Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

A ARTE DA GUERRA - Conhecimento é poder

O Local do Bate-papo off-topic!
HEMANsBAD
private
private
Mensagens: 56
Registrado em: 13 Fev 2009, 13:18
Localização: Viçosa - MG

A ARTE DA GUERRA - Conhecimento é poder

Mensagem por HEMANsBAD »

A arte da guerra foi escrita por SunTzu, um general chinês que viveu no século IV AC e que no comando do exército real de Wu acumulou inúmeras vitórias, derrotando exércitos inimigos e capturando seus comandantes.
Foi um profundo conhecedor das manobras militares e escreveu A ARTE DA GUERRA, ensinando estratégias de combate e táticas de guerra.

História
Desde que foi encontrada, essa obra foi traduzida centenas de vezes e recebeu várias interpretações.
A "Arte da Guerra" foi traduzida, inicialmente, pelos japoneses em 760 DC.
A primeira tradução para uma língua ocidental foi realizada em 1772, pelo padre jesuíta J.J.M.Arniot, publicada em Paris. Em 1782, foi realizada uma nova impressão dessa obra, ordenada por Napoleão Bonaparte.
No século XIX, surgiram as traduções em outros idiomas. Hoje, das poucas traduções disponíveis feitas a partir dos originais em chinês para o idioma inglês, a versão de 1963 de Samuel B. Griffith é a mais aceita e consultada.
Em 1972, escavações na China revelaram uma "nova" versão da "arte da Guerra", considerada mais completa e antiga que a versão tradicional, ampliando e corrigindo algumas passagens traduzidas.

Atualmente...
Seus princípios podem ser aplicados, não só nas táticas militares, como também, em quase todos os ramos da atividade humana.
Seus ensinamentos alcançam todos os indivíduos no confronto com seus oponentes, exércitos contra exércitos e empresas contra suas concorrentes.


Princípios da Guerra
OBJETIVO - o objetivo de uma operação militar deverá estar claramente definido e estar ligado aos efeitos que se espera obter ao final do conflito. Além disto, este objetivo deve ser atingível e ser decisivo para a situação desejada. Uma vez fixado, todas as ações deverão estar orientadas na sua conquista, e apesar das circunstâncias da guerra não se deve perde-lo de vista. Em campanha, poderão existir objetivos intermediários ou parciais. Todavia, a conquista destes objetivos deverá contribuir na conquista do objetivo principal.

OFENSIVA - A ofensiva é necessária para se obter resultados decisivos, bem como para manter a liberdade de ação. Uma ação ofensiva assegura a iniciativa das ações, estabelece o ritmo das operações, determina o curso do combate e explora a fraqueza do inimigo. A iniciativa das ações permite a escolha da hora e do local da batalha, facilitando a surpresa. Algumas vezes, uma ação defensiva será necessária, mas só deverá ser adotada como recurso temporário para uma posterior ação ofensiva.

SURPRESA - A surpresa consiste em golpear o inimigo em local, hora ou uma forma para a qual ele não esteja esperando. Ou, tendo descoberto o seu plano, não tenha tempo útil para reagir. A surpresa altera o equilíbrio das forças em combate. A surpresa poderá ser obtida por meio da originalidade, da audácia nas ações, da velocidade da execução, do sigilo, do despistamento e da dissimulação de intenções. Na guerra moderna, a surpresa pode ser obtida nos níveis estratégico, tático e tecnológico.

MASSA OU CONCENTRAÇÃO DE FORÇAS - A massa compreende a aplicação de forças superiores ao inimigo, em um local decisivo e em momento mais favorável à realização das ações que se tenham em vista. A aplicação deste princípio permite que forças numericamente inferiores obtenham superioridade decisiva no momento e local desejado.

