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Cilindro de CO2 - Recarregamento
- JGutierrez
- private
- Mensagens: 38
- Registrado em: 24 Abr 2007, 19:12
- Localização: Itupeva
Cilindro de CO2 - Recarregamento
Olá pessoal!
Sou novo no paintball e tenho algumas dúvidas sobre a recarga dos cilindros de CO2.
Tenho um cilindro de 9oz que estava carregado e o selo de segurança (3k) se rompeu após algumas horas de exposição ao calor (dentro do porta-mala do carro).
Alguém saberia como deve ser feita uma recarga adequada para que isso não aconteça novamente?
Atenciosamente
Sou novo no paintball e tenho algumas dúvidas sobre a recarga dos cilindros de CO2.
Tenho um cilindro de 9oz que estava carregado e o selo de segurança (3k) se rompeu após algumas horas de exposição ao calor (dentro do porta-mala do carro).
Alguém saberia como deve ser feita uma recarga adequada para que isso não aconteça novamente?
Atenciosamente
Brow, o problema nesse caso não foi a recarga, foi o tempo exposto ao calor.
O CO² é um líquido e os líquidos quando exposto ao calor tendem a expandir, eu diria até que vc teve sorte pelo lacre ter rompido, com um amigo nosso o cilindro explodiu !!!
É aconselhavel guardar o cilindro vazio, mas no caso de estar cheio, guardar em local arejado e longe do calor.
O CO² é um líquido e os líquidos quando exposto ao calor tendem a expandir, eu diria até que vc teve sorte pelo lacre ter rompido, com um amigo nosso o cilindro explodiu !!!
É aconselhavel guardar o cilindro vazio, mas no caso de estar cheio, guardar em local arejado e longe do calor.
- JGutierrez
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- Registrado em: 24 Abr 2007, 19:12
- Localização: Itupeva
Veja só que interessante.
Fiz uma pesquisa em um site de fabricante de cilindros e lá dizia que um cilindro de 20oz deve ser carregado em 68% da sua capacidade.
Considerando o gás a uma temperatura de aproximadamente 20ºC, este ficaria armazenado a uma pressão de 837psi.
Com a temperatura subindo a 31ºC, a pressão do gás dentro do cilindro também aumentaria, para aproximadamente 1100psi.
Agora, com o cilindro a uma temperatura de 50ºC, a pressão do gás iria a 2000psi! (os nossos cilindros de CO2 são construídos para suportarem apenas 1800psi)
E tudo isso, com apenas 68% da capacidade total do cilindro!
É... realmente dei sorte.
Fiz uma pesquisa em um site de fabricante de cilindros e lá dizia que um cilindro de 20oz deve ser carregado em 68% da sua capacidade.
Considerando o gás a uma temperatura de aproximadamente 20ºC, este ficaria armazenado a uma pressão de 837psi.
Com a temperatura subindo a 31ºC, a pressão do gás dentro do cilindro também aumentaria, para aproximadamente 1100psi.
Agora, com o cilindro a uma temperatura de 50ºC, a pressão do gás iria a 2000psi! (os nossos cilindros de CO2 são construídos para suportarem apenas 1800psi)
E tudo isso, com apenas 68% da capacidade total do cilindro!
É... realmente dei sorte.
- Thiago
- staff sergeant
- Mensagens: 410
- Registrado em: 21 Abr 2007, 15:03
- Localização: Jundiaí - SP
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JGutierrez escreveu:Veja só que interessante.
Fiz uma pesquisa em um site de fabricante de cilindros e lá dizia que um cilindro de 20oz deve ser carregado em 68% da sua capacidade.
Considerando o gás a uma temperatura de aproximadamente 20ºC, este ficaria armazenado a uma pressão de 837psi.
Com a temperatura subindo a 31ºC, a pressão do gás dentro do cilindro também aumentaria, para aproximadamente 1100psi.
Agora, com o cilindro a uma temperatura de 50ºC, a pressão do gás iria a 2000psi! (os nossos cilindros de CO2 são construídos para suportarem apenas 1800psi)
E tudo isso, com apenas 68% da capacidade total do cilindro!
