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Operação Backdoor - 5/6/2011

DEBRIEFING de todos os jogos e eventos.
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RCosta
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Operação Backdoor - 5/6/2011

Mensagem por RCosta »

Senhores, dividirei o Debriefing em dois posts. O primeiro o Deb. da Organização. Onde detectamos erros e onde acertamos. Após falarei do Debriefing das missões e podemos comentar a vontade!


07:00h – Chegada dos operadores ao campo (estacionamento inicial: Piscina). No estacionamento, o operador deixará 2 sacos (com o nome escrito nos sacos) com 150 paintballs cada (sugere-se colocar uma etiqueta e utilizar um saco ZIPLOC para não extravasar as bolinhas). O operador será conduzido à área de equipagem/cronagem.

Aconteceu que, com a chuva fomos obrigados a colocar a mesa que ficaria recepcionando a galera no estacionamento lá no bar. Congestionou um pouco a entrada, aliado ao fato que POUQUISSIMOS jogadores trouxeram as bolinhas como indicamos. Pareciam adolescentes de 14 anos entrando num bordel. Isso comeu MUITO tempo da gente. As bolinhas seriam utilizadas nesse esquema:
150 do primeiro saco – seriam colocadas na caixa de plástico do respectivo exercito e seriam entregues aos comandantes as 13h para rearmar os mesmos. A logística de distribuição estaria a cargo do comandante.
150 do segundo saco – montariam as recargas do Suporte e reabastaceriam as recargas do suporte na liberação do remuniciamento (estas foram misturadas).
O pessoal não preparou os sacos com antecedência. Para agilizar, o operador vinha com o saco de 500 e tirávamos 10 pods para nós mesmos prepararmos tudo. Isso demanda tempo...


08:00h – Abertura da Cronagem e posterior Identificação.

Tinhamos 2 estações de recarga, uma pronta caso a primeira desse problema. Atrasamos 20minutos por erro MEU, de ter emprestado a fita veda rosca e no dia anterior não ter conferido se a mesma estava na minha caixa de ferramentas. O Brandão foi comprar uma de urgência. O Crono ocorreu sem problemas e estava dentro de nosso cronograma. Houveram, obviamente pessoas que apareciam para cronar depois das 9:00 o que causou um certo problema na logistica das pessoas (tinhamos poucos Staffs para o evento)

09:00h – Briefing Geral e encaminhamento dos exércitos para seus respectivos QGs (o briefing começará após o ultimo operador ser credenciado)

A chuva, novamente causou transtorno: ao inves de fazermos o Briefing após a chegada nos start points, separamos os exércitos em ambientes próprios, o que ajudou muito na montagem de estratégia e conversas entre os operadores. Tive que dar alguns esporros (não me levem a mal, mas vinham me alertar que tinha X9 no local e pediam pra tirar o candango de imediato). Fato que nenhum dos exércitos estava pronto as 09:00 e os próprios comandantes pediam mais tempo para repassar estratégia. Encerramos o Crono as 09:00 e mesmo assim alguns operadores chegaram a mesa de credenciamento sem o lacre do marcador, obrigando a parar tudo para cronar e lacr com seus subordinados.

09:50h – Sinal verde para incursão dos caçadores (chineses)

Esperamos o máximo possível da chuva passar para encaminhar os exércitos aos Start Points. Foi uma decisão complicada. Os americanos estavam 290m dentro da floresta e levar 40 operadores para lá demandou quase 20 minutos. Preferimos credenciar primeiro os americanos para subirmos logo com eles e também não revelar posição do start point chinês. Não queriamos que eles vissem como estavam os snipers e a posição exata de saida para não comprometer a estratégia chinesa. A liberação dos Snipers aconteceu somente as 11:08 da manhã (com 1 hora e 18 minutos de atraso, principalmente por conta da chuva).

10:00h – Inicio Oficial missões

A liberação ocorreu sem problemas, associando rádio UHF de alta potencia e fogos de artificio. Melhor investimento em organização é rádio UHF de 4W. Talk About tem potencia de menos de 0,5W e não serve para organizar jogos grandes. Aprendizado da Icarus que sempre faremos e provavelmente estenderemos aos SQLs em próximo jogo que utilizarmos de Hierarquia Militar.

10:40h – Sinal verde para execução Missão Judas

Sinal verde para a equipe se posicionar para o lançamento do Stinger. Tudo ocorreu sem problemas e o Comando americano seguiu a risca as intruções, salvo o lançamento do Stinger (não poderei fazer efeitos especiais nele). Avisamos ao comando Chines que havia presença de assinatura infravermelha naquele quadrante. Que eles tinham 10 minutos para interceptar possível lançamento de foguete. Montamos uma replica 1:1 de Stinger justamente para essa missão.

