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AJuda: Problemas com Rap4 M4 .43

Tudo sobre marcadores e partes internas.
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AsdEspada
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Re: AJuda: Problemas com Rap4 M4 .43

Mensagem por AsdEspada »

Tem haver sim Wash :gberet: , o que disse foi uma analogia com os motores a combustão, princípios de funcionamento:

Motores de combustão interna se baseiam em modelos termodinâmicos ideais, como ciclo de Otto ou ciclo Diesel, o que se refere a forma como ocorre cada fase de funcionamento do motor. Estas denominações não se referem ao combustível ou mecanismo do motor, mas, sim aos processos pelos quais passam os gases no interior do motor.

Máquinas inspiradas no ciclo de Otto são chamadas motores de ignição por faísca, as inspiradas em ciclo Diesel são motores de ignição por compressão.

A forma que coloquei, é apenas diferente, mas o conceito o mesmo, ou seja, o contato do ar de forma comprimida, ou melhor, havendo uma grande compressão no interior da camera, e em contato com hidrocarbonetos causa a explosão, no caso de motores que foram feitos para isso existe o escape e a movimentação do pistão por conta disto.

No caso do marcador, não existe este "escape" e o material não resiste a essas taxas de compressão, o que leva uma explosão não controlada, pois esta compressão se dá no bocal do Marcador com o cilindro de ar comprimido.

O fato de apenas ter O2 em contato com hidrocarbonetos não tem explosão ou ignição, vc precisa de um terceiro elemento que é uma alta taxa de compressão. Se fosse assim qualquer hidrocarboneto em contato com ar queimaria espontanemente. É preciso um fator de ignição, ou uma faísca ou alta taxa de compressão do ar.

voltando ao marcador, o risco que vejo é lubrificar o bocal e usar o HPA, nas outras partes, não existe cameras que ocorreriam esta compressão e em consequencia a explosão. É só fazer a comparação com os demais marcadores, como as Tippmann's, usam ambos os gases CO2 e Ar, normalmente o interior está lubrificado, os acidentes ocorreram na junção do bocal (ASA) com o cilindro de AR.

Mas isso é o que vejo, embora tenha cursado Eng Mecanica, isso foi a mais de 20 anos e não sou especialista no assunto... :cmd:
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Re: AJuda: Problemas com Rap4 M4 .43

Mensagem por AsdEspada »

Adriano TRIUNFO escreveu:Tenho os dois modelos de Kit aqui na loja, (se for aqui de SP pode vor testar) o Kit para airsoft fica em torno de R$350,00 Kit já com um mag., o mag. é de airsoft mesmo, tem de 100 até 300 BBS, nesse caso não ejeta capsulas, o Kit de airgun R$200,00 usa o mag. original dela e cada disparo usa uma capsula, já testei esse kit de airgun no modo FULL, rsrsr é brincadeira de gente grande rss!!!!
Os dois kits acompanham um cano que vai dentro do cano original dela!!!
Tenho também um coletor de capsulas que vai à saída, assim cada disparo as caps. já ficam guardadas!!!
Olá Adriano, sou de SP, fiquei interessado! :gberet: O coletor dos cases eu tenho :gberet:

Esse kit, ele é "removivel", ou seja, quando quiser a voltar a jogar paintball é só remover? Não estraga o cano original?
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Re: AJuda: Problemas com Rap4 M4 .43

Mensagem por AsdEspada »

fbrunello escreveu:AsdEspada

o meu, estava vazando atrás também, dai eu coloquei um oring no fundo do encaixe do cilindro, esse oring fica solto ali, mas quando aperto o cilindro, ele fica pressionado, dai não vaza (mas também só acontecia com co2 e não com o HPA), mas agora o meu marcador está vazando, é no parafuso que aperta para regulagem da cadencia, da rajada.

ainda vamos ficar bons nesses marcadores...
Então no meu caso eu havia colocado também...e continua vazando...na realidade é a impressão que tenho...como disse gastei cilindros e ainda não descobri a origem, mas não é no parafuso de cadência...

aparentemente é no bocal do cilindro...ainda vou descobrir... :legal:
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Re: AJuda: Problemas com Rap4 M4 .43

Mensagem por Wash »