É... realmente dei sorte.
Está ai uma boa chance para um Manual de Boas Praticas com seu cilindro!Flávio escreveu:É ...acho que os cuidados com cilindro sao poucos divulgados ne meio... acho que cabe uma maior atençao !
Pra mim pelo menos seria muuuuuuito util!
Abraços!
- JGutierrez
- private
- Mensagens: 38
- Registrado em: 24 Abr 2007, 19:12
- Localização: Itupeva
Boa idéia Thiago
Acho que um primeiro passo, seria a utilização de um manômetro durante o carregamento do cilindro. Este manômetro indicaria a pressão dentro do cilindro, evitando assim, uma sobrecarga.
Obedecendo o que o fabricante de cilindros diz, carregaríamos os cilindros com uma pressão de até 837psi (58bar).
Eu acho que seria mais ou menos isso.
Para quem se interessar... http://www.catalinacylinders.com
Atenciosamente
Acho que um primeiro passo, seria a utilização de um manômetro durante o carregamento do cilindro. Este manômetro indicaria a pressão dentro do cilindro, evitando assim, uma sobrecarga.
Obedecendo o que o fabricante de cilindros diz, carregaríamos os cilindros com uma pressão de até 837psi (58bar).
Eu acho que seria mais ou menos isso.
Para quem se interessar... http://www.catalinacylinders.com
Atenciosamente
- JGutierrez
- private
- Mensagens: 38
- Registrado em: 24 Abr 2007, 19:12
- Localização: Itupeva
- Thiago
- staff sergeant
- Mensagens: 410
- Registrado em: 21 Abr 2007, 15:03
- Localização: Jundiaí - SP
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Showw o link! valeuu!! :DJGutierrez escreveu:Boa idéia Thiago
Acho que um primeiro passo, seria a utilização de um manômetro durante o carregamento do cilindro. Este manômetro indicaria a pressão dentro do cilindro, evitando assim, uma sobrecarga.
Obedecendo o que o fabricante de cilindros diz, carregaríamos os cilindros com uma pressão de até 837psi (58bar).
Eu acho que seria mais ou menos isso.
Para quem se interessar... http://www.catalinacylinders.com
Atenciosamente
Grenader escreveu:Vou bolar algo do tipo para CO² e AC.
Na espera!! :D
- Marcelo Utsch
- major general
- Mensagens: 3918
- Registrado em: 15 Abr 2007, 22:29
- Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
- Contato:
Moçada!
Tem uma coisa perigosa que vale à pena ser lembrada:
NUNCA LUBRIFIQUE O FILL NIPPLE (BICO DE ENTRADA DO AR) DE QUALQUER SISTEMA DE AR COMPRIMIDO COM ÓLEO!
Alguns jogadores tem utilizado óleo para sanar vazamentos, acreditando que este era o modo correto de reparar um fill nipple engripado, danificado ou desgastado. Infelizmente, este tipo de prática pode causar uma situação extremamente perigosa. Quando exposto ao ar comprimido, liquidos inflamáveis como óleos, desingripantes e derivados de petróleo se tornam muito mais inflamáveis e em alguns casos podem desencadear a combustão espontâneamente. Por esta razão, reguladores de ar-comprimido, cilindros e peças relacionadas a ar-comprimido em nenhuma situação devem ser lubrificadas, a não ser no caso da fábrica responsável pelo acessório informe o cliente o contrário em sua instrução. O sistema de ar-comprimido Max-Flo pode ser lubrificado apenas com o lubrificante para paintball SL33K, e apenas nas condições pré-descritas no manual de usuário do sistema Max-Flo. Nós queremos muito encorajar e estimular a mídia do paintball e jogadores de paintball de todos os lugares a divulgar que óleo e sistema de ar-comprimido não se misturam.
Fonte: Mercenários Paintball
Tem uma coisa perigosa que vale à pena ser lembrada:
NUNCA LUBRIFIQUE O FILL NIPPLE (BICO DE ENTRADA DO AR) DE QUALQUER SISTEMA DE AR COMPRIMIDO COM ÓLEO!