ECONOMIA DE FORÇAS - A economia de forças caracteriza-se pela distribuição e emprego judiciosos dos meios disponíveis, para a obtenção do esforço máximo nos locais e ocasiões decisivos. A economia de forças em uma parte da frente de combate permite que se obtenha massa em outra parte da frente. Na aplicação deste princípio de guerra, deve-se evitar o emprego de meios insuficientes, o que implicaria na não obtenção do resultado desejado, ou ainda, o excesso de meios, o que caracterizaria um desperdício de forças, além do necessário para obter-se o efeito desejado.

MANOBRA - A manobra caracteriza-se pela distribuição dos meios de combate na campo de batalha, de modo a obter uma posição vantajosa em relação ao inimigo. A manobra contribui para a preservação da liberdade de ação e reduz as próprias vulnerabilidades. A finalidade da manobra é obter o efeito desejado com um mínimo de perdas em pessoal e material. O emprego correto da manobra mantém a pressão sobre o inimigo e assegura a iniciativa.

SEGURANÇA - O princípio de guerra da segurança tem a finalidade de evitar que o inimigo se utilize da surpresa contra as nossas forças, bem como, reduzir-lhes a liberdade de ação nos ataques a pontos sensíveis de nosso território ou forças. Esse princípio releva dois aspectos importantes :
- a obtenção de informações oportunas e precisas sobre o inimigo para o planejamento das nossas operações e para evitar-se a surpresa;
- a tratamento sigiloso de nossos planos da localização das nossas forças para dificultar a intervenção inimiga em nossas operações.

SIMPLICIDADE - O princípio de guerra da simplicidade está ligado à preparação das ordens e planos. O melhor plano é aquele que, em todos os níveis de decisão, quer do planejamento quer da execução, evidencia concepções claras e facilmente entendidas. A simplicidade reduz a possibilidade de equívocos na sua compreensão e facilita as correções necessárias durante o combate.

UNIDADE DE COMANDO - O princípio da unidade de comando é caracterizado pela atribuição da autoridade a uma só pessoa, ou seja, a pessoa do comandante. Este princípio compreende uma linha de comando bem definida e com nítida divisão de responsabilidades, um sistema de comando e controle que permita o exercício pleno do comando e o exercício do comando baseado em liderança competente, capaz de infundir total confiança e entusiasmo aos subordinados.


Para quem deseja ler o livro A ARTE DA GUERRA pode obter gratuitamente neste site:
http://www.ziggi.com.br/downloads/e-boo ... -da-guerra
http://www.culturabrasil.org/zip/artedaguerra.pdf


Para alguns pensamentos e frases:
http://www.suntzu.hpg.ig.com.br/cap0ps.htm



Espero que apreciem a leitura. Eu recomendo...

:yessir: Saudações... Força e Honra :yessir:


Referencias: http://www.suntzu.hpg.ig.com.br/
Editado pela última vez por HEMANsBAD em 10 Out 2009, 10:18, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: A ARTE DA GUERRA - Conhecimento é poder

Mensagem por FabaoBH350 »

WOW.... Arrebentou He-Man.... :goodjob: :goodjob: :goodjob:

O History Channel apresentou ontem a noite um documentário sobre esse escrito, e será reprisado na segunda-feira as 21:00... Eu assisti e verei novamente segunda, é uma pena não poder gravar. Se alguém tiver uma maneira de gravar, seria interessantíssimo e eu gostaria muito de ter uma cópia... A razão dos EUA terem perdido a Guerra do Vietnan, foi o uso dos princípios da Arte da Guerra pelos Norte Vietnamitas, isso só pra começar.... :twisted: :twisted: :twisted:

Parabéns He-Man.... :goodjob: :goodjob:
Avatar do usuário
Roger
Administrador
Administrador
Mensagens: 7770
Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
Federado: FPESP #2
Localização: SP
Contato:

Re: A ARTE DA GUERRA - Conhecimento é poder

Mensagem por Roger »

Ontem eu assisti. Recomendo para quem gosta do tema.
HEMANsBAD
private
private
Mensagens: 56
Registrado em: 13 Fev 2009, 13:18
Localização: Viçosa - MG

