Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.
Após mais de cem horas, termina seqüestro de adolescentes...
Após mais de cem horas, termina seqüestro de adolescentes...
SÃO PAULO - Após mais de 100 horas, terminou de forma trágica o seqüestro das adolescentes Eloa Cristina e Naiara Rodrigues, ambas de 15 anos, em Santo André. Eloa levou dois tiros, um na cabeça e outro na virilha, e está em coma. Naiara foi baleada na boca. A polícia informou que invadiu o apartamento onde as duas amigas eram mantidas reféns por Lindemberg Alves, de 22 anos, após ouvir tiros. O seqüestrador foi preso e levado algemado numa viatura da Polícia Militar ao 6º distrito policial e depois levado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames. Ele não tinha ferimentos aparentes.
A assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes chegou a divulgar no início da noite que Eloa havia morrido. Mas, em seguida, a informação foi desmentida pela própria assessoria, já que Eloa foi reanimada. A assesoria pediu desculpas à família da jovem pelo erro. Segundo a médica Rosa Aguiar, diretora do hospital para onde elas foram levadas, o estado de saúde de Eloa é grave. Ela confirmou que um dos tiros atingiu a cabeça da adolescente e o outro a virilha esquerda.
Segundo informações do hospital, Eloa está sendo operada para a retirada de uma bala que se alojou na cabeça. A bala da virilha já foi retirada. Ela passou por uma tomografia e o neurocirurgião avaliou que havia necessidade da operação. Ela perdeu massa encefálica e corre risco de morte. A menina está em coma induzido.
De acordo com a médica, outros pacientes que estavam na emergência do hospital foram transferidos de área para que apenas as duas sejam atendidas no local. A segurança do hospital foi reforçada e dezenas de policiais cercam o local.
Após a invasão do apartamento, Naiara saiu andando, amparada por policiais. Ela foi atendida numa viatura do Samu que estava estacionada no local. Segundo a médica Rosa Aguiar, Naiara está consciente e chegou falando no hospital. A médica confirmou que ela foi baleada de raspão na boca. Ela foi levada para o centro cirúrgico.
O coronel Eduardo Félix de Oliveira, que comandou a negociação com Lindemberg Alves, afirmou que a polícia só invadiu o apartamento depois de ter ouvido um tiro. Segundo ele, o tiro foi ouvido por policiais do Gate que estavam no apartamento ao lado por volta de 18h08. A partir de então, houve uma explosão que, de acordo com o coronel, foi provocada por uma bomba de efeito moral. Segundo ele, mais três tiros foram ouvidos. Em seguida, os policiais que estavam também nos apartamentos de cima e de baixo também invadiram o apartamento.
- Foi uma ocorrência de alto risco - disse o coronel.
Ao entrar no apartamento, Naiara estava na sala e Eloá Cristina foi encontrada na cozinha, ferida com tiros na cabeça e na virilha. Lindemberg estava entre a sala e a cozinha. Lindemberg Alves não se feriu e relutou em sair do apartamento. Os policiais do Gate tiveram de dominá-lo. O coronel Eduardo José Félix disse que a arma dele, um revólver calibre 32, tinha cinco cartuchos deflagrados.
Segundo o coronel, os policiais não portavam armas letais. Eles tinham balas de borracha.
- Temos todos os registros, tudo gravado. O Gate é extremamente sério e responsável por preservar a vida - disse o coronel.
Durante as 100 horas em que manteve Eloá Cristina Pimentel Silva refém, Lindemberg Alves, 22 anos, foi extremamente agressivo com a ex-namorada e chegou a bater nela várias vezes. O coronel Eduardo Felix afirmou que ele apresentou comportamento ciclotímico nas conversas com a polícia, alternando agressividade e momentos em que se fazia passar por compreensivo.
- As vezes ele se fazia de coitadinho, de pessoa sofrida. Outras foi agressivo, outras se mostrava compreensivo - afirmou o coronel.
Apesar disso, a polícia autorizou a volta de Naiara para o cativeiro para tentar convencer Lindemberg a liberar a amiga.
O coronel Eduardo José Félix afirmou que, mesmo depois de ter recebido das mãos do Ministério Público um documento que garantia sua integridade física, Lindemberg Alves se manteve irredutível em não libertar Eloá Cristina Pimentel Silva e Naiara Vieira. Segundo ele, apesar de ele ter dito que libertaria as duas, a equipe do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) que estava no apartamento vizinho ouviu o rapaz dizer que não soltaria as adolescentes.
Documento garantia integridade física de seqüestrador
O seqüestro parecia se encaminhar para um final pacífico. Nesta tarde, o promotor de Justiça Augusto Eduardo de Souza Rossini levou ao apartamento um documento formal da Procuradoria Geral do Estado que assegurava a Alves sua integridade física após libertar as adolescentes.
Rossini e o advogado contratado pela família de Alves, Eduardo Lopes, conversaram com as reféns pela janela e mostraram ao seqüestrador o documento. Uma corda improvisada com lençóis foi lançada pela janela e o documento teria sido içado ao apartamento. O próprio advogado disse que o caso se encaminhava para um final tranqüilo.
O promotor chegou por volta das 14h ao conjunto habitacional do Jardim Santo André, em Santo André, na Grande São Paulo. O promotor afirmou na chegada que foi ao local a pedido do procurador-geral do estado, Fernando Grella Vieira, para ajudar nas negociações. Segundo Rossini, o objetivo dele era dar ao seqüestrador, Lindemberg Fernandes Alves, confiança.
Segundo o advogado, o documento com garantia de integridade física era um pedido de Alves e "não uma exigência".
Adolescente voltou para cativeiro sem autorização
A adolescente Naiara Vieira, de 15 anos, voltou ao apartamento onde foi mantida refém sem autorização do pai e da mãe. O advogado Ariel de Castro Alves, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) afirmou em entrevista à GloboNews TV que a mãe da adolescente também não autorizou o retorno da filha.
Naiara retornou ao apartamento na manhã de quinta e não saiu mais. A polícia afirmou que a presença dela foi uma exigência de Lindemberg Alves. Segundo a PM, assessoria de Naiara era "parte da estratégia de negociação".
