pelo ar dentro do cano na hora do disparo , ela não faz a funçao de dar um giro na bola como você mencionou acima !!

Ex. O Progressive da smarts parts possue a furaçao em espiral , mas não da giro nenhum na bola !!


Existem canos no mercado para essa função e os mais conhecidos são os Armson e HammerHead , pois eles possuem raiamento interno em forma espiralada para dar esse giro na bola !!, somente canos raiados fazem esse papel.

Você tem alguma fonte de onde você viu que furação em espiral faz a bola girar poste aqui para que possamos ver !!que para mim isso é novidade !!

Valew Amigo
Grande abraço :legal:
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Preconceito contra canos maiores que 16''.

Mensagem por nemezes »

Fala Alessandro!

Sim cara, cano em espiral gira a bola, pq a pressão é reduzida em forma de espiral, gerando um efeito rotacional dentro do cano ..com ou sem cano riflado. Isto é uma novidade, leia o texto abaixo:

Tirado de: http://www.pb2x.com/index.php?option=co ... d=88888907


“This is a great product that offers loyal Tippmann players the very best accuracy technology in paintball,” said Paul Judson, vice president of HammerHead. “Others have attempted rifling using straight rifling or perpendicular spiral porting to create rotation, with questionable success. But, the HammerHead technology that has been integrated into the new StraightLine uses helix and spiral rifling, in combination with reverse porting, to control ball rotation and minimize the pressure wave and air turbulence at the muzzle – resulting in significantly straighter, more accurate shots.”

Então... entendi o seu questionamento... e obrigado por me corrigir... então a preferência é canos em espiral + riflados para uma maior precisão! Este questionamento do sucesso da furação espiral...é uma crítica da Tippmman as patentes da SmartParts... tem briga ai, pois a tippmman não pode usar este sistema! =)

Um link legal:

http://wiki.covertpaintball.co.za/Barrels


Abraço!
caen
private
private
Mensagens: 25
Registrado em: 09 Fev 2009, 18:45

Re: Preconceito contra canos maiores que 16''.

Mensagem por caen »

Boa noite pessoal,
Minha dúvida é a seguinte, vale a pena comprar os canos da marca Armson ou HammerHead para melhorar a precisão~?
Obrigado a todos.
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: Preconceito contra canos maiores que 16''.

Mensagem por Grenader »

caen escreveu:Boa noite pessoal,
Minha dúvida é a seguinte, vale a pena comprar os canos da marca Armson ou HammerHead para melhorar a precisão~?
Obrigado a todos.
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Vale e muito, Armson já foi cotado como um dos melhores do mundo e o HammerHead é um pouco melhor por poder calibrar o cano de acordo a bolinha. :legal:
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Preconceito contra canos maiores que 16''.

Mensagem por nemezes »

Grenader escreveu:
caen escreveu:Boa noite pessoal,
Minha dúvida é a seguinte, vale a pena comprar os canos da marca Armson ou HammerHead para melhorar a precisão~?
Obrigado a todos.
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Vale e muito, Armson já foi cotado como um dos melhores do mundo e o HammerHead é um pouco melhor por poder calibrar o cano de acordo a bolinha. :legal:

Amigo,

HammerHeads...vulgos HH's e especificamente no meu caso o Bangstikxx de 16" na minha opniao e' o melhor cano do mercado... a construcao dele e sensacional... e digo... 275 de pressao (sempre baixa pressao) e um HH de 16" faz a bola ir MUITO longe ( 40+ metros dependendo da condicao de vento)...e com precisao. Eu fui de HH... eu sei que o Armson tem uma boa fama no meio do speed... mas em cenario, o que HA sao os HH's. Um bom comeco e' ir no site:
http://www.hammerheadpaintball.com/

Abs :legal:
caen
private
private
Mensagens: 25
Registrado em: 09 Fev 2009, 18:45

Re: Preconceito contra canos maiores que 16''.

Mensagem por caen »

Vlw nemezes e grenader pelas dicas. Vou de HH então. Abração a todos. :legal:
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Preconceito contra canos maiores que 16''.

