Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Simples assim : Como portar seu marcador e equipamentos.

O que diz a legislação sobre o transporte do marcador.
Avatar do usuário
Rubens
private
private
Mensagens: 10
Registrado em: 24 Jul 2011, 04:17

Re: Simples assim : Como portar seu marcador e equipamentos.

Mensagem por Rubens »

Salve Gordo, prazer em conhecer e obrigado por escrever a sua opinião.
Não sou advogado, mas já li algumas coisas... Poucas eu confesso.
R – 105 , Decreto nº 3.665, de 20 de novembro de 2000 já foi alterado? Tem algo mais recente? Como eu baixei o decreto do site mpdft.gov.br e lá não está datado fico sem saber se existe coisa mais atualizada.
Primeiro vamos definir o que é arma:
No capítulo 2 de Definições, Artigo 3º, parágrafo 9º, fala que arma é “artefato que tem por objetivo causar dano, permanente ou não, a seres vivos e coisas:”
O Marcador de Paintball, tem o obejtivo de fazer uma marca de tinta... E nada mais que isso. O uso indevido deste dispositivo sim , pode causar danos, mas neste caso, a culpa não é do disposito e sim do usuário. Um revolver , pistola, fusil, tem por objetivo causar danos, foram feitos para isso, o marcador de paintball não.
Legalmente, entendo que um marcador de paintball não pode ser classificado como arma.
Alguém pode falar que marcador deixa um ematona na pele e isso é dano não permanete. Eu falo que um martelo faz a mesma coisa na pele. A mesma pessoa pode falar que o marcador é usado dentro do esporte para alvejar o adversário e quando isso ocorre, causa dano não permanete. Eu falo que o box, esgrima, karate, capoeira também deveriam ser controlados pelo exército pois tem o mesmo efeito no corpo humano.
A mesma pessoa ainda pode argumentar que o marcador de paintball tem como objetivo lançar um projetil com dimensão superior a 6 mm, com uma determinada força; Ok, eu falo que os lançadores de bolinhas de tênis deveriam ser regidos também pelo R-105.
Na minha opinião, se equivoca quem acha que marcador é arma, e como tal não pode ser classificado, seu objetivo não condiz com os descrito na lei. Então Ok, a clássica “espingardinha de pressão” é pela definição uma arma, deve ser controlada pela R-105. Um arco e flexa deve ser controlado pela mesma lei pois , se encaixa na definição de arma, no entanto, arcos artezanais são vendidos em feiras, nas pracinhas das cidades turísticas e até em shopping centers sem o menor frisson da sociedade e da Tiazinha de Minas (Quem nunca viu um índio vendendo seus artefatos para turistas ?).
Arma é arma e está bem definida na lei. Marcador é equipamento esportivo, tal qual um arpão para caça submarina, uma espada para esgrima, dardos etc.
Bom....sei lá....é a minha opinião baseada na interpretação da lei.
Abraços
Avatar do usuário
gordo
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 445
Registrado em: 12 Jul 2010, 19:57
Federado: FPESP #107
Localização: São João da Boa Vista-SP

Re: Simples assim : Como portar seu marcador e equipamentos.

Mensagem por gordo »

Na realidade, pela lógica, concordo com vc, mas o EB entende como está na R-105. É f... mesmo.
Quanto aos demias questionamentos, vide CAPÍTULO II (DEFINIÇÕES), mais especificamente o Art. 3º da R-105.
Segue link do site do EB com a R-105: http://www.dfpc.eb.mil.br/index.php?opt ... &Itemid=56
Forte abraço
Avatar do usuário
Rubens
private
private
Mensagens: 10
Registrado em: 24 Jul 2011, 04:17

Re: Simples assim : Como portar seu marcador e equipamentos.

Mensagem por Rubens »

Valeu mais uma vez pela ajuda.
Acabei de entender uma coisa; Pela R-150, se eu for parado em uma blitz, indo para o churrasco da família, se a lei for aplicada, vou para a delegacia pois estarei portando o meu estojo de churrasco no porta malas, neste caso, estarei levando armas brancas comigo.

Caraca !!!! No Título II, capítulo 1º, no 13º artigo, a coisa fica "bem melhor":"O Exército poderá incluir ou excluir qualquer produto na classificação de controlado, criar ou mudar a categoria de controle, colocar, retirar ou trocar a classificação de uso restrito para permitido, ou vice-versa, ou ainda alterar o grau de restrição."

Se der na telha... nada é permitido ou pode liberar geral ....