Alves afirmou que conversou com a mãe da menina. Ela teria dito a ele que a polícia conversou com a adolescente, mas ficou combinado que Naiara acompanharia a negociação, mas ficaria na escola usada como central pela polícia.
O pai da menina já havia manifestado indignação nesta quinta. Ele ficou surpreso com a volta da filha ao apartamento e disse que também não foi ouvido pela polícia. "Foi o maior trabalho para libertá-la e agora ela volta para o apartamento. Acho que eles não estão preocupados com a vida dela", desabafou Luciano Vieira da Silva. Nesta quinta, a mãe da menina Andrea Rodrigues Araujo, disse que não pode falar com a imprensa a pedido da PM.
Ariel de Castro Alves disse que a polícia cometeu uma ilegalidade e que, mesmo que os pais da adolescente tivessem permitido a volta dela ao apartamento - onde havia permanecido refém por 33 horas, até a noite de terça -, a polícia não poderia ter permitido que isso ocorresse. Segundo ele, a vida da adolescente foi colocada em risco e o acesso ao local é controlado pela própria polícia.
- A mãe afirma que conversou com a polícia, mas ela (Naiara) ficaria na escola, não que voltasse ao apartamento. Na prática, ela está refém, desde a manhã de ontem ela não saiu - disse ele
Nesta sexta, não há informação se algum contato foi feito com Lindemberg e ninguém apareceu na janela do apartamento onde estão as duas jovens.
Para Alves, a situação agora foge ao controle de qualquer autoridade. Para ele, a atuação da polícia paulista em casos deste tipo deve ser reconhecida, mas neste caso houve erro.
- Houve grave erro e uma ilegalidade, pois se trata de uma adolescente. Mesmo se ela quisesse e se os pais autorizassem a volta ao apartamento, isso não poderia acontecer. Se a polícia mandasse pedido à Vara da Infância e Adolescência, não seria autorizado - afirma.
Alves vai pedir que os pais de Naiara sejam ouvidos pela Vara da Infância e Adolescência e informou que já pediu apuração à Ouvidoria da Polícia
- É preciso saber de quem é a responsabilidade. Faltou melhor análise da situação.
Lindemberg Fernandes Alves seqüestrou a ex-namorada, Eloá Cristina, por ciúme. Ele rompeu o namoro e quis reatar. Ela não aceitou. A família contratou um advogado para garantir a integridade física do rapaz na hora em que ele se render. O advogado Eduardo Lopes disse que Naiara voltou ao apartamento certa de que nada lhe aconteceria e "de livre e espontânea" vontade.
Na quinta, a PM afirmou que a volta da adolescente foi uma exigência do rapaz para libertar Eloá, mas ele descumpriu o trato.
Representantes do Conselho Tutelar e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) estiveram à noite no conjunto residencial e saíram sem respostas. De acordo com os conselheiros, a atitude da Polícia Militar fere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O governador José Serra diz que acompanha 'atentamente o caso' e 'confia totalmente no trabalho da Polícia Militar'. Para Serra, a PM tem feito um bom trabalho e 'tudo vai acabar bem'. Na quinta, o governador havia dito que a polícia age com cautela para evitar que haja feridos.
- O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe submeter crianças e adolescentes a situações de risco, violência e opressão - explicou Alves.
Não houve avanços nesta madrugada nas negociações entre Lindemberg e a Polícia Militar. Desde que retornou ao apartamento, Naiara apareceu uma vez na janela para pedir calma aos policiais.
O coronel Eduardo José Felix, comandante da Tropa de Choque, afirmou na manhã de quinta aos jornalistas que a volta de Naiara era parte da negociação do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e o seqüestrador. Durante a tarde ele não foi mais localizado para comentar a negociação: ele havia retornado a São Paulo devido ao confronto entre os policiais civis grevistas e a PM.
Situação complicou, diz especialista
O especialista em segurança e coronel da reserva da Polícia Militar José Vicente Filho criticou a decisão da Polícia Militar em levar a adolescente Naiara de volta ao apartamento.
- Quando você sujeita uma pessoa, que não é uma pessoa treinada, a participar da negociação você cria condições muitas vezes de ela vir a ser também um novo refém. Isso complica terrivelmente a situação da polícia, que agora tem de ter o dobro de preocupações, com o dobro de vidas envolvidas. A gente mede o erro da decisão com as conseqüências que ela acarreta. A conseqüência era previsível e foi o que aconteceu - afirmou.
Este já é o mais longo caso de refém registrado no estado.
Naiara havia ficado refém por 33 horas e foi libertada em troca de a polícia ligar novamente a energia elétrica do prédio, que havia sido cortada. Na quarta, ela prestou depoimento à polícia por mais de cinco horas.
Ao ser solta, na noite de terça, Naiara contou que Eloa apanhou e que as duas ficaram amarradas durante boa parte do tempo. Segundo ela, Eloa foi agredida com chutes, socos e puxões de cabelo.
Um dos adolescentes mantidos reféns por Lindemberg disse ao SPTV que o rapaz fez várias ameaças à Eloa quando invadiu o apartamento. Chegou a dizer que o amor dos dois era para ser para sempre e se o namoro não continuasse ela não ficaria com mais ninguém.
Lindemberg chegou a dar entrevistas por celular. Ao falar à TV Globo, culpou a adolescente pela situação . Disse estar com duas armas e uma sacola de munição e reclamou que a menina é "egoísta, só pensa nela" porque não lhe deu atenção quando quis conversar sobre o fim do namoro, na tentativa de reatar.
________________________________________________________________________________________________________
O trágico desfecho deste caso reflete o despreparo e a falta de competência técnica da polícia para agir nesses casos.
Não sabem negociar, não conseguem resolver de maneira eficaz. Nem em SP, nem no RJ e acredito que na maioria dos estados.
A garota não poderia ter voltado nem sob exigência do sequestrador, pois se ele decidisse matar alguém, seria só um refém. Com ela retornando ele ficou com duas opções.
Se colocar a PM paulista e a carioca juntas para tomar conta de duas tartarugas uma foge !!!