Mensagem por Legionnaire_RJ »

caen escreveu:Vlw nemezes e grenader pelas dicas. Vou de HH então. Abração a todos. :legal:

prepara o bolso meu amigo hehe :lol: :lol:
rodrigoma
Recruit
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Jun 2009, 12:58

Re: Preconceito contra canos maiores que 16''.

Mensagem por rodrigoma »

No domingo agora joguei um campeonato de cenario em SC, como sou novato ainda estou com meu equipamento na fase 'compra'.
Eu usava um cano 14' da OpsGear, que particularmente achei um lixo. entao optei por usar o original da arma.

Quando o time me convidou para jogar, me emprestou um cano 16' até então sem nome. Joguei a maior parte dos jogos com ele e gostei muito.
Mais para o final me emprestaram um JJ 16', as diferencas que notei, foram que o JJ diminuiu a parabola e mandava as bolas muito mais alinhadas em tiros a longa distancia.
Coisa que com meu cano original eram impossiveis de se fazer.
Gostei tanto do cano que acabei comprando este JJ ali mesmo no local.

Com certeza não é uma boa opção para ataques e entrada de locais pequenos.
Mas uma otima opção para defesa e areas abertas.

Agora oq noite nos jogadores do campeonato, que os todos q atacavam e avancavem, sem dizer os unicos q davam 'snapshot' usavam marcadores eletronicos que em sua maioria tinham canos de 12, alguns 14 e praticamente nenhum 16.

Nao compreendo o pq um cano maior aumentaria a parabola e diminuiria a distancia.
Nao cheguei a testar mais canos, mas nao consigo pensar no pq isso aconteceria.

Pelo que sei, a velocidade da bolinha é medida depois da saida dela do cano, quer dizer, que em um cano de 12 ou de 20 a bolinha sai com a mesma velocidade do cano, por isso nao consigo entendo o pq diminuiria a distancia.
Avatar do usuário
usenix
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 466
Registrado em: 01 Abr 2008, 10:41
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Preconceito contra canos maiores que 16''.

Mensagem por usenix »

rodrigoma escreveu:No domingo agora joguei um campeonato de cenario em SC, como sou novato ainda estou com meu equipamento na fase 'compra'.
Eu usava um cano 14' da OpsGear, que particularmente achei um lixo. entao optei por usar o original da arma.

Quando o time me convidou para jogar, me emprestou um cano 16' até então sem nome. Joguei a maior parte dos jogos com ele e gostei muito.
Mais para o final me emprestaram um JJ 16', as diferencas que notei, foram que o JJ diminuiu a parabola e mandava as bolas muito mais alinhadas em tiros a longa distancia.
Coisa que com meu cano original eram impossiveis de se fazer.
Gostei tanto do cano que acabei comprando este JJ ali mesmo no local.

Com certeza não é uma boa opção para ataques e entrada de locais pequenos.
Mas uma otima opção para defesa e areas abertas.

Agora oq noite nos jogadores do campeonato, que os todos q atacavam e avancavem, sem dizer os unicos q davam 'snapshot' usavam marcadores eletronicos que em sua maioria tinham canos de 12, alguns 14 e praticamente nenhum 16.

Nao compreendo o pq um cano maior aumentaria a parabola e diminuiria a distancia.
Nao cheguei a testar mais canos, mas nao consigo pensar no pq isso aconteceria.

Pelo que sei, a velocidade da bolinha é medida depois da saida dela do cano, quer dizer, que em um cano de 12 ou de 20 a bolinha sai com a mesma velocidade do cano, por isso nao consigo entendo o pq diminuiria a distancia.
O pq não sei, mas tenho um cano de 20" tactical da SmartParts e a parabola aumenta muito.
Já um Freak com insert adequado a munição, com ponteira tactical de 20", diminui drasticamente a parabola, mas ainda sim é facilmente notavel em relação ao mesmo Freak, com o mesmo insert, com ponteira tactical de 16".
Imagino q seja devido a alguma resultante gerada pelo insert (adequado a munição), mas é fato q a parabola em canos maiores existe e é nitidamente maior.
Enquanto a distancia, acho q está diretamente ligada a maior area de atrito a ser percorrido pela bolinha.
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Preconceito contra canos maiores que 16''.

