Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Literatura Militar

O Local do Bate-papo off-topic!
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Literatura Militar

Mensagem por Legionnaire_RJ »

Show de bola veterano, eu vi esse livro por 19,90 recentemente, vou tentar encontrar por esse preço de novo rsrs
Avatar do usuário
Quinante
private
private
Mensagens: 17
Registrado em: 03 Ago 2010, 10:47
Localização: Belo Horizonte - MG

[DICAS DE LIVROS] Biblioteca do Quinante

Mensagem por Quinante »

Amigos,

criei este tópico no fórum da Equipe Banned e gostaria de compartilhá-lo. São sugestões de alguns livros que li sobre o tema guerra. Fiz uma pequena sinopse de cada um conforme lembrei de cabeça agora, tentando passar o que achei de bom em cada um deles.

Não é uma lista, muito menos um ranking, com os mais importantes ou melhores. Até porque o tema guerra está longe de ser o que mais me interessa na literatura. Os livros são apenas um apanhado de algumas coisas que li e achei interessante. Com o tempo vou adicionar algo que tenha esquecido. Quando terminar de tirar tudo das caixas na mudança lá em casa com certeza vou encontrar mais alguma coisa legal e posto aqui depois.

Livros sobre guerra não faltam nas livrarias e internet, porém, alguns poucos realmente me chamaram atenção como obras-primas ou referências cruciais sobre determinados conflitos de nossa história.

Gostaria que os interessados compartilhassem neste tópico suas experiências, ampliando assim nossa referência bibliográfica sobre guerras, estratégias e, lógico, Real Action.

Alguns dos livros que cito abaixo já viraram filmes e ganharam até mais de uma versão. Porém, nunca chegaram aos pés do roteiro original descritos nas páginas de seus autores.

Portanto, grande abraço e boa leitura.

Quinante

——————————————————————————————————————————-

Imagem
A arte da guerra
Autor: Sun Tzu

Antes de servir como fonte de frases de efeito por tudo quanto é fórum de paintball em todo o mundo, A Arte da Guerra já era considerado não só um clássico do pensamento estratégico oriental, mas uma livro indispensável para milhões de empreendedores e executivos em todo o mundo. Isso porque a sapiência de Tzu fez da publicação uma referência em termos de planejamento, seja para qual for o motivo for. É um livro fácil de ler e muito recomendado.

——————————————————————————————————————————-

Imagem
História da Segunda Guerra Mundial – a maior e mais importante guerra de todos os tempos
Autor: David Jordan

Os combates da Segunda Grande Guerra renderam milhares de livros em praticamente todas as línguas modernas. Portanto, peneirar livros com enfoque histório nem sempre é fácil. Este, contudo, traz uma cronologia bem montada dos acontecimentos da Segunda Guerra com excelente apresentação dos confrontos na Europa, Mediterrâneo, África e Oceano Pacífico. São tantas e memoráveis batalhas que você vai querer recriar todas em seus jogos de Real Action. Bom, eu pelo menos tenho tentado isso.

——————————————————————————————————————————-

Imagem
Barbudos, sujos e fatigados – soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial
Autor: Cesar Campiani Maximiano

Esse livro desfaz a visão romântica e ufanista que foi construída em torno da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. O livro demorou mais de uma década para ficar pronto e reúne centenas de entrevistas de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que aturam na Itália. O historiador mostra como eram os bravos soldados brasileiros, como foram treinados, qual a realidade que encontraram pelo caminho, a interação com tropas estrangeiras e a precariedade à qual foram expostos pelo governo brasileiro. No fundo é um relato de sobrevivência de um contigente corajoso e que teve de enfrentar inimigos no Brasil e no exterior para voltarem vivos ao país.

——————————————————————————————————————————-

Imagem
A Segunda Guerra Mundial – história e estratégias
Autor: Philippe Masson

Esse livro é muito interessante, pois ostra como as operações militares da Segunda Guerra Mundial se desenrolaram num cenário de constante evolução tecnológica do equipamento bélico e também de outras formas vitais durante o combate, como a propaganda. O livro também apresenta uma cronologia de batalhas importantes da guerra, mas destacando suas características estratégicas, geopolíticas, logísticas, econômicas e humanas. É um livro excelente para ter uma visão ampla e bem construída dos vários fatores que criam, alimentam, influenciam e são influenciados durante um confronto mundial.