A sociedade que paga.... Foda!
A assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes chegou a divulgar no início da noite que Eloa havia morrido. Mas, em seguida, a informação foi desmentida pela própria assessoria, já que Eloa foi reanimada. A assesoria pediu desculpas à família da jovem pelo erro. Segundo a médica Rosa Aguiar, diretora do hospital para onde elas foram levadas, o estado de saúde de Eloa é grave. Ela confirmou que um dos tiros atingiu a cabeça da adolescente e o outro a virilha esquerda.
Segundo informações do hospital, Eloa está sendo operada para a retirada de uma bala que se alojou na cabeça. A bala da virilha já foi retirada. Ela passou por uma tomografia e o neurocirurgião avaliou que havia necessidade da operação. Ela perdeu massa encefálica e corre risco de morte. A menina está em coma induzido.
De acordo com a médica, outros pacientes que estavam na emergência do hospital foram transferidos de área para que apenas as duas sejam atendidas no local. A segurança do hospital foi reforçada e dezenas de policiais cercam o local.
Após a invasão do apartamento, Naiara saiu andando, amparada por policiais. Ela foi atendida numa viatura do Samu que estava estacionada no local. Segundo a médica Rosa Aguiar, Naiara está consciente e chegou falando no hospital. A médica confirmou que ela foi baleada de raspão na boca. Ela foi levada para o centro cirúrgico.
O coronel Eduardo Félix de Oliveira, que comandou a negociação com Lindemberg Alves, afirmou que a polícia só invadiu o apartamento depois de ter ouvido um tiro. Segundo ele, o tiro foi ouvido por policiais do Gate que estavam no apartamento ao lado por volta de 18h08. A partir de então, houve uma explosão que, de acordo com o coronel, foi provocada por uma bomba de efeito moral. Segundo ele, mais três tiros foram ouvidos. Em seguida, os policiais que estavam também nos apartamentos de cima e de baixo também invadiram o apartamento.
- Foi uma ocorrência de alto risco - disse o coronel.
Ao entrar no apartamento, Naiara estava na sala e Eloá Cristina foi encontrada na cozinha, ferida com tiros na cabeça e na virilha. Lindemberg estava entre a sala e a cozinha. Lindemberg Alves não se feriu e relutou em sair do apartamento. Os policiais do Gate tiveram de dominá-lo. O coronel Eduardo José Félix disse que a arma dele, um revólver calibre 32, tinha cinco cartuchos deflagrados.
Segundo o coronel, os policiais não portavam armas letais. Eles tinham balas de borracha.
- Temos todos os registros, tudo gravado. O Gate é extremamente sério e responsável por preservar a vida - disse o coronel.
Durante as 100 horas em que manteve Eloá Cristina Pimentel Silva refém, Lindemberg Alves, 22 anos, foi extremamente agressivo com a ex-namorada e chegou a bater nela várias vezes. O coronel Eduardo Felix afirmou que ele apresentou comportamento ciclotímico nas conversas com a polícia, alternando agressividade e momentos em que se fazia passar por compreensivo.
- As vezes ele se fazia de coitadinho, de pessoa sofrida. Outras foi agressivo, outras se mostrava compreensivo - afirmou o coronel.
Apesar disso, a polícia autorizou a volta de Naiara para o cativeiro para tentar convencer Lindemberg a liberar a amiga.
O coronel Eduardo José Félix afirmou que, mesmo depois de ter recebido das mãos do Ministério Público um documento que garantia sua integridade física, Lindemberg Alves se manteve irredutível em não libertar Eloá Cristina Pimentel Silva e Naiara Vieira. Segundo ele, apesar de ele ter dito que libertaria as duas, a equipe do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) que estava no apartamento vizinho ouviu o rapaz dizer que não soltaria as adolescentes.
Documento garantia integridade física de seqüestrador
O seqüestro parecia se encaminhar para um final pacífico. Nesta tarde, o promotor de Justiça Augusto Eduardo de Souza Rossini levou ao apartamento um documento formal da Procuradoria Geral do Estado que assegurava a Alves sua integridade física após libertar as adolescentes.
Rossini e o advogado contratado pela família de Alves, Eduardo Lopes, conversaram com as reféns pela janela e mostraram ao seqüestrador o documento. Uma corda improvisada com lençóis foi lançada pela janela e o documento teria sido içado ao apartamento. O próprio advogado disse que o caso se encaminhava para um final tranqüilo.
O promotor chegou por volta das 14h ao conjunto habitacional do Jardim Santo André, em Santo André, na Grande São Paulo. O promotor afirmou na chegada que foi ao local a pedido do procurador-geral do estado, Fernando Grella Vieira, para ajudar nas negociações. Segundo Rossini, o objetivo dele era dar ao seqüestrador, Lindemberg Fernandes Alves, confiança.
Segundo o advogado, o documento com garantia de integridade física era um pedido de Alves e "não uma exigência".
Adolescente voltou para cativeiro sem autorização
A adolescente Naiara Vieira, de 15 anos, voltou ao apartamento onde foi mantida refém sem autorização do pai e da mãe. O advogado Ariel de Castro Alves, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) afirmou em entrevista à GloboNews TV que a mãe da adolescente também não autorizou o retorno da filha.
Naiara retornou ao apartamento na manhã de quinta e não saiu mais. A polícia afirmou que a presença dela foi uma exigência de Lindemberg Alves. Segundo a PM, assessoria de Naiara era "parte da estratégia de negociação".
Alves afirmou que conversou com a mãe da menina. Ela teria dito a ele que a polícia conversou com a adolescente, mas ficou combinado que Naiara acompanharia a negociação, mas ficaria na escola usada como central pela polícia.
O pai da menina já havia manifestado indignação nesta quinta. Ele ficou surpreso com a volta da filha ao apartamento e disse que também não foi ouvido pela polícia. "Foi o maior trabalho para libertá-la e agora ela volta para o apartamento. Acho que eles não estão preocupados com a vida dela", desabafou Luciano Vieira da Silva. Nesta quinta, a mãe da menina Andrea Rodrigues Araujo, disse que não pode falar com a imprensa a pedido da PM.
