Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Novidades de legislação, nova portaria.

Tudo sobre Paintball Cenário.
Avatar do usuário
ELLCHACAL
private
private
Mensagens: 52
Registrado em: 08 Jun 2009, 22:05
Localização: São Paulo - SP

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por ELLCHACAL »

Bom, resumindo, eu não posso ir jogar com o meu marcador se não estiver com nota fiscal e CR em mãos?


Tem mais algum documento q vcs q manjam mais, me aconselhariam tirar, fora o CR?

Abs t+ :tropa:
Marco-ABP
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 534
Registrado em: 12 Nov 2007, 07:37

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Marco-ABP »

ELLCHACAL escreveu:Bom, resumindo, eu não posso ir jogar com o meu marcador se não estiver com nota fiscal e CR em mãos?


Tem mais algum documento q vcs q manjam mais, me aconselhariam tirar, fora o CR?

Abs t+ :tropa:
Pela legislação atual (R-105 e a famigerada Portaria), fora ter CR de atirador e armas apostiladas, você também precisa de GT pra transportar as suas MARCADORAS e o local de jogo tem que ter sido previamente inspecionado pelo EB para que eles possam assim homologar o local para a prática do esporte.

Marco
Avatar do usuário
Gabiruh
corporal
corporal
Mensagens: 232
Registrado em: 21 Jul 2009, 20:52
Localização: Recife - PE
Contato:

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Gabiruh »

Alguém já viu essa nova portaria?

DIÁRIO OFICIAL Nº 124, quinta-feira, 1 de julho de 2010

COMANDO DO EXÉRCITO
GABINETE DO COMANDANTE

PORTARIA No- 479, DE 17 DE JUNHO DE 2010

Revoga a Portaria do Comandante do Exército nº 555, de 7 de outubro de 1999, que classifica as armas e munições utilizadas
em jogos de ação como de uso permitido.
O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 4º da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho
de 1999, e o inciso XIV do art. 20 da Estrutura Regimental do Comando do Exército, aprovada pelo Decreto nº 5.751, de 12 de abril de 2006, e de acordo com que propõe o Comando Logístico, resolve:
Art. 1º Revogar a Portaria do Comandante do Exército nº555, de 7 de outubro de 1999, que classifica as armas e munições utilizadas em jogos de ação como de uso permitido.
Art. 2º Determinar que esta Portaria entre em vigor na data de sua publicação.


http://www.dfpc.eb.mil.br/index.php?opt ... &Itemid=37
http://www.dfpc.eb.mil.br/institucional ... 7Jun10.pdf

Só não disse como serão classificadas agora. E aew alguém sabe no que isso vai dar agora?
Avatar do usuário
wsoul2k
sergeant
sergeant
Mensagens: 364
Registrado em: 27 Jul 2009, 21:23

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por wsoul2k »

Gabiruh escreveu:Alguém já viu essa nova portaria?

DIÁRIO OFICIAL Nº 124, quinta-feira, 1 de julho de 2010

COMANDO DO EXÉRCITO
GABINETE DO COMANDANTE

PORTARIA No- 479, DE 17 DE JUNHO DE 2010

Revoga a Portaria do Comandante do Exército nº 555, de 7 de outubro de 1999, que classifica as armas e munições utilizadas
em jogos de ação como de uso permitido.
O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 4º da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho
de 1999, e o inciso XIV do art. 20 da Estrutura Regimental do Comando do Exército, aprovada pelo Decreto nº 5.751, de 12 de abril de 2006, e de acordo com que propõe o Comando Logístico, resolve:
Art. 1º Revogar a Portaria do Comandante do Exército nº555, de 7 de outubro de 1999, que classifica as armas e munições utilizadas em jogos de ação como de uso permitido.
Art. 2º Determinar que esta Portaria entre em vigor na data de sua publicação.


http://www.dfpc.eb.mil.br/index.php?opt ... &Itemid=37
http://www.dfpc.eb.mil.br/institucional ... 7Jun10.pdf

Só não disse como serão classificadas agora. E aew alguém sabe no que isso vai dar agora?

