Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Novidades de legislação, nova portaria.

Tudo sobre Paintball Cenário.
didijtsu
corporal
corporal
Mensagens: 249
Registrado em: 21 Fev 2010, 20:58

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por didijtsu »

Amigo,eu concordo com seu ponto de vista,mas o mais difícil é convencer muitos jogadores se federar já que a FEPERJ,não é presente e nem atuante exemplo:aquela polemica foto do jogador Adriano do flamengo, com uma arma que disseram ser um marcador.No programa balanço geral da tv record,apareceu um cidadão com um marcador de speed,quando o mesmo foi perguntado pelo Wagner Monte,se haveria a possibilidade de a arma que o Adriano estava na foto ser uma arma de paintball,o mesmo apresentou um marcador de speed e disse que não existe a menor possibilidade de um marcador de paintball se parecer com uma arma real,um conhecido jogador de cenário vendo a entrevista daquele cidadão,vez contato com a FEPERJ dizendo que ele poderia arrumar uma entrevista com Wagner Monte,e se alguém gostaria de ir,se comprometeram a comparecer na entrevista,mas dias antes da entrevista não decidirão quem iria na tal entrevista,sendo assim esse conhecido p/não ficar mal com Wagner Monte, decidiu ir a entrevista levou o marcador de cenário.Só que ele pecou quando falou que os marcadores de paintball era registrado na FEPERJ,Na verdade a intenção dele era disser que os jogadores eram federado,mas se equivocou e falou a frase errada,por esse motivo ele estava correndo o risco de ser expulso da FEPERJ.Não tive mais contato com esse conhecido e não seio como ficou a situação dele na FEPERJ.Pode ter certeza no dia que a FEPERJ convidar os Capitães de equipe e apresentar um projeto de melhoria do nosso esporte,e estar presente e atuante,pode crer que estaremos mudando p/ melhor.um abç :gberet: :legal:
Avatar do usuário
Ten Pedro
corporal
corporal
Mensagens: 277
Registrado em: 07 Abr 2010, 13:42
Localização: Recife-Pe
Contato:

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Ten Pedro »

Legionnaire_RJ escreveu:
luiz_litoral escreveu:
Amigos, desculpem a minha ignorancia caso eu esteja falando besteira. Entao pela legislação atual nao podemos jogar em lugar nenhum. Pois pelo pouco que sei nenhum campo de paintball do Brasil já foi previamente inspecionado pelo EB. Portanto nao podemos jogar em lugar nenhum, nao podemos transportar e nem comprar???. Claro que esse "pseudo" controle pelo EB fica só no papel, mas todos tem receio de perder o equipamento em algum comando policial, pela falta de informação dos mesmos.
Nao vejo a hora de regularizarem de vez isso. Tudo aqui nessa terra tem que ser dificil.

Abraços
Luiz...

Infelizmente já está regularizado e ficará dessa forma. Não haverá mudanças. É triste mas é a verdade, com essa nova portaria pagaremos por anos de leviandades como fazer importações ilicitas (contrabandos de material controlado) e ficar divulgando aos quatro ventos que era fácil burlar as regulamentações do EB.

Pode parecer enredo de filme de ficção mas pessoas ligadas a ABIN e a DPF frequentam os fóruns de esportes MilSim no Brasil.

Viram agora pq eu sempre critiquei alguns tópicos criados aqui no fórum? Agora ou nos regularizamos ou corremos o risco de perder o equipamento.

abcs
não esqueça de colocar nessa lista a 2ª Seção do Exército... muita gente nem sabe o trabalho da S/2 até quem já foi do EB duvida do trabalho dela, mais quem já trabalhou próximo sabe como ocorrem as coisas... eu ia até postar uma foto de um trabalho da S/2 mais pra evitar problemas pra mim e pro forum, deixa queto...