Ariel de Castro Alves disse que a polícia cometeu uma ilegalidade e que, mesmo que os pais da adolescente tivessem permitido a volta dela ao apartamento - onde havia permanecido refém por 33 horas, até a noite de terça -, a polícia não poderia ter permitido que isso ocorresse. Segundo ele, a vida da adolescente foi colocada em risco e o acesso ao local é controlado pela própria polícia.
- A mãe afirma que conversou com a polícia, mas ela (Naiara) ficaria na escola, não que voltasse ao apartamento. Na prática, ela está refém, desde a manhã de ontem ela não saiu - disse ele
Nesta sexta, não há informação se algum contato foi feito com Lindemberg e ninguém apareceu na janela do apartamento onde estão as duas jovens.
Para Alves, a situação agora foge ao controle de qualquer autoridade. Para ele, a atuação da polícia paulista em casos deste tipo deve ser reconhecida, mas neste caso houve erro.
- Houve grave erro e uma ilegalidade, pois se trata de uma adolescente. Mesmo se ela quisesse e se os pais autorizassem a volta ao apartamento, isso não poderia acontecer. Se a polícia mandasse pedido à Vara da Infância e Adolescência, não seria autorizado - afirma.
Alves vai pedir que os pais de Naiara sejam ouvidos pela Vara da Infância e Adolescência e informou que já pediu apuração à Ouvidoria da Polícia
- É preciso saber de quem é a responsabilidade. Faltou melhor análise da situação.
Lindemberg Fernandes Alves seqüestrou a ex-namorada, Eloá Cristina, por ciúme. Ele rompeu o namoro e quis reatar. Ela não aceitou. A família contratou um advogado para garantir a integridade física do rapaz na hora em que ele se render. O advogado Eduardo Lopes disse que Naiara voltou ao apartamento certa de que nada lhe aconteceria e "de livre e espontânea" vontade.
Na quinta, a PM afirmou que a volta da adolescente foi uma exigência do rapaz para libertar Eloá, mas ele descumpriu o trato.
Representantes do Conselho Tutelar e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) estiveram à noite no conjunto residencial e saíram sem respostas. De acordo com os conselheiros, a atitude da Polícia Militar fere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O governador José Serra diz que acompanha 'atentamente o caso' e 'confia totalmente no trabalho da Polícia Militar'. Para Serra, a PM tem feito um bom trabalho e 'tudo vai acabar bem'. Na quinta, o governador havia dito que a polícia age com cautela para evitar que haja feridos.
- O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe submeter crianças e adolescentes a situações de risco, violência e opressão - explicou Alves.
Não houve avanços nesta madrugada nas negociações entre Lindemberg e a Polícia Militar. Desde que retornou ao apartamento, Naiara apareceu uma vez na janela para pedir calma aos policiais.
O coronel Eduardo José Felix, comandante da Tropa de Choque, afirmou na manhã de quinta aos jornalistas que a volta de Naiara era parte da negociação do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e o seqüestrador. Durante a tarde ele não foi mais localizado para comentar a negociação: ele havia retornado a São Paulo devido ao confronto entre os policiais civis grevistas e a PM.
Situação complicou, diz especialista
O especialista em segurança e coronel da reserva da Polícia Militar José Vicente Filho criticou a decisão da Polícia Militar em levar a adolescente Naiara de volta ao apartamento.
- Quando você sujeita uma pessoa, que não é uma pessoa treinada, a participar da negociação você cria condições muitas vezes de ela vir a ser também um novo refém. Isso complica terrivelmente a situação da polícia, que agora tem de ter o dobro de preocupações, com o dobro de vidas envolvidas. A gente mede o erro da decisão com as conseqüências que ela acarreta. A conseqüência era previsível e foi o que aconteceu - afirmou.
Este já é o mais longo caso de refém registrado no estado.
Naiara havia ficado refém por 33 horas e foi libertada em troca de a polícia ligar novamente a energia elétrica do prédio, que havia sido cortada. Na quarta, ela prestou depoimento à polícia por mais de cinco horas.
Ao ser solta, na noite de terça, Naiara contou que Eloa apanhou e que as duas ficaram amarradas durante boa parte do tempo. Segundo ela, Eloa foi agredida com chutes, socos e puxões de cabelo.
Um dos adolescentes mantidos reféns por Lindemberg disse ao SPTV que o rapaz fez várias ameaças à Eloa quando invadiu o apartamento. Chegou a dizer que o amor dos dois era para ser para sempre e se o namoro não continuasse ela não ficaria com mais ninguém.
Lindemberg chegou a dar entrevistas por celular. Ao falar à TV Globo, culpou a adolescente pela situação . Disse estar com duas armas e uma sacola de munição e reclamou que a menina é "egoísta, só pensa nela" porque não lhe deu atenção quando quis conversar sobre o fim do namoro, na tentativa de reatar.
________________________________________________________________________________________________________
O trágico desfecho deste caso reflete o despreparo e a falta de competência técnica da polícia para agir nesses casos.
Não sabem negociar, não conseguem resolver de maneira eficaz. Nem em SP, nem no RJ e acredito que na maioria dos estados.
A garota não poderia ter voltado nem sob exigência do sequestrador, pois se ele decidisse matar alguém, seria só um refém. Com ela retornando ele ficou com duas opções.
Se colocar a PM paulista e a carioca juntas para tomar conta de duas tartarugas uma foge !!!
A sociedade que paga.... Foda!
Re: Após mais de cem horas, termina seqüestro de adolescentes...
Cara.
Fiquei totalmente indignado com o despreparo da PM.
Uma tropa de elite "Grupo de Ações e Táticas Especiais"
- Faltou agir como um GRUPO
- Faltou AÇÃO
- Faltou TÁTICA
- E não foram nada ESPECIAIS
- Infelizmente este é o Retrato da falta de recursos e treinamentos da maioria das forças policiais do nosso Brasil.
- Falta investimento, treinamento e especialização.
- É lamentável.
Fiquei totalmente indignado com o despreparo da PM.
