Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Fardamento

Máscaras, Coletes, vestimentas, luvas, botas, etc...
Marcelo Utsch
major general
major general
Contato:

Mensagem por Marcelo Utsch »

Moçada...

Eu sei que isso é um balde de água fria... mas a verdade é essa!

Aqui em BH jogamos em uma área do EB, e eu tive essa "recomendação" bem explicita, passada por um dos oficiais da corporação.

No Geral, os militares fazem "vista-grossa"... mas como o Diego bem salientou, se eles quiserem encrencar... pode dar galho!

A recomendação para quem tem indumentária padrão EB, ou Força Aérea (ou Fuzileiros Navais) é que você transporte seu fardamento na bolsa, de forma discreta, e só o use em jogo, longe dos olhos alheios.

Abraço
Flávio
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Flávio »

Marcelo, eu nunca ando vestido sempre vou com uma bermuda e depois no local do jogo ponho o uniforme, retiro tambem na hora de ir embora! independente da lei nao acho legal ficar andando fardado por ai!!!
Thiago
staff sergeant
staff sergeant
Contato:

Mensagem por Thiago »

Flávio escreveu:Marcelo, eu nunca ando vestido sempre vou com uma bermuda e depois no local do jogo ponho o uniforme, retiro tambem na hora de ir embora! independente da lei nao acho legal ficar andando fardado por ai!!!
Eu acho perigoso, hoje em dia com esses manés matando Policiais, Etc.. não é muito seguro.. :sad:
Grenader
lt general
lt general
Contato:

Mensagem por Grenader »

Marcelo Utsch escreveu:Moçada...

Eu sei que isso é um balde de água fria... mas a verdade é essa!

Aqui em BH jogamos em uma área do EB, e eu tive essa "recomendação" bem explicita, passada por um dos oficiais da corporação.

No Geral, os militares fazem "vista-grossa"... mas como o Diego bem salientou, se eles quiserem encrencar... pode dar galho!

A recomendação para quem tem indumentária padrão EB, ou Força Aérea (ou Fuzileiros Navais) é que você transporte seu fardamento na bolsa, de forma discreta, e só o use em jogo, longe dos olhos alheios.

Abraço
Concordo, esses são pontos importantes que devem ser lembrados sempre que possível/necessário, embora o padrão EB sejá a melhor camuflagem para nossa vegetação, devemos estar cientes da responsabilidade que é utiliza-lo e alegar desconhecimento da lei, não vai ajudar numa situação extrema.
Santos
Administrador
Administrador

Mensagem por Santos »

Marcelo Utsch escreveu:-----------------------------------------------------------------------------

A LEI Nº 6.880, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1980 no Artigo 76 estipula:

Os uniformes das Forças Armadas, com seus distintivos, insígnias e emblemas, são privativos dos militares e simbolizam a autoridade militar, com as prerrogativas que lhe são inerentes.

Parágrafo único. Constituem crimes previstos na legislação específica o desrespeito aos uniformes, distintivos, insígnias e emblemas militares, bem como seu uso por quem a eles não tiver direito.[/color]

-----------------------------------------------------------------------------

Na prática... evitem se vestir com o fardamento completo (Gandola, calça de combate e coturno), mesclando a calça ou gandola com outros padrões de camuflagem, caqui, verde-oliva ou preto.
-Sei lá, mas não tá bem claro pra mim.
Meu ponto de vista.
- Você não pode andar com um fardamento utilizando os simbolos do EB.
- Sendo assim, a venda deste tecido seria controlada para confeccções.
- Acho que a melhor forma de descobrir é enviando um e-mail para o EB solicitando informações sobre o uso de roupas camufladas.
- Alguem tem um contato??

Abraço.
Grenader
lt general
lt general
Contato:

Mensagem por Grenader »

Tem o proprio site do EB e o jornal "Verde Oliva", que pertence ao EB.
Santos
Administrador
Administrador

Mensagem por Santos »

E-mail que mandei para o EB.

