Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Diversidade e padronização de uniformes

Máscaras, Coletes, vestimentas, luvas, botas, etc...

Você teria um segundo uniforme para não precisar usar as faixas coloridas no braço?

Esta enquete foi concluída em 20 Out 2011, 18:14

Sim, acho uma boa.
25
78%
Não concordo.
7
22%
 
Total de votos: 32

Avatar do usuário
Henrique Padua
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 181
Registrado em: 11 Dez 2010, 16:10
Localização: Itu-SP

Diversidade e padronização de uniformes

Mensagem por Henrique Padua »

Pessoal, gostaria de levantar um debate com vocês.
No entanto, se isso já foi discutido, peço desculpas à moderação, mas é que eu não achei nada especificamente sobre isso.

Acredito não ser uma má idéia importar boas idéias dos nossos amigos do airsoft, a final, até o uso de AEGs no paintball está sendo discutido em outro tópico, não é verdade?

Bom, o fato é que eu reparei que lá eles não usam aquelas faixas coloridas no braço identificando o time. Em geral, todos têm dois uniforme: um onde a cor predominante é o verde, e no outro é o bege. Nos eventos, os times definidos previamente já indicam com qual tom de cor cada um deve comparecer no dia. Isso elimina o uso das faixas.

Um amigo meu do airsoft me falou que o uso do bege, apesar de se considerar que a vegetação é verde, não deixa em maior desvantagem que alguém usando woodland tentando se camuflar na vegetação do verão sob o sol, que tem aparência "desbotada", além de existirem fatores mais importantes como imobilidade e dissimulação de silhueta - na opinião dele, e eu concordo.

Estive matutando: e se a gente adotar uma medida semelhante para deixarmos de usar as faixas no braço? Porque da camuflagem se você precisa usar uma faixa amarela no braço?

Talvez deva se considerar que muita gente por aí tem projetos de adquirir algo novo que não seja um uniforme, ou mesmo projetos pessoais, fora do paintball, mas estive pensando, será que nós conseguiriamos nos adequar ao longo de 1 ano e meio? Talvez 2? Acredito que seja tempo suficiente para nos programarmos, não?

O que vocês opinam?
Avatar do usuário
villain
private
private
Mensagens: 61
Registrado em: 15 Jul 2011, 21:10
Localização: Guarulhos SP

Re: Diversidade e padronização de uniformes

Mensagem por villain »

Não concordo. Em tese é plausível que se tenha dois uniformes pois se torna mais fácil a identificação de alvos por causa da diferença do uniforme, mas nesse esporte se gasta muito numa boa farda, ter duas num padrão bege que quase nunca se vê nos campos é desfavoravel, se bem que seria bom se as equipes se dividissem em dois padrões de camuflagem (ex: woodland vs multicam, MARPAT vs Preto, etc...)


Mas eu acho que do jeito que tá, tá ótimo.



Henrique, gostei da sua criatividade, só não concordei com esse tipo de projeto, mas vamos ver se a gente não bola junto alguma novidade :)
Avatar do usuário
Billy_BR
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant
Mensagens: 801
Registrado em: 05 Jan 2011, 09:27
Federado: 1069

Re: Diversidade e padronização de uniformes

Mensagem por Billy_BR »

Acho legal, porem não trata-se só da farda, tem colete e, mascara, mas ai já é d+...

Uma vez vi um evento que fizeram uma simulação do BOPE onde quem estava todo de preto era do BOPE e qualquer outra era TRAFICANTE, achei bem legal, mas em jogos normais fica inviavel, pois no decorrer do dia sempre tem que trocar de time para equilibrio do jogo ou pq algus jogadores vão embora mais cedo.