Uma tropa de elite "Grupo de Ações e Táticas Especiais"
- Faltou agir como um GRUPO
- Faltou AÇÃO
- Faltou TÁTICA
- E não foram nada ESPECIAIS
- Infelizmente este é o Retrato da falta de recursos e treinamentos da maioria das forças policiais do nosso Brasil.
- Falta investimento, treinamento e especialização.
- É lamentável.
Re: Após mais de cem horas, termina seqüestro de adolescentes...
Imagine um sequestro de 100 horas, com um bandido agressivo, armado com muita munição de reserva, duas reféns onde uma está sendo agredida, e que fique colocando a cabeça para fora de uma janela, com a arma de fogo fora de linha de tiro possível para um dos reféns...
O que aconteçe?
O que aconteçe?
-
- brigadier general
- Mensagens: 2483
- Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
- Federado: FPERJ0008 FPESP0234
- Localização: Nômade - Carioca
Re: Após mais de cem horas, termina seqüestro de adolescentes...
Na minha opniao...existe muita hipocrisia neste pais... se um sniper mete um tiro na cabeca dele.... os direitos humanos vem e diz que a policia nao e humanitaria e a noticia repercutira por 1 semana... se a mesma policia falha (totalmente ineficiente e despreparada) e as duas refens sao baleadas, vira motivador politico e ficara umas 3 semanas na midia... se uma crianca de classe media morre brutalmente pela mao do pai, e noticia fica por 2 meses seguidos nos jornais, revistas e na televisao....mas, se 50 criancas morrerem nas ruas do nosso pais todos os dias de fome e frio...ninguem da uma nota de jornal.
Este e o retrato de nosso Brasil.... lamentavelmente. Existem refens todos os dias, basta andar de madrugada pelas ruas e favelas do nosso Brasil.... e sempre o final e tragico. Sempre existem refens, e sempre existe o bandido que escapa ileso...
Este e o retrato de nosso Brasil.... lamentavelmente. Existem refens todos os dias, basta andar de madrugada pelas ruas e favelas do nosso Brasil.... e sempre o final e tragico. Sempre existem refens, e sempre existe o bandido que escapa ileso...
-
- lance corporal
- Mensagens: 106
- Registrado em: 25 Nov 2007, 03:11
- Localização: EUA, Daytona Beach
Re: Após mais de cem horas, termina seqüestro de adolescentes...
Nao diria 1 semana e sim muuito tempo e fora que o pobre policial que abertou o gatilho iria perder tudo.nemezes escreveu:se um sniper mete um tiro na cabeca dele.... os direitos humanos vem e diz que a policia nao e humanitaria e a noticia repercutira por 1 semana
Agora que isso po os PMs usaram escada para entrar pela janela que isso um simples rapel iria muito mais rapido.
Em uma porto pequena eles estavam se batendo para entrar todos de uma so vez no apartamento (CBQ) infelizmente acho que nao sabem nem o que é!!
Vou falar uma verdade para vcs tem muito time de paintball cenario que sabe fazer entradas melhores que a vista hj!!!!!
-
- brigadier general
- Mensagens: 2483
- Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
- Federado: FPERJ0008 FPESP0234
- Localização: Nômade - Carioca
Re: Após mais de cem horas, termina seqüestro de adolescentes...
Pessoal (serio),Airborne escreveu:Nao diria 1 semana e sim muuito tempo e fora que o pobre policial que abertou o gatilho iria perder tudo.nemezes escreveu:se um sniper mete um tiro na cabeca dele.... os direitos humanos vem e diz que a policia nao e humanitaria e a noticia repercutira por 1 semana
Agora que isso po os PMs usaram escada para entrar pela janela que isso um simples rapel iria muito mais rapido.
Em uma porto pequena eles estavam se batendo para entrar todos de uma so vez no apartamento (CQB) infelizmente acho que nao sabem nem o que é!!
Vou falar uma verdade para vcs tem muito time de paintball cenario que sabe fazer entradas melhores que a vista hj!!!!!
EU so quero deixar claro aqui...foi uma fatalidade foi! Cometeram erros sim! Treinamento leva a perfeicao, sim! Poderiam treinar taticas de CQB com armas de airsoft e paintball, sim! Mas, nunca na minha opniao um time de paintball poderia entrar em um cenario real de confronto... nem em guerras, nem em acoes policiais nem em nada real que use armamento efetivo. Eu ja fui militar da aeronautica,e sei que em situacoes reais, vc pode ser marcado...com o seu proprio sangue e nao gritara neutro... se tiver sorte, ira gritar de dor e morrer. Muito treinamento, uma mente sadia, e um proposito levam as pessoas a eficiencia e sua propria sobrevivencia.
Pessoall, todos nos somos entusiastas de um tipo de jogo maravilhoso, que mexe com nossa adrenalina, e nos traz instintos de sobrevivencia.. mas, essencialmente o paintball e um jogo de paz!! A maior forca do homem em minha opniao e o instinto de sobrevivencia... que nos faz analisar nossos erros e nos faz evoluir, se nao fosse ela, estariamos pulando de galho em galho ou extintos.
Mas por favor, existem pessoas que podem se "empolgar" com historias de acao, e achar que e muito facil realizar acoes taticas e sair ileso....ou pior, provocar outra tragedia, porque acha que sabe o que e um treinamento para este fim, jogando videogame ou jogando paintball!
As cenas que vimos nao e um jogo e sim, a realidade. Na realidade as pessoas morrem, ou sao feridas, familias choram... nosso esporte nos traz alegria e nos une... apesar de termos nocoes de treinamento militar, de simularmos situacoes de combate... peco a todos que refiltam e concientizem outras pessoas que praticamos um esporte, e nao somos a favor de nenhum ato de violencia.. acho ruim associar o nosso esporte a este tipo de tragedia.
Grato, e me desculpem o desabafo.
Re: Após mais de cem horas, termina seqüestro de adolescentes...
Tipo, não entendo muito de procedimentos e taticas, etc...
Mas se deram comida para eles, não era só colocar algum tipo de sonífero?
Mas se deram comida para eles, não era só colocar algum tipo de sonífero?