——————————————————————————————————————————-

Imagem
Stálin , os nazistas e o Ocidente – a Segunda Guerra Mundial entre quatro paredes
Autor: Laurence Rees

Laurence Rees é um historiador consagrado e dono de alguns prêmios importantes em sua área de atuação. Neste livro, ele mostra uma parte interessante da guerra, que incluiu acordos dramáticos e secretos na Europa Oriental. O livro reúne passagens e acontecimentos que raramente são vistos em livros sobre a Segunda Guerra e que tiveram influência direta em batalhas importantes do confronto.

——————————————————————————————————————————-

Imagem
AK-47 – a arma que transformou a guerra
Autor: Larry Kahaner

Quem curte esse lendário modelo de arma não pode deixar de ler esse livro. O jornalista Larry Kahaner traça em 266 páginas a trajetória desse armamento conhecido em todo o mundo e reconhecido por sua alta resistência, letalidade e praticidade no uso durante o combate. Você verá que desde a criação do modelo pelo russo Kalashnikov, em 1947, aos confrontos atuais, passando por Osama bin Laden e rappers americanos, como essa obra prima da engenharia militar influenciou no destino de guerras por todo o planeta.

——————————————————————————————————————————-

Imagem
Nada de novo no front
Autor: Erich Maria Remarque

Pode deixar que não esqueci de citar pelo menos uma obra-prima sobre a Primeira Guerra Mundial. Este livro é simplesmente imperdível. O autor publicou essa obra-prima sobre a Primeira Guerra Mundial em 1929, baseado em sua própria esperiência como soldado. Se você quer saber o que realmente foi a guerra das trincheiras, com todo seu horror psicológico e desilusão para os soldados, comece a ler este livro. Só uma coisa, assim que começar, será impossível deixar de ler o desenrolar da história que, apesar de ficcional, usa a figura do narrado, um jovem alemão, para descrever as barbáries do combate. O livro foi considerado o maior romance anti-guerra da história e destruiu na época a visão romantizada dos soldados em combate que os governos de todo o mundo queriam transmitir para a opinião pública.

——————————————————————————————————————————-

Imagem
O mais longo dos dias
Autor: Cornelius Ryan

Se você tiver que ler apenas um livro de todos os que estão aqui sobre a Segunda Guerra Mundial, esta é a indicação. O Mais Longo dos Dias, que já virou filme e fez sucesso mundo a fora, é considerada por muitos historiadores a principal referência sobre os bastidores e o cotidiano do alto comando, Aliado e do Eixo, traçado linha a linha pela brilhante escrita do jornalista Cornelius Ryan. O trabalho dele é minucioso e reúne centenas de reconstruções de diálogos e detalhes dos dias que antecederam o desembarque na Normandia. O livro é resultado de uma pesquisa gigantesca e que envolveu dezenas de centenas de entrevistas com os principais envolvidos no confronto, principalmente os mais importantes comandantes dos Aliados e do Eixo. Vou resumir assim: se você acha que entende alguma coisa da Segunda Guerra Mundial, mas não leu O Mais Longo dos Dias, entenda que você não sabe é coisa nenhuma.

——————————————————————————————————————————-

Imagem
A última batalha
Autor: Cornelius Ryan

Aqui Cornelius Ryan continua seu extenso trabalho de reconstrução detalhada dos momentos importantes da Segunda Guerra Mundial na Europa e aborda a tomada de Berlim, onde se refugiou Adolf Hitler. É um dos capítulos mais sangrentos do confronto e que teve consequências que marcaram a geopolítica mundial por décadas, incluindo aqui a divisão do país em Orientais e Ocidentais. O trabalho de reconstrução de passagens importantes e detalhes, que vão desde a descrição do clima nas cidades às impressões pessoais dos comandantes, segue o brilhantismo do primeiro livro.