Amigo sem nenhum tom de demagogia ou querendo me passar por dono da verdade ou arrogante, sugiro que o amigo estude mais sobre o assunto antes de tentar formar uma opinião. Aqui iniciantes tiram oq nós mais experiente dizemos, como verdade.
Sou militar da MB cursado em mecânica de aviação, portanto conheço o sistema básico dos ciclos de funcionamento dos motores. E garanto, apesar de dar para fazer algumas analogias superficiais, nada tem à ver com o sistema de funcionamento dos nossos marcadores.
Voltando a minha pessoa, tenho curso de combate a incêndio ministrado pela MB, um dos que tem o maior reconhecimento no Brasil. O AMIGO citou a fórmula básica do fogo. Ou seja, o triângulo do fogo. Combustível, Comburente e temperatura de ignição. Como nenhuma verdade no mundo é absoluta, há casos em que a chama se inicia sem a necessária presença da temperatura de ignição (centelha, chama, faísca ou oque queira), E tb casos em materias químicas específica, onde o combustível já possui em sua fórmula o comburente (caso dos combustíveis secos para foguetes).
Se continuar duvidando dê uma lida no seguinte link: http://www.prefort.com.br/oxicorte.htm
É bem superficial mas confirma oque digo. Se quiser pode se aprofundar mais.
Desculpe, mas acho importante esclarecer bem todos esses pontos relativos a segurança. Pois como já digo ha algum tempo, esse fórum é formador de opiniões. Então uma dica mal dada ou mal fundamentada pode levar um novato ou leigo a sofrer danos ou se acidentar por crer em opiniões mal fundamentadas.

AsdEspada escreveu:Tem haver sim Wash :gberet: , o que disse foi uma analogia com os motores a combustão, princípios de funcionamento:

Motores de combustão interna se baseiam em modelos termodinâmicos ideais, como ciclo de Otto ou ciclo Diesel, o que se refere a forma como ocorre cada fase de funcionamento do motor. Estas denominações não se referem ao combustível ou mecanismo do motor, mas, sim aos processos pelos quais passam os gases no interior do motor.

Máquinas inspiradas no ciclo de Otto são chamadas motores de ignição por faísca, as inspiradas em ciclo Diesel são motores de ignição por compressão.

A forma que coloquei, é apenas diferente, mas o conceito o mesmo, ou seja, o contato do ar de forma comprimida, ou melhor, havendo uma grande compressão no interior da camera, e em contato com hidrocarbonetos causa a explosão, no caso de motores que foram feitos para isso existe o escape e a movimentação do pistão por conta disto.

No caso do marcador, não existe este "escape" e o material não resiste a essas taxas de compressão, o que leva uma explosão não controlada, pois esta compressão se dá no bocal do Marcador com o cilindro de ar comprimido.

O fato de apenas ter O2 em contato com hidrocarbonetos não tem explosão ou ignição, vc precisa de um terceiro elemento que é uma alta taxa de compressão. Se fosse assim qualquer hidrocarboneto em contato com ar queimaria espontanemente. É preciso um fator de ignição, ou uma faísca ou alta taxa de compressão do ar.

voltando ao marcador, o risco que vejo é lubrificar o bocal e usar o HPA, nas outras partes, não existe cameras que ocorreriam esta compressão e em consequencia a explosão. É só fazer a comparação com os demais marcadores, como as Tippmann's, usam ambos os gases CO2 e Ar, normalmente o interior está lubrificado, os acidentes ocorreram na junção do bocal (ASA) com o cilindro de AR.

Mas isso é o que vejo, embora tenha cursado Eng Mecanica, isso foi a mais de 20 anos e não sou especialista no assunto... :cmd:
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Adriano TRIUNFO
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Re: AJuda: Problemas com Rap4 M4 .43

Mensagem por Adriano TRIUNFO »

AsdEspada escreveu:
Olá Adriano, sou de SP, fiquei interessado! :gberet: O coletor dos cases eu tenho :gberet:

Esse kit, ele é "removivel", ou seja, quando quiser a voltar a jogar paintball é só remover? Não estraga o cano original?
Ola AsEspada!
O coletor fica R$120,00 , o cano não é modificado, pode voltar ao modo original sem problemas OK!!!!