Red dot é proibido, mira laser também, scope com mas de 6 de magnitude também não pode, marcador com silenciador nem pensar, qualquer dispositivo para melhorar o desempenho também não é permitido (RT, E-Grip, se não for original do marcador)....Bicho ! Vou parar de ler os artigos. Me sinto cada vez mais marginal, mas eu só quero praticar o meu esporte com tranquilidade, sem agredir a sociedade, sem causar medo a ninguém, dentro de locais apropriados. Meu !!??? Eu não estou pedindo muito.

Desculpe o desabafo.

Abraços e obrigado pela ajuda.

Realmente Charles De Galle tinha razão, infelizmente; O Brasil não é um País sério. Tadinho; foi tão criticado na época !!!
Avatar do usuário
gordo
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 445
Registrado em: 12 Jul 2010, 19:57
Federado: FPESP #107
Localização: São João da Boa Vista-SP

Re: Simples assim : Como portar seu marcador e equipamentos.

Mensagem por gordo »

Rubens escreveu:Valeu mais uma vez pela ajuda.
Acabei de entender uma coisa; Pela R-150, se eu for parado em uma blitz, indo para o churrasco da família, se a lei for aplicada, vou para a delegacia pois estarei portando o meu estojo de churrasco no porta malas, neste caso, estarei levando armas brancas comigo.

Caraca !!!! No Título II, capítulo 1º, no 13º artigo, a coisa fica "bem melhor":"O Exército poderá incluir ou excluir qualquer produto na classificação de controlado, criar ou mudar a categoria de controle, colocar, retirar ou trocar a classificação de uso restrito para permitido, ou vice-versa, ou ainda alterar o grau de restrição."

Se der na telha... nada é permitido ou pode liberar geral ....

Red dot é proibido, mira laser também, scope com mas de 6 de magnitude também não pode, marcador com silenciador nem pensar, qualquer dispositivo para melhorar o desempenho também não é permitido (RT, E-Grip, se não for original do marcador)....Bicho ! Vou parar de ler os artigos. Me sinto cada vez mais marginal, mas eu só quero praticar o meu esporte com tranquilidade, sem agredir a sociedade, sem causar medo a ninguém, dentro de locais apropriados. Meu !!??? Eu não estou pedindo muito.

Desculpe o desabafo.

Abraços e obrigado pela ajuda.

Realmente Charles De Galle tinha razão, infelizmente; O Brasil não é um País sério. Tadinho; foi tão criticado na época !!!

Rubens, por isso é importante se federar. A Fpesp, juntamente com outras federações, vem tratando do assunto junto ao EB há muito tempo e está trabalhando duro, mesmo com a falta de apoio da maioria dos jogadores e de dinheiro. Mas mesmo assim, em breve teremos boa notícias...
Avatar do usuário
Rubens
private
private
Mensagens: 10
Registrado em: 24 Jul 2011, 04:17

Re: Simples assim : Como portar seu marcador e equipamentos.

Mensagem por Rubens »

Será o próximo passo, me federar (bem... o próximo passo depois deste lixo de "Victor" virar algo decente).

Vou torcer para que suas palavras se concretizem; Em breve boas notícias. Se piorar eu paro agora enquanto o prejuizo é menor.

Abraços
Avatar do usuário
hajoduk
private
private
Mensagens: 28
Registrado em: 05 Jun 2011, 21:31

Re: Simples assim : Como portar seu marcador e equipamentos.

Mensagem por hajoduk »

Infelizmente vivemos no Brasil, onde muitas vezes quando vamos fazer o certo, somos acusados de fazer errado e quando é o contrario nada acontece.

Enquanto nossos governantes forem aqueles velhos recalcados, que só se preocupam com a vaca que vão mamar, coisas assim que importam para uma minoria não ira mudar. Só para citar um exemplo dos videogames que são considerados jogos de azar.
Avatar do usuário
Rubens
private
private
Mensagens: 10
Registrado em: 24 Jul 2011, 04:17

Re: Simples assim : Como portar seu marcador e equipamentos.

Mensagem por Rubens »

Tudo errado mesmo aqui no Brasil. Mas a culpa é de quem elege o Tiririca, Sarney, e me desculpem O Lula e a Dilma.

E por ser tudo errado, eu defendo que os atletas de paintball, tenham uma postura exemplar. Tem um monte de coisas que já foram faladas aqui; Portar o marcador desmontado e trancado em uma mala ou algo parecido, não ficar visível manuseando um marcador.... não sair correndo atrás de bandido de verdade com um marcador ( heheheheh essa foi boa), ser federado, ter nota fiscal do marcador, etc , etc.