Mensagem por nemezes »

usenix escreveu:
rodrigoma escreveu:No domingo agora joguei um campeonato de cenario em SC, como sou novato ainda estou com meu equipamento na fase 'compra'.
Eu usava um cano 14' da OpsGear, que particularmente achei um lixo. entao optei por usar o original da arma.

Quando o time me convidou para jogar, me emprestou um cano 16' até então sem nome. Joguei a maior parte dos jogos com ele e gostei muito.
Mais para o final me emprestaram um JJ 16', as diferencas que notei, foram que o JJ diminuiu a parabola e mandava as bolas muito mais alinhadas em tiros a longa distancia.
Coisa que com meu cano original eram impossiveis de se fazer.
Gostei tanto do cano que acabei comprando este JJ ali mesmo no local.

Com certeza não é uma boa opção para ataques e entrada de locais pequenos.
Mas uma otima opção para defesa e areas abertas.

Agora oq noite nos jogadores do campeonato, que os todos q atacavam e avancavem, sem dizer os unicos q davam 'snapshot' usavam marcadores eletronicos que em sua maioria tinham canos de 12, alguns 14 e praticamente nenhum 16.

Nao compreendo o pq um cano maior aumentaria a parabola e diminuiria a distancia.
Nao cheguei a testar mais canos, mas nao consigo pensar no pq isso aconteceria.

Pelo que sei, a velocidade da bolinha é medida depois da saida dela do cano, quer dizer, que em um cano de 12 ou de 20 a bolinha sai com a mesma velocidade do cano, por isso nao consigo entendo o pq diminuiria a distancia.
O pq não sei, mas tenho um cano de 20" tactical da SmartParts e a parabola aumenta muito.
Já um Freak com insert adequado a munição, com ponteira tactical de 20", diminui drasticamente a parabola, mas ainda sim é facilmente notavel em relação ao mesmo Freak, com o mesmo insert, com ponteira tactical de 16".
Imagino q seja devido a alguma resultante gerada pelo insert (adequado a munição), mas é fato q a parabola em canos maiores existe e é nitidamente maior.
Enquanto a distancia, acho q está diretamente ligada a maior area de atrito a ser percorrido pela bolinha.
Fala usenix!

Cara, o insert melhora muito pois, ele distribui por igual a energia do prepolente na bola.... na hora que a bola é impulssionada pelo gas a bola recebe toda a energia do prepolente uniformemente com inserts.... sem "folgas" ...se é que vc me entende, e desta forma melhoram a precisão, pois criam menos turbulência no cano.

Uma outra coisa.... em canos grandes o coeficiente de atrito é maior pois, tem mais área... um cano grande vai mais longe por que ele estabiliza a bola por mais tempo (o que aumenta a parabola dependendo da distância que quer alcançar)...o que canos menores não fazem... um cano raiado tem menos coeficiente de atrito do que um com port (em função das valas) criando menos atrito pois, possui menos área, mas o mais importante em canos raiados grandes, é ter uma ponteira com um porte adequado que libere a pressão por igual na saída da bola... e de preferencia, libere o prepolente para trás ou para os lados, nunca pra frente...para não interferir na bola.

O port (furos) é importante pois serve para diminuir a pressão por igual...alguns giram a bola (exemplo os progressives da SP)..alguns canos raiados exercem rotação(em espiral) ou tiram rotação (retos)....porém o efeito da rotação diminui a turbulência interna no cano.... eu notei com o tempo que canos até 14" raiados retos são bons...porém 16" + raiados reto são horríveis...acima de 14" os raiados em espiral são os melhores.... mas de fato... quando a bola gira no seu eixo (horizontal ou vertical) aumenta o atrito com o ar em uma só parte da bola...o que estabiliza a trajetória... isto acontece também com os raiados retos... como exemplo...no eixo vertical..temos os APEXs e os Flatlines...em eixo horizontal temos o HH´s e alguns rap4... girar...concentra a energia no centro da bola.... em fim...o lance é física pura...porém...não é a mesma lógica de balística que se deve usar... os fatores são outros..mas o mais importante é que..as bolas de paintball não são maciças..são um elemento quase liquido com uma casca em volta.... o que muda tudo se for aplicar calculo balístico para devenvolver canos, alias ...nem serve é outra linha e raciocínio... por isso o pessoal tem pensado muito em powderball... pois é um pó compactado...e isto cria massa...em fim... papo pra chopp.