Imagem

11:30h – Prazo limite para execução da Missão Cyclope.

O prazo limite passou a ser 13:30 visto o atraso e visto que abortamos o descanso para a segunda missão (que iriamos liberar material somente na hora). Missão Cyclope consistia da desabilitação da estação de radar (galpão). Criamos um circulo azul onde quem estaria dentro após 20 segundos estaria morto. O lado Leste da construção é cercado por uma barreira e acreditávamos que ali ninguém iria escalar ou tentar passar. Acabou que foi por ali que plantaram os explosivos e não havia marcação azul impedindo verificar o raio da explosão. Os operadores dentro do circulo azul foram intaviados e encaminhados aos seus SQLs. Os operadores que estavam na área não regulada (não é irregular é algo inesperado) entraram dentro de uma brecha nas regras e combinei com eles que a saída deles se daria de dentro do radar. A missão Cyclope ocorreu as 13:21 (2 horas e 13 minutos de jogo) e decidimos ali, já que muitos estavam pedindo arrego e literalmente abandonando a guerra, de terminar e não realizar a missão Goodbye
14:00h – Termino do evento.

Pontos importantes:
* - Operadores americanos descendo paralelo ao rio: Marcamos com fita zebrada o campo horizontalmente – como assim: definimos o limite de campo do tobogã para cima e terminando no start point americano (fizemos duas grandes linhas horizontais e sem limites para os lados do campo). Acontece que os Squads ALFA e BRAVO desceram DEMAIS o rio e quando tentaram flaquear os chineses deram de cara com a fita zebrada. Pelo que pude entender, eles regressaram e subiram um pouco mais o rio, afim de dar a volta pela fita e regressar a área de jogo. Não os culpo, preparamos o campo no sábado e com chuva e vento, provavelmente a faixa que passava por cima do rio deve ter caído. O importante que isso não beneficiou eles, ao contrario, tiveram que voltar mais e refazer o caminho de modo que ficassem dentro da área de jogo.

* - Vi muitos operadores pedindo NEUTRO para tiros na mão, braço e perna. Senhores capitães, vamos cobrar leitura do compendio dos seus operadores! Isso atrapalhou demasiadamente a estratégia dos comandantes.

* - As bandeiras dos Start Points e dos Postos de guarda estavam feitas com Contact, mas as bordas foram cortadas rentes. Acabou que no domingo pela manhã estava encharcadas e impossibilitando ver qual era o Pais. Tivemos que descartar elas, por isso que tanto nos Start points quanto nos Postos de Guarda não conseguiamos ver. Como os comandantes estavam mantendo sempre algum homem no interior do posto ou no start point ficou facil a identificação de qual exercito ocupava ele.

* - O Safety Zone ficou bem posicionado com uma equipe de APH pronta para atendimento emergencial. Tivemos 2 pequenas ocorrencias, com necessidade de pequenos curativos somente. Agradecemos o pessoal do Pilares 2 que cedeu gentilmente a tela de proteção.

* - Eventos com mais de 50 pessoas torna-se viavel e necessário em colocar uma ambulância. É impossivel financeiramente colocar ambulancia com menos de 50 pessoas pagando em media R$40.

Classificamos como gastos obrigatórios na organização:

1 - Ambulancia com pessoal treinado para APH (com mais de 50 pessoas ou com preço por operador aumentado)
2 - Comunicação por radio UHF entre os organizadores
3 - 1 Organizador para cada 15 operadores (fomos 3 e teve horas que tinhamos que nos preocupar com 2 coisas ao mesmo tempo)
4 - Staffs tem que passar por uma reunião com antecedencia.
5 - Em locais grandes safety zone avançado
6 - Investimento em itens para simuação (sim, investir em replicas para simular o mais proximo possivel as missões)

Falarei em breve das missões.
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RCosta
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Re: Operação Backdoor - 5/6/2011

Mensagem por RCosta »

Assunto em paralelo, mas tabém tão importante:

1 - Respawn: Na Icarus funcinou sem problemas, na Backdoor detectei alguns problemas, acho que relacionados a comunicação prejudicada pelo terreno. Mas, ao meu ver, facilitou muito a estratégia dos Squads que tinham boa comunicação. É uma regra a manter? Claro, foi a segunda vez a ser usado, merece maiores lapidações, mas devemos investir nela?

2 - Frequencias de Rádio pré-definidas: qual a opinião de voces? O evento definindo a frequencia torna o jogo mais organizado?