- Roger
- Administrador
- Mensagens: 7770
- Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
- Federado: FPESP #2
- Localização: SP
- Contato:
Re: Após mais de cem horas, termina seqüestro de adolescentes...
Na minha humilde opinião e de quem tem pouco conhecimento nesta área, pelos comentários dos amigos eu acho que a competência de negociação deveria ser do GER e não do GATE ou então que os dois trabalhassem em conjunto, depois dos fatos lamentáveis que ocorreram no confronto entre a PM e a Civil muito pouco provável a cooperação entre as duas partes.
Lamentável o desfecho da ocorrência.
Assistindo o vídeo foi nitido que a equipe não estava preparada para a invasão.
Deixo claro que aqui estamos apenas postando nossas opiniões e que fica muito dificil saber o que realmente seria o certo a ser feito.
Lamentável o desfecho da ocorrência.
Assistindo o vídeo foi nitido que a equipe não estava preparada para a invasão.
Deixo claro que aqui estamos apenas postando nossas opiniões e que fica muito dificil saber o que realmente seria o certo a ser feito.
-
- lance corporal
- Mensagens: 106
- Registrado em: 25 Nov 2007, 03:11
- Localização: EUA, Daytona Beach
Re: Após mais de cem horas, termina seqüestro de adolescentes...
Caro Nemezes tb fui militar so que do Exercito e vi muita acao por assim dizer, fiz alguns muitos cursos dentro do EB, nao sei os cursos que vc fez dentro da FAB, concordo que a acao do paintball é muito diferente da real (sem comparacao) mais apenas gostaria de mostrar que hj um time de paintball treina mais que a policia, que alguns jogadores tem mais nocao (teorica) que um policial de alguns estados. senhores por favor nao tentem ser herois e entrar com seus marcadores em uma situacao dessassssssss.
So mais uma erro que vi assistindo o video reparem que o explosivo nao abre a porta eles ainda tem que bater na porta para entrar (isso gera um atraso na entrada o que resulta em tempo, tempo para o meliante se preparar atirar) isso tira o efeito surpresa.
SAO MINHAS OPNIOES nada mais.
Hj gracas a nossa politica temsoo as forcas armadas sucateadas (para quem nao sabe, o EB nao tem municao para 2 horas de tiro continuo) a escola de artilharia formou artilheiros com apenas um tiro de canhao. As tropas de infantaria tirando as de acoes especiais, nao tem dado um tiro tem militar que em um ano nao deu sequer um tiro. A nossa marinha nao navega por seus navios nao terem condicoes. A nossa FAB nao voa tem avioes sucateados sem condicoes de voo mais estao ai voando. As forcas auxiliares entao temos uma policia despreparada, e nao me refiro apenas a o esse caso, a tempos atras quem nao se lembra dos PMs no rio atirando em um palio com uma Mae e seus filhos, em sao paulo uma coisa parecida. Hj o Brasil se encontra em estado de calamidade em suas forcas militares e auxiliares.
Nemezes como vc mesmo sitou treinamento leva a perfeicao, mais como podem chegar a perfeicao se nao tem treinamento?
Tive o prazer de poder treinar com tropas do USARMY, USMC, SWAT (Daytona beach, Orlando), e digo eles treinam muito mais muito e muito ainda falta mais um monte de muitossssss. Pela falta de preparo e treinamento os nossos militares, em certas situacoes ficam nervosos, nao pella situacao em si mais pelo fato de ele nao estar ambientado com um cenario desse. Nao coloco a culpa em nossos militares pois esses tem sim que receber uma medalha por estar ali colocando a propia vida em risco.
So mais uma erro que vi assistindo o video reparem que o explosivo nao abre a porta eles ainda tem que bater na porta para entrar (isso gera um atraso na entrada o que resulta em tempo, tempo para o meliante se preparar atirar) isso tira o efeito surpresa.
SAO MINHAS OPNIOES nada mais.
Hj gracas a nossa politica temsoo as forcas armadas sucateadas (para quem nao sabe, o EB nao tem municao para 2 horas de tiro continuo) a escola de artilharia formou artilheiros com apenas um tiro de canhao. As tropas de infantaria tirando as de acoes especiais, nao tem dado um tiro tem militar que em um ano nao deu sequer um tiro. A nossa marinha nao navega por seus navios nao terem condicoes. A nossa FAB nao voa tem avioes sucateados sem condicoes de voo mais estao ai voando. As forcas auxiliares entao temos uma policia despreparada, e nao me refiro apenas a o esse caso, a tempos atras quem nao se lembra dos PMs no rio atirando em um palio com uma Mae e seus filhos, em sao paulo uma coisa parecida. Hj o Brasil se encontra em estado de calamidade em suas forcas militares e auxiliares.
Nemezes como vc mesmo sitou treinamento leva a perfeicao, mais como podem chegar a perfeicao se nao tem treinamento?
Tive o prazer de poder treinar com tropas do USARMY, USMC, SWAT (Daytona beach, Orlando), e digo eles treinam muito mais muito e muito ainda falta mais um monte de muitossssss. Pela falta de preparo e treinamento os nossos militares, em certas situacoes ficam nervosos, nao pella situacao em si mais pelo fato de ele nao estar ambientado com um cenario desse. Nao coloco a culpa em nossos militares pois esses tem sim que receber uma medalha por estar ali colocando a propia vida em risco.
-
- brigadier general
- Mensagens: 2483
- Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
- Federado: FPERJ0008 FPESP0234
- Localização: Nômade - Carioca
Re: Após mais de cem horas, termina seqüestro de adolescentes...
Grande Airbone!
Nao leve meu comentario como um afronte a vc, fiz de forma Generalizada.. Amigo, quanto custa um G3 e quanto custa um marcador de paintball? Quanto custa uma bala? Quanto custa uma bola de paintball ? La fora os militares (USFORCES, LAW ENFORCEMENT e ETC) usam campos como o Urban Warfare Center (http://www.urbanwarfarecenter.com/) ... um campo de paintball para civis e militares treinarem... tem insentivo do governo...e no final das contas vira um servico... em fim cara... opcoes existem, mas como sempre... temos politicos e a hierarquia militar ultrapassada... este e o pais que vivemos.