Bro...Não esquece da parada deste mês!!! abs

Este é um desenho para entender o que estou falando de eixos....

Imagem
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: Preconceito contra canos maiores que 16''.

Mensagem por Grenader »

Parem o mundo... eu quero descer...

Para simplificar, HH é ótimo.

:tropa:
rodrigoma
Recruit
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Jun 2009, 12:58

Re: Preconceito contra canos maiores que 16''.

Mensagem por rodrigoma »

nemezes escreveu:
Fala usenix!

Cara, o insert melhora muito pois, ele distribui por igual a energia do prepolente na bola.... na hora que a bola é impulssionada pelo gas a bola recebe toda a energia do prepolente uniformemente com inserts.... sem "folgas" ...se é que vc me entende, e desta forma melhoram a precisão, pois criam menos turbulência no cano.

Uma outra coisa.... em canos grandes o coeficiente de atrito é maior pois, tem mais área... um cano grande vai mais longe por que ele estabiliza a bola por mais tempo (o que aumenta a parabola dependendo da distância que quer alcançar)...o que canos menores não fazem... um cano raiado tem menos coeficiente de atrito do que um com port (em função das valas) criando menos atrito pois, possui menos área, mas o mais importante em canos raiados grandes, é ter uma ponteira com um porte adequado que libere a pressão por igual na saída da bola... e de preferencia, libere o prepolente para trás ou para os lados, nunca pra frente...para não interferir na bola.

O port (furos) é importante pois serve para diminuir a pressão por igual...alguns giram a bola (exemplo os progressives da SP)..alguns canos raiados exercem rotação(em espiral) ou tiram rotação (retos)....porém o efeito da rotação diminui a turbulência interna no cano.... eu notei com o tempo que canos até 14" raiados retos são bons...porém 16" + raiados reto são horríveis...acima de 14" os raiados em espiral são os melhores.... mas de fato... quando a bola gira no seu eixo (horizontal ou vertical) aumenta o atrito com o ar em uma só parte da bola...o que estabiliza a trajetória... isto acontece também com os raiados retos... como exemplo...no eixo vertical..temos os APEXs e os Flatlines...em eixo horizontal temos o HH´s e alguns rap4... girar...concentra a energia no centro da bola.... em fim...o lance é física pura...porém...não é a mesma lógica de balística que se deve usar... os fatores são outros..mas o mais importante é que..as bolas de paintball não são maciças..são um elemento quase liquido com uma casca em volta.... o que muda tudo se for aplicar calculo balístico para devenvolver canos, alias ...nem serve é outra linha e raciocínio... por isso o pessoal tem pensado muito em powderball... pois é um pó compactado...e isto cria massa...em fim... papo pra chopp.

Bro...Não esquece da parada deste mês!!! abs

Este é um desenho para entender o que estou falando de eixos....

Imagem


Cara realmente, nao entendi muito do que vc falou, mas pareceu ter uma coerencia para que o cano longo de mais parabola e diminua a distancia.

Vou fazer assim, para nao parecer tao burro vou falar q concordo com oq vc disse. :legal:

Se nao me engano o cano que usei era um da SmartParts (na ponta tinha muitos furos fora de ordem). Muito bom, porem o JJ diminuiu a parabola. (Ambos 16')

Valeu.
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Preconceito contra canos maiores que 16''.

Mensagem por nemezes »

rodrigoma escreveu:
nemezes escreveu:
Cara realmente, nao entendi muito do que vc falou, mas pareceu ter uma coerencia para que o cano longo de mais parabola e diminua a distancia.