Voltando ao assunto de usar o HPA nesse marcador
Concordo com o amigo Wash, se no manual mostra que se usar HPA pode causar sérios danos ou a morte não vamos discordar, e nem procurar motivos ou brechas para provar que pode ser usado HPA, não podemos deixar aqui margem para interpretação de nossas opiniões, pois temos jogadores aqui de 13, 12 anos ou menos, se não pode, é simples não pode e pronto!!!
Peço até que editem os textos retirando a parte onde os amigos falam que usaram HPA nesse marcador!!!
E vamos as duvidas rsrs!
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Re: AJuda: Problemas com Rap4 M4 .43

Mensagem por AsdEspada »

Wash, estou tb longe de querer ser dono da verdade e tão pouco quero ser arrogante, e de verdade, não é a intenção de que alguém se prejudique. Longe de querer formar opinião que possam induzir a um acidente. Sou a favor da segurança em primeiro lugar. :1place:

Concordo que muitos se baseiam nas informações deste fórum. E devem sim seguir as normas de segurança bem como as orientações dos manuais, principalmente se existe dúvidas. Ninguém postou aqui o contrário, o que foi postado tem suas explicações.

Também não acho que devemos polemizar, estamos aqui, principalmente para nos divertir com segurança.

Mas vale ressaltar alguns pontos, eu não disse que o marcador funciona como um motor :nono: , e acho que a grande maioria tem o mínimo de dicernimento a respeito, entretanto, usei a analogia de um princípio que existe no motor (ignição por compressão), do porque existe a explosão de um hidrocarboneto com a alta compressão do Ar, ou seja, foi apenas ilustrativo.

Não dúvido dos pontos que coloca, e momento nenhum quis por em prova o seu conhecimento, apenas postei o que no meu entendimento havia fundamento, como disse anteriormente não sou especialista e coloquei o que era o meu entender (ou seja, meu risco no caso do marcador).

Tenho plena consciência que existem produtos que podem se incendiar de forma “espontânea” (esse termo para combustão, é usado muitas vezes de forma imprópria, os químicos de plantão, podem confirmar), e não foi o objetivo aqui postar de forma profunda qualquer assunto não pertinente ao paintball, pois não faria sentido aqui, mas “ilustrar” o raciocínio.

Desculpe discordar do seu comentário, mas as informações tem fundamento, recomendo que releia, antes de colocar de uma forma que possa trazer mais confusão. E desculpe te contrariar, mas o que postou pode levar ao erro tb, primeiro existe diferença entre O2 e Ar comprimido, e entre ignição por compressão e combustão espontânea, pontos que mencionou.

Como vc, vim também da caserna, sou Of do EB, tenho alguns cursos na área também, dentro e fora das FFAA, tenho profundo respeito pela MB, fiz trabalhos em conjunto, um dos meus irmãos mais novos trabalha no Centro Tecnológico da Marinha aqui em SP.

Mas voltando a minha pessoa(tb :gberet: ), fiz tb cursos de combate a incêndio, não só no EB (sem dúvida da MB é referência, e tenho um grande respeito), mas fiz outros tb em indústrias que manipulam produtos controlados e no Corpo de Bombeiros do Estado de SP, que também é um dos mais conceituados do mundo.

Como instrutor, formei equipes de militares para o combate ao incêndio, manipulação de produtos perigosos, embora minha formação militar seja combatente (ministrei muita instrução para atividade fim tb), mas tb ministrei instruções correlatas a mecânica e termodinâmica.

Não que faça muita diferença, mas também sou engenheiro, e tive contato com motores e turbinas (e posso afirmar que estou longe de ser um especialista).

Voltando a questão, o que foi mencionado é o uso de HPA (Ar Comprimido) no marcador e o contato com óleos, o link que vc postou(http://www.prefort.com.br/oxicorte.htm), entendi a intenção e acho bastante relevante.

Porém, precisam de algumas explicações básicas, para que outros não sejam induzidos ao erro, o Oxi- Acetileno onde temos dois cilindros distintos um deles de O2 (industrial) e o outro de Acetileno (que é um alcino, e um dos mais importantes devido a sua reação extremamente exotérmica ao contato com o oxigênio, pode liberar até 308 kcal por mol[3]), usam gases que nada tem nada haver com nossos marcadores, e diferente, do colocado, não misturamos esses gases voláteis ao cilindro de HPA, vale reforçar que não usamos O2 em marcadores, mas Ar Comprimido, uma confusão bastante comum.