3 - SQLs pré-definidos e hierarquia: Ajudou a organizar o squad? Ajudou nas estratégias? Foi uma estrutura que vala a pena manter?
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Re: Operação Backdoor - 5/6/2011

Mensagem por faboxrj »

1 - Sim deve manter, evita o cara ter que andar o campo todo e ainda ver o inimigo estando fora. Também achei muito bom os Comandantes e lideres terem menos vidas.
2 - Isto me embolou, mas foi pq quando foi liberada eu tava muito pegado com tarefas do trabalho.
3 - Sim deve manter, isso evita favoritismo e da oportunidade de outros jogadores exercerem novas funções. Achei interessante a lista para as funções assim quem queria se candidatava e se o cara não quiser rejeita.
narfcdj escreveu:Assunto em paralelo, mas tabém tão importante:

1 - Respawn: Na Icarus funcinou sem problemas, na Backdoor detectei alguns problemas, acho que relacionados a comunicação prejudicada pelo terreno. Mas, ao meu ver, facilitou muito a estratégia dos Squads que tinham boa comunicação. É uma regra a manter? Claro, foi a segunda vez a ser usado, merece maiores lapidações, mas devemos investir nela?

2 - Frequencias de Rádio pré-definidas: qual a opinião de voces? O evento definindo a frequencia torna o jogo mais organizado?

3 - SQLs pré-definidos e hierarquia: Ajudou a organizar o squad? Ajudou nas estratégias? Foi uma estrutura que vala a pena manter?
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Re: Operação Backdoor - 5/6/2011

Mensagem por RUSSOops »

narfcdj escreveu:Assunto em paralelo, mas tabém tão importante:

1 - Respawn: Na Icarus funcinou sem problemas, na Backdoor detectei alguns problemas, acho que relacionados a comunicação prejudicada pelo terreno. Mas, ao meu ver, facilitou muito a estratégia dos Squads que tinham boa comunicação. É uma regra a manter? Claro, foi a segunda vez a ser usado, merece maiores lapidações, mas devemos investir nela?
Sim,achei a melhor forma de respaw utilizada ate hoje.

2 - Frequencias de Rádio pré-definidas: qual a opinião de voces? O evento definindo a frequencia torna o jogo mais organizado?
Sim,pois isso evita termos que mudar na hora caso as duas equipes tenham estabelecido uma mesma frequencia.

3 - SQLs pré-definidos e hierarquia: Ajudou a organizar o squad? Ajudou nas estratégias? Foi uma estrutura que vala a pena manter?
sim,acho que devemo seguir este padrão,fica mais organizado e ganhamos tempo para tratar de outros assuntos relacionados ao jogo.
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Re: Operação Backdoor - 5/6/2011

Mensagem por Hohenstaufen »

narfcdj escreveu:Assunto em paralelo, mas tabém tão importante:

1 - Respawn: Na Icarus funcinou sem problemas, na Backdoor detectei alguns problemas, acho que relacionados a comunicação prejudicada pelo terreno. Mas, ao meu ver, facilitou muito a estratégia dos Squads que tinham boa comunicação. É uma regra a manter? Claro, foi a segunda vez a ser usado, merece maiores lapidações, mas devemos investir nela?

2 - Frequencias de Rádio pré-definidas: qual a opinião de voces? O evento definindo a frequencia torna o jogo mais organizado?

3 - SQLs pré-definidos e hierarquia: Ajudou a organizar o squad? Ajudou nas estratégias? Foi uma estrutura que vala a pena manter?

Rafa,

minha opiniao eh a msm do Fabox e do Russo...

No entanto, qnto a escolha das funçoes medico/suporte/engenheiro/SQLs acho q a organizaçao poderia deixar a cargo dos proprios times que formarao o Squad, tendo em vista q conhecem melhor a aptidao de cada jogador aliada a estrategia a ser escolhida, isso daria maior dinamismo as equipese tbm evitaria as solicitaçoes de permuta de funçoes num msm Squad. Qnto a variabilidade e rotatividade das funçoes, creio q os "capitaes" dos times poderiam, melhor do q ninguem, optar por esta reformulaçao, inclusive promovendo treinos internos para "adestrar" seus companheiros nas referidas funçoes. Acredito q a organizaçao ja tem mts atribuiçoes p se preocupar e poderia deixar q os proprios Squads definissem as referidas funçoes.

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Re: Operação Backdoor - 5/6/2011

Mensagem por RCosta »

Bernardo,

Acho uma otima, acabou que foi o que aconteceu: preferi a indicação do SQL e as permutas foram acontecendo até azeitarmos as coisas.
O problema que deveriamos ter 9 especialistas para cada função + 4 snipers. A lista de voluntários ficou aberta 3 semanas e pouquissimas pessoas colocaram seus nomes nela. 90% das especialidades foram compulsórias. No RA do RJ todo mundo quer ser Rifleman, ninguem quer ter um foco em campo.

