Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Novidades de legislação, nova portaria.

Tudo sobre Paintball Cenário.
Avatar do usuário
B_M_S
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1120
Registrado em: 18 Jul 2010, 16:21
Federado: FPERJ: #0424
Localização: São Gonçalo RJ

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por B_M_S »

Carlos Tosco escreveu:Regulamentar uma situação com equilíbrio é uma arte em que nós, brasileiros, nunca fomos muito bons. Se o regulamento for muito apertado, em termos de valor e burocracia, então o resultado prático não será muito melhor do que a atual ilegalidade: boa parte, ou a maior parte dos jogadores continuarão na clandestinidade.

A questão a ser esclarecida, na minha opinião, é: o Exército quer esta liberação? Acho que não, e por razão diferente da "oficialmente" alegada (a saber, que os marcadores são ou podem ser confundidos com armas reais). Acredito que a preocupação de fato é o preparo e a capacitação que a prática do esporte oferece aos jogadores. Depois de alguns meses jogando RA, por ex., o cidadão adquiriu um condicionamento tático muitas vezes superior ao de um policial convencional. E digo isso como ex-policial.

Acredito que o medo dos militares é de que os vagos parem de disparar rajadas da cintura, a moda rambo, e comecem a dar trabalho nos morros e favelas. Mas nesse caso, pergunto para que serve o serviço militar obrigatório?
Carlos, eu tenho certeza que esse é o verdadeiro motivo para o "bloqueio do esporte". "Qualquer um" pode ser bem preparado através do paintball. A facilidade de ir a um campo e jogar é muito grande e é por isso mesmo que eu concordo com certas medidas que parecem muito burocráticas. Vale lembrar que para o serviço militar obrigatório o conscrito passa por uma varredura na sua vida, claro que muitos marginais conseguem entrar, mas existe um filtro para isso. Existe um departamento de cada quartel do EB que trabalha em conjunto com a Polícia Civil para rastrear e investigar a vida dos candidatos. Então existe uma diferença que precisa ser ponderada. De qualquer forma ratificando sua mensagem, creio que o EB tem esse medo mas não o divulga por razões óbvias. Uma força nacional com medo de que civis estejam mais preparados que seus componentes. Isso seria um atestado de incompetência assinado. No entanto eu acredito que com legislação clara e mesmo que não agrade a todos as coisas vão ficar mais fáceis para aqueles que tem boas intenções em praticar o esporte. Infelizmente, pela nossa realidade, esse é um preço que temos que pagar.

Cumps.
Avatar do usuário
variedades
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 408
Registrado em: 07 Set 2010, 22:50

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por variedades »

Pessoal, uma questão interessante para pensarmos: se hoje fosse liberado 100%, sem CR, nem nada, comprar um marcador muito parecido com um M4 em uma loja da esquina, perfeito, não seria? Em menos de 3 meses um maluco adolescente de 15 anos iria levar a sua "m4" para mostrar aos amiguinhos do colégio, policial iria confundir, atirar no menor, midia iria aparecer... e era o fim do Paintball no Brasil. Estou sendo muito exagerado, concordo, mas tenho como opinião que algum controle deve ter, isso pensando na defesa do nosso esporte!

Claro que controle eficiente não é aquele que exige o mesmo CR para comprar um marcador do que aquele que permite comprar um tanque de guerra para colecionamento (CR colecionamento) ou uma 12 para um atirador (CR atirador). Tendo a nova categoria de "esportista", podemos pleitear, então, um CR adequado a nossa atividade, que não exija coisas somente aplicáveis a armas de fogo. Com isso teriamos tanto uma restrição aos malucos que querem comprar marcador só "para mostar para os amigos" (estes são os MAIS perigosos ao esporte) e não seria tão dificil ter um marcador regularizado.

Infelizmente o Paes de Lira não se reelegeu, mas o projeto de lei segue adiante, agora temos que achar outro deputado para "fazer o projeto andar". Seguimos na luta! :m16:
wilfredparker
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 613
Registrado em: 10 Out 2008, 19:18

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por wilfredparker »

variedades escreveu:Pessoal, uma questão interessante para pensarmos: se hoje fosse liberado 100%, sem CR, nem nada, comprar um marcador muito parecido com um M4 em uma loja da esquina, perfeito, não seria? Em menos de 3 meses um maluco adolescente de 15 anos iria levar a sua "m4" para mostrar aos amiguinhos do colégio, policial iria confundir, atirar no menor, midia iria aparecer... e era o fim do Paintball no Brasil. Estou sendo muito exagerado, concordo, mas tenho como opinião que algum controle deve ter, isso pensando na defesa do nosso esporte!

