Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Polícia Militar e Paintball

Comunicação, Estratégias e Perícias.
pumba
Recruit
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Nov 2009, 13:00

Polícia Militar e Paintball

Mensagem por pumba »

Olá pessoal. Meu nome é Alexandre de Ataíde. Sou novo no esporte. Pratico há aproximadamente 5 meses, mas não possuo marcador nem nada, jogo apenas com os marcadores do campo que frequento. Sou cadete da PM do Amazonas e pretendo apresentar, como primeira opção de Tema para meu Trabalho de Conclusão de Curso, algo relacionado à formação e capacitação do policial militar utilizando as ferramentas de simulacros como o Paintball e o Airsoft. Pergunto aos membros deste fórum se podem me ajudar de alguma forma, com matérias a respeito, com manuais e etc., pois o que é mais complicado nesta área é a deficiência de fontes bibliográficas. Se alguém puder ajudar... Abç!
Avatar do usuário
Engenheiro
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant
Mensagens: 897
Registrado em: 26 Out 2007, 18:14

Re: Polícia Militar e Paintball

Mensagem por Engenheiro »

Alexandre, Bemvindo ao esporte e ao fórum acredito que usando a ferramenta de busca vai achar muita coisa por aqui, mas acredito que pela quantidade de informação você esteja procurando algo mais específico para o seu trabalho. Acredito que se puder formular uma ´pergunta mais especifica acredito que o pessoal (incluindo eu) possa te ajudar.

Precisando tamos aí :legal:
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Polícia Militar e Paintball

Mensagem por Legionnaire_RJ »

pumba escreveu:Olá pessoal. Meu nome é Alexandre de Ataíde. Sou novo no esporte. Pratico há aproximadamente 5 meses, mas não possuo marcador nem nada, jogo apenas com os marcadores do campo que frequento. Sou cadete da PM do Amazonas e pretendo apresentar, como primeira opção de Tema para meu Trabalho de Conclusão de Curso, algo relacionado à formação e capacitação do policial militar utilizando as ferramentas de simulacros como o Paintball e o Airsoft. Pergunto aos membros deste fórum se podem me ajudar de alguma forma, com matérias a respeito, com manuais e etc., pois o que é mais complicado nesta área é a deficiência de fontes bibliográficas. Se alguém puder ajudar... Abç!

Bom dia Ataíde, o paintball e o airsoft são amplamente utilizados para treinamento e capacitação de militares e agentes de segurança por todo o mundo.

dê uma checada em treinamento force-on-force tem muito material legal pela internet. Quanto ao paintball, qualquer duvida é só falar.

Seja bem vindo ao fórum
pumba
Recruit
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Nov 2009, 13:00

Re: Polícia Militar e Paintball

Mensagem por pumba »

Valeu pelas dicas. Já encontrei bastante coisa sobre treinamento force-on-force. Vou verificar todos os aemamentos que a PMAM utiliza pra perguntar aqui se existe um marcador réplica pra eles. Acho que é querer demais uma réplica da Pistola Taurus PT 100 ou da IMBEL MD2, não é... Mas soube que existe a réplica do Fuzil Parafal 7.62mm do Exército, então acho q tudo é possível! =] Abç.
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Polícia Militar e Paintball

Mensagem por Legionnaire_RJ »

pumba escreveu:Valeu pelas dicas. Já encontrei bastante coisa sobre treinamento force-on-force. Vou verificar todos os aemamentos que a PMAM utiliza pra perguntar aqui se existe um marcador réplica pra eles. Acho que é querer demais uma réplica da Pistola Taurus PT 100 ou da IMBEL MD2, não é... Mas soube que existe a réplica do Fuzil Parafal 7.62mm do Exército, então acho q tudo é possível! =] Abç.
Nos modelos nacionais, acredito que vc terá dificuldade de achar réplicas para o treinamento, pois a lei do desarmamento praticamente extinguiu esse segmento no Brasil.

No caso do FN-FAL, existe um modelo de AEG (airsoft) da Classic Arms, mas o preço é bem alto. A policia de Goias utiliza os marcadores RAM (Real Action Markers) para o treinamento FoF, principalmente modelos como o M16A2, M16A2 commando e MP5A4, que são amplamente utilizados dentro do território nacional, talvez fosse legal a sua corporação entrar em contato com eles p/ saber como é realizado esse treinamento.