Se a maioria das pessoas aprovarem a ideia da Hierarquia, realmente pegaremos os que se voluntariarem, colocaremos na função desejada e o restante das vagas serão entregues em branco aos SQLs decidirem com quem completar. Achei excelente a divisão dos Squads obedecendo os times, pois segue já uma hierarquia conhecida pelo Jogador.

Minha admiração foi o pessoal do Ducks. O Falcão dava o comando e os "falconetes" (rsrsrs - filhos de falcão, falconetes são!) seguiam EXATAMENTE o seu papel dentro de um squad coeso. Fiquei literalmente de queixo caido.

Infelizmente os SQLs ainda acho que tem que ser escolha da Organização, juntamente aos Comandantes. Até para manter o jogo o mais equilibrado possivel. Nada impede de alguem recusar o convite de ser. Ai sim partiria do comandante a indicação. Temos muitos estrategistas escondidos nas fileiras de infantaria. O olho do Brandão é muito clinico para achar esses caras...

Exemplo principal foi: se utilizassemos o critério sorteio, a galera de sampa ficaria espalhada, e provavelmente não aproveitariam o jogo como aproveitaram. Os filhos do Salsicha não teriam feito aquela jogada fantástica de vir varrendo geral pelas costas ou o próprio Ducks não conseguiria fazer uma movimentação tão perfeita de patrulha pela mata como fizeram...
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Re: Operação Backdoor - 5/6/2011

Mensagem por Hohenstaufen »

Rafael,

acredito q houve poucos voluntarios pq no inicio ninguem sabia exatamente em q time ou squad iria jogar, so dps eh q ficou a configuraçao de se tentar colocar os times formando um Squad ou inves de "distribui-los" aleatoriamente nos exercitos.

Creio q foi uma excelente formula a Organizaçao indicar os Comandantes/Staff e os SQLs e tentar montar os Squads com os elementos da mesma ekipe... se provou mto eficiente em termos de organizaçao e entrosamento...

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Re: Operação Backdoor - 5/6/2011

Mensagem por O The Ment »

Fala galera!

Vou deixar minhas impressoes e minhas criticas e elogios visando sempre a evolução dos jogos que pra mim foi um grande passo q demos nesses dois ultimos eventos.
comecando do comeco...

Hierarquia

Achei tb por equipes por squad um esquema mto legal, a galera do aramda se amarrou em jogar junto, vinhamos treinando e passei bastante coisa para meus especialistas.
Acho q ja mencionei isso antes mas gosto desse esquema mas acho q ele deveria ficar entao para o parametro de eventos de +50 jogadores. Em eventos menores e melhor assim pois tb curto em jogar com amigos q nao jogo a tempos, aprender varias coisas novas, conhecer novos amigos. Acho isso bem legal.

Acho legal tb ficar a cargo do comando a distibuição de especilistas e sqls em comum acordo com os jogadores. Tira uma preocupacao de cima da organização.
Normalmente o Comando e composto de pessoas ja bem conhecidas no meio que praticamente conhece a maioria das pessoas q participam.
Os sqls seguindo o mesmo criterio conhecem tb consequentemente os operadores e fica mais facil delegar a especialidade conforme o perfil do jogador.

Frequencias

Por mim sinceramente radio so serve para distancias... minha comunicação eu gosto mesmo de sinais... entao nao tenho opiniao formada.. fica a criterio mesmo da organizacao e comando.

Respawn

Achei bem legal desde o Icarus o respawn no sql. E questao de costume mesmo, mas nos ja treinamos esse tipo de respawn no a2s.

Todos viram o qto a chuva atrapalhou a gente... entao acho q certas coisas podem ser relevadas...

A fita veda cano eu tinha cabeção! Nao sai do meu kit de reparos! pq nao saiu perguntando?

O jogo em si

Achei a dinamica bem legal pena q o exercito americano foi por um canto q nao poderia ter ido nisso realmente prejudicou um pouco, mas nao tirou a diversao mesmo assim.

Houve mto... mas mto... mas mto tiro amigo... 50% do meu squad(eu tb) foi eliminado por tiro amigo.... mto chato isso acontecer... sqls vamos melhorar a comunicação.

As faltas complicaram tudo... infelizmente no exercito chines pecas importantes faltaram assim desequilibrando em mto a estrategia.

Estabacos... mtos estabacos...rs

Uma coisa q me incomodou um pouco mas q no futuro vai melhorar e a questao da filmagem... no momento em q eu estava guarnecendo passou a galera do marquinhos filmando focando bem em mim... isso denuncia muito em campos de dimensoes grandes. Um ponto a melhorar. Acho q cameras fixas e helmet cam´s tem emprego melhor do q cinegrafistas.