Só lembro uma coisa a vocês todas a pedreiras, empresas de blindagem, revendas de carro blindado, quem fiscaliza é o EB... e vai la perguntar pra vê se num é fiscalizado... aqui em Recife, vez por outra o EB fecha uma, multa outra... tudo trabalho da S/2 com seção de produtos controlados, pra quem acha que com o paintball vai ser diferente, não vai ser, eles estão dando tempo pra se regularizarem, depois vão fiscalizar...
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Legionnaire_RJ »

Ten Pedro escreveu:
Legionnaire_RJ escreveu:
luiz_litoral escreveu:
Amigos, desculpem a minha ignorancia caso eu esteja falando besteira. Entao pela legislação atual nao podemos jogar em lugar nenhum. Pois pelo pouco que sei nenhum campo de paintball do Brasil já foi previamente inspecionado pelo EB. Portanto nao podemos jogar em lugar nenhum, nao podemos transportar e nem comprar???. Claro que esse "pseudo" controle pelo EB fica só no papel, mas todos tem receio de perder o equipamento em algum comando policial, pela falta de informação dos mesmos.
Nao vejo a hora de regularizarem de vez isso. Tudo aqui nessa terra tem que ser dificil.

Abraços
Luiz...

Infelizmente já está regularizado e ficará dessa forma. Não haverá mudanças. É triste mas é a verdade, com essa nova portaria pagaremos por anos de leviandades como fazer importações ilicitas (contrabandos de material controlado) e ficar divulgando aos quatro ventos que era fácil burlar as regulamentações do EB.

Pode parecer enredo de filme de ficção mas pessoas ligadas a ABIN e a DPF frequentam os fóruns de esportes MilSim no Brasil.

Viram agora pq eu sempre critiquei alguns tópicos criados aqui no fórum? Agora ou nos regularizamos ou corremos o risco de perder o equipamento.

abcs
não esqueça de colocar nessa lista a 2ª Seção do Exército... muita gente nem sabe o trabalho da S/2 até quem já foi do EB duvida do trabalho dela, mais quem já trabalhou próximo sabe como ocorrem as coisas... eu ia até postar uma foto de um trabalho da S/2 mais pra evitar problemas pra mim e pro forum, deixa queto...

Só lembro uma coisa a vocês todas a pedreiras, empresas de blindagem, revendas de carro blindado, quem fiscaliza é o EB... e vai la perguntar pra vê se num é fiscalizado... aqui em Recife, vez por outra o EB fecha uma, multa outra... tudo trabalho da S/2 com seção de produtos controlados, pra quem acha que com o paintball vai ser diferente, não vai ser, eles estão dando tempo pra se regularizarem, depois vão fiscalizar...

Com certeza, a S/2 é responsável por essa parte mais "atrás dos panos" e concordo com vc, assim que os ultimos trâmites relacionados a nova portaria entrarem em prática, as fiscalizações por parte do EB se tornarão constantes, pois agora saímos do limbo!

Forte abraço
Avatar do usuário
Carlos Tosco
corporal
corporal
Mensagens: 201
Registrado em: 18 Jun 2010, 00:39
Localização: Pelotas RS
Contato:

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Carlos Tosco »

Bah!, lendo isso fiquei com a sensação de que uma arapuca que estava sendo armada há um bom tempo vai ser acionada agora.

Dammit! :sux:
Avatar do usuário
Edgard
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 2448
Registrado em: 11 Dez 2009, 16:07
Federado: FPESP #29
Localização: Cotia - SP

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Edgard »

Com certeza vão fiscalizar os campos e quem chegar com equipamento sem as documentações vai ter problemas! Eu acho que vão começar a fiscalizar ainda esse ano ou começo do ano que vem..não sei como é a burocracia dentro da instituição...só espero que quando começarem, façam vendo que o Paintbal é um esporte e não tem nada a ver com armas de fogo!

Por isso vou usar o tópico pra dizer novamente:

Filien-se!!! Só assim daremos forças às federações!
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por RogerDiver »

Eu penso que a regulamentação, controle e fiscalização não é algo ruim, e a discussão sobre o mérito da regulamentação pelo EB da atividade paintball é inócua. Isso não impede o calendário regional e nacional do IPSC de ser cumprido (eles usam armas de fogo), isso não impede o calendário das modalidades de tiro olimpico de ser cumprido (algumas tambem usam arma de fogo).