Re: A ARTE DA GUERRA - Conhecimento é poder

Mensagem por HEMANsBAD »

FabaoBH350 escreveu:WOW.... Arrebentou He-Man.... :goodjob: :goodjob: :goodjob:

O History Channel apresentou ontem a noite um documentário sobre esse escrito, e será reprisado na segunda-feira as 21:00... Eu assisti e verei novamente segunda, é uma pena não poder gravar. Se alguém tiver uma maneira de gravar, seria interessantíssimo e eu gostaria muito de ter uma cópia... A razão dos EUA terem perdido a Guerra do Vietnan, foi o uso dos princípios da Arte da Guerra pelos Norte Vietnamitas, isso só pra começar.... :twisted: :twisted: :twisted:

Parabéns He-Man.... :goodjob: :goodjob:
É FAbao, rsrsrs, eu vi o programa ontém também. kkk Por isso que vc nao tava no MSN né???? kkk
Então, depois que vi o programa achei interessante procurar e colocar aqui para o pessoal. O livro traz assuntos interessantes para nós que gostamos de RA e para as batalhas do dia-a-dia.

Abraço manim. uahuahuauhua vamoQvamo :horse: nem q seja de cavalo de pau.
Avatar do usuário
fbrunello
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant
Mensagens: 812
Registrado em: 13 Mai 2009, 16:40
Localização: Jundiai-SP

Re: A ARTE DA GUERRA - Conhecimento é poder

Mensagem por fbrunello »

Cara, eu já li esse livro 2 vezes, uma na minha 1ª Faculdade (Filosofia) e outra vez esses meses atrás... muito bom, e pensar que ele foi escrito há tanto tempo atrás... mas as ideias são sempre atuais... sem planejamento e estratégia nada funciona...

outro livro que recomendo é : 50 Batalhas que mudaram o Mundo autor William Weir editora Editora M.Books....

esse livro conta as 50 batalhas (não maiores, mas mais importantes na história do mundo), e o interessante que dá pra ver bem claro os motivos de vitoria e perda...

recomendo.
:sniper2:
Avatar do usuário
lcxrp
sergeant
sergeant
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Out 2008, 07:45

Re: A ARTE DA GUERRA - Conhecimento é poder

Mensagem por lcxrp »

PEssoal antenado no mundo dos livros também. Parabéns ae!
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: A ARTE DA GUERRA - Conhecimento é poder

Mensagem por Legionnaire_RJ »

Eu li esse livro na minha adolescencia. é ótimo, não só p/ ter idéias de comando e teoria de batalhas, mas tbm para saber lidar com o dia a dia profissional nas grandes empresas
Avatar do usuário
fbrunello
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant
Mensagens: 812
Registrado em: 13 Mai 2009, 16:40
Localização: Jundiai-SP

Re: A ARTE DA GUERRA - Conhecimento é poder

Mensagem por fbrunello »

Legionnaire_RJ escreveu:Eu li esse livro na minha adolescencia. é ótimo, não só p/ ter idéias de comando e teoria de batalhas, mas tbm para saber lidar com o dia a dia profissional nas grandes empresas
sim, ele é obrigatório em muitas faculdades de administração e marketing
Avatar do usuário
Engenheiro
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant
Mensagens: 897
Registrado em: 26 Out 2007, 18:14

Re: A ARTE DA GUERRA - Conhecimento é poder

Mensagem por Engenheiro »

:shock:
Avatar do usuário
Snowmeow
corporal
corporal
Mensagens: 253
Registrado em: 05 Set 2008, 15:37
Localização: Penápolis - SP...

Re: A ARTE DA GUERRA - Conhecimento é poder

Mensagem por Snowmeow »

Eu tenho o livro. :grin:
Com prefácio de James Cladwell e tudo.
E sim, é um livro bem útil. Pra quem souber interpretá-lo.
Responder

Voltar para “Miscelânea.”