Claro que controle eficiente não é aquele que exige o mesmo CR para comprar um marcador do que aquele que permite comprar um tanque de guerra para colecionamento (CR colecionamento) ou uma 12 para um atirador (CR atirador). Tendo a nova categoria de "esportista", podemos pleitear, então, um CR adequado a nossa atividade, que não exija coisas somente aplicáveis a armas de fogo. Com isso teriamos tanto uma restrição aos malucos que querem comprar marcador só "para mostar para os amigos" (estes são os MAIS perigosos ao esporte) e não seria tão dificil ter um marcador regularizado.

Infelizmente o Paes de Lira não se reelegeu, mas o projeto de lei segue adiante, agora temos que achar outro deputado para "fazer o projeto andar". Seguimos na luta! :m16:

Variedades desculpe o que vou escrever no momento mas pela primeira vez neste FORUM vou descordar em genero numero e grau com o seu texto!
O trabalho de regulamentação e liberação do esporte não é apenas ganhar o direito de comprar um marcador de forma livre ...... este trabalho é longo onde precisamos educar e ensinar as pessoas do que é Paintball e a não letalidade do mesmo, temos que ensinar de que paintball não é um esporte violento .....

Discordo de você totalmente pois temos inumeros exemplos de que o paintball livre teve sucesso.
Na minha humilde opinião é infeliz pensar desta forma para ainda mantermos o controle, infelizmente esta pratica que vc apresentou vai de encontro com a intenção de muitos que é desvincular o paintball com crime ou violencia. Não queremos que um policial confunda um MARCADOR com uma ARMA .....

Como sempre em nosso pais resolvemos abrir mao da liberdade para conseguir algo ......
Variedades a liberação do Paintball não é apenas uma lei .... mas vai ser um trabalho das Federações, Confederação e claro dos atletas .... Precisamos educar e conscientazar a todos .... não podemos deixar confundir um marcador com uma arma ..... Lembre-se que marcadores podem ter suas pontas pintadas de laranja ou algo que os diferencie ......

Te diog o seguinte se for para ter restrições eu te garanto que não vou lugar mais para ter a liberação!!!!
Pense a respeito
Abraços

Wilfred Parker
Avatar do usuário
B_M_S
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1120
Registrado em: 18 Jul 2010, 16:21
Federado: FPERJ: #0424
Localização: São Gonçalo RJ

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por B_M_S »

wilfredparker escreveu:
variedades escreveu:Pessoal, uma questão interessante para pensarmos: se hoje fosse liberado 100%, sem CR, nem nada, comprar um marcador muito parecido com um M4 em uma loja da esquina, perfeito, não seria? Em menos de 3 meses um maluco adolescente de 15 anos iria levar a sua "m4" para mostrar aos amiguinhos do colégio, policial iria confundir, atirar no menor, midia iria aparecer... e era o fim do Paintball no Brasil. Estou sendo muito exagerado, concordo, mas tenho como opinião que algum controle deve ter, isso pensando na defesa do nosso esporte!

Claro que controle eficiente não é aquele que exige o mesmo CR para comprar um marcador do que aquele que permite comprar um tanque de guerra para colecionamento (CR colecionamento) ou uma 12 para um atirador (CR atirador). Tendo a nova categoria de "esportista", podemos pleitear, então, um CR adequado a nossa atividade, que não exija coisas somente aplicáveis a armas de fogo. Com isso teriamos tanto uma restrição aos malucos que querem comprar marcador só "para mostar para os amigos" (estes são os MAIS perigosos ao esporte) e não seria tão dificil ter um marcador regularizado.

Infelizmente o Paes de Lira não se reelegeu, mas o projeto de lei segue adiante, agora temos que achar outro deputado para "fazer o projeto andar". Seguimos na luta! :m16:

Variedades desculpe o que vou escrever no momento mas pela primeira vez neste FORUM vou descordar em genero numero e grau com o seu texto!
O trabalho de regulamentação e liberação do esporte não é apenas ganhar o direito de comprar um marcador de forma livre ...... este trabalho é longo onde precisamos educar e ensinar as pessoas do que é Paintball e a não letalidade do mesmo, temos que ensinar de que paintball não é um esporte violento .....