Alguns jogadores tem utilizado óleo para sanar vazamentos, acreditando que este era o modo correto de reparar um fill nipple engripado, danificado ou desgastado. Infelizmente, este tipo de prática pode causar uma situação extremamente perigosa. Quando exposto ao ar comprimido, liquidos inflamáveis como óleos, desingripantes e derivados de petróleo se tornam muito mais inflamáveis e em alguns casos podem desencadear a combustão espontâneamente. Por esta razão, reguladores de ar-comprimido, cilindros e peças relacionadas a ar-comprimido em nenhuma situação devem ser lubrificadas, a não ser no caso da fábrica responsável pelo acessório informe o cliente o contrário em sua instrução. O sistema de ar-comprimido Max-Flo pode ser lubrificado apenas com o lubrificante para paintball SL33K, e apenas nas condições pré-descritas no manual de usuário do sistema Max-Flo. Nós queremos muito encorajar e estimular a mídia do paintball e jogadores de paintball de todos os lugares a divulgar que óleo e sistema de ar-comprimido não se misturam.
Fonte: Mercenários Paintball
- Ishida
- corporal
- Mensagens: 285
- Registrado em: 10 Nov 2008, 02:08
- Localização: Sao Paulo \ Brasil
- Contato:
Re: Cilindro de CO2 - Recarregamento
Quais são as diferenças básicas dos cilindros de CO² e os de HPA ? Posso recarregar cilindros de CO² com Ar comprimido ?
Re: Cilindro de CO2 - Recarregamento
Não pode, de entrada o regulador de pressão para HPA é muuuuuuuito diferente da valvula de um cilindro de CO2.Ishida escreveu:Quais são as diferenças básicas dos cilindros de CO² e os de HPA ? Posso recarregar cilindros de CO² com Ar comprimido ?
O HPA não congela e te dá estabilidade de disparo, porem, são caros principalmente os de fibra de carbono.
O CO2 tem como maior vantagem a facilidade de recarga e é o mais comum de se encontrar em campos, porem, ele tem o péssimo habito de detonar oring e que provoca manutenções mais contantes.
Existe uma tendencia de se trocar o CO2 dos campos comerciais por HPA, o principal motivo disso é o custo, embora um compressor de alta pressão seja caro pacas, o retorno que ele oferece no médio/longo prazo é muito atraente.
Re: Cilindro de CO2 - Recarregamento
Boa idéia esse lance do Manual !
Em alguns lugares ja vi guardar as bolinhas numa caixa termica ... guardar o cilindro la pode ser uma boa tambem ?
(com a temperatura da caixa termica menor que a do ambiente , logico)
Em alguns lugares ja vi guardar as bolinhas numa caixa termica ... guardar o cilindro la pode ser uma boa tambem ?
(com a temperatura da caixa termica menor que a do ambiente , logico)
- Ishida
- corporal
- Mensagens: 285
- Registrado em: 10 Nov 2008, 02:08
- Localização: Sao Paulo \ Brasil
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Re: Cilindro de CO2 - Recarregamento
Pesquisando, encontrei algumas respostas interessantes prá minha própria questão.
O CO² é armazenado em estado líquido e por isso a pressão interna é muuuito menor que o HPA, que assim como os cilindros de mergulho, armazenam gás (ar comprimido ou nitrogênio) em alta pressão (3000psi=200bar ou 4500psi=350bar). Essa diferença básica faz com que os cilindros de CO² sejam bem mais leves pois suas paredes tem que aguentar menos pressão interna e consequentemente podem ser mais finas que as de HPA.
Um problema dessa diferença é que o CO² se expande rapidamente quando aquecido e por isso o risco de explosão é grande caso ele seja deixado ao sol direto, já o HPA não corre esse risco pois o ar se expande muito menos que o CO² líquido quando aquecido, então a variação de pressão interna é muito menor.
Por essa diferença de pressão interna também não se deve NUNCA abastecer um sistema de CO² com Ar Comprimido, pois o mesmo não aguentará as pressões às quais ele será submetido, podendo vir a explodir na hora da recarga.