Vou fazer assim, para nao parecer tao burro vou falar q concordo com oq vc disse. :legal:

Se nao me engano o cano que usei era um da SmartParts (na ponta tinha muitos furos fora de ordem). Muito bom, porem o JJ diminuiu a parabola. (Ambos 16')

Valeu.
Que isso BRO! Todo mundo está aqui para aprender...inclusive eu!! ENtão... como disse o graneder..."pra simplificar" .... vai de HH e seja feliz... :legal:
P.S: Prepra o bolso...rsrsr
Avatar do usuário
usenix
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 466
Registrado em: 01 Abr 2008, 10:41
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Preconceito contra canos maiores que 16''.

Mensagem por usenix »

nemezes escreveu:
usenix escreveu:
rodrigoma escreveu:No domingo agora joguei um campeonato de cenario em SC, como sou novato ainda estou com meu equipamento na fase 'compra'.
Eu usava um cano 14' da OpsGear, que particularmente achei um lixo. entao optei por usar o original da arma.

Quando o time me convidou para jogar, me emprestou um cano 16' até então sem nome. Joguei a maior parte dos jogos com ele e gostei muito.
Mais para o final me emprestaram um JJ 16', as diferencas que notei, foram que o JJ diminuiu a parabola e mandava as bolas muito mais alinhadas em tiros a longa distancia.
Coisa que com meu cano original eram impossiveis de se fazer.
Gostei tanto do cano que acabei comprando este JJ ali mesmo no local.

Com certeza não é uma boa opção para ataques e entrada de locais pequenos.
Mas uma otima opção para defesa e areas abertas.

Agora oq noite nos jogadores do campeonato, que os todos q atacavam e avancavem, sem dizer os unicos q davam 'snapshot' usavam marcadores eletronicos que em sua maioria tinham canos de 12, alguns 14 e praticamente nenhum 16.

Nao compreendo o pq um cano maior aumentaria a parabola e diminuiria a distancia.
Nao cheguei a testar mais canos, mas nao consigo pensar no pq isso aconteceria.

Pelo que sei, a velocidade da bolinha é medida depois da saida dela do cano, quer dizer, que em um cano de 12 ou de 20 a bolinha sai com a mesma velocidade do cano, por isso nao consigo entendo o pq diminuiria a distancia.
O pq não sei, mas tenho um cano de 20" tactical da SmartParts e a parabola aumenta muito.
Já um Freak com insert adequado a munição, com ponteira tactical de 20", diminui drasticamente a parabola, mas ainda sim é facilmente notavel em relação ao mesmo Freak, com o mesmo insert, com ponteira tactical de 16".
Imagino q seja devido a alguma resultante gerada pelo insert (adequado a munição), mas é fato q a parabola em canos maiores existe e é nitidamente maior.
Enquanto a distancia, acho q está diretamente ligada a maior area de atrito a ser percorrido pela bolinha.
Fala usenix!

Cara, o insert melhora muito pois, ele distribui por igual a energia do prepolente na bola.... na hora que a bola é impulssionada pelo gas a bola recebe toda a energia do prepolente uniformemente com inserts.... sem "folgas" ...se é que vc me entende, e desta forma melhoram a precisão, pois criam menos turbulência no cano.

Uma outra coisa.... em canos grandes o coeficiente de atrito é maior pois, tem mais área... um cano grande vai mais longe por que ele estabiliza a bola por mais tempo (o que aumenta a parabola dependendo da distância que quer alcançar)...o que canos menores não fazem... um cano raiado tem menos coeficiente de atrito do que um com port (em função das valas) criando menos atrito pois, possui menos área, mas o mais importante em canos raiados grandes, é ter uma ponteira com um porte adequado que libere a pressão por igual na saída da bola... e de preferencia, libere o prepolente para trás ou para os lados, nunca pra frente...para não interferir na bola.