LEI Nº 6.880, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1980 no Artigo 76 estipula:

Tenho uma dúvida a respeito desta lei:
- Eu, na qualidade de cidadão comum posso confeccionar uma calça ou gandola com os padrões de camuflagem do EB?
- Esta uniforme, seria confeccionado com o tecido camuflado do tipo EB, sem usar nenhum símbolo, patches ou bordados do Exercito, apenas teria o emblema de um time de paintball cenario, nada mais.
- Desta forma como expliquei, é permitido tal confecção?

Obrigado.
Santos
Administrador
Administrador

Mensagem por Santos »

Fala galera, realmente, dei uma de São Tomé "só vendo pra crer" e eis a resposta ao e-mail que mandei para o Exercito:

Ministério da Defesa
Exército Brasileiro
Gabinete do Comandante
Centro de Comunicação Social do Exército - Relações Públicas
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Prezado Internauta

Agradecemos a gentileza do seu contato.
Em atenção ao seu e-mail, informamos que os tecidos padronizados dos uniformes do Exército Brasileiro, assim como das demais Forças Armadas, não podem ser utilizados de outra forma se não a confecção dos uniformes regulamentares da Força Terrestre.

Conforme indica o Regulamento de Uniformes do Exército (PORTARIA Nº 806, DE 17 DE DEZEMBRO DE 1998):

Art. 4º Os uniformes de que trata o presente Regulamento constituem privilégio absoluto do Exército, sendo privativos da Força na cor cinza, nas tonalidades clara e escura, na cor verde-oliva e na padronagem camuflada em suas específicas tonalidade e saturação.

§ 1º É expressamente proibido o uso de uniformes e peças complementares por pessoas não autorizadas.

§ 2º Cabe ao Comando Militar de Área ou de Guarnição exercer ação fiscalizadora junto a estabelecimentos de ensino, corporações, empresas e organizações, de qualquer natureza, que usam uniformes, de modo a não permitir que esses possam ser confundidos com os previstos neste Regulamento.

§ 3º É expressamente proibido o uso, por qualquer pessoa, de peças de uniformes junto com trajes civis.

Art. 5º É proibido alterar as características dos uniformes, bem como sobrepor, aos mesmos, peças, insígnias ou distintivos, não previstos neste Regulamento.

Atenciosamente.
Seção de Relações Públicas - CComSEx
Flávio
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Flávio »

Com essa moda do camuflado que ta rolando tem que prender uns 5milhoes de pessoas! hehe
Grenader
lt general
lt general
Contato:

Mensagem por Grenader »

Ou pegar os caras das confecções... :roll:
Marcelo Utsch
major general
major general
Contato:

Mensagem por Marcelo Utsch »

Boa Ronaldo,

Bem... "Boa" em termos... o balde de água fria foi bem maior do que eu achei que seria... por a lei é muito mais extensiva e abrangente que imaginei que fosse!

Logo... o caminho mais sensato é procurar outros padrões de camuflagem para usar (algo que eu mesmo já tinha concluído a muito tempo).

Abraço
gmoraes
corporal
corporal

Mensagem por gmoraes »

Responderam bem rápido o seu e-mail.

Mas fica claro que não existe a fiscalização, porque como disse o Flávio, hoje em dia, com a moda, todo mundo usa peças de roupa camuflada.

Abraços,

Guilherme.
Grenader
lt general
lt general
Contato:

Mensagem por Grenader »

gmoraes escreveu:Responderam bem rápido o seu e-mail.

Mas fica claro que não existe a fiscalização, porque como disse o Flávio, hoje em dia, com a moda, todo mundo usa peças de roupa camuflada.

Abraços,

Guilherme.
De fato, mas a maioria dessas confecções usa o padrão woodland e umas poucas o padrão do EB. Mas, gostando ou não, lei é lei...

O que me lembra uma fato interessante, o Ribeiro tá organizando um jogo junto com o EB, em Monte Castelo tinha muita gente usando o padrão EB junto com o pessoal do do EB que estava lá.

Acredito que eles só farão valer a lei se ocorrer mal uso do seu padrão.
Flávio
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Flávio »

Grenader , Acho o mesmo!! tbem lembrei do dia do monte castelo!
gmoraes
corporal
corporal

Mensagem por gmoraes »

Grenader, pensei a mesma coisa com relação a este jogo.
Responder

Voltar para “Máscaras, Proteções e Vestimentas.”