Abraço
Billy
Avatar do usuário
O The Ment
sergeant major
sergeant major
Mensagens: 981
Registrado em: 23 Abr 2010, 11:53
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Diversidade e padronização de uniformes

Mensagem por O The Ment »

O Henrique estava com receio de postar mas eu o encorajei... peguem leve galera... acho um lance legal a ser discutido... hehehe

Vamos la...
Uma situação bem simples q fui testemunha

Em um evento de mata em q um jogador com uma guille(pra quem nao conhece é akela roupa com vegetação) cismaram de botar uma bracadeira rosa choque... agora como o cara vai ficar furtivo assim? alias pra q farda camuflada se vc nunca vai ficar camuflado?
Hj em dia com fardas a 50 reais completas nao vejo nada de caro nisso nao...
Acho q devia abolir as bacadeiras ou qq marcacao colorida e doutrinar os times a andarem em conjunto e organizado, usarem senha e contra senha. radio, sinal de fumaça e etc.
se o dollar baixasse o sonho seria a cada evento um uniforme, mas no momento ta meio inviavel.
A questao de padrao de coletes tb rola... mas ja fica mais oneroso realmente.

Acho q tanto o Cenário como O RA/Milsim tem dado passos mto largos e fico impressionado com o nivel q os eventos nos estados estao tomando tanto no RS, SP, RJ, MG e ES. Vamos inovar galera, estagnados nao vamos a lugar nenhum.

Acho mto bom o topico pra se debater solucoes e criar um debate sadio e funcional nos nossos jogos.

abracao galera
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Diversidade e padronização de uniformes

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla pessoal

HENRIQUE
parabens pelo topico...
uma discussao super interessante...
como jogador naum gostaria de ter diversas fardas...
visto que hj temos varios modelos...
é a minhas opniao...

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
Henrique Padua
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 181
Registrado em: 11 Dez 2010, 16:10
Localização: Itu-SP

Re: Diversidade e padronização de uniformes

Mensagem por Henrique Padua »

villain escreveu:Não concordo. Em tese é plausível que se tenha (...)
Mas eu acho que do jeito que tá, tá ótimo.
Henrique, gostei da sua criatividade, só não concordei com esse tipo de projeto, mas vamos ver se a gente não bola junto alguma novidade :)
Villain, não precisa ser exatamente esta solução, isto foi apenas uma sugestão. Poderia ser qualquer coisa que fosse uma alternavia às faixas coloridas no braço.
Vamos pensar juntos!
:legal:
Billy_BR escreveu:Acho legal, porem não trata-se só da farda, tem colete e, mascara, mas ai já é d+...
(...)
Pode ser, acho que você tem razão, tudo no paintball é gasto..
Mas mesmo assim, será que em 2 anos a gente não conseguiria se adequar? Pensa bem, são dois anos..
:roll:
Vlamir CTTR escreveu:Olá Henrique, este seria "o mundo ideal do paintball" , um formato desses seria bacana demais, inclusive neste ultimo domingo conseguimos algo semelhante, porém em um game de RA nada comercial contando com pessoas altamente focadas e embasadas no crescimento e até que deu certo, mas mesmo assim houve resistencia e alguns não entararam no espirito.
A pratica disso esta bem distante, é dificil implantar isso, a alegação de livre arbitrio iria prevalecer, tipo, eu quero usar tal camo pois o ambiente favorece e se usar outro vou perder e bla bla bla.
(...)
Vejo que o lado bom do uso da faixa é tornar o jogador mais estratégico e tatico, ele tem que se abrigar melhor, visualizar e identificar com mais cautela o seu alvo, e para isso o uso de faixa ajuda muito, e o inverso tambem é verdadeiro.
Otimo topico, parabens.
abs
Obrigado, Vlamir!
Mundo Ideal do Paintball? Pode crer, seria lindo não precisar usar as faixas.
Concordo sobre a faixa obrigar o operador a ser mais furtivo, mas eu vi uma foto certa vez, acho que a foto é meio antiguinha já, e nem sei se é aqui no Brasil ainda por cima.. tinha um operador deitado no chão. Eu primeiro vi a faixa no seu braço, depois eu o vi. Daí quando conversei com esse amigo meu sobre isso, lembrei desta foto. E me surgiu a idéia de lançar aqui no fórum.. tô ameaçando já faz uns dias.. rs!
Quanto ao livre arbítrio, acredito que ninguém seria tão afetado deste modo, pois, supondo num exemplo: exército A vai de verde e exército B vai de bege. Daí, o pessoal do A pode ir de woodland, camo, verde oliva, tiger vietnam, e qualquer modelo cujo verde seja a cor predominante, enquanto o B pode ir de sand, desert, coyote, ou qualquer outro modelo cujo bege seja o predominante. Ou se for "cinza", poderia ser urbam, preto, azul-swat, e daí por diante. Acredito que tudo seja uma questão de tempo - longo - para nos adaptarmos.
:gberet:
O The Ment escreveu:O Henrique estava com receio de postar mas eu o encorajei... peguem leve galera... acho um lance legal a ser discutido... hehehe
Vamos la...
Uma situação bem simples q fui testemunha
Em um evento de mata em q um jogador com uma guille (pra quem nao conhece é akela roupa com vegetação) cismaram de botar uma bracadeira rosa choque... agora como o cara vai ficar furtivo assim? alias pra q farda camuflada se vc nunca vai ficar camuflado?
Hj em dia com fardas a 50 reais completas nao vejo nada de caro nisso nao...
(...)
Acho mto bom o topico pra se debater solucoes e criar um debate sadio e funcional nos nossos jogos.
abracao galera
Valeu Trindade, tô te devendo uma Bhrama.. rs!
Pois é, fico imaginando a frustração do cara da guille em usar uma faixa rosa no braço. Todos os depoimentos de usuarios de guille eu vejo falando que o negócio enrosca em qualquer galhinho, que demora para confeccionar pra ficar arrebentando depois, e diversas outras coisas.. e ainda por cima usar uma faixa que o denuncie? Eu nem usaria a guille, neste caso.
Também tem muito site chinês de Airsoft onde se pode comprar uma variedade impressionante de uniformes, e barato. Só precisa de paciência para esperar chegar.
:boinaaz:

Abração!!!
Avatar do usuário
Henrique Padua
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 181
Registrado em: 11 Dez 2010, 16:10
Localização: Itu-SP

Re: Diversidade e padronização de uniformes

Mensagem por Henrique Padua »

Taguchi Japa escreveu:Fla pessoal
HENRIQUE
parabens pelo topico...
uma discussao super interessante...
como jogador naum gostaria de ter diversas fardas...
visto que hj temos varios modelos...
é a minhas opniao...
abraços
Taguchi
Obrigado, Taguchi.
Sem grilos!
:legal:
A idéia não seria "diversas", mas apenas uma segunda farda, daí eu posso escolher jogar no time A ou no B, por assim dizer.
E se eu só tenho uniforme que esteja no padrão de um dos times, eu jogo naquele mesmo.
Sei lá, mas este tópico é só uma sugestão também.
:wink:
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Diversidade e padronização de uniformes

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla HENRIQUE

entendi perfeitamente...
mas o que eu quiz dizer era exatamente isso...
pois cada time acaba tendo uma camuflagem diferente de outro time...
ou seja po exemplo num dia vai dois times diferentes...
e as minhas fardas sao diferente da dos dois times...
e ai???
daria certo se os campos padronizassem as fardas...
ai quando eu for jogar em determinado compo ja sei qual farda eu levo...
por exemplo nocampo tal se joga somente com preto e wood...
porem num outro campo se utiliza mardpat e urbano...
e eu jogo nos dois campos...
ou seja teria que ter 2 ou ate 4 uniformes...

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
Henrique Padua
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 181
Registrado em: 11 Dez 2010, 16:10
Localização: Itu-SP

Re: Diversidade e padronização de uniformes

Mensagem por Henrique Padua »

Taguchi Japa escreveu:Fla HENRIQUE
entendi perfeitamente...
mas o que eu quiz dizer era exatamente isso...
pois cada time acaba tendo uma camuflagem diferente de outro time...
ou seja po exemplo num dia vai dois times diferentes...
e as minhas fardas sao diferente da dos dois times...
e ai???
daria certo se os campos padronizassem as fardas...
ai quando eu for jogar em determinado compo ja sei qual farda eu levo...
por exemplo nocampo tal se joga somente com preto e wood...
porem num outro campo se utiliza mardpat e urbano...
e eu jogo nos dois campos...
ou seja teria que ter 2 ou ate 4 uniformes...
abraços
Taguchi
Humm.. entendi..
Talvez eu não tenha sido muito claro quando comentei com o Vlamir, vou tentar ser mais detalhista: supondo um exemplo..
No evento X exército A vai de verde e exército B vai de bege.

Daí, previamente foram selecionados o pessoal. Beleza.
Os nomes abaixos são só exemplos..