P.S: Exelente observacao sobre o sucateamento militar... pelo menos os para-sar possuem equipamentos adequados..assim como a PF (trocaram o armamento padrao por G36)...
Nao leve meu comentario como um afronte a vc, fiz de forma Generalizada.. Amigo, quanto custa um G3 e quanto custa um marcador de paintball? Quanto custa uma bala? Quanto custa uma bola de paintball ? La fora os militares (USFORCES, LAW ENFORCEMENT e ETC) usam campos como o Urban Warfare Center (http://www.urbanwarfarecenter.com/) ... um campo de paintball para civis e militares treinarem... tem insentivo do governo...e no final das contas vira um servico... em fim cara... opcoes existem, mas como sempre... temos politicos e a hierarquia militar ultrapassada... este e o pais que vivemos.
P.S: Exelente observacao sobre o sucateamento militar... pelo menos os para-sar possuem equipamentos adequados..assim como a PF (trocaram o armamento padrao por G36)...
Editado pela última vez por nemezes em 18 Out 2008, 14:38, em um total de 1 vez.
Re: Após mais de cem horas, termina seqüestro de adolescentes...
O mal do policial é achar que a carteira e a pistola que ele tem na cintura impressiona e ele não precisa treinar...
Sabemos que as policias brasileiras não tem muita estrutura como as estrangeiras, mas quando rola um treinamento de tiro no caju (CT da Policia Civil - RJ) aparecem dois ou três só para treinarem... E olha que esses treinamentos acontecem frequentemente...
É como disse acima, uma boa parcela não todos se garantem na aparencia, boa parte dos policiais do RJ entram para a policia para colocar um pochete ridicula na cintura, um cordao de ouro que não se compra com o soldo dele e viver de bico e samba! Essa é a realidade! Ninguem investe 200,00 reais que seja em um curso... Por mais que ganhe pouco da para investir... Não deu para comprar o cordao?
Com relação a existir equipes de paintball que possuem melhor treinamento que a policia eu não tenho a minima dúvida... Acessem o youtube e pesquisem lá que vocês vão ver vídeos BONS de diversos estados... Obviamente dentro dessas equipes existem pessoas que não estariam preparadas para um combate real já que são coisas distintas, mas boa parcela faria o procedimento de maneira padrão.
Já presencie diversas casos que provam isso, mas não vem ao caso citar isso aqui...
Abs,
Sabemos que as policias brasileiras não tem muita estrutura como as estrangeiras, mas quando rola um treinamento de tiro no caju (CT da Policia Civil - RJ) aparecem dois ou três só para treinarem... E olha que esses treinamentos acontecem frequentemente...
É como disse acima, uma boa parcela não todos se garantem na aparencia, boa parte dos policiais do RJ entram para a policia para colocar um pochete ridicula na cintura, um cordao de ouro que não se compra com o soldo dele e viver de bico e samba! Essa é a realidade! Ninguem investe 200,00 reais que seja em um curso... Por mais que ganhe pouco da para investir... Não deu para comprar o cordao?
Com relação a existir equipes de paintball que possuem melhor treinamento que a policia eu não tenho a minima dúvida... Acessem o youtube e pesquisem lá que vocês vão ver vídeos BONS de diversos estados... Obviamente dentro dessas equipes existem pessoas que não estariam preparadas para um combate real já que são coisas distintas, mas boa parcela faria o procedimento de maneira padrão.
Já presencie diversas casos que provam isso, mas não vem ao caso citar isso aqui...
Abs,
- RicardoGarra
- gunnery sergeant
- Mensagens: 595
- Registrado em: 11 Jun 2008, 11:43
- Localização: Ipiranga-São Paulo
Re: Após mais de cem horas, termina seqüestro de adolescentes...
Não precisamos pensar muito além do que motivos políticos para o desfecho trágico desse sequestro.
Nosso Governador queria um desfecho saudável para ambos os lados, provavelmente porque, se tivessemos uma ação mais incisiva da policia militar no caso, que certamente acabaria com o bandido como vitima fatal. Ele optou por uma negociação psicológica, e os militares, que são seus subordinados, foram sujeitos a essa decisão do Governador.
Não devemos achar que os policiais não pensaram em nenhum momento acertar o bandido com um atirador de elite. Mas essa ideia foi rechaçada por um alto escalão do governo. A entrada foi um desastre, isso é inegável. Mas não devemos achar que a decisão foi unicamente do comando da policia militar.
Outra questão que fica martelando minha cabeça é o critério para se decretar estado de Luto Oficial no Estado. Tivemos essa tragédia aqui em São Paulo com a menina Eloá, garota da periferia da cidade, a qual chocou o País inteiro. Outro crime, não menos brutal, cruel e triste aconteceu no RJ com o empresário Arthur Sendas. No RJ foi decretado Luto Oficial de Estado por 3 dias. Não quero entrar na questão sobre o preconceito e/ou desigualdade social, mas é inevitável fazer esse paralelo sobre o porque ainda existe toda essa diferenciação no País. Quem merece e quem não merece uma homenagem oficial de Luto do Estado? Por que ainda existem vidas mais "valiosas" que outras?
Desculpe pessoal, mas diante de tantas injustiças, um espaço como esse deve ser usado para colocar-mos nossas manifestações, tanto de alegria como de decepções.
Grande abraço....
Nosso Governador queria um desfecho saudável para ambos os lados, provavelmente porque, se tivessemos uma ação mais incisiva da policia militar no caso, que certamente acabaria com o bandido como vitima fatal. Ele optou por uma negociação psicológica, e os militares, que são seus subordinados, foram sujeitos a essa decisão do Governador.
Não devemos achar que os policiais não pensaram em nenhum momento acertar o bandido com um atirador de elite. Mas essa ideia foi rechaçada por um alto escalão do governo. A entrada foi um desastre, isso é inegável. Mas não devemos achar que a decisão foi unicamente do comando da policia militar.