Cilindros de O2, temos basicamente para aviação, industria e medicina, para os três casos a concentração de O2 é de mais de 99,5% na sua composição, o que difere entre eles é a pureza dos resíduos, em mergulhos, alguns casos a mistura chega a 40% ou mais e a mistura em contato com hidrocarboneto pode ser perigoso.
No caso de HPA temos ao redor de 20%, fora outros gases e vapor dágua, ou seja, é bem diferente, mas concordo que existem perigos.
Importante notar, que a reação do Ar Comprimido não é extamente a mesma do O2 puro ou em altas concentrações (em algumas situações e dependendo da condição, similar, mas não igual).

Em ambos os casos, no entanto, é suficiente para alimentar um incêndio, como um dos elementos do triângulo de fogo, como vc bem exemplificou.

Cabe, aqui uma correção de um ato falho que cometi, quando disse O2 em um dos posts, onde coloco que o simples contato com hidrocarboneto não tem combustão, quis dizer Ar, na hora de escrever acabei trocando os gases...o que importa entender é que usamos AR e não O2.

No caso de nossos marcadores, os acidentes ocorrem normalmente, não pelo contato do Ar com hidrocarbonetos, mas pela compressão do Ar comprimido (mais resíduo de O2) em local confinado onde exista óleo, como no caso de uma camara de explosão de um motor com o principio de ignição de compressão, que usa Ar.

E não por combustão por contato com o O2. Para não confundir, tiramos a analogia do motor, e simplesmente mencionar o principio: Ar + Óleo + Compressão = Explosão.

Como vc havia mencionado, apenas o O2 em contato com alguns elementos, pode causar combustão sem um terceiro elemento do triangulo de fogo, mas lembrando que usamos Ar e não O2.

Se vc deixar o óleo/graxa em uma superfície sem sofrer nenhuma pressão atmosférica diferente do ambiente normal, e por exemplo, soprar (Ar) ou jogar apenas um jato de ar sobre a superficíe, não haverá combustão, se fosse assim o simples fato de deixar oleo em uma vasilha em contato com ar, “queimaria”.

É diferente, se colocar em um local confinado e imprimir uma alta taxa de pressão, o que postei, e diferente se for O2 industrial por exemplo.

No caso o bocal do marcador atarraxado com cilindro de HPA, aí sim existe um grande potencial para explosão, no caso de óleo neste meio.

Esse tema, foi inclusive comentado no próprio fórum com fotos da explosão de um marcador e a mão ferida. Comentou-se em lubrificantes específicos, enfim, acho que para não complicar mais, quem quiser pesquise no post. http://paintballcenario.com.br/forum/vi ... hpa#p57963

Se prestar atenção na postagem, não fui eu apenas que mencionou o uso de HPA e CO2 no marcador, pelo que pude notar, a menção veio de outras pessoas experientes que sabem dos riscos de trocar CO2 por HPA em certas condições.

Posto isso, acho melhor que voltemos a questão da ajuda, existe informação no próprio fórum sobre os riscos de usar HPA.

Adriano, não tenho o manual, mas acredito que a recomendação é prevenir riscos desnecessários, neste caso concordo com todos! :gberet:
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Re: AJuda: Problemas com Rap4 M4 .43

Mensagem por Wash »

:goodjob: :1place: :drink:
Não tive a intenção de polemizar em momento algum. Vejo que o AMIGO realmente tem bom conhecimento a respeito do assunto. Tenho que concordar com o AMIGO nos pontos expostos e esclarecidos.
Porém creio que a idéia inicial permanece. Nunca use HPA em marcadores que tenham sido lubrificados com óleo a base de petróleo. A menos que tenham feito uma faxina completa e limpado todo e qualquer resíduo.
Outro ponto é: As RAMs são feitas para se usar com CO2 e ponto. Qualquer outra opção fica por conta e risco do usuário. Sendo que até agora, ninguém que eu conheço e tentou, se deu bem. Pelo contrário. Arranjaram problemas desnecessários.
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Re: AJuda: Problemas com Rap4 M4 .43

Mensagem por helton »

Salve irmãos de tinta, não querendo botar mais combustivel na fogueira kkkkkk, venho apenas relatar o que tenho feito, eu tenho duas rams a 1r e 11s e ha um bom tempo venho utilizando o stock e cilindro de minha t68 de hpa na 1r,sem ter problemas algum, muito pelo contrario o marcador deixou de apresentar alguns problemas que quando utilazado com co2 ocorria, como falhas no disparo, vazamentos etc.., vale lembrar que sempre utilizo vazelina liquida como lubrificante,sempre que utilizo pingo duas a tres gotinhas no asa e posso dizer que é uma beleza alem do aumento na autonomia de tiros.Fica aqui meu humilde relato,valew .
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Re: AJuda: Problemas com Rap4 M4 .43

