Fica meio dificil manter a mesma margem de cronagem se a massa da powderball é maior, logo a energia cinética é maior. Outro fato, pelo menos pela impressão inicial, é que a powderball necessita de dispersar mais energia cinética no ponto de impacto para liberar o conteudo, traduzindo em miudos, ela é mais dura, e precisa de mais energia para estourar, e essa energia se dispersa ao tocar o ponto de impacto.
É por ai Kelmer.
As massas das GOLF são em média, 0,5g maiores que as de tinta; deve-se levar também em consideração que se elas possuem maior massa, logo também maior peso, e seu movimento dissipa mais energia, por isso o Brunello qdo testou observou que seu alcance, não era tão maior que uma paintball normal. E você acertou, usei essa equação em meus cálculos, considerando sempre a enregia de saída na boca do cano (local onde medimos a velocidade da bolinha).
E é ai que eu discordo diametralmente do postado pelo Grillo, as diferenças de energia são pequenas, não chegam a dois joules, por ser mais pesada, dissipa mais energia, logo, dependendo da distância do alvo, sua energia no impacto poderá ser até menor que uma pb normal, mas para este cálculo, eu teria que ter dados adicionais como por exemplo o atrito exercido pelo ar em ambos os tipos de munição (vou pesquisar na grande rede).
E não se preocupe, pois aqui no Rio poucos jogam com essa munição (eu sou um deles), já tendo inclusive utilizado esta munição nos treinos do time; e meu interesse não é distribuir hematomas (mas eles fazem parte de nosso esporte), inclusive tenho um na perna resultante de um impacto de uma pb comum e nem por isso reclamei, pois sei que neste esporte estou sujeito a esses percalços.
Abraços.