O que me deixa inconformado, que mesmo com tudo isso , não temos a tranqüilidade de passar por uma blitz.
Teve um amigo aqui do Forum que falou uma coisa que ninguém comentou, mas eu achei fundamental: Na época da Copa do Mundo e Olimpíadas, que será aqui no nosso Brasilzinho, acho que não será prudente marcar jogos. O patrulhamento das polícias será intenso com blitz e averiguações e não apenas perto dos estádios.

Vamos tomar cuidado.

Abraços
Avatar do usuário
PietroTavolazzi
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 418
Registrado em: 23 Jul 2011, 22:10
Federado: FPESP - 443
Localização: São Paulo - SP

Re: Simples assim : Como portar seu marcador e equipamentos.

Mensagem por PietroTavolazzi »

Bom, no Brasil mesmo não devendo nada para ninguém sempre levo em consideração não dar motivos. Pois não depende de mim a situação, mais de como o cara que me parou está, se a noite de sono dele foi boa e não sei se tomou algo...outra ele está armado, eu não. A leis aqui ao mesmo tempo são fúteis e ao mesmo tempo interpretativas, nada é centralizado e decidido, então fica à cargo do que acham no momento.

Então entendo por partes e fica difícil para os caras isso à noite, de manhã é relevante, o que temos é paralelamente parecido e não igual, mais simula, como simula pode por um instante passar como verdadeiro, e como dependo da pessoa para revista não estou á fim de tomar carteirada e uma azeitona na testa.

Então tudo no porta malas, guardado e desmontado.
Avatar do usuário
gordo
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 445
Registrado em: 12 Jul 2010, 19:57
Federado: FPESP #107
Localização: São João da Boa Vista-SP

Re: Simples assim : Como portar seu marcador e equipamentos.

Mensagem por gordo »

Fala Rubens,

Concordo com vc, mas o principal problema se chama: PASSIVIDADE.

Com todo respeito a todos, mas praticamente todo mundo reclama, mas faz o quê? NADA, além de reclamar.

Entendo que todos têm compromissos, afazeres, etc., mas, p ex., hoje, praticamente, somente as federações é que lutam para facilitar nossa vida e contam com poucas pessoas que dedicam o pouco do tempo livre para isso e a esmagadora maioria dos jogadores nem se federam (R$ menos de 100,00 por ano e ainda ganham uma carteirinha que dá direito a descontos em monte de lugar), e pior, ainda perguntam: O que a federação me dá de vantagem?

Ou seja, a culpa não é do governo ou do EB, é NOSSA! Brasileiro adora reclamar e esperar que "alguém" faça "algo" para ele!

Sem união, fica tudo mais difícil.

Me desculpem, mas isso é apenas a constatação da realidade... Grande abraço a todos.
cassioz
private
private
Mensagens: 14
Registrado em: 13 Abr 2011, 15:29

Re: Simples assim : Como portar seu marcador e equipamentos.

Mensagem por cassioz »

O problema é que até explicar que fucinho de porco não é tomada, já demora bastante e quem esta recebendo a explicação aceitar demora muito mais, eu sempre carrego tudo desmontado e guardado.
Avatar do usuário
B_M_S
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1120
Registrado em: 18 Jul 2010, 16:21
Federado: FPERJ: #0424
Localização: São Gonçalo RJ

Re: Simples assim : Como portar seu marcador e equipamentos.

Mensagem por B_M_S »

gordo escreveu:Fala Rubens,

Concordo com vc, mas o principal problema se chama: PASSIVIDADE.

Com todo respeito a todos, mas praticamente todo mundo reclama, mas faz o quê? NADA, além de reclamar.

Entendo que todos têm compromissos, afazeres, etc., mas, p ex., hoje, praticamente, somente as federações é que lutam para facilitar nossa vida e contam com poucas pessoas que dedicam o pouco do tempo livre para isso e a esmagadora maioria dos jogadores nem se federam (R$ menos de 100,00 por ano e ainda ganham uma carteirinha que dá direito a descontos em monte de lugar), e pior, ainda perguntam: O que a federação me dá de vantagem?

Ou seja, a culpa não é do governo ou do EB, é NOSSA! Brasileiro adora reclamar e esperar que "alguém" faça "algo" para ele!

Sem união, fica tudo mais difícil.

Me desculpem, mas isso é apenas a constatação da realidade... Grande abraço a todos.
Sem palavras... :goodjob: :goodjob: :goodjob:
Dri Vallerine
private
private
Mensagens: 18
Registrado em: 31 Jul 2011, 15:38
Localização: Tatuí - SP

Re: Simples assim : Como portar seu marcador e equipamentos.

Mensagem por Dri Vallerine »

Muito bom este tópico!
Vale de alerta para todos.