A questão central é a informalidade que o Paintball esta apoiada, começando por nós jogadores, e sem jogadores não existe paintball (não tem lojas, não tem campos, não tem federações) no lugar de ficarmos nesse movimento de resistência, deviamos nos movimentar para a formalização do nosso material, e cobrarmos dos nossos prestadores de serviço que façam o mesmo, de todos os lugares que ja joguei paintball em São Paulo (numca joguei fora do estado) só tenho visto um campo caminhando para a profissionalização do serviço prestado.

As federações são um evento recente na história do paintball no Brasil, quando elas estiverem funcionando a todo vapor e a atividade (Paintball) começar a caminhar para a autoregulamentação, teremos argumentos para flexibilizar o controle que os organismos reguladores estão determinando, mas para conseguir essa flexibilização, temos (nós jogadores) que começar com as regras rigidas e demonstrar que não temos que estar sujeitos a elas, e se analisarmos pela ótica do EB não existe evidencia favoravel a nós.

Temos que começar a mudança em cada um de nós.

[]'s
Roger
Avatar do usuário
Ten Pedro
corporal
corporal
Mensagens: 277
Registrado em: 07 Abr 2010, 13:42
Localização: Recife-Pe
Contato:

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Ten Pedro »

Edgard escreveu:Com certeza vão fiscalizar os campos e quem chegar com equipamento sem as documentações vai ter problemas! Eu acho que vão começar a fiscalizar ainda esse ano ou começo do ano que vem..não sei como é a burocracia dentro da instituição...só espero que quando começarem, façam vendo que o Paintbal é um esporte e não tem nada a ver com armas de fogo!

Por isso vou usar o tópico pra dizer novamente:

Filien-se!!! Só assim daremos forças às federações!
sempre que participei de fiscalização do EB e outras missões... o EB procura sempre orientar antes e age com muita educação, claro que em toda regra existe exceção...

se a gente consegui mesmo fazer as federações garanto que vamos tudo facil junto ao eb.
Avatar do usuário
Carlos Tosco
corporal
corporal
Mensagens: 201
Registrado em: 18 Jun 2010, 00:39
Localização: Pelotas RS
Contato:

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Carlos Tosco »

Se toda essa burocratização (sem eufemismos para o termo "regulamentação"!) não redundar em custo elevado, não vejo problemas. Mas a mordida sempre vem junto com a tal da burocratização. Na forma de taxas, licenças, anuidades, etc. Paintball, todos aqui sabem, já é um esporte caro e por isso acessível há poucos, e parece que a tendência é tornar o esporte ainda mais inviável. CR de atirador, guia de trânsito, registro de arma, digo!, marcador, selo do Imetro, filiação a uma federação, psicotécnico, exame de saúde, antecedentes, negativas... O que mais?

Querem matar o esporte, isso sim!
Avatar do usuário
Roger
Administrador
Administrador
Mensagens: 7770
Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
Federado: FPESP #2
Localização: SP
Contato:

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Roger »

RogerDiver escreveu:Eu penso que a regulamentação, controle e fiscalização não é algo ruim, e a discussão sobre o mérito da regulamentação pelo EB da atividade paintball é inócua. Isso não impede o calendário regional e nacional do IPSC de ser cumprido (eles usam armas de fogo), isso não impede o calendário das modalidades de tiro olimpico de ser cumprido (algumas tambem usam arma de fogo).

A questão central é a informalidade que o Paintball esta apoiada, começando por nós jogadores, e sem jogadores não existe paintball (não tem lojas, não tem campos, não tem federações) no lugar de ficarmos nesse movimento de resistência, deviamos nos movimentar para a formalização do nosso material, e cobrarmos dos nossos prestadores de serviço que façam o mesmo, de todos os lugares que ja joguei paintball em São Paulo (numca joguei fora do estado) só tenho visto um campo caminhando para a profissionalização do serviço prestado.

