Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Tipos de canos ??

Acessórios de marcadores: Loader's, sistemas de AR, Miras, canos, grips, etc..
Redneck
private
private
Mensagens: 67
Registrado em: 06 Abr 2008, 16:35

Tipos de canos ??

Mensagem por Redneck »

Olá pessoal,

Pesquisei aqui no fórum e não encontrei, mas se já há informação a esse respeito por favor mandem o link.
Após comprar minha MR2 e alguns acessórios, agora chegou a hora de melhorar a precisão dos tiros, e então comecei a procurar por outro cano.
Parece-me um de 14" seria o ideal para mim já que o uso vai ser quase exclusivamente em mato, porém vieram as dúvidas.

Quais são os tipos de canos disponíveis e qual o efeito dado na bolinha por cada um ? (Exemplo : Cano riflado, cano raiado, cano flatline, Apex, ceramic, etc.)
Qual o tipo que oferece maior precisão ? (Percebi que com o cano original de 12" alguns tiros variam.)


Valeu galera...

Abraço
Oni
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 402
Registrado em: 20 Abr 2007, 01:17

Re: Tipos de canos ??

Mensagem por Oni »

"
Quais são os tipos de canos disponíveis e qual o efeito dado na bolinha por cada um ? (Exemplo : Cano riflado, cano raiado, cano flatline, Apex, ceramic, etc.)
Qual o tipo que oferece maior precisão ? (Percebi que com o cano original de 12" alguns tiros variam.)
"

Os canos originais geralmente não tem boa precisão mesmo, isso é comum na maioria das arma "populares", as excessões são algumas pumps, armas mais "nobres" e voltadas para campeonatos.

Vamos lá...

Cano riflado e raiado deveriam ser a mesma coisa, ou seja canos com estrias espiraladas ou retas internas, mas o termo riflado no paintball tem sido usado para canos VENTILADOS, canos com furinhos ao longo ou em partes do cano. Estes furinhos aliviam a turbulência gerada em frente a bola, turbulência esta que gera instabilidade. É o tipo de cano aftermarket mais comumente vendido. A ventilação pode ser espiralada como nos Progressive ou reta como nos Ceramics.

O cano raiado ou riflado real, tem um grooving (raias) interna, o raiamento espiralado, (aquele comum nas armas de fogo) faz o projétil girar, dando a ele uma estabilidade surpreendente, porém no paintball o efeito não é 100% aproveitado já que o interior da bolinha é líquido e não gira junto da casca (é como girar um copo com gelo dentro, ele fica estático) pelo contrário, ela freia a casca, fazendo o giro desacelerar, mesmo assim ainda é muito eficiente e preciso! As raias retas funcionam tentando NÃO deixar a bolinha girar pra lado nenhum, evitando assim que imperfeições da bolinha em um movimento de giro, leve a instabilidade. Não tenho muitos relatos sobre este tipo de raiamento e seus resultados. Exemplos de canos com raiamento espiralado são os canos Armson e Hammerhead, muuuito cobiçados pela precisão, já de raimaneto reto temos o da RAP4.

O cano flatline é amado e odiado, estranho se tratando do formato, esta tecnologia patenteada pela Tippmann tem como base um cano em curva e a superfície inrerna rugosa. Na curva a bolinha ganha um giro para trás, a partir deste giro acontece um efeito de flutuação conhecido como efeito Bernoulli, a pressão acima da bolinha é reduzida e a de baixo aumentada, como uma asa de avião! E é este efeito que faz a bolinha ir bem mais longe, mesmo que com uma menor energia, o que pode ocasionar a não quebra das bolinhas a longa distância. Por esse cano mandar as bolinhas mais longe, muitos jogadores iniciantes adeptos do "sniping" acham que é a opção ideal, mas apesar do campo de ação maior sua precisão é afetada justamente pelo efeito que gera um pouco de turbulência, o que fará falta para um tiro mais preciso.

O sistema APEX não é necessariamente um cano, na verdade ele pode ser encontrado também para adaptação em outros canos. O sistema constitui de uma peça colocada na boca do cano, esta peça possui uma pequena borrachinha que entra em contato com a bolinha no momento da saída, e este contato vai causar o arrasto do lado tocado, causando o mesmo efeito que o Flatline, porém o Apex tem não somente a potência do efeito regulável, como a direção! Podendo gerar bolas curvas pros lados e para baixo (o que acho eu, falta de esportividade... maaas aí vai da cabeça de cada um!).

O cano Ceramic, é na verdade um cano comum de alumínio. Ele possui um tratamento interno com teflon e ceramica injetado nos poros do alumínio, visando um acabamento superior, polido e que não adere muita sujeira.

Espero ter ajudado em algo e para os veteranos, se houver alguma informação errada não hesitem em me corrigir.

abraços

Oni
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: Tipos de canos ??

Mensagem por Grenader »

Eu tinha feito um post com essas informações, mas vou ter que encontrar, tinha até algumas fotos...
Redneck
private
private
Mensagens: 67
Registrado em: 06 Abr 2008, 16:35

Re: Tipos de canos ??