Mensagem por AsdEspada »

helton escreveu:Salve irmãos de tinta, não querendo botar mais combustivel na fogueira kkkkkk, venho apenas relatar o que tenho feito, eu tenho duas rams a 1r e 11s e ha um bom tempo venho utilizando o stock e cilindro de minha t68 de hpa na 1r,sem ter problemas algum, muito pelo contrario o marcador deixou de apresentar alguns problemas que quando utilazado com co2 ocorria, como falhas no disparo, vazamentos etc.., vale lembrar que sempre utilizo vazelina liquida como lubrificante,sempre que utilizo pingo duas a tres gotinhas no asa e posso dizer que é uma beleza alem do aumento na autonomia de tiros.Fica aqui meu humilde relato,valew .
Helton, é o que faço também, uso o cilindro e stock da T68, como disse a autonomia neste caso melhorou, e o desempenho e a consistência nos disparos melhorou em muito.

Conheço alguns donos de RAM, que utilizaram ou utilizam de HPA e obtiveram as mesmas impressões.

Em um ultimo jogo cheguei a usar um cilindro de 15Oz com PSI a 3000. Mas como foi colocado existem sim os riscos caso não seja operado de forma correta, ou seja, precisa ter consciência do que está sendo feito.

:gberet:
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Re: AJuda: Problemas com Rap4 M4 .43

Mensagem por helton »

Isso ai galera, vamos praticar nosso esporte com segurança, na duvida procurem no forum, afinal é pra isso que ele foi criado,criarmos soluçoes e esclarecer duvidas para quem tem, parabens a todos que postaram nesse topico,afinal de conta esse marcador é novo e temos ainda muito a aprender sobre ele. :1place:
yang
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Re: Rap4 M4 .43

Mensagem por yang »

mavi75 escreveu:Pessoal, tem acontecido com certa frequencia de ficar uma capsula presa, atravessada....ai tenho que parar e puxar ela p fora com o dedo. Aconteceu com mais alguem?
Abs
Oi Mavi... com a M4 resolvi ajustando a borracha que fica na parte posterior, bem no encaixe do cano....
É só cortar uma lasca bem fina da borracha, ou lixar ela com uma bem fina.... e depois lubrificar com silicone.

Já o da minha MP5, nem com reza brava consegui resolver. A cada 3 tiros uma trava...

Abs!
E mais uma vez playboy, valeu pelo cano! :1place:

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Re: AJuda: Problemas com Rap4 M4 .43

Mensagem por mavi75 »

Fala ae Yang. Entao, eu tava dando mole, deixava essa borracha fora do lugar...por isso travava as capsulas...depois que descobri isso sempre acerto a posicao dela e nunca mais deu galho.
De nada pelo cano, PLAYBOY! rs

abs
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Re: AJuda: Problemas com Rap4 M4 .43

Mensagem por LOPES_EN »

Boa noite galera,

tbm to com o probleminha das capsulas. Eu estava testando (nem joguei ainda, pq só tenho 3 pentes e não acho pra vender, nem com reza brava!), tudo normal. ae do nada, começou a travar, até chegar a um ponto em que não sai capsula. Ela fica presa. Abri, dei uma olhada por cima e não achei nada de errado.
Aceito sugestões!

Abração e feliz dia das mães! hsahsuashuas
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Re: AJuda: Problemas com Rap4 M4 .43

Mensagem por rocknox »

Verifica se o "ball holder" (borracha que fica entre o cano e a câmara de ejeção) está encaixado de forma correta, e se está integro, normalmente esses travamentos se dão por problemas no ball holder.
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Adriano TRIUNFO
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Re: AJuda: Problemas com Rap4 M4 .43

Mensagem por Adriano TRIUNFO »

Verifica tambem a cronagem, no caso de muito fraco não vai liberar as capsulas com facilidade!
Tenho os mags para vender, pronta entrega R$160,00
Qualquer duvida só entrar em contato via MP, dados da loja na parte de anunciantes!!!!
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