O port (furos) é importante pois serve para diminuir a pressão por igual...alguns giram a bola (exemplo os progressives da SP)..alguns canos raiados exercem rotação(em espiral) ou tiram rotação (retos)....porém o efeito da rotação diminui a turbulência interna no cano.... eu notei com o tempo que canos até 14" raiados retos são bons...porém 16" + raiados reto são horríveis...acima de 14" os raiados em espiral são os melhores.... mas de fato... quando a bola gira no seu eixo (horizontal ou vertical) aumenta o atrito com o ar em uma só parte da bola...o que estabiliza a trajetória... isto acontece também com os raiados retos... como exemplo...no eixo vertical..temos os APEXs e os Flatlines...em eixo horizontal temos o HH´s e alguns rap4... girar...concentra a energia no centro da bola.... em fim...o lance é física pura...porém...não é a mesma lógica de balística que se deve usar... os fatores são outros..mas o mais importante é que..as bolas de paintball não são maciças..são um elemento quase liquido com uma casca em volta.... o que muda tudo se for aplicar calculo balístico para devenvolver canos, alias ...nem serve é outra linha e raciocínio... por isso o pessoal tem pensado muito em powderball... pois é um pó compactado...e isto cria massa...em fim... papo pra chopp.

Bro...Não esquece da parada deste mês!!! abs

Este é um desenho para entender o que estou falando de eixos....

Imagem
Entendo, mas o atrito gerado por canos maores q 18" fazem com q qq bola de tinta projetada tenha um alcance menor e uma parabola maior (irrelevando a distância), e isso é graça a distancia percorrida pela bola de tinta ou maior zona de atrito percorrida pela mesma.
Os testes q fiz com o André em Pendotiba foram nitidamente amadores, mas de certa forma conclusivos para ambos os q fizeram o teste.
Uma SP-8 cronada a 320fps com com Freak e ponteira tatica de 16 tinha um alcance X.
A mesma SP-8 cronada a 320fps com Freak com ponteira tatica de 20 tinha um alcance Y (menor) e uma parabola notavel em relação ao de 16.

O teste foi feito seguindo o seguinte critério:
- Cilindro de HPA cheio pra cada 10 tiros com o cano testado.
- Dois reguladores de pressão em cada extremidade do remote (evitando variação de pressão em modo single)
- RPS Evil com insert Freak apropriado para mesma.
- Uma SP-8 devidamente configurada (sendo uma das maiorese e mais significativas caracteristicas relevantes para o teste foi o dwell no minimo permitido pela placa gerando economia máx por tiro) e tunada com o q existe de melhor e mais caro para uma ION/SP8. :grin:
- bipé (com a mesma atirando do chão).

No mais não estava ventando e estava um calor sinistro de aprox 13hs (Imagino q se lembre da parte de fora do campo q era rodiadas por muros).
obs. isso é o q me lembro, é amador mas é o q me lembro (falta do q fazer sinistra).

Não recomendo o uso de canos acima de 18", a questão da precisão é facilmente contestavel, a parabola gerada é ridicula de gigante, se for um de 20" então chega ser engraçado, me levando a crer q isso apenas exista por questão de estetica de um rifle de atirador real (na época a propaganda da SP funcionou comigo).

Não existem testes conclusivos pela gringolandia, ou pelo menos nunca vi um depois de parar de dar muito valor ao assunto, e olha quando eu abri esse tópico em maio do ano passado eu proucurei muito sobre o assunto. O "olavodiniz" (acho q é assim q se escreve), na época, deve ter me mostrado uns 3 testes (um deles eram páginas e mais páginas) q foram debatidos por aqui e nada realmente relevante, alem do q já estava claro sem fazer teste nenhum. :roll:

O teste foi amador por favor não critiquem. :legal:
obs. como todos tinham furado o jogo entre amigos no fim d, a falta do q fazer estava sinistra e como eu já tinha me despencado pra nikiti, foi isso ai q deu pra fazer, com apenas um amigo, pra matar o tempo :grin:

Enaquanto ao HH eu acho a precisão boa e tal mas concigo melhores resultados sem gastar tanto em um cano e sem ferramentas de spin. :mrgreen:
Responder

Voltar para “Acessórios.”