Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Máscaras, Coletes, vestimentas, luvas, botas, etc...
Avatar do usuário
Gepetto_Father
private
private
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Jun 2011, 22:15
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Gepetto_Father »

Pois é, meio decepcionante a série, PRINCIPALMENTE por causa dos dinossauros "inventados", tipo aquele Slasher. Isso eu (fanboy de jurassic park) não aguento. Mas não deixo de assistir =)

Quanto ao negócio do EVA colado estou fazendo exatamente como você disse. A cola de contato segura realmente muito bem, aí eu estou fazendo assim pras peças que não ficam no colete, mas ficam em contato direto com o jogador, tipo a pescoceira e as ombreiras: aplico o nylon de um lado do EVA (estou usando EVA de 5mm e mais denso que o que se encontra normalmente em papelarias), aplico um tecido de malha do outro lado, ensanduícho esse laminado em papel manteiga e passo com um ferro de passar roupa na potência pra rayon (dá uns 180ºC). O EVA aquecido fica bem maleável, aí eu aplico isso num molde passivo (que não é aquecido nem nada, pode ser de madeira, de clay, a peça pode ser moldada até mesmo direto no corpo) e quando o EVA resfria sob pressão ele fica mais fino e mais denso e segura **perfeitamente** a forma do molde. Nos primeiros testes a peça segurou até as marcas dos meus dedos pressionando ele contra o molde. No fim das contas é um material equivalente a um neoprene, só que mais rígido e moldável.

Tô sem câmera aqui no serviço aí não tenho como mostrar a pecinha que fiz de experiência, mas esse laminado segura uma dobra de 90°fácil fácil. Chegando em casa posto aqui.

O acabamento pretendo fazer todo com técnicas de costura, dobrando as bordas e costurando, aplicando fita de borda, alojando uma peça de espuma sob uma peça maior de tecido... vou experimentando e mostrando aqui.

Valeu!
Avatar do usuário
Gepetto_Father
private
private
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Jun 2011, 22:15
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Gepetto_Father »

Já faz algum tempo terminei de fazer o protetor de pescoço, que serviu de teste pras técnicas que eu ia usar na fabricação dos componentes do projeto.

Taí o resultado:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Usei Nylon 600D (que se não me engano é o nylon balístico. Alguém confirma isso?) por dentro e por fora, linha também de nylon (490D, ou TEX 49) e o núcleo é de EVA. O protetor, como não é elástico como os de neoprene, é ajsutado com tiras elásticas na parte de trás.

De início ele tinha ficado meio durão, principalmente por causa da altura dele, que chega a tocar no meu queixo, mas eu saquei que com algumas linhas de costura o EVA dobra mais facilmente. No fim das contas ficou agradável de usar e dá uma sensação de blindado!

Essa roupa de TNT que eu to vestindo nas fotos é o protótipo do colete mesmo. Em breve fotos!

Tem mais algumas fotos do protetor no blog do projeto (http://pbtacsuit.blogspot.com. (foi mal, galera, o blog dá um suporte melhor pra fotos =/)

Que que cês acham?
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla pessoal

malandro axo que eu ficaria um pouco apavorado...
ja naum gosto nem de fechar a gandola...
imagina usar uma pescoceira dessas???

bom claro mas isso naum tira o merito da pescoceira...
ficou bem legal e pelo visto protege muito bem...
gostei do design...
boa sorte na continuacao do projeto...

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
Ley [GOP]
private
private
Mensagens: 97
Registrado em: 26 Mai 2010, 10:24
Localização: RJ

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Ley [GOP] »

Fala galera blz
tava lendo o tópico de vcs e achei muito maneiro
tbm curto esse estilo futurista !!!
dei uma pesquisada por ai e encontrei esse colete no ebairsoft

Imagem

espero ter ajudado !!! :legal:
Avatar do usuário
Gepetto_Father
private
private
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Jun 2011, 22:15
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Gepetto_Father »

E aí, povo!

Ley, muito doido o modelo que você mostrou! Minha idéia original era usar um sistema de fixação pros módulos que fizesse o meu colete ficar coberto de botões/tarraxas/rebites, bem no esquema desse aí. Sem falar que esse que você mandou parece ser muito mais bem acabado e ajsutado do que os de motocross. Prefiro esse!