Nosso ponto de respawn(represa) era meio complexo no fim do jogo pois havia mtos americanos proximos guardando caixao(nao q seja intencional) no fim do jogo.

ate o momento e isso...rs
Mas me diverti bastante e superou minhas expectativas, parabens a todos
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Re: Operação Backdoor - 5/6/2011

Mensagem por O The Ment »

uma coisa q achei legal no CH2 e q nos futuros possa ser incorporado e o sistema de porcentagem nos objetivos
tipo:
obj 1 35%
obj 2 15%
obj 3 25%
obj 4 25%

acho legal isso pq da foco a estrategia.
E estrategias secundarias sao legais tb.
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Re: Operação Backdoor - 5/6/2011

Mensagem por faboxrj »

Só algumas observações sobre o jogo que me atrasou a monografia, tirou noite de sono e me fez ler como nunca...Hehehe

Código: Selecionar todos

Achei a dinamica bem legal pena q o exercito americano foi por um canto q nao poderia ter ido nisso realmente prejudicou um pouco, mas nao tirou a diversao mesmo assim.
Li a regra toda duas vezes sem pular nada e não existia nela restrição ao caminho escolhido, mas nossa rota secundária se daria pelo bananal onde bateriamos de frente com o Squad do GOP, e ainda sim seriam 2 contra 1 pela estratégia de vocês.

Código: Selecionar todos

Nosso ponto de respawn(represa) era meio complexo no fim do jogo pois havia mtos americanos proximos guardando caixao (nao q seja intencional) no fim do jogo
Não havia ninguém nosso lá, te garanto. Nos até desceriamos por lá, mas o GAGLI aceitou o comando de aguardar e quando cheguei e indentifiquei que desceriamos no vale negativei a descida, por ser um pessimo lugar para nós tendo em vista que estariamos em um plano inferior ao de vocês e seriamos facilmente abatidos, por isso preferimos a "Avalanche" pela trilha.

Unico ponto que reconheço que vocês estavam em desvantagem foi o terreno, pois estariamos em Aclive no estilo Monte Castelo.

Ate o maior numero caiu por terra por conta dos Snipers, que segundo o Bernardo até voam...Rs
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Re: Operação Backdoor - 5/6/2011

Mensagem por O The Ment »

faboxrj escreveu: Não havia ninguém nosso lá, te garanto. Nos até desceriamos por lá, mas o GAGLI aceitou o comando de aguardar e quando cheguei e indentifiquei que desceriamos no vale negativei a descida, por ser um pessimo lugar para nós tendo em vista que estariamos em um plano inferior ao de vocês e seriamos facilmente abatidos, por isso preferimos a "Avalanche" pela trilha.

Unico ponto que reconheço que vocês estavam em desvantagem foi o terreno, pois estariamos em Aclive no estilo Monte Castelo.

Ate o maior numero caiu por terra por conta dos Snipers, que segundo o Bernardo até voam...Rs

Nao digo q vcs fariam isso por proposito, so mencionei pq durante o jogo segurei a galera pq justamente vcs estavam no nivel superior, qdo afastaram um pouco avancamos mas ja era tarde.
De maneira nenhuma falei q era falta de esportividade
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Re: Operação Backdoor - 5/6/2011

Mensagem por faboxrj »

Não entendi isso não, mas sei que pode ter parecido por isso achei melhor dar nossa visão, depois que soube que o Start Ponit de vcs era lá vi que a nossa decisão foi acertada.

Obs.: Te mandei um email...
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Re: Operação Backdoor - 5/6/2011

Mensagem por RCosta »

O The Ment escreveu:uma coisa q achei legal no CH2 e q nos futuros possa ser incorporado e o sistema de porcentagem nos objetivos
tipo:
obj 1 35%
obj 2 15%
obj 3 25%
obj 4 25%

acho legal isso pq da foco a estrategia.
E estrategias secundarias sao legais tb.
Cara, quando a gente fala de mais de 4 objetivos isso sim é valido, até porque ninguem vai cumprir 5 missões. Voce colocar porcentagem para dar prioridade a elas acho valido também.

Podemos incluir isso no proximo esqueleto de missão.

Agora pensamento meu, como elaborador:
Sou fã de missões onde numeros não importam, pois curto missões com no maximo 3 objetivos ESTRATEGICOS E SIMPLES. tipo a tomada e destruição do radar e manutençào dos postos de patrulha. Coisas simples que podem gerar reviravoltas no meio do jogo. em 10 minutos o objetivo, que tava sob controle foi perdido. Cada lado ter um objetivo distinto também é bom. Isso cria uma dificuldade intelectual pois, alem de voce ter que cumprir o seu vc tem que se preocupar e nao deixar o outro lado cumprir o dele.