Na verdade vai permanecer a ultima portaria, isto ai foi para eliminar este furo po causa desta portaria
Avatar do usuário
Hugor
private
private
Mensagens: 41
Registrado em: 11 Out 2009, 19:10

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Hugor »

Os burrocratas do exército, aqueles cujas "armas" são as canetas, querem acabar com o paintball, identificado como uma séria ameaça à segurança nacional (ao contrário do tráfico de drogas e armas);
Já o Exértico de verdade; com soldados de verdade; e que tem coragem de pegar em armas de verdade, esse até apoia nosso esporte. Exemplo disso é o jogo entre militares e civis que a Academia Militar das Agulhas Negras, a mais respeitada instituição militar do Brasil, está organizando.
Avatar do usuário
Ten Pedro
corporal
corporal
Mensagens: 277
Registrado em: 07 Abr 2010, 13:42
Localização: Recife-Pe
Contato:

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Ten Pedro »

na realidade ela deixou de ser de USO PERMITIDO para USO RESTRITO.

acho sim que deve ser de uso restrito, ter cadastro, mais se tinha que criar mecanismo para isso e não tratar da mesma forma que arma de fogo...

deviam simplificar o registro e a importação.
ANDEBATI
private
private
Mensagens: 44
Registrado em: 29 Out 2009, 17:16

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por ANDEBATI »

ta ficando cada dia pior a coisa!!!!!!!!!!!!!!vamos nos mobilizar e tentar fazer alguma coisa, alguém tem alguma idéia?????
didijtsu
corporal
corporal
Mensagens: 249
Registrado em: 21 Fev 2010, 20:58

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por didijtsu »

Por favor desculpe-me a ignorância,mas pelo que entendi marcador de paintball não é mais produto controlado.Se alguém souber resumir o que ficou decidido nesta nova lei por favor poste aqui p/tirar minhas duvidas e de todos que ainda não entenderão a mudança.obrigado :gberet: :yessir: :legal:
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Legionnaire_RJ »

didijtsu escreveu:Por favor desculpe-me a ignorância,mas pelo que entendi marcador de paintball não é mais produto controlado.Se alguém souber resumir o que ficou decidido nesta nova lei por favor poste aqui p/tirar minhas duvidas e de todos que ainda não entenderão a mudança.obrigado :gberet: :yessir: :legal:
O marcador de paintball e as paintballs (isso mesmo as bolinhas) passaram a ser produtos controlados, Então para comprar somente com CR mesmo em território nacional.

abcs
Avatar do usuário
luiz_litoral
private
private
Mensagens: 94
Registrado em: 22 Mai 2009, 20:48
Localização: Santos-SP

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por luiz_litoral »

Marco-ABP escreveu:
ELLCHACAL escreveu:Bom, resumindo, eu não posso ir jogar com o meu marcador se não estiver com nota fiscal e CR em mãos?


Tem mais algum documento q vcs q manjam mais, me aconselhariam tirar, fora o CR?

Abs t+ :tropa:
Pela legislação atual (R-105 e a famigerada Portaria), fora ter CR de atirador e armas apostiladas, você também precisa de GT pra transportar as suas MARCADORAS e o local de jogo tem que ter sido previamente inspecionado pelo EB para que eles possam assim homologar o local para a prática do esporte.

Marco
Amigos, desculpem a minha ignorancia caso eu esteja falando besteira. Entao pela legislação atual nao podemos jogar em lugar nenhum. Pois pelo pouco que sei nenhum campo de paintball do Brasil já foi previamente inspecionado pelo EB. Portanto nao podemos jogar em lugar nenhum, nao podemos transportar e nem comprar???. Claro que esse "pseudo" controle pelo EB fica só no papel, mas todos tem receio de perder o equipamento em algum comando policial, pela falta de informação dos mesmos.
Nao vejo a hora de regularizarem de vez isso. Tudo aqui nessa terra tem que ser dificil.