——————————————————————————————————————————-

Imagem
Uma ponte longe demais
Autor: Cornelius Ryan

E o cara não parou em Berlim. Neste livro, o último da trilogia sobre a Segunda Guerra Mundial, Cornelius mostra como foi a operação fracassada para derrubar o Terceiro Reich, o que provocou mais baixas entre os Aliados que toda a ocupação da Normandia. O livro mostra o passo a passo que levou o comando Aliado a planejar a ousada missão de tentar surpreender os alemães na Holanda e como as estratégias deram erradas, provando que mesmo depois de um grande sucesso sempre é possível atingir um grande fracasso.

——————————————————————————————————————————-

Imagem
Os nus e os mortos
Autor: Norman Mailer

Ah, o Pacífico. Lá os soldados Aliados tiveram de enfrentar, durante a Segunda Guerra Mundial, amarguras inimagináveis até mesmo para os combatentes que atuaram na Europa. O autor, um dos pais do chamado Novo Jornalismo, esteve nas Filipinas, como soldado norte-americano durante a guerra, e traçou de forma detalhada e assustadora um cenário pertubador e, em alguns trechos do livro, impossível de se imaginar… tamanho o caos e o tormento das imagens narradas por ele durante os combates. É um romance magistral, imperdível e único. Saiba como os japoneses mostraram os americanos o verdadeiro sentido da guerra: sobreviver, nada mais.

——————————————————————————————————————————-

Imagem
Eu sou o último judeu
Autor: Chil Rajchman

Ele esteve no pior campo de extermínio da Segunda Guerra Mundial, Treblinka, na Polônia, e conseguiu escapar com um grupo que pode ser contado nos dedos de ex-prisioneiros. O livro é um apanhado de lembrança de Chil desde o dia em que ele desembarcou no lugar mais cruel criado pelo Exército nazista. Sim, lá foi pior que Auschwitz-Birkenau. A crueza dos relatos mostra como os judeus e demais etnias eram tratados. Dor, fome e degradação. O livro é pequeno, mas reúne tanta crueldade quanto é possível imaginar. O interessante é que a publicação, pelo menos a edição que li, tem mapas do campo de concentração, mostrando cada ponto narrado pelo autor, o que ajuda na imersão e na sensação de impotência diante dos soldados nazistas. Vou divulgar um trecho do livro aqui, portanto, pare de ler agora se não quiser estragar a surpresa. Avisei, né? No momento mais impressionante do livro, Chil encontra o vestido da irmã mais nova num monte de roupas em qual trabalhava, separando peças de judeus que já tinha sido exterminados nas câmaras de gás. Atordoado com a cena, ele parou por alguns segundos e foi chicoteado pelos nazistas até quase desmaiar. Preciso dizer mais alguma coisa?

——————————————————————————————————————————-

Imagem
Blackwater – A ascensão do exército mercenário mais poderoso do mundo
Autor: Jeremy Scahill

Bom, vamos agora às guerra mais atuais. Blackwater é um tremendo trabalho jornalistíco de uma equipe americana que detalhou a origem, os contratos, os privilégios e a covardia da organização mercenária mais importante da história. Contratada pelo governo dos Estados Unidos para defender autoridades e servir de seguranças em ocasiões específicas durante a ocupação do Iraque, a Blackwater se valeu de privilégios para cometer atrocidades em nome de uma falsa argumentação de “cumprindo o dever”. É um livro impressionante e imperdível, que mostra como o interesse econômico e os desejos obscuros de George W. Bush e seus figurões construíram um exército paralelo às tropas oficiais em atuação no país, causando um desentendimento entre generais e mortes injustificáveis de civis e até militares americanos. Vale cada centavo este livro.


Abs.

Quinante
Equipe Banned de Paintball Real Action
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: [DICAS DE LIVROS] Biblioteca do Quinante

Mensagem por Legionnaire_RJ »

Quinante, como já temos um tópico de literatura militar, vou unir os dois, pois esse aqui tbm está show...

Forte abraço
Avatar do usuário
Quinante
private
private
Mensagens: 17
Registrado em: 03 Ago 2010, 10:47
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: [DICAS DE LIVROS] Biblioteca do Quinante

Mensagem por Quinante »

Legionnaire_RJ escreveu:Quinante, como já temos um tópico de literatura militar, vou unir os dois, pois esse aqui tbm está show...