Outra questão que fica martelando minha cabeça é o critério para se decretar estado de Luto Oficial no Estado. Tivemos essa tragédia aqui em São Paulo com a menina Eloá, garota da periferia da cidade, a qual chocou o País inteiro. Outro crime, não menos brutal, cruel e triste aconteceu no RJ com o empresário Arthur Sendas. No RJ foi decretado Luto Oficial de Estado por 3 dias. Não quero entrar na questão sobre o preconceito e/ou desigualdade social, mas é inevitável fazer esse paralelo sobre o porque ainda existe toda essa diferenciação no País. Quem merece e quem não merece uma homenagem oficial de Luto do Estado? Por que ainda existem vidas mais "valiosas" que outras?
Desculpe pessoal, mas diante de tantas injustiças, um espaço como esse deve ser usado para colocar-mos nossas manifestações, tanto de alegria como de decepções.
Grande abraço....
- Iqueuti-CABI
- master sergeant
- Mensagens: 624
- Registrado em: 27 Mar 2008, 11:41
- Localização: SP
Re: Após mais de cem horas, termina seqüestro de adolescentes...
chinguito escreveu:Tipo, não entendo muito de procedimentos e taticas, etc...
Mas se deram comida para eles, não era só colocar algum tipo de sonífero?
Seria uma bela estratégia hein Márcio!?
O problema seria se ele fizesse as duas comerem antes dele, pelos diálogos e conduta do individuo dava para ver que ele era esperto e sabia conduzir a situação, consequentemente poderia prever crocodilagens, nessas condições de cerco esses fdp ficam paranóicos e com os sentidos em alerta máximo.
Mas talvez pudesse dar certo sim, na minha humilde prospecção, com um período prolongado de falta de alimento, enviar apenas 1 marmitex quentinho (batizado) para que fosse divido entre os 3, ludicamente argumentado que para mais comida o rapaz deveria seder em algo o que faria com que ele tirasse proveito da situação consumindo-a também, outra variável importante seria utilizar alguma droga ou dosagem para fazer efeito num prazo maior, ou apenas para reduzir os reflexos dele, tipo deixar a mente dele vagabunda, aí partir para invasão, já que tinha sondagem de outros polícias no apto ao lado.
Quem sabe, algo deste tipo fizesse a diferença. Imaginem a repercução positiva para a Polícia ganhando a situação pela inteligência e não pela força.
Re: Após mais de cem horas, termina seqüestro de adolescentes...
no caso em tela não vejo como daria certa a estratégia de colocar algum tipo de droga na comida. Acho que seria arriscado demais. O que temos de entender é que ele não foi para apenas privar ela de liberdade, ele foi para matar. O safado poderia perceber alterações antes do remédio apagar ele totalmente, desconfiar de algum ato da policia e assim atirar contra as meninas. Ele devia estar com um nível de adrenalina absurdo o que dificultaria a ação rápida de qualquer remédio.
Outra coisa que todos tem de entender é que a polícia é bem treinada, logo não pode ficar ESPERANDO a hora de agir, ela TEM DE FAZER O MOMENTO de agir.
Aquila cena patética que vimos dos policiais se enrolando com a escada para subir pela janela de trás se deu pelo fato de terem sido pegos de surpresa.
Se eles fossem agir no momento deles, poderiam executar uma entrada coordenada com flashbang e um grupo entrar pela porta principal e outro grupo entrando por rapel na janela traseira. Poderiam utilizar até mesmo munição não letal da forma que o comandante tinha ordenado, mas ai seria uma situação totalmente diferente, a policia estaria em SEU momento e poderia agir da forma que foram treinados para tal.
Ainda sou da opinião do uso de snipers, mas se não queriam matar, na minha humilde opinião o procedimento acima seria o mais correto a seguir (DE PREFERÊNCIA DE MADRUGADA)
Outra coisa que todos tem de entender é que a polícia é bem treinada, logo não pode ficar ESPERANDO a hora de agir, ela TEM DE FAZER O MOMENTO de agir.
Aquila cena patética que vimos dos policiais se enrolando com a escada para subir pela janela de trás se deu pelo fato de terem sido pegos de surpresa.
Se eles fossem agir no momento deles, poderiam executar uma entrada coordenada com flashbang e um grupo entrar pela porta principal e outro grupo entrando por rapel na janela traseira. Poderiam utilizar até mesmo munição não letal da forma que o comandante tinha ordenado, mas ai seria uma situação totalmente diferente, a policia estaria em SEU momento e poderia agir da forma que foram treinados para tal.
Ainda sou da opinião do uso de snipers, mas se não queriam matar, na minha humilde opinião o procedimento acima seria o mais correto a seguir (DE PREFERÊNCIA DE MADRUGADA)
- chas
- first sergeant
- Mensagens: 775
- Registrado em: 05 Nov 2007, 09:17
- Federado: FPESP 377
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
Re: Após mais de cem horas, termina seqüestro de adolescentes...
É muito complicado esse esquema de sonífero.
O corpo de cada um reage de cada forma a cada substância. Veja por exemplo aquele caso do teatro, na Rússia, quando os agentes injetaram um gás sonífero e muitas pessoas morreram.
Eu mesmo ja tomei um remédio pra dormir e fiquei no 220 . O médico disse que cada corpo tem sua reação.
O Linderberg, não sendo tão burro, tb poderia dar a comida pra garota comer e ele só comer algum tempo depois... imagina se a menina apaga, ele ve que botaram algo na comida, acaba a confiança na polícia, etc.... é muito complicado isso.
Acho que o mais certo era alveja-lo com um sniper mesmo. Porém, quem sou eu pra julgar isso? hehehe
O corpo de cada um reage de cada forma a cada substância. Veja por exemplo aquele caso do teatro, na Rússia, quando os agentes injetaram um gás sonífero e muitas pessoas morreram.
Eu mesmo ja tomei um remédio pra dormir e fiquei no 220 . O médico disse que cada corpo tem sua reação.
O Linderberg, não sendo tão burro, tb poderia dar a comida pra garota comer e ele só comer algum tempo depois... imagina se a menina apaga, ele ve que botaram algo na comida, acaba a confiança na polícia, etc.... é muito complicado isso.
Acho que o mais certo era alveja-lo com um sniper mesmo. Porém, quem sou eu pra julgar isso? hehehe