Antigamente usava-se Nitrogênio, pois era um gas que já se sabia não dar o problema de congelamento do CO², mas depois perceberam que isso tb não acontecia com o Ar Comprimido, uma vez que o Ar que respiramos é composto por 79% de Nitrogênio, e que usar Ar comprimido era muito mais barato que o Nitrogênio puro, por isso nos EUA o uso de Nitrogênio foi deixado de lado em prol do HPA, que é o Ar comprimido.
A tendência do mercado é migrar para o uso de Ar Comprimido, uma vez que os equipamentos estão barateando, e as estações de recarga estão se multiplicando e ficando mais fácil de recarregar com ar do que com CO².
O CO² é armazenado em estado líquido e por isso a pressão interna é muuuito menor que o HPA, que assim como os cilindros de mergulho, armazenam gás (ar comprimido ou nitrogênio) em alta pressão (3000psi=200bar ou 4500psi=350bar). Essa diferença básica faz com que os cilindros de CO² sejam bem mais leves pois suas paredes tem que aguentar menos pressão interna e consequentemente podem ser mais finas que as de HPA.
Um problema dessa diferença é que o CO² se expande rapidamente quando aquecido e por isso o risco de explosão é grande caso ele seja deixado ao sol direto, já o HPA não corre esse risco pois o ar se expande muito menos que o CO² líquido quando aquecido, então a variação de pressão interna é muito menor.
Por essa diferença de pressão interna também não se deve NUNCA abastecer um sistema de CO² com Ar Comprimido, pois o mesmo não aguentará as pressões às quais ele será submetido, podendo vir a explodir na hora da recarga.
Antigamente usava-se Nitrogênio, pois era um gas que já se sabia não dar o problema de congelamento do CO², mas depois perceberam que isso tb não acontecia com o Ar Comprimido, uma vez que o Ar que respiramos é composto por 79% de Nitrogênio, e que usar Ar comprimido era muito mais barato que o Nitrogênio puro, por isso nos EUA o uso de Nitrogênio foi deixado de lado em prol do HPA, que é o Ar comprimido.
A tendência do mercado é migrar para o uso de Ar Comprimido, uma vez que os equipamentos estão barateando, e as estações de recarga estão se multiplicando e ficando mais fácil de recarregar com ar do que com CO².
Re: Cilindro de CO2 - Recarregamento
Não importa o uso de manômetros para recarga, a fim de evitar este tipo de problema. Uma coisa muito comum que ocorre é a prática de recarregar o cilindro após a partida, quando ainda sobra um pouco de co2 dentro. Para a recarga o mesmo é desprezado, gelando o cilindro, e então recarregado. Isto sempre causa uma sobrecarga no cilindro, e é questão de tempo para romper o lacre de cobre de seguraça do mesmo. A capacidade de um cilindro de CO2 não é dada pela sua pressão, como um cilindro de HPA, e sim pelo seu PESO (onças = medida de peso!), então a boa prática é:: pese seu cilindro VAZIO, anote o valor (DECORE o valor). Após CADA carga, PESE o seu cilindro e CONVERTA o peso para onças (OZ). Por exemplo, após a partida, a recarga do meu cilindro de 20oz gelado sempre sobrecarrega, deixando ele em média com 24-25 onças! Daí é só conectar ele ao remote e esvaziar até o limite seguro!
01 onça = 28.3495231 gramas
Esta é a capacidade máxima (peso) de co2 que seu cilindro vai suportar, a temperatura AMBIENTE.
Outra boa dica é, mesmo com o cilindro dentro de sua capacidade limite, é guardar o cilindro na bandeja de baixo da geladeira, lá você garante que ele não sofrerá aquecimento acidental...
01 onça = 28.3495231 gramas
Esta é a capacidade máxima (peso) de co2 que seu cilindro vai suportar, a temperatura AMBIENTE.
Outra boa dica é, mesmo com o cilindro dentro de sua capacidade limite, é guardar o cilindro na bandeja de baixo da geladeira, lá você garante que ele não sofrerá aquecimento acidental...