Abraços
williamwsm
Recruit
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Jul 2010, 21:05

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por williamwsm »

Policial precisa de cr?
Avatar do usuário
Ten Pedro
corporal
corporal
Mensagens: 277
Registrado em: 07 Abr 2010, 13:42
Localização: Recife-Pe
Contato:

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Ten Pedro »

williamwsm escreveu:Policial precisa de cr?
se for usar um marcador de uso particular, precisa sim... assim como uma arma de fogo particular dele...

se fosse um marcador ou uma arma de fogo da instituição a qual ele está lotado e em serviço, instrução ou missão, não precisaria.
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Legionnaire_RJ »

luiz_litoral escreveu:
Amigos, desculpem a minha ignorancia caso eu esteja falando besteira. Entao pela legislação atual nao podemos jogar em lugar nenhum. Pois pelo pouco que sei nenhum campo de paintball do Brasil já foi previamente inspecionado pelo EB. Portanto nao podemos jogar em lugar nenhum, nao podemos transportar e nem comprar???. Claro que esse "pseudo" controle pelo EB fica só no papel, mas todos tem receio de perder o equipamento em algum comando policial, pela falta de informação dos mesmos.
Nao vejo a hora de regularizarem de vez isso. Tudo aqui nessa terra tem que ser dificil.

Abraços
Luiz...

Infelizmente já está regularizado e ficará dessa forma. Não haverá mudanças. É triste mas é a verdade, com essa nova portaria pagaremos por anos de leviandades como fazer importações ilicitas (contrabandos de material controlado) e ficar divulgando aos quatro ventos que era fácil burlar as regulamentações do EB.

Pode parecer enredo de filme de ficção mas pessoas ligadas a ABIN e a DPF frequentam os fóruns de esportes MilSim no Brasil.

Viram agora pq eu sempre critiquei alguns tópicos criados aqui no fórum? Agora ou nos regularizamos ou corremos o risco de perder o equipamento.

abcs
wilfredparker
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 613
Registrado em: 10 Out 2008, 19:18

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por wilfredparker »

Legionnaire_RJ escreveu:
luiz_litoral escreveu:
Amigos, desculpem a minha ignorancia caso eu esteja falando besteira. Entao pela legislação atual nao podemos jogar em lugar nenhum. Pois pelo pouco que sei nenhum campo de paintball do Brasil já foi previamente inspecionado pelo EB. Portanto nao podemos jogar em lugar nenhum, nao podemos transportar e nem comprar???. Claro que esse "pseudo" controle pelo EB fica só no papel, mas todos tem receio de perder o equipamento em algum comando policial, pela falta de informação dos mesmos.
Nao vejo a hora de regularizarem de vez isso. Tudo aqui nessa terra tem que ser dificil.

Abraços
Luiz...

Infelizmente já está regularizado e ficará dessa forma. Não haverá mudanças. É triste mas é a verdade, com essa nova portaria pagaremos por anos de leviandades como fazer importações ilicitas (contrabandos de material controlado) e ficar divulgando aos quatro ventos que era fácil burlar as regulamentações do EB.

Pode parecer enredo de filme de ficção mas pessoas ligadas a ABIN e a DPF frequentam os fóruns de esportes MilSim no Brasil.

Viram agora pq eu sempre critiquei alguns tópicos criados aqui no fórum? Agora ou nos regularizamos ou corremos o risco de perder o equipamento.

abcs
Ilustre Legionnaire .... venho acompanhando seus posts todo o tempo e infelizmente não tenho argumentos e nem conhecimento para somar os seus comentários ... eles são completos por si só !!! Em nenhum momento tive coragem nem de questionar, você tem tudo muito bem fundamentado e dança conforme a musica.

Gostaria de te fazer algumas perguntas

Você como jogador de Paintball independente da modalidade acredita que seja possivel revertermos essa nova portaria ?
Acredita ser possivel tornar o paintball um esporte e com facilidade para adquirir equipamentos, quando digo facilidade quero dizer sem a necessidade de ter a mesma burocracia, custo e tempo de uma ARMA real?