Forte abraço
E aí Legionnire... desculpa ter postado em local errado. Fiz busca por Livros e coisas do tipo, mas nem pensei em buscar por Literatura :cmd:

Gostei demais do tópico. Era essa exatamente a minha intenção. Abrir um espaço para troca de experiência em literatura com esse tema, com cada um dando opiniões sobre o que leu e gostou, sem que fosse apenas uma lista.

Como já tinha falado, literatura militar está muito longe da minha preferência de leitura, mas já encontrei aqui alguns livros que parecem muito interessantes.

Grande abraço e vamos aumentar essa lista :gberet:

Quinante
Equipe Banned de Paintball Real Action
Avatar do usuário
Veterano
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 401
Registrado em: 26 Out 2010, 21:14
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Literatura Militar

Mensagem por Veterano »

Legionnaire_RJ escreveu:Show de bola veterano, eu vi esse livro por 19,90 recentemente, vou tentar encontrar por esse preço de novo rsrs

Opa leandro, sempre que tenho oportunidade, com certeza ajudo todos os colegas de tinta, inclusive com o tão desejado sumário.

mas 19,90 é didicil hein brow !

confere no site da saraiva:

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... C_ID=33963


mas hoje em dia nada é impossivel, tudo cai na net.
eu cá com meus estudos , consegui Fundamentos da Matemática Elementar do vol 1 ao 11 na NET, então, tudo se encontra.

abração !
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Literatura Militar

Mensagem por Legionnaire_RJ »

Veterano escreveu:
Legionnaire_RJ escreveu:Show de bola veterano, eu vi esse livro por 19,90 recentemente, vou tentar encontrar por esse preço de novo rsrs

Opa leandro, sempre que tenho oportunidade, com certeza ajudo todos os colegas de tinta, inclusive com o tão desejado sumário.

mas 19,90 é didicil hein brow !

confere no site da saraiva:

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... C_ID=33963


mas hoje em dia nada é impossivel, tudo cai na net.
eu cá com meus estudos , consegui Fundamentos da Matemática Elementar do vol 1 ao 11 na NET, então, tudo se encontra.

abração !
Eu vi em uma banca de jornal na cinelândia, depois que vc postou eu voltei lá e não achei mais hehehe
Avatar do usuário
Carlos_valle
major
major
Mensagens: 1584
Registrado em: 16 Abr 2007, 10:39
Localização: São Paulo - Capital

Re: Literatura Militar

Mensagem por Carlos_valle »

Excelente tópico, eu adoro ler e agora vcs me deixaram louco aqui.
Veterano, eu peguei esse livro de forças especiais na mão mais fiquei na dúvida. Realmente vale a pena?
Segue a minha primeira sugestão:Imagem

Excelente. Fácil de ler. Fala do dia-a-dia dos caras. Recomendo
Avatar do usuário
Veterano
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 401
Registrado em: 26 Out 2010, 21:14
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Literatura Militar

Mensagem por Veterano »

Carlos_valle escreveu:Excelente tópico, eu adoro ler e agora vcs me deixaram louco aqui.
Veterano, eu peguei esse livro de forças especiais na mão mais fiquei na dúvida. Realmente vale a pena?
Segue a minha primeira sugestão:Imagem

Excelente. Fácil de ler. Fala do dia-a-dia dos caras. Recomendo

Opa carlos!
olha, pro que eu gosto de ler é ótimo e vale muito apena, gosto um pouco da parte teórica, fatos, fatos secretos,equipamentos,operações, e tudo que envolva prática. quando o pau come no meio do livro confesso ser empolgante , e fico com um cadinho assim bem pequeno de adrenalina. dispenso fatos logísticos ( batalhao tal virou tal... coisas desse tipo)
o livro conta a história das forças especiais, passando senao por todas, pelo menos boa parte, TODAS as mais conhecidas são citadas.

quando leio palavras -chave como paintball, milsim,real action,m4a1,barret m82a1 e outras palavras desse tipo, paro o que tiver fazendo pra olhar direito ! são imãs !

a força especial que mais gostei de ler até agora é o S.A.S
pra ter idéia no treinamento o cara tem maos e pernas amarradas e tem de atravessar 100m de piscina funda !