Aqui na minha cidade, teve um ser "iluminado" que estava com o seu marcador montado nas costas, e teve a idéia de ir pro jogo em sua moto, com o marcador nas costas, lógico!!! e atravessou a cidade assim...
Ele morava num bairro mais pesado da cidade... e os "donos do pedaço" ouviram que o fulano tinha uma AK na casa, e isso fez com que a casa dele fosse invadida pelos meliantes, a procura da AK. Claro que não tinha nada, e ele tentou explicar que era um marcador para paintball, porém como eles não acreditaram e o ameaçaram, ele teve que pegar toda a família e ir embora daqui.

Agora penso, como a pessoa pode ser tão irresponsável de expor o marcador dessa maneira? o risco que ele e seus familiares correram.

Depois, alegam má sorte, perseguição, mas não avaliam os atos , apenas vão fazendo pq infelizmente as pessoas acham que nunca "dá nada".
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Simples assim : Como portar seu marcador e equipamentos.

Mensagem por Taguchi Japa »

gordo escreveu:Fala Rubens,

Concordo com vc, mas o principal problema se chama: PASSIVIDADE.

Com todo respeito a todos, mas praticamente todo mundo reclama, mas faz o quê? NADA, além de reclamar.

Entendo que todos têm compromissos, afazeres, etc., mas, p ex., hoje, praticamente, somente as federações é que lutam para facilitar nossa vida e contam com poucas pessoas que dedicam o pouco do tempo livre para isso e a esmagadora maioria dos jogadores nem se federam (R$ menos de 100,00 por ano e ainda ganham uma carteirinha que dá direito a descontos em monte de lugar), e pior, ainda perguntam: O que a federação me dá de vantagem?

Ou seja, a culpa não é do governo ou do EB, é NOSSA! Brasileiro adora reclamar e esperar que "alguém" faça "algo" para ele!

Sem união, fica tudo mais difícil.

Me desculpem, mas isso é apenas a constatação da realidade... Grande abraço a todos.
Fla GORDO

perfeito em tudo que diz...
hj em dia para aqueles que dizem naum ter tempo pra nada...
poderiao ao menos se federar para ajudar quem esta nos ajudando...
é o minimo a se fazer...

abraços
Taguchi
Dsgipks
private
private
Mensagens: 21
Registrado em: 28 Jul 2011, 17:51

Re: Simples assim : Como portar seu marcador e equipamentos.

Mensagem por Dsgipks »

gordo escreveu:Fala Rubens,

Concordo com vc, mas o principal problema se chama: PASSIVIDADE.

Com todo respeito a todos, mas praticamente todo mundo reclama, mas faz o quê? NADA, além de reclamar.

Entendo que todos têm compromissos, afazeres, etc., mas, p ex., hoje, praticamente, somente as federações é que lutam para facilitar nossa vida e contam com poucas pessoas que dedicam o pouco do tempo livre para isso e a esmagadora maioria dos jogadores nem se federam (R$ menos de 100,00 por ano e ainda ganham uma carteirinha que dá direito a descontos em monte de lugar), e pior, ainda perguntam: O que a federação me dá de vantagem?

Ou seja, a culpa não é do governo ou do EB, é NOSSA! Brasileiro adora reclamar e esperar que "alguém" faça "algo" para ele!

Sem união, fica tudo mais difícil.

Me desculpem, mas isso é apenas a constatação da realidade... Grande abraço a todos.

:goodjob: :goodjob: Concordo plenamente!

Quando passei a visitar esse tópico, pensei em sugerir uma coisa, mas achei que poderia soar como politicagem. Mas já que o gordo falou, vou sugerir.

Acho que deveríamos juntar alguns jogadores ou até as federeações(em seus respectivos estados), e solicitar uma "audiencia"(não sei o termo correto) com algum deputado!
Digo isso pois já fui em algumas, e sempre fui bem recebido na ALERJ.(as "audiencias" eram sobre empresas que não chamavam em concursos)
Na ocasião, sempre fomos recebidos pelo deputado Paulo Ramos, que sempre se mostrou muito interessado, inclusive entrando em contato com as empresas, convocando reuniões, etc.

Se conseguirmos o apoio de algum deles, pode ser que saia alguma coisa. Sei que todos são ocupados, têm seus compromissos e não estão sempre disponíveis pra isso, mas poderíamos fazer uma "carta" padrão e começar e enviar por email para os deputados, ver se algum responde e apoia e dar início a uma possível criação de uma lei ou alteração da já existente do exército.

Acho que não custa nada mandar um email e ver como eles vão receber o esporte. E apartir dair começar a luta para legalizar o esporte.
Pode parecer uma viagem, mas vai que funciona?
Responder

Voltar para “Transporte”