O que você imagina em relação a essas perguntas?

Enfim aguardo um retorno seu pois ainda tenho uma pequena esperança.
Obrigado

Wilfred Parker
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Legionnaire_RJ »

wilfredparker escreveu: Ilustre Legionnaire .... venho acompanhando seus posts todo o tempo e infelizmente não tenho argumentos e nem conhecimento para somar os seus comentários ... eles são completos por si só !!! Em nenhum momento tive coragem nem de questionar, você tem tudo muito bem fundamentado e dança conforme a musica.

Gostaria de te fazer algumas perguntas

Você como jogador de Paintball independente da modalidade acredita que seja possivel revertermos essa nova portaria ?
Acredita ser possivel tornar o paintball um esporte e com facilidade para adquirir equipamentos, quando digo facilidade quero dizer sem a necessidade de ter a mesma burocracia, custo e tempo de uma ARMA real?

O que você imagina em relação a essas perguntas?

Enfim aguardo um retorno seu pois ainda tenho uma pequena esperança.
Obrigado

Wilfred Parker
Prezado Will,

A situação pode ser revertida, não precisa perder as suas esperanças só que perdemos muito tempo não levando a sério o Exército Brasileiro como instituição, achando que nós passavamos despercebidos ao olhar das Forças Armadas.

Mas não é o que aconteceu.

De acordo com algumas estimativas, temos cerca de 50.000 jogadores de paintball no Brasil (contando todas as modalidades). Com um número tão grande de praticantes, é impossível passar despercebidos ao olhar das autoridades. Dentro do EB ainda há uma grande oposição ao uso de esportes que simulam o combate armado por civis. Não são todos os oficiais que são contra o paintball como esporte, mas ainda existe certa oposição. Ao meu ver os mesmos não estão completamente errados, ainda há pouco contato entre jogadores, equipes, organizações de eventos, donos de campos e as Forças Armadas propriamente dita.

Há pouco tempo atrás me criticaram em off por eu ter citado o airsoft como exemplo aqui no fórum (fiquem calmos não foi ninguém da equipe do fórum hehe) Mas vejam o exemplo deles...

Desde 2003 os praticantes dessa modalidade vem buscando apoio da SFPC e deixando claro a secretaria qual é o objetivo da modalidade, quais são os equipamentos que os mesmos utilizam, calibre e etc. Perceberam que os equipamentos utilizados nesse esporte estão em sua maioria liberados, mesmo tendo um nível de similaridade muito maior aos armamentos reais do que os marcadores?


Enfim, agimos com negligência por tempo demais e agora vemos algumas avaliações negativas e muita burocracia que de certa forma pode atrapalhar o nosso desenvolvimento por um tempo e por isso dependemos todos os jogadores para reverter essa situação.
Não adianta ir p/ frente das DFPC para fazer escândalos (rsrs to imaginando a cena) ou abaixo-assinados, essas coisas não funcionam com o EB. O que eu sugiro é a mudança da postura dos jogadores em todos os aspectos. Em primeiro lugar devemos nos federar, independente da modalidade, quanto mais jogadores se filiarem as instituições, mais forte as mesmas ficarão, agindo assim em pouquíssimo tempo uma confederação surgirá, nos dando voz ativa junto ao ministério dos esportes. De resto devemos mudar as atitudes em relação a segurança e postura dentro de campo, ainda vemos muita gente sem os barrel plugs ou atirando indiscriminadamente fora de jogo, e quando chamamos a atenção somos considerados "chatos".

Já passou da hora de adotarmos a postura de atletas, ao meu ver só assim mudadremos alguma coisa, como você disse, independente da modalidade.

Forte abraço brother

P.S.: Não sou o dono da verdade não, é só a minha opnião. Se discordar de algo é só falar rsrsrs
Responder

Voltar para “Geral.”