vou ver cá aqui com meu scanner e minha disponibilidade de tempo, se consigo scanear um ou dois capítulos do livro.

e se tiver um tempo bãããão mesmo, scaneio e largo tudo em PDF pra galera mais interessada ( Não Prometo !)

mas carlos, pra mim vale apena sim.
abração
Avatar do usuário
Carlos_valle
major
major
Mensagens: 1584
Registrado em: 16 Abr 2007, 10:39
Localização: São Paulo - Capital

Re: Literatura Militar

Mensagem por Carlos_valle »

Já comprei o Forças ESpeciais. Vai ficar aguardando um slot depois de umas outras coisas que tenho que por em dia. Aproveito para dar uma outra sugestão:
Imagem
Esse livro conta um pouco da história da partcipação do Brasil na WWII. Joel Silveira é jornalista e acompanhou o front, portanto é um material muito bem redigido e escrito com uma visão próxima mas isenta. É um livro fino, mas faz parte de um grupo ainda menor de bons livros sobre a FEB. Tem um site que relaciona a maioria deles: http://www.anvfeb.com.br/bibliografia_da_feb.htm
Avatar do usuário
luigilatini
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant
Mensagens: 856
Registrado em: 06 Abr 2010, 00:59
Federado: FPESP - 203

Re: Literatura Militar

Mensagem por luigilatini »

http://www.charlieoscartango.com.br

nao eh militar , mas a meu ver é melhor ainda é Federal,
sobre o comando COT que pra quem não sabe os caras são tão feras ou até mais q os caveiras o BOPE.
é sobre o comando de operações táticas, COT, o grupo de elite da policia federal, vale muito a pena.

Imagem
Avatar do usuário
Veterano
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 401
Registrado em: 26 Out 2010, 21:14
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Literatura Militar

Mensagem por Veterano »

luigilatini escreveu:http://www.charlieoscartango.com.br

nao eh militar , mas a meu ver é melhor ainda é Federal,
sobre o comando COT que pra quem não sabe os caras são tão feras ou até mais q os caveiras o BOPE.
é sobre o comando de operações táticas, COT, o grupo de elite da policia federal, vale muito a pena.

Imagem
é , quando comprei o forças especiais peguei os dois na mão.
acabei optando pelo forças especiais pois é mais empolgante.
esse é o Charlie Oscar Tango (COT) , tá escrito na lateral do livro.
ele tem metade do numero de paginas do forças especiais se nao me engano.
quando comparei na época chegava perto da metade.
abração.
Avatar do usuário
luigilatini
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant
Mensagens: 856
Registrado em: 06 Abr 2010, 00:59
Federado: FPESP - 203

Re: Literatura Militar

Mensagem por luigilatini »

opa o COT eu li em um dia cara.
comprei ontem o historia secreta das forças policiais, que indicarm aqui nesse topico deve chgar amanha vambora !!
Avatar do usuário
Veterano
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 401
Registrado em: 26 Out 2010, 21:14
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Literatura Militar

Mensagem por Veterano »

luigilatini escreveu:opa o COT eu li em um dia cara.
comprei ontem o historia secreta das forças policiais, que indicarm aqui nesse topico deve chgar amanha vambora !!
putz desculpa pessoal, minha net tava ruim na última postagem e nem apareceu a foto da capa do livro(que vem escrito).
luigi, são mais de 400 páginas, duvido vc ler em menos de 2 dias.boa leitura !
abração.
Avatar do usuário
luigilatini
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant
Mensagens: 856
Registrado em: 06 Abr 2010, 00:59
Federado: FPESP - 203

Re: Literatura Militar

Mensagem por luigilatini »

opa ainda nao chegou o forças policiais, qdo chegar e eu terminar de ler posto comentarios aqui valeu!
Avatar do usuário
Santos
Administrador
Administrador
Mensagens: 4395
Registrado em: 15 Abr 2007, 19:20
Localização: São Paulo - SP

Re: Literatura Militar

Mensagem por Santos »

Tópico Show de bola, já estou providenciando os meus.
hehehe

Depois seria bom colocar todas as indicações no primeiro post.
Show
Responder

Voltar para “Miscelânea.”