Depois de um longo tempo sem dar satisfações volto mostrando alguma coisa mais ou menos divertida =D

Essas são as primeiras fotos que posto do protótipo mais recente (o segundo) que estou fazendo para testes preliminares. Pensei no nome do projeto e resolvi brincar com uma coisa que tinha lido em algum lugar da internet sobre os acrônimos militares norte americanos: reza a lenda que siglas gigantes são primeiro escolhidas e depois eles decidem o que vai significar cada letra, indo totalmente na contra-mão. Resolvi fazer uma piada nessa linha e fazer acrônimos em inglês que gerassem uma palavra style em inglês.

Apresento-vos o a base de todo o meu projeto, o B.A.S.S. - Barreira Absortiva Simples e Suporte. E é basicamente esse o objetivo da BASS: ser, antes de tudo, uma proteção absortiva contra o impacto das bolinhas, além de um suporte de carga.

Os protótipos em si são feitos de TNT, que é barato e fácil de costurar. Com esse tipo de modelo posso testar se a roupa se ajusta ao corpo da forma que quero, se ela atrapalha algum tipo de movimento, se a disposição das placas de EVA e da plataforma MOLLE funciona.

Imagem
Vista frontal com as principais peças de EVA instaladas (sem estarem encapsuladas). Mais detalhes no "mapa" abaixo. O ombro esquerdo está aberto porque no momento em que decidi iniciar um novo protótipo ainda não o tinha fechado e faria pouca diferença fechá-lo então.

Imagem
Costas do protótipo, com apenas duas das nove peças de eva que constam no projeto. As linhas em marcador azul no TNT branco indicam bordas de peças de EVA ou costuras (é possível ver a forma das peças no mapa abaixo). Essa estrutura vertical no centro é uma abertura fechada com elásticos, que mantêm o colete justo sem impedir movimentos dos ombros.

Imagem
Vista em detalhe do extensor das costas. Apesar de ser uma das coisas mais vistosas do projeto até agora esse elemento dificilmente entrará no projeto final.

Imagem
Mapa frontal, com peças e/ou regiões destacadas:
1 - Ombros telados para ventilação.
2 - Placas Peitorais (PP) - Recebem uma camada extra de EVA na metade superior. Provavelmente terá seu desenho modificado para interferir menos nos movimentos dos ombros.
3 - Abas das Placas Dorsais que fazem parte do sistema de fechamento. Na versão final serão mais curtas e terão, nas pontas, ajustadores para tiras de nylon.
4 - Placas Ventrais (PV) - Protegem o ventre e laterais do usuário. Possui sistema MOLLE para itens pequenos.

Imagem
Mapa traseiro, com peças/regiões destacadas:
1 - Ombros telados para ventilação.
2 - Linha Elástica Dorsal (LED) - que divide o colete ao meio na vertical e é fechado por tiras elásticas sobrepostas como palhetas. Deve ajudar a evitar que o colete, mesmo sendo justo, não prenda os movimentos do usuário. Está sendo estudado se prossegue para o modelo final.
3- Placas Dorsais (PD) - Aparecem apenas parcialmente nessas fotos (repare que no mapa uma área branca também está marcada. Alí vai a segunda peça que compoem essas placas). Oferecem proteção e suporte para alguns módulos maiores, como o do tanque de gás.
4 - Placa Lombar Central (PLC) - Oferece proteção e é coberta com Sistema MOLLE. Originalmente uma peça única, foi redesenhada para ser maleável sem deixar de oferecer proteção. Fotos abaixo.
5 - Placas Lombares Laterais (PLL) - Complementam a proteção das PV e possuem sistema MOLLE. Vale lembrar que este colete é voltado para jogadores de rápida movimentação, com papel tático de batedores ou infiltradores. Sendo assim o suporte MOLLE é restrito a itens menores e quantidades restritas de munição (2 ou 3 pods).


Quando comecei a fabricação das peças vi, graças ao protótipo que algumas áreas estavam ficando muito rígidas e acabavam atrapalhando na movimentação. Assim, comecei pelo reprojeto de algumas peças, visando mais mobilidade. As peças são essas aqui:

Imagem
Uma Placa Lombar Lateral, que foi fatiada em quatro pedaços. Eles foram então ligados por tiras do mesmo tecido emborrachado que estou usando para recobrir todas as placas do colete. Quando eu adiciono essa "folga" na peça estou na realidade retirando material, então a distância entre as peças só mantém o formato original dela, sem fazer com que ela fique maior que antes.