O Marcos tem a seguinte farda:
Imagem

O Januráio tem essa:
Imagem

O Damião, essa:
Imagem

A Fernanda, essa:
Imagem

Entretanto, o Luciano tem essa:
Imagem

E a Raquel, essa:
Imagem

Será que o Luciano e a Raquel podem participar do evento pela equipe A? Melhor eles irem para a equipe B, mas isso é algo que elem podem (ou mesmo "devem") informar já na iscrição. Repare bem que cada um deles têm um uniforme diferente, mas os que estão na equipe A possuem uniformes com predominância na cor verde, enquanto a equipe B, no bege.

Assim sendo, poderia existir também uma terceira opção "cinza", ou "outros", sei lá, para numa ocasião alguém que queira usar também modelos urban, swat, preto, ou mesmo o velho e bom paisano, numa ocasião onde o ambiente favoreça, ou que peça um maior realismo - isso é só uma suposição.

O fato é: não seria necessário ter vários uniformes, apenas um onde a predominância seria o verde, e outro, o bege, ou preferencialmente o bege. Assim, a pessoa poderia utilizar o uniforme verde em qualquer situação onde a equipe X utilizasse uniforme verde, não importanto assim o padrão, mas sim a cor predominante.

O post acabou ficando cheio de detalhes e cores.
Não liga não, sou meio detalhista mesmo.
:grin:
Abraços..
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Diversidade e padronização de uniformes

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla pessoal

cara naum tem problema...
pelo menos vc mostra o que esta querendo dizer...
e facilita pro pessoal a visualizacao...
no meu ver essa mistura de cores pode acabar dando problema...

por aki mesmo so funciona quando tem uma turma de novatos que aluga todo o equipamento...
inclusive a roupa e jogao separados somente entre eles...
entao aki agente divide os times entre wood e urbano...
assim da de boas e nunk tive reclamacao ou problema...

mas no jogo dos veteranos...
como cada um vai com seu uniforme...
e com mais diversidades que suas fotos postadas...
entramos num consenso que...
seria melhor colocar faixas adesivas nos dois braços...
visto que essa faixa o custo dela esta em torno de 3,00 reais...

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
Henrique Padua
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 181
Registrado em: 11 Dez 2010, 16:10
Localização: Itu-SP

Re: Diversidade e padronização de uniformes

Mensagem por Henrique Padua »

Taguchi Japa escreveu:Fla pessoal
cara naum tem problema...
pelo menos vc mostra o que esta querendo dizer...
e facilita pro pessoal a visualizacao...
no meu ver essa mistura de cores pode acabar dando problema...
Entendi..
Agora me veio uma situação à cabeça: o cara com a farda que já lavou umas 10 vezes, já bem desbotada, ele entocaiado na sombra e talz.. daí um companheiro de time que não o conhece poderia confundir as cores nesta situação e conferir-lhe um disparo-amigo. Com certeza o cara vai ficar muito chateado, e se o disparo vier de uma pessoa conhecida por ser desastrada (mas que estava bem atenta naquele momento, apenas confundiu as cores), vai ficar pior ainda pro cara.
É um problema.
Entretanto, já vi depoimentos aqui mesmo no fórum, em que o jogador A não sabia se disparava ou não no jogador B porque não conseguia ver a faixa no braço da pessoa, daí ele foi seguindo o B até que este eliminou alguém do mesmo time do A, e o A eliminou o B. Conclusão: os 3 eram do mesmo time, e um não viu a faixa no braço do outro e tivemos aí 2 disparos amigos.
É outro problema.
Pesos diferentes, medidas diferentes.
É de se pensar..
Cavar um buraco para tampar o outro não ajuda muito, é verdade.
Mas.. ah, sei lá.. rs!
Abolir as faixas com a padronização de uniformes é só uma sugestão..
:smile:
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Diversidade e padronização de uniformes

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla pessoal

:lol: :lol: ...
calma HENRIQUE...
eu entendi muito bem o que vc estava expondo...
porem como temos que acabar pensando em todos...
as fitas sao a melhor opcao...
depois que comecamos a utilizar nos dois braços...
diminuiu cerca de 95% os incidentes...
e como isso tbm parte da organizacao...
o jogador em questao vai pra qualquer campo sem se preocupar...
e outra esse rolo custa em media 3 reais...
se for o caso alem de colocar nos dois braços...
coloca ela duplamente ou seja uma em cima da outra...