As federações são um evento recente na história do paintball no Brasil, quando elas estiverem funcionando a todo vapor e a atividade (Paintball) começar a caminhar para a autoregulamentação, teremos argumentos para flexibilizar o controle que os organismos reguladores estão determinando, mas para conseguir essa flexibilização, temos (nós jogadores) que começar com as regras rigidas e demonstrar que não temos que estar sujeitos a elas, e se analisarmos pela ótica do EB não existe evidencia favoravel a nós.

Temos que começar a mudança em cada um de nós.

[]'s
Roger
Perfeito Roger!
Avatar do usuário
Ices_br
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1189
Registrado em: 26 Set 2009, 20:16
Localização: Salto/SP

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Ices_br »

RogerDiver escreveu:Eu penso que a regulamentação, controle e fiscalização não é algo ruim, e a discussão sobre o mérito da regulamentação pelo EB da atividade paintball é inócua. Isso não impede o calendário regional e nacional do IPSC de ser cumprido (eles usam armas de fogo), isso não impede o calendário das modalidades de tiro olimpico de ser cumprido (algumas tambem usam arma de fogo).

A questão central é a informalidade que o Paintball esta apoiada, começando por nós jogadores, e sem jogadores não existe paintball (não tem lojas, não tem campos, não tem federações) no lugar de ficarmos nesse movimento de resistência, deviamos nos movimentar para a formalização do nosso material, e cobrarmos dos nossos prestadores de serviço que façam o mesmo, de todos os lugares que ja joguei paintball em São Paulo (numca joguei fora do estado) só tenho visto um campo caminhando para a profissionalização do serviço prestado.

As federações são um evento recente na história do paintball no Brasil, quando elas estiverem funcionando a todo vapor e a atividade (Paintball) começar a caminhar para a autoregulamentação, teremos argumentos para flexibilizar o controle que os organismos reguladores estão determinando, mas para conseguir essa flexibilização, temos (nós jogadores) que começar com as regras rigidas e demonstrar que não temos que estar sujeitos a elas, e se analisarmos pela ótica do EB não existe evidencia favoravel a nós.

Temos que começar a mudança em cada um de nós.

[]'s
Roger
Exato Roger, eu penso bem por ai!!!

A unica ressalva é o custo, monetario e de tempo, que teremos que dispor para uma atividade recretiva.
Digo isso pois ja tive CR e dei quanto custa para tirar e manter essa papelada!

Eu acho que por ser um esporte relativamnete caro (equipamentos e suplementos) ainda teremos o custo da papelada!!!
Sou a favor de legalizar o esporte porem sem que o custo o esporte seja proibitivo!
Avatar do usuário
B_M_S
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1120
Registrado em: 18 Jul 2010, 16:21
Federado: FPERJ: #0424
Localização: São Gonçalo RJ

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por B_M_S »

Pessoal, sou novo por aqui mas ja venho acompanhando essa discussão desde o primeiro tópico. Muita coisa foi dita e muito bem dita, e como alguns companheiros (ouso chamálos assim) disseram logo acima, não tem jeito. A portaria está aí, a única opção para que o esporte cresça é a regularização. Não precisamos encarar como um bicho de 7 cabeças, é apenas uma burocracia esporádica (de 365 em 365 dias) e como ja foi postado em outros tópicos pelo Legionnaire_RJ o custo não passa de R$200 reais, isso é um valor irrisório em função da satisfação de praticar o esporte, não sei qual o custo para renovação anual, mas, suponho que não ultrapasse o valor inicial, sendo assim serão menos de 200 reais ao ano, se guardarmos apenas 1 real por dia, quando formos renovar o CR ainda vai sobrar dinheiro para comprar uma caixa de bolinhas (rs (perdoem-me a brincadeira)). Mas o fato é esse. Só existe aí uma desinformação por parte da SFPC, entrei em contato com eles para ratificar o que é necessário para montar um campo e estar de acordo com a legislação em vigor e a resposta foi a seguinte:

DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS

Prezado senhor.