Discordo de você totalmente pois temos inumeros exemplos de que o paintball livre teve sucesso.
Na minha humilde opinião é infeliz pensar desta forma para ainda mantermos o controle, infelizmente esta pratica que vc apresentou vai de encontro com a intenção de muitos que é desvincular o paintball com crime ou violencia. Não queremos que um policial confunda um MARCADOR com uma ARMA .....

Como sempre em nosso pais resolvemos abrir mao da liberdade para conseguir algo ......
Variedades a liberação do Paintball não é apenas uma lei .... mas vai ser um trabalho das Federações, Confederação e claro dos atletas .... Precisamos educar e conscientazar a todos .... não podemos deixar confundir um marcador com uma arma ..... Lembre-se que marcadores podem ter suas pontas pintadas de laranja ou algo que os diferencie ......

Te diog o seguinte se for para ter restrições eu te garanto que não vou lugar mais para ter a liberação!!!!
Pense a respeito
Abraços

Wilfred Parker
Wilfred, tenho que concordar com o variedades e descordar de você. Pelo seguinte motivo: A questão de doutrinar vai muito além de liberar e permissividade. O controle é necessário sim e os motivos que o variedades postou são apenas os menores dentro te tantos outros. A responsabilidade de possuir um marcador é grande, não só pela sua potencialidade em ferir quando usado erradamente e sem segurança, quanto a sua similaridade. Você pode fazer o que quiser mas se chegar perto de uma senhora de 65 anos e anunciar um assalto portanto um marcador ela no mínimo terá um infarto. Ela nunca vai parar para imaginar que as cores diferenciadas anunciam um brinquedo. Então, os marcadores devem sim ser controlados e vendidos à pessoas com reponsabilidade para tê-los.

O paintball livre que você mencionou funciona em outros países porque a cultura dos outros países é diferente. Isso é uma questão antropológica e não pode ser levada em consideração. Podemos citar um exemplo clássico dessa "tal cultura". Na inglaterra o simples fato de você parar na beira da rua, os carros param para você atravessar. Aqui no Brasil, se você atravessar a rua com o semáforo vermelho é capaz de ser atropelado por um motorista mal educado e infrigidor de leis e ainda ser xingado por ele. Isso se ele não parar adiante, saltar do carro e te dar um tiro na cabeça ou no mínimo te acertar com uma barra de ferro. Esse é um exemplo bem drástico dessa diferença cultural. Portanto é inviável copiar o que é feito "lá fora".

Sem hipocrisia alguma posso dar certeza que o controle é sim fundamental, mas este não pode ser restritivo ao ponto de desestimular a prática do esporte.

Cumps.
Avatar do usuário
variedades
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 408
Registrado em: 07 Set 2010, 22:50

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por variedades »

Complementando, na Suiça você vai num mercadinho e encontra um civil fazendo compras com uma SIG nas costas e ninguém nem olha o cara, afinal, todo cidadão de lá já teve treinamento militar e sabe para que serve uma arma. Realidade diferente da nossa, infelizmente.

O mais interessante deste fórum (bem como de outros fóruns) é que podemos discutir idéias de forma aberta, responsável e com cortesia, como fez o Wilfred. Agradeço o colega especialmente pela polidez, tem muitos que discordam de forma virulenta, o que pode-se ver que não é o tom do colega, sempre respeitoso. Assim dá gosto de discordar :legal:

Uma coisa é certa, com maior controle ou menor controle, estamos todos do mesmo lado, em prol do Paintball! E o que todos concordamos é que o controle hoje é, digamos, excessivo. :fair:
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Legionnaire_RJ »

B_M_S escreveu: Wilfred, tenho que concordar com o variedades e descordar de você. Pelo seguinte motivo: A questão de doutrinar vai muito além de liberar e permissividade. O controle é necessário sim e os motivos que o variedades postou são apenas os menores dentro te tantos outros. A responsabilidade de possuir um marcador é grande, não só pela sua potencialidade em ferir quando usado erradamente e sem segurança, quanto a sua similaridade. Você pode fazer o que quiser mas se chegar perto de uma senhora de 65 anos e anunciar um assalto portanto um marcador ela no mínimo terá um infarto. Ela nunca vai parar para imaginar que as cores diferenciadas anunciam um brinquedo. Então, os marcadores devem sim ser controlados e vendidos à pessoas com reponsabilidade para tê-los.