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
Mazzeo CFN
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 516
Registrado em: 09 Jul 2009, 00:47

Re: Diversidade e padronização de uniformes

Mensagem por Mazzeo CFN »

Fala henrique ...

Bom usamos isso três vezes.

HoG 1 e 2 e Gerônimo.

Funcionou, e muito bem.

Houve fogo amigo ? Sim, e sempre haverá se os operadores não forem bem treinados no protocolo de visualização.

Porem atente que eram OPERAÇÕES, de REAL ACTION, eventos que foram discutidos meses antes, e que a organização previu e informou antecipadamente a todos.

No dia a dia, em um campo, JOGANDO, não rola ...

Passa pelo custo, pelo foco no milsim, pelo loadout.

Ainda tem gente que acha que uniforme é cosplay, se fantasiando de soldado, não sabe as peculiaridades dele, como funciona, pra que tipo de terreno, etc.

Loadout tbem, vc compra um colete que parece uma prateleira de puta, cheio de bolsos e não sabe o que colocar ! Mas isso é pra outro tópico.

Acho que os times tem que ter ao menos dois tipos de camo, ou então um camo e um "chapado" tipo khaki ou OD, e a partir dai em eventos de RA pode-se usar esse principio de diferenciação.

Eu pessoalmente acho horrivel em uma operação uma faixa presa no braço, mas no dia a dia de um campo, é indispensável.

Taguchi, na minha opinião, os incidentes de fogo amigo não podem ser sanados identificando os inimigos de maneira mais incisiva, mas sim treinando e deixando claro para quem estiver em campo que preste atenção antes de atirar.

Vai rolar algo, claro, em qualquer lugar e até mesmo na vida real acontece fogo amigo, mas essa saida é muito simplista, você tem que jogar a responsabilidade do erro pra quem errou, deixando CLARO que ele tem que prestar mais atenção, quem sabe colocando um banner com a explicação do protocolo V.I.D.A. (Ver Identificar Decidir Atirar) e ensinando pros novatos.

Mas como nesse topico especifico estamos falando de RA, fica a minha resposta acima, até por que gosto de cenário, acho muito legal e importante como esporte, mas não é minha cara.
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Diversidade e padronização de uniformes

Mensagem por Taguchi Japa »

Mazzeo CFN escreveu:
Eu pessoalmente acho horrivel em uma operação uma faixa presa no braço, mas no dia a dia de um campo, é indispensável.

Taguchi, na minha opinião, os incidentes de fogo amigo não podem ser sanados identificando os inimigos de maneira mais incisiva, mas sim treinando e deixando claro para quem estiver em campo que preste atenção antes de atirar.

Vai rolar algo, claro, em qualquer lugar e até mesmo na vida real acontece fogo amigo, mas essa saida é muito simplista, você tem que jogar a responsabilidade do erro pra quem errou, deixando CLARO que ele tem que prestar mais atenção, quem sabe colocando um banner com a explicação do protocolo V.I.D.A. (Ver Identificar Decidir Atirar) e ensinando pros novatos.
Fla MAZZEO

cara eu tbm gostaria de naum mais utilizar faixas no dois braços de cada jogador...
porem é aquilo que vc disse no campo ali na hora naum tem jeito é colocar faixa e ir pro jogo...
ainda mais em campos comerciais que o giro de jogadores é grande inclusive de novatos...
em eventos missoes e outros tipos de jogos tbm sou super favoravel a isso...
porem é como vc disse precisa ser avisa com muita antecedencia...
lembrando que todos meus posts acima era em relacao ao dia a dia...

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
O The Ment
sergeant major
sergeant major
Mensagens: 981
Registrado em: 23 Abr 2010, 11:53
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Diversidade e padronização de uniformes

Mensagem por O The Ment »

queria lancar 2 perguntas q me seriam mto uteis...

1 - Vcs gostariam q em um evento fosse fornecido o uniforme?
2 - Pagariam uns 20 reais a mais na inscrição por esse beneficio?
Responder

Voltar para “Máscaras, Proteções e Vestimentas.”