Forte abraço

:yessir:
zerocollfd
private
private
Mensagens: 19
Registrado em: 09 Jun 2009, 10:05
Federado: FEP-DF#034
Localização: Brasília-DF
Contato:

Re: Polícia Militar e Paintball

Mensagem por zerocollfd »

Meu jovem aqui em Brasília tenho noticias da Policia Civil estar usando paintball para treinamento tatico, deslocamento, abordagens estas coisas, e pelo que sei eles estão usando simulacros modelo m16 no caso aqui são as Alpha Black mas pistolas fora tem muitos modelos para paintball e tem tambem modelos para airsoft que vai ser mais facil de encontrar simulacros para pistola. :m16:
Avatar do usuário
lcxrp
sergeant
sergeant
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Out 2008, 07:45

Re: Polícia Militar e Paintball

Mensagem por lcxrp »

Amigo... já vius as pistolas 'P99', RAMX50? são replicas legais de pistolas cara!
Dê uma olhadinha no google na parte de imagens ou no site http://www.rap4.com
ok?
:yessir:
Avatar do usuário
Darcio
private
private
Mensagens: 64
Registrado em: 21 Jan 2009, 14:35
Federado: 578
Localização: Criciúma, SC

Re: Polícia Militar e Paintball

Mensagem por Darcio »

Ola Ataide, bem vindo ao esporte, sou capitão do EB e o paintball tambem é bastante utilizado por nós, principalmente em operações de GLO, que basicamente são as açOes que a policia faz.
Entra em contato com o pessoal do CIOpGLO (Centro de Instrução de Operações de Garantia de Lei e da Ordem), de Campinas-SP, fiz um estágio com eles e eles são super bem informados no assunto.
Qualquer coisa manda uma MP que te dou os contatos com eles.
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Polícia Militar e Paintball

Mensagem por FabaoBH350 »

Salve Pumba, seja bem vindo ao esporte e ao fórum.....
E parabéns + obrigado por escolher esse tema para sua monografia, certamente ajuda muito o esporte, se puder depois, lembre-se de postar ela por aqui pra gente consultar e estudar... :legal: :legal:

Minha sugestão pe uma visita sua aos sites:
http://www.MILSIG.ca, as marcadores vendidas por eles simulam o real, pesam 3,5 kg, usam magazines e todos agora com 19 bolinhas.
http://www.opsgear.com, e dê uma olhada na seção de DVD e vídeo, tbém tem muita coisa interessante...

Como o pessoal falou ai pra cima, post ai o que precisar, que certamente, todos terão o maior prazer em te ajudar...

Abração irmão...
Cad Moura
Recruit
Mensagens: 2
Registrado em: 19 Mai 2012, 20:14
Localização: Maceió AL

Re: Polícia Militar e Paintball

Mensagem por Cad Moura »

Reativando o tópico!

Sou Cadete do segundo ano da PM do Estado de Alagoas e 3 ano depois tive a mesma ideia do amigo do Amazonas... Pretendo fazer meu TCC sobre a utilização do paintball no treinamento policial militar com o intuito de num futuro próximo, quem sabe, abrir um centro de treinamento "personalizado" para o trabalho feito pela PM de Alagoas.

Além das indicações dadas pelos colegas em 2009, o que teria de novo na área? alguém sugere alguma outra fonte de pesquisa?

Eu nunca pratiquei paintball por falta de oportunidade mas tenho certeza que seria uma ferramenta valiosíssima para o treinamento policial.

Desde já agradecido!
Lucas Moura.
Avatar do usuário
variedades
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 408
Registrado em: 07 Set 2010, 22:50

Re: Polícia Militar e Paintball

Mensagem por variedades »

Moura,

Devido ao fato da portaria COLOG 02 da regulamentação do Airsoft, e a presença de lojas nacionais bem estabelecidas é bem mais simples fazer licitação/carta contive para Airosft, até pelo custo de manutenção com relação as bolinhas e não exigência de estação de recarga. Pessoalmente acho o Paintball mais divertido para uso esportivo, mais difundido, com mais colegas, mas para treinamento sou obrigado a confessar que o airsoft vai ser mais completo, com modelos que impedem o disparo sem BBs na câmara, tamanho de mags reais proporcionando adestramento para as trocas, velocidade do disparo maior, o que evita o "efeito matrix" do oponente desviar do disparo etc.