O paintball livre que você mencionou funciona em outros países porque a cultura dos outros países é diferente. Isso é uma questão antropológica e não pode ser levada em consideração. Podemos citar um exemplo clássico dessa "tal cultura". Na inglaterra o simples fato de você parar na beira da rua, os carros param para você atravessar. Aqui no Brasil, se você atravessar a rua com o semáforo vermelho é capaz de ser atropelado por um motorista mal educado e infrigidor de leis e ainda ser xingado por ele. Isso se ele não parar adiante, saltar do carro e te dar um tiro na cabeça ou no mínimo te acertar com uma barra de ferro. Esse é um exemplo bem drástico dessa diferença cultural. Portanto é inviável copiar o que é feito "lá fora".

Sem hipocrisia alguma posso dar certeza que o controle é sim fundamental, mas este não pode ser restritivo ao ponto de desestimular a prática do esporte.

Cumps.
Falou tudo!

Infelizmente seria uma grande ingenuidade acreditar que o paintball não sofreria nenhum tipo de ameaça caso fosse livre de qualquer controle, normalmente temos uma memória muito seletiva, mantendo apenas em mente assuntos que nos interessam ou até mesmo os mais recentes, por isso as vezes deixamos passar alguns fatos. Recentemente, muitos usuários do fórum, entraram em contato com a rede globo de televisão por email ou telefone pois o paintball havia sido mostrado como uma pratica irresponsável e insegura em uma das novelas de tal rede de televisão. Infelizmente, os produtores da novela só copiaram da realidade, pois a cena de "playboys" com marcadores atirando em pedestres e moradores de rua já ocorreu, e não foram poucas vezes.

Conforme eu já falei diversas vezes aqui nesse tópico e em muitos outros, eu, Leandro Bacelar não sou a favor de um controle rigoroso tal o qual é praticado atualmente para a aquisição, posse e transporte de armas de fogo, quem acompanha alguns dos meus posts já deve ter percebido isso, mas, eu sou contra a aquisição de marcadores sendo feita de maneira livre, inclusive por menores de 18 anos, como já vimos acontecer por diversas vezes.

Temos que ter muito bom-senso, nenhum dos extremos, controle total ou liberação total é satisfatório ao paintball como esporte!

Forte abraço a todos
Avatar do usuário
tonyldo
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 101
Registrado em: 13 Jul 2010, 23:18

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por tonyldo »

Eu sei que já foi tratado aqui a questão do transporte como está colocado na portaria mas eu gostaria de saber é se alguem já sofreu algum problema em vôos domésticos com o material de paintball sendo despachado na bagagem, depois da nova portaria?
Avatar do usuário
RROSSI-LWOLVES
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 473
Registrado em: 14 Jun 2010, 15:31
Localização: Jaú/SP
Contato:

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por RROSSI-LWOLVES »

nunca por avião, mas de carro, ja me aconteceu de ser parado pela policia rodovia. tinha um marcador Custom98 desmontado (cano, loader, co2) e ele apenas perguntou onde eu estava indo. falei que estava indo jogar PB num sitio com amigos, e ele simplesmente não falou mais nada, viu documentos e só.
agora, pra avião, eu gostaria de saber tambem.

abraços!
Avatar do usuário
Ices_br
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1189
Registrado em: 26 Set 2009, 20:16
Localização: Salto/SP

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Ices_br »

tonyldo escreveu:Eu sei que já foi tratado aqui a questão do transporte como está colocado na portaria mas eu gostaria de saber é se alguem já sofreu algum problema em vôos domésticos com o material de paintball sendo despachado na bagagem, depois da nova portaria?
BOm se vc tem CR e Guia de trafego, vc pode tranportar porem tem que avisar a PF do aeroporto, pra ter autorisação de embarcar (porem na bagagem não como mala de mão!

Rodoviario, tem que ter CR e Guai de Trafego que ja pode andar sem problemas!
Avatar do usuário
wthreex
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 109
Registrado em: 18 Mai 2009, 17:38
Federado: FEP-DF#017
Localização: Brasília-DF
Contato:

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por wthreex »

Srs.,

Eu tenho que concordar com o artigo 8o. da R-105 (citado abaixo):
R105-Art. 8º A classificação de um produto como controlado pelo Exército tem por premissa básica a existência de poder de destruição ou outra propriedade de risco que indique a necessidade de que o uso seja restrito a pessoas físicas e jurídicas legalmente habilitadas, capacitadas técnica, moral e psicologicamente, de modo a garantir a segurança da sociedade e do país.

Só aí já se faz necessário o controle.