Os chineses tinham que manter 3 estruturas, sendo que mantiveram somente 1
Os americanos tinham tres missões (uma bem dificil ao meu ver) e completaram 2 (a terceira ficou fora do tempo e houve muita desistencia dos operadores que acharam que o final da missão era a destruição do radar). A gente não tinha acabado (faltavem ainda 15 minutos de jogo) e incrivelmente tinha operador tirando mascara e comemorando ou chorando a destruição do radar, sentando no chão e entregando os pontos.

Numa guerra real um lado não sabe o objetivo do outro 100%. Isso que a torna imprevisivel e dinamica. todos os dois lados saberem exatamente o que vai acontecer é irreal. Quando voce nao sabe o objetivo do inimigo, não importa se vc tem 5 ou 50 operadores, voce não se utilizar de força bruta. O inimigo pode ser em 3 e passar pelas tuas defesas, pois vc não sabe o que ele vai atacar e quando vai atacar. Isso te obriga a, ao inves de fazer um ataque em bloco, a parar e pensar se um ataque é valido ou se distribuir todas as suas forças entre os pontos de defesa e deixar uma reserva no centro para reforçar qualquer uma é mais valido.

Eu acho que muitos desprezam o pensamento de taticas medievais de sitios a castelos. Minha visão numa defesa baseada nessa pensamento: Ocupo as estruturas. Coloco sentinelas a uma distancia, capazes de ficar quieto mesmo com os caras pisando neles a alertar aonde seria o foco do ataque. Mas avisos cirurgicos, com possivel tempo de chegada do inimigo. Coloco uma força de reserva composta de 40% da guarnição e de boa mobilidade atras da linha de defesa, para ir de encontro ao ponto que atacarem e reforçar o local. Essa força entra pra ajudar a defesa do local e quando a situação tá sobre o controle, nada de atacar. Volta, se reagrupa e prepara para outra onda de ataque. EU TENHO QUE ME DEFENDER POR ALGUMAS HORAS! APÓS ISSO MEUS REFORÇOS CHEGARIAM DE OUTRA GUARNIÇÃO! Se for necessária essa força pode ser composta de 2 squads, e dividir eles para reforçar dois pontos é uma alternativa. Sitios em castelos eram segurados assim. Os arqueiros nunca ficavam a mostra. Eles iam pra onde havia necessidade. Issso te dá duas vantagens obvias. O combate passa a ser em terreno visivel e o inimigo não sabe a sua real capacidade de defesa ao atacar e geralmente subjulga a situação "achando" que 6 dariam conta ali. Só que os 3 que estão visiveis contam com mais 6 prontos a chegarem ali em 2 minutos.
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Re: Operação Backdoor - 5/6/2011

Mensagem por RCosta »

Vamos aos cenários:

Mapa Geral:

Imagem

Cenário Atual Chines:

Temos a existência de confrontos em mar entre a marinha de Taiwan e a marinha chinesa por domínio territorial, como também raros confrontos aéreos visto que a superioridade aérea é claramente chinesa. Taiwan prendeu o capitão Wi Wi Kim. Extraiu o mesmo com bastante dificuldade e com inúmeras baixas. O custo da missão codinome foi alto. 3 operadores chineses foram feitos como prisioneiros não há noticias dos mesmos há algum tempo. O governo de Taiwan devolveu o capitão à China e utilizou tal ferramenta como propaganda de guerra. Em cerimonia transmitida mundialmente Taiwan entregou o piloto e clamou por paz. "Nos sentimos ameaçados com o jato do capitão e não tivemos escolha a não ser abate-lo. Nossas cidades litorâneas foram bombardeadas incansavelmente e temos oficialmente mais de 15mil mortos por bombas chinesas. Mesmo assim devolvemos o capitão a seu domicilio, pois a China é seu lar. Somos um povo humilde e honrado, só clamamos que os bombardeios cessem. O motivo de perdermos 15mil vidas inocentes foi devolvido a sua pátria". A repercussão deste discurso levou a maioria dos países de base aliada americana a condenar o ataque chinês e a ameaçar a entrada da OTAN no conflito, caso mais civis percam suas vidas. Claramente a OTAN não deseja participar ativamente do conflito, visto a importância econômica da China atualmente. A China promove incursões constantes em território litorâneo taiwanês objetivando manutenção de cabeças de praia e missões clandestinas de sabotagem no interior. Os acontecimentos deste dia farão a entrada definitiva e agora sem escolha dos EUA na guerra, visto a invasão americana em território chinês.
EUA assinam acordo de cooperação com Taiwan e participa inicialmente com suporte logistico e bélico, sem confrontar diretamente a China. Temos somente missões clandestinas, a maioria para obtenção de inteligência bruta ou para eliminação de alvos de importância militar, sem conhecimento ou aprovação da ONU ou OTAN. Os acontecimentos deste dia farão a entrada definitiva e agora sem escolha dos EUA na guerra, visto a invasão americana em território chinês