Não estou falando mal do amado Paintball, por favor, jogo ambas as modalidades e adoro as duas, mas para treinamento mesmo eu recomendaria airsoft, até porque em simulações "em campo aberto", como, por exemplo, um carro de um lado e pessoas em uma agência bancária de outro no Paintball vai ter que compensar bastante, o que prejudica o treino, no airsoft 50 metros com armas setadas mas 450fps é headshot a 50 metros.

Novamente, não quero começar aqui uma discussão sobre modalidades justamente no fórum do Paintball, que é o melhor esporte DO MUNDO para mim, mas para treinamento tenho que deixar meu amor de lado e pensar na efetividade. :drink:
Avatar do usuário
Roger
Administrador
Administrador
Mensagens: 7770
Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
Federado: FPESP #2
Localização: SP
Contato:

Re: Polícia Militar e Paintball

Mensagem por Roger »

variedades escreveu:Moura,

Devido ao fato da portaria COLOG 02 da regulamentação do Airsoft, e a presença de lojas nacionais bem estabelecidas é bem mais simples fazer licitação/carta contive para Airosft, até pelo custo de manutenção com relação as bolinhas e não exigência de estação de recarga. Pessoalmente acho o Paintball mais divertido para uso esportivo, mais difundido, com mais colegas, mas para treinamento sou obrigado a confessar que o airsoft vai ser mais completo, com modelos que impedem o disparo sem BBs na câmara, tamanho de mags reais proporcionando adestramento para as trocas, velocidade do disparo maior, o que evita o "efeito matrix" do oponente desviar do disparo etc.

Não estou falando mal do amado Paintball, por favor, jogo ambas as modalidades e adoro as duas, mas para treinamento mesmo eu recomendaria airsoft, até porque em simulações "em campo aberto", como, por exemplo, um carro de um lado e pessoas em uma agência bancária de outro no Paintball vai ter que compensar bastante, o que prejudica o treino, no airsoft 50 metros com armas setadas mas 450fps é headshot a 50 metros.

Novamente, não quero começar aqui uma discussão sobre modalidades justamente no fórum do Paintball, que é o melhor esporte DO MUNDO para mim, mas para treinamento tenho que deixar meu amor de lado e pensar na efetividade. :drink:
Acho que nem tem motivo para se discutir porque as comparações param no momento que se começa a fazer contas.

Sem dizer que para treinamento o airsoft é muito mais realista e te aproxima mais do que é desejado nas ruas.
Cad Moura
Recruit
Mensagens: 2
Registrado em: 19 Mai 2012, 20:14
Localização: Maceió AL

Re: Polícia Militar e Paintball

Mensagem por Cad Moura »

Brigadão ai pessoal!

Me interessei bastante pelo Airsoft! Nunca tinha ouvido falar sobre o assunto mas pelo que foi falado achei muito interessante!
Fazendo uma pequena pesquisa na internet achei algum material sobre o assunto mas nada bem concreto, sobre dados das armas... velocidade do disparo.
Existem armas que sejam réplicas de pistolas da Taurus por exemplo??
Qual o funcionamento das armas? munição, como funciona??
Alguém tem material mais específico sobre o assunto? manuais das armas... Qualquer coisa do tipo?
Avatar do usuário
variedades
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 408
Registrado em: 07 Set 2010, 22:50

Re: Polícia Militar e Paintball

Mensagem por variedades »

Moura,

Quanto ao Airsoft: a velocidade varia de 200fps até mais de 600fps. A munição é de 6mm (que na verdade tem 5.95mm, pelo que por isso as armas são de uso permitido quando elétricas e não exigem CR). A munição tem tipicamente de 0.20g (a mais comum), mas existem pesos de 0.23, 0.25, 0.28, 0.30, 0.36, 0.40g. No Brasil se utiliza tipicamente limites de 400fps para armas de assalto, 450fps para DMR e 550fps para Sniper. A medição de FPS é feita sempre com a BB (nome dado a bolinha) de peso 0.20g.

Não necessita se assustar com 400fps, porque a bola pesando 1/5 de grama a energia é bem menor que a do Paintball, pelo que vai doer menos. Quanto a Taurus, ela tem modelos que são cópias da Beretta (M92F). É a arma de treinamento mais vendida atualmente em minha loja.