Mensagem por Redneck »

Grenader escreveu:Eu tinha feito um post com essas informações, mas vou ter que encontrar, tinha até algumas fotos...
Pois é, até pensei que fosse encontrar essas informações facilemnte aqui no fórum, mas não encontrei com a pesquisa.
Se encontrar, posta o link aqui para gente.

Abraço
Redneck
private
private
Mensagens: 67
Registrado em: 06 Abr 2008, 16:35

Re: Tipos de canos ??

Mensagem por Redneck »

Oni escreveu:"

Espero ter ajudado em algo e para os veteranos, se houver alguma informação errada não hesitem em me corrigir.

abraços

Oni


Valeu pela aula Oni,

Já deu uma boa esclarecida no assunto.
Pelo que percebi, como tudo na vida, cada um tem suas vantagens e desvantagens.

Alguém aqui já usou cano raiado em espiral e notou realmente a melhora na precisão ?
Obrigado
Redneck
private
private
Mensagens: 67
Registrado em: 06 Abr 2008, 16:35

Re: Tipos de canos ??

Mensagem por Redneck »

Dando mais uma pesquisada na internet olha só o que eu achei :

http://www.pbnation.com/showthread.php?t=2218018

O cara fez um mega teste e, basicamente, concluiu que na prática não há diferença entre os tipos de canos.
Parece que o teste foi bem feito.

Qq vcs acham ?

Abraço
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: Tipos de canos ??

Mensagem por Gagliani »

Só uma correção amigo Oni !!

Os JJ ceramics são de aluminio sim...mas o ceramics não é marca não!!

Ele se refere ao tratamento interno que é uma liga de teflon e ceramica !!!

Grande abraço
Oni
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 402
Registrado em: 20 Abr 2007, 01:17

Re: Tipos de canos ??

Mensagem por Oni »

Bom saber, já irei corrigir então.

valeu!
Avatar do usuário
arakawa
corporal
corporal
Mensagens: 265
Registrado em: 10 Jul 2007, 11:57
Localização: São Paulo/SP

Re: Tipos de canos ??

Mensagem por arakawa »

Sobre os canos: nos forums internacionais especializados em paintball, os veteranos dizem q nao importa o cano q vc escolha, importa vc usar uma bolinha compativel com o calibre dele.

Outra coisa: o flatline tem a parte interna inteira aspera, nao so a parte de cima. Justamente por causa disso, ele e um cano bem fresco quanto ao tipo de bolinha e manutencao.
Avatar do usuário
Engenheiro
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant
Mensagens: 897
Registrado em: 26 Out 2007, 18:14

Re: Tipos de canos ??

Mensagem por Engenheiro »

Alguém tem idéia de algumas bolinhas que combinam com o flatline?
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: Tipos de canos ??

Mensagem por Grenader »

Engenheiro escreveu:Alguém tem idéia de algumas bolinhas que combinam com o flatline?
Severe Storm Ice, Spectrum, basicamente bolinhas de campo por terem casca mais dura.
Avatar do usuário
Marcelo Utsch
major general
major general
Mensagens: 3918
Registrado em: 15 Abr 2007, 22:29
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Contato:

Re: Tipos de canos ??

Mensagem por Marcelo Utsch »

Alex... Severe Storm Ice não foi bem digerida pelos Flatlines da moçada daqui!

Fizeram suco com elas!
Oni
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 402
Registrado em: 20 Abr 2007, 01:17

Re: Tipos de canos ??

Mensagem por Oni »

arakawa escreveu:Sobre os canos: nos forums internacionais especializados em paintball, os veteranos dizem q nao importa o cano q vc escolha, importa vc usar uma bolinha compativel com o calibre dele.

Outra coisa: o flatline tem a parte interna inteira aspera, nao so a parte de cima. Justamente por causa disso, ele e um cano bem fresco quanto ao tipo de bolinha e manutencao.
Inteira áspera?! o_O

Estranho, muito estranho. Corrigirei... Evitar assim que numa futura pesquisa, novatos aprendam errado tb.
Avatar do usuário
arakawa
corporal
corporal
Mensagens: 265
Registrado em: 10 Jul 2007, 11:57
Localização: São Paulo/SP

Re: Tipos de canos ??

Mensagem por arakawa »

Marcelo Utsch escreveu:Alex... Severe Storm Ice não foi bem digerida pelos Flatlines da moçada daqui!

Fizeram suco com elas!
Eu usei storm ice tanto no meu flatline qto no apex e nao tive nenhuma quebra.
Avatar do usuário
Marcelo Utsch
major general
major general
Mensagens: 3918
Registrado em: 15 Abr 2007, 22:29
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Contato:

Re: Tipos de canos ??

Mensagem por Marcelo Utsch »

Bom... aqui testamos em 03 A5 com Flat, em uma MR1 com JJ e em uma Tipp 98 com Flat... quando não fez suco, teve desvio brutal de trajetória.

Pode até ser o lote... mas fica aí o registro.
Responder

Voltar para “Acessórios.”