Imagem
A outra PLL, já encapsulada no emborrachado (quem souber do nome técnico desse tipo de material, me avise qual é, por favor).

Imagem
Detalhe da folga. Ela é pouca coisa maior que a espessura do EVA (que é de 5mm), então é possível fazer uma dobra de 90° sem problemas na peça.

Imagem
Adição dos poucos slots MOLLE que cabem na PLC. A costura começa a ficar complicada aqui, por causa da espessura do material.

Agora é uma questão de tempo (pouco tempo, de acordo com meu prazo) para que o modelo final, nos materiais finais - um tanto bom de Nylon - apareça por aqui. Como de costume, esse post foi colocado no blog do projeto também http://pbtacsuit.blogspot.com

A todos que leram: digam-me o que pensam!
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Taguchi Japa »

Cara

so tenho uma coisa a dizer...
ta ficando show esse colete!!!

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
mauhilst
major
major
Mensagens: 1515
Registrado em: 05 Ago 2010, 12:30
Federado: 1182
Localização: Jaú - SP
Contato:

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por mauhilst »

Ae Vinicius...

bem legal seu projeto... parabens mesmo... estou acompanhando aqui e no blog...


Abraço !
Feliz ano novo a todos !
luis rodrigo
private
private
Mensagens: 52
Registrado em: 31 Jul 2011, 23:38

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por luis rodrigo »

opa ae galéra gostei muito das idéis muito criativo e acabamos entrando dentro dos jogos de computador e video game... eu achei muito bom suas mudanças..
Avatar do usuário
Gepetto_Father
private
private
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Jun 2011, 22:15
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Gepetto_Father »

Galera!

Após mais de um mês de férias e algum tempo cuidando de alguns assuntos referentes à minha formatura e colação de grau (taí a dica, o projeto foi terminado com sucesso) volto a postar. Esse é um post em que dou satisfações a agradeço a todos que me ajudaram com incentivos, críticas e idéias de como fazer um produto melhor.

Só pra dar uma vontade de leve:

Imagem

O post inteiro tá no blog do projeto (sei que é meio chato, mas lá já tá pronto e com dezenas de fotos, tudo detalhado e tal. Olhem lá!
http://pbtacsuit.blogspot.com/2012/02/a ... algum.html
Avatar do usuário
mauhilst
major
major
Mensagens: 1515
Registrado em: 05 Ago 2010, 12:30
Federado: 1182
Localização: Jaú - SP
Contato:

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por mauhilst »

Ae Gepetto...

show de bola... só achei o peitoral meio aberto nos setores dos "mamilos" ehehehe

isso é proposital facilitando a amamentação ? :naosei:

sacanagens a parte... show de bola... eai ? vai produzir ou só o prototipo mesmo ?


Abraço ! :drink:
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla pessoal

e o projeto vai tomando forma!!!
ta ficamdo bem legal!!!

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
Marcos RS
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1986
Registrado em: 10 Out 2010, 20:21
Federado: FPESC 001, FPERJ 782
Localização: Joinville-SC
Contato:

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Marcos RS »

Gepetto, já colocou o colete em campo???
Avatar do usuário
Rodrigo Villela
private
private
Mensagens: 10
Registrado em: 22 Fev 2012, 16:29
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Rodrigo Villela »

Cara eu gostei muito do acabamento que voce fez no colete, esse material parece ser emborrachado, ele esquente muito?

testa em campo e coloca o resultado pra gente ! :legal:
Avatar do usuário
Marcos RS
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1986
Registrado em: 10 Out 2010, 20:21
Federado: FPESC 001, FPERJ 782
Localização: Joinville-SC
Contato:

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Marcos RS »

mauhilst escreveu:só achei o peitoral meio aberto nos setores dos "mamilos" ehehehe

isso é proposital facilitando a amamentação ? :naosei:


:lol: :lol: :lol:

Entre um game e outro dá para amamentar sem tirar o colete! Genial!

:lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Máscaras, Proteções e Vestimentas.”