Quanto ao funcionamento, os fuzis 99% funcionam de forma elétrica, com bateria. Uma bateria dá, tipicamente, 2 mil disparos, e custa cerca de R$ 60 cada, sendo recarregável. Então o custo de "recarga" dela é mínimo. A bateria aciona um motor que faz as engrenagens girarem e moverem o pistão contra uma mola, dai ocorre o disparo.

A cadência de tiro varia, muitos usam cerca de 12bbs por segundo, a cadência real de uma M4. Já outros preferem uma cadência maior. A minha M4 atira a cerca de 25bbs por segundo. Qual seja, um MAG de 70bbs acaba em duas rajadas curtas de 1.5seg(!) Mas uso assim para ter uma resposta imediata de disparo no SEMI, e não porque atira mais no auto, que não uso muito, porque de fato seto a minha M4 para bursts de 3 tiros, o que é bastante eficiente.

Os mags tem de 30 até 300bbs, tipicamente se usa o MIDCAP, de 70bbs, 100bbs, para dar maior realismo nas trocas. O Mag custa no Brasil cerca de R$ 50. Alguns jogadores preferem usar só o semi para maior realismo. As armas de suporte (M249, por exemplo), usam caixas de munição. Como as armas reais usam munição em fita, os jogadores de Airsoft destas armas podem levar toda munição que couber na caixa. Tipicamente um jogador de suporte leva 4000bbs em seu drum, e pode gastar mais de 10mil bbs em um jogo. Mas como o saco de BB custa cerca de R$ 50 para muitos isso não é um problema.

Snipers para poderem usar o limite de 550fps devem ser ferrolhadas, tiro somente semi-automático (a regra quem faz é cada time, mas o que falo aqui é o comumente aceito no Brasil), e não podem usar red dot para visada rápida, somente mira metálica ou luneta. Com 550fps e munição .40 não tem como errar alvo a 50 metros. Já abati alvos a cerca de 65 para 70 metros com sniper, mas isso pressupõe dar uns 7 tiros para sentir o vento e quanto deve compensar para acertar o alvo. Em 70 metros a compensação para munição .40 é de quase 80MOA (80 cliques na luneta). Então na prática a compensação eu faço por "metros", se o cara está a cerca de 50 metros a minha acerta cerca de 30cm abaixo da mira, para 65 metros é praticamente mais de 1,5 metro acima o disparo, fora o vento.

Não sei se pode postar link para outros fóruns e lojas daqui de dentro, mas se quiser manda MP que dou mais informações. É um jogo bem legal, eu pratico ele tanto quanto o Paintball, é diferente mas é legal.

Em CQB acho meio foda o Airsoft, não se vê as bolinhas, elas ricocheteam e tal, mas para campo aberto, mata, dai é bem legal mesmo, porque a munição mais pesada fura a vegetação, então o suporte pode "roçar o mato" se ouvir barulho, o que torna o negócio bem tenso. Só tem aquele fato de que o Paintball existe a décadas a mais, a cada 50 jogadores de paintball deve ter 3 de Airsoft, então é mais dificil de jogar, mas eu mantenho as duas atividades e até agora tenho só alegrias.

Inclusive vou aqui comentar algo pertinente: não entrem os colegas em discussões de "o melhor" esporte, tudo tem o seu lado bom e seu lado ruim. Somos todos jogadores e só muda o instrumento. O fato de eu jogar Aisoft e Pantball não quer dizer que acho um ou outro falho. Tenho amigos, de fato posso chamar de irmãos que conheci em ambas as modalidades, elas podem andar juntas para sempre, contanto que tenhamos tolerância para aceitar a preferência de cada um.

Eu particularmente recomendo a todos os colegas conhecerem as duas modalidades, quem gosta de uma vai gostar da outra. Dai podemos aliar o amor pela tinta e sua base de jogadores inegavelmente grande e consolidada para os mais diversos tipos de jogos e diversão, e também podemos usar as características do airsoft para um tipo de jogo diferente, com distâncias mais longas, mais jogo de "infantaria". :drink:

Qualquer coisa manda MP. :fair:
cadu-sp
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 140
Registrado em: 29 Nov 2007, 19:08
Federado: FPESP # 1420
Localização: São Paulo

Re: Polícia Militar e Paintball

Mensagem por cadu-sp »

Realmente ja responderam todas as suas questões, aq no forum vc acha o que quiser porem sendo mais especifico na formulação das perguntas.
Responder

Voltar para “Técnicas e Táticas.”