- Armas de pressão por ação de gás comprimido, como as utilizadas em jogos
de ação como o "paintball", são classificadas como de uso restrito, por
serem de calibre superior a seis milímetros, conforme inciso VIII do artigo
16 do Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados (R-105).

- Nessas condições, para adquirir e utilizar essa armas, a pessoa natural
deve possuir registro no Exército.

- Solicito procurar o Serviço de Fiscalização de Proodutos Controlados
(SFPC) de sua vinculação.

Atenciosamente.

Setor de Comunicação Social - DFPC

Ou seja... passaram a bola para a SFPC e apenas disseram o que eu ja sabia, porém não esclareceram qual registro devo obter e não disseram nada sobre documentação para abertura de um campo. Desta forma eu presumi que apenas com o registro posso abrir o campo e creio que seja assim para todos os outros prestadores de serviço. Mas nesse íntere, eu irei entrar em contato com a SFPC-1 para maiores esclarecimentos e assim que obtver as respostas eu as postarei por aqui.

Como ja disseram muito bem:"Nós devemos começar a mudança" :tropa:

Cumps.
Avatar do usuário
Ten Pedro
corporal
corporal
Mensagens: 277
Registrado em: 07 Abr 2010, 13:42
Localização: Recife-Pe
Contato:

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Ten Pedro »

pra mim o EB só errou em uma coisa não criar uma categoria especial para CR de paintball... ficaria mais facil até para fazer legislação sobre transporte, compras e outras diferenciando de armas...
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Legionnaire_RJ »

Ten Pedro escreveu:pra mim o EB só errou em uma coisa não criar uma categoria especial para CR de paintball... ficaria mais facil até para fazer legislação sobre transporte, compras e outras diferenciando de armas...
Tbm acho, ou nem precisava criar uma categoria em especial, é só exigir o CR de colecionador no lugar do CR de Atirador. Eu acredito que as Federações conseguiriam um bom resultado para mudar esse ponto, já que não alteraria nada em relação a R-105, mas depende delas tomar a iniciativa.

abcs
Avatar do usuário
Roger
Administrador
Administrador
Mensagens: 7770
Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
Federado: FPESP #2
Localização: SP
Contato:

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Roger »

Legionnaire_RJ escreveu:
Ten Pedro escreveu:pra mim o EB só errou em uma coisa não criar uma categoria especial para CR de paintball... ficaria mais facil até para fazer legislação sobre transporte, compras e outras diferenciando de armas...
Tbm acho, ou nem precisava criar uma categoria em especial, é só exigir o CR de colecionador no lugar do CR de Atirador. Eu acredito que as Federações conseguiriam um bom resultado para mudar esse ponto, já que não alteraria nada em relação a R-105, mas depende delas tomar a iniciativa.

abcs
Leandro a FPESP já fez uma reunião no SFPC/2 na semana retrasada e estamos preparando documentos para tentar reverter a situação da exigência do CR de atirador.

:legal:
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Legionnaire_RJ »

Roger escreveu:
Legionnaire_RJ escreveu:
Ten Pedro escreveu:pra mim o EB só errou em uma coisa não criar uma categoria especial para CR de paintball... ficaria mais facil até para fazer legislação sobre transporte, compras e outras diferenciando de armas...
Tbm acho, ou nem precisava criar uma categoria em especial, é só exigir o CR de colecionador no lugar do CR de Atirador. Eu acredito que as Federações conseguiriam um bom resultado para mudar esse ponto, já que não alteraria nada em relação a R-105, mas depende delas tomar a iniciativa.

abcs
Leandro a FPESP já fez uma reunião no SFPC/2 na semana retrasada e estamos preparando documentos para tentar reverter a situação da exigência do CR de atirador.

:legal:
Boa Roger :legal:

MP p/ vc brother
Responder

Voltar para “Geral.”