A FEP-DF (Federação Esportiva de Paintball do Distrito Federal), que deve ser registrada no cartório esta semana, está em contato direto com o DFPC. Nós devemos apresentar nas próximas semanas algumas novidades quanto a emissão de CR e seus requisitos.
Eu posso adiantar é que será possível jogarmos paintball na legalidade com a portaria atual.
Ir contra ao Exército é dar um tiro no pé. Eles não vão abrir mão do controle das armas de pressão.

abraços,

Luciano Affonso
FEP-DF
Avatar do usuário
RROSSI-LWOLVES
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 473
Registrado em: 14 Jun 2010, 15:31
Localização: Jaú/SP
Contato:

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por RROSSI-LWOLVES »

eu estava meio chateado com toda burocracia e tudo mais que todo mundo ta cansado de saber, mas realmente precisamos de controle para ter legalidade.

tomara que tenhamos novidades breves, assim todo mundo entra na linha e podemos expandir os eventos sem dores de cabeça.

em minha cidade já somos uns 20 que jogam (conhecidos), mas deve ter mais gente, e sempre que aparece alguem novo, chega com a mesma duvida: onde e como posso comprar meu equipo e o que acontece se a policia me pega.

as federações serão nosso braço forte.

abraços a todos e otima semana!
Avatar do usuário
Ten Pedro
corporal
corporal
Mensagens: 277
Registrado em: 07 Abr 2010, 13:42
Localização: Recife-Pe
Contato:

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Ten Pedro »

depois de ser quase agredido, por uma pessoa sem equilíbrio emocional, o EB além de cobrar CR, devia cobrar um psicotécnico...

vai que um maluco atira no outro por raiva...
Avatar do usuário
calcabrina
corporal
corporal
Mensagens: 200
Registrado em: 01 Mar 2010, 15:31
Localização: Vale do Aço MG

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por calcabrina »

Eu sou a favor do EB cobrar das federações o controle/registros dos equipamentos e cadastros atualizado dos federados, assim há de convir que o EB fiscalizaria somente as federações ao invés de "trocentos" esportistas diminuindo a burocracia e caso algum federado desobedeça ou tenha uma conduta desportiva/criminosa a federação baniria e enviaria ao EB a situação irregular afim de recolhimento do armamento.
Agora regularizando a situação do paintball no Brasil devemos cobrar que seja dado um período de anistia afim de regularizar o armamento tal qual fizeram com armas de fogo.
Avatar do usuário
wthreex
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 109
Registrado em: 18 Mai 2009, 17:38
Federado: FEP-DF#017
Localização: Brasília-DF
Contato:

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por wthreex »

Calcabrina,

Isso só acontecerá quando as Federações forem cadastradas no Exército Brasileiro. Uma Federação que existe por si só não faz diferença para o Exército.
É necessário que a Federação se cadastre no Exército como acontece com os clubes de tiro e federações de tiro esportivo. Isto signifca que a Federação concorda com o Regulamento (R-105) e que vai seguí-lo.

Quanto à anistia deve acontecer sim. Em contato com o pessoal do DFPC em Brasília, eles nos disseram que não é garantido, mas que PODEM dar um prazo para que as armas de pressão (nossos marcadores) já adquiridas sejam regularizadas. Depois desse prazo somente com CII e LI para pessoas ou empresas com CR para que os equipamentos sejam apostilados.
Avatar do usuário
calcabrina
corporal
corporal
Mensagens: 200
Registrado em: 01 Mar 2010, 15:31
Localização: Vale do Aço MG

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por calcabrina »

Para isso deveríamos ter um "CÓDIGO DE ÉTICA E DISCIPLINA DESPORTIVO" para a prática de esportes que envolvam armas de pressão em geral (airsoft, paintball e ação de cordas); como estamos começando um código de ética estabelecendo garantias, obrigações e punições no âmbito da instituição federativa, afim de demonstrar que não haverá prevaricação em atos irresponsáveis e quem se sentir injustiçado terá o código como base para recorrer.
O interessante é que na PM não precisa ser formado em direito para se defender de "nabas VUADORAS", e o julgamento é realizado por 03 representantes do batalhão (sub-unidade federativa) que julgam dentro das normas e apreciam o resultado ao batalhão que por sua vez analisa o mérito da questão e então embasado no código aplica a sanção ou punição dos atos administrativos, ou mesmo encaminhando a quem de competência se for caso de vislumbrar crime...
Vejo isso como passo importante na organização do esporte...
Responder

Voltar para “Geral.”