MISSÃO CHINESA:

A inteligência central chinesa recebeu as 0800zulu de domingo, informações que um avião comercial de empresa sul-coreana, com rota Seoul – Berlim foi embarcado com uma tripulação de 3 pelotões completos americanos e 10 tripulantes, totalmente equipados e armados. Não se sabe muito sobre o plano de voo, porém todas as estações de radar de baixa altitude estão em alerta amarelo. Às 0930zulu, a subestação de Mojishi confirmou que o jato comercial mudou em 10 graus sua rota sobre território chinês, sobrevoando a 18mil pés o vilarejo de Mojishi. Um grupo de caças SU-27 foi despachado da base aérea de Tzunai, porem o jato já se encontrava dentro de rota comercial estipulada pelo plano de vôo e o piloto alegou via radio presença de turbulência e necessidade de mudança de rota. A PLA possui uma estação secundária em Mojishi para controle de tráfego aéreo, principalmente militar, associada a um sistema de 68 pequenas estações, criando uma rede ao redor da fronteira chinesa. Essa rede impossibilita o voo, mesmo que em baixíssima altitude, de qualquer aeronave tripulada ou não tripulada em uma faixa de 200 milhas náuticas e é de vital importância para a manutenção no controle aéreo no espaço chinês. Mesmo sendo de pouca importância estratégica, essa mesma estação estará conectada diretamente ao setor de inteligência diplomática chinês, durante toda a manhã de domingo e maiores informações são confidenciais.

Capitão Russo, como comandante do centésimo-oitavo grupamento de montanha da PLA, foi designado em caráter de urgência, pois a força policial da província de Qien-chu (a leste de Mojishi) entrou em contato com o comando maior do PLA, pedindo informações sobre lançamentos de tropas sobre as montanhas. Os mesmos não haviam sido informados sobre qualquer treinamento no local. O comando maior não possui tropas paraquedistas em treinamento na região, as informações de inteligência em solo estrangeiro e a mudança repentina de rota do avião levam a acreditar em alguma missão americana em território chinês.

Resumo objetivo das missões Chinesas

1- Objetivo Pohuai Shoku: Guarnecer e defender a qualquer custo, a subestação de radar de Mojishi até a divisão blindada render a 108 (às 13:30h). A incapacitação da subestação de radar se daria por uso de explosivos e somente engenheiros americanos teriam essa função. A carga deverá ser transportada POR UM ENGENHEIRO até o interior do complexo e ao ser acionada (interruptor que acionará a sirene) todos os operadores tem 20 segundos para sair da zona de explosão (interior do perímetro marcado com fitas azuis – o tempo limite será o do estouro de dois rojões 12x1). Os operadores que estiverem dentro da zona de explosão perderão 1 vida automaticamente. Estabelecer um perímetro de defesa satisfatório guarnecendo dois antigos postos de guarda e mantendo a bandeira chinesa em seu topo (possuem capacidade de remuniciar limitadamente os squads que os alcançarem) nas coordenadas abaixo especificadas e os preparar para combate. Cada posto de guarda é composto de 1 guarita e um bunker de sacos de areia. O bunker deve ser utilizado por um suporte. O exército chinês poderá lançar mão da vantagem de 4 caçadores (1 em cada squad) e engenheiros de posse de 2 claymore cada. O caçador sairá com vantagem de 10 minutos para posicionamento em selva e recomenda-se utiliza-lo como olhos e ouvidos dos SQLs. As Claymore funcionam como armadilhas de fio. Ao remover o pino a mesma disparará uma sirene sonora, causando a morte imediata do operador e do operador mais próximo a ele. As mesmas, se achadas por engenheiros americanos podem ser DESARMADAS e reutilizadas contra os Chineses. As Claymore DISPARADAS não podem ser rearmadas. IMPORTANTE: cada uma tem um numero. Os engenheiros chineses DEVERÃO ao final do jogo recolher as não disparadas e entrega-las a organização (artefatos caros de se produzir para deixar perdida no mato!).

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2- Objetivo Qushu-Diren: promover patrulhas de reconhecimento pela região objetivando maiores informações logísticas e caso realmente haja contato com inimigo, engajá-los com autorização prévia para uso letal de força, fazendo o comandante da missão como prisioneiro de guerra, mantendo o mesmo na estação de radar de Mojishi até chegada da divisão blindada.

3- Ojetivo Goodbye: CASO ocorra a incapacitação da subestação impedir que americanos cheguem ao ponto de extração onde será deflagrada uma granada de fumaça. Ocorrerá o sucesso em completar o objetivo se: o comandante americano for incapacitado ou se, após a deflagração da fumaça algum operador americano estiver fora do perímetro demarcado

MISSÃO AMERICANA:

A CIA vem, há 4 meses, interceptando comunicações criptografadas entre um funcionário de alto escalão da principal fornecedora de eletricidade para Taiwan e um General três estrelas chinês visando a criação de apagões para utilizar a situação como tática de guerra psicológica contra o povo de Taiwan. Tal manobra visa enfraquecer e destituir o atual presidente. Isso coloca em cheque todo o plano de apoio americano a Taiwan e, possivelmente, comprometeria bases operacionais americanas estratégicas ao leste da China.

A CIA manteve investigações minuciosas sobre o General Li-Pum e o executivo sênior da TEP (Tawian-Energy Provider) Taka-Amae para monitorar a forma em que esse acordo seria fechado e o momento em que ele ocorreria para prender o Sr. Taka-Amae antes que os apagões acontecessem. Como melhor alternativa, o comando militar americano sugeriu uma operação clandestina conjunta Seals e Força Aérea para eliminação de ambos os envolvidos sem causar alardes a imprensa mundial. Para tal, designou o oitavo grupo de Seals, e seus 3 pelotões, estacionado atualmente na quinta frota americana no mar índico.

Taiwan fica a algumas centenas de quilômetros náuticos do leste chinês e atualmente, a fronteira aérea China-Taiwan é o espaço aéreo mais bem vigiado. Também é classificado como perímetro aéreo mais mortal da história, segundo a imprensa mundial. Qualquer aeronave sem identificação é abatida imediatamente.

Resumo objetivo das missões:

1- Objetivo Judas: Alcançar a clareira a alguns metros do posto de guarda Norte e lançar um SAM no jato comercial de codinome “Judas”. Esta clareira é o melhor ponto para lançamento do SAM com objetivo de maior efetividade no abate do jato. O squad responsável deverá carregar uma réplica de Stinger que, ao ter gatilho pressionado disparará um uma sirene sonora avisando que o SAM foi disparado com sucesso e a missão foi completada. O jato estará ao alcance em determinada hora do jogo (entre 30 a 40 minutos após o inicio da partida). O C.O. informará para o comandante que o objetivo Judas encontra-se em alcance e este avisará ao SQL responsável dando o sinal verde. Até então o SQL responsável pela missão NÃO PODERÁ ATIVAR O STINGER (caso o faça antes do sinal verde a missão será automaticamente perdida). Após o aviso pelo C.O. ao comandante, o SQL tem 1 minuto para disparar o SAM dentro do perímetro marcado por fitas azuis na floresta (o operador – engenheiro - manejando o Stinger tem que estar DENTRO do perímetro formado pelas fitas). A missão será dada como concluída e 1 rojão 12x1 será acionado avisando a todos que a missão Judas foi concluída.

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Diagrama de operação do Stinger: o operador colocará acima do ombro, e com a mão direita no grip apertará o botão ON/OFF. Após o inicio da Sirene o C.O. soltará 1 rojão 12x1 simulando o barulho da explosão do missel SAM no jato.

2- Objetivo Cyclope: Desabilitar a subestação de Mojishi, fracamente defendida, através do uso de carga explosiva simulada por som a ser colocada em cima do comutador de frequência, sobrecarregando o mesmo e fritando todo o equipamento. A carga explosiva será dada ao comandante americano e este designará o engenheiro e seu esquadrão responsável por transporta-la e implantá-la. Caso o engenheiro seja atingido fatalmente durante o transporte ou alguma tentativa de posicionamento da carga e demolição, o mesmo deverá deixar a carga no local onde foi atingido e qualquer operador pode buscar e entregar a outro engenheiro. Qualquer operador pode resgatar a carga, mas somente o engenheiro pode transportar, posicionar e detonar. A carga deverá ser transportada POR UM ENGENHEIRO até o interior do complexo e ao ser acionada (interruptor que acionará a sirene) todos os operadores tem 20 segundos para sair da zona de explosão (interior do perímetro marcado com fitas azuis – o tempo limite será o do estouro de dois rojões 12x1). Os operadores que estiverem dentro da zona de explosão perderão 1 vida automaticamente.

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3- Objetivo Goodbye: Após incapacitação da subestação retornar com todos os operadores ao ponto de extração (será demarcado com fitas azuis na vegetação rasteira), deflagrar uma granada de fumaça e manter perímetro durante 3 minutos (tempo de queima da granada de fumaça. Ocorrerá o fracasso em completar o objetivo se: o comandante americano for incapacitado ou se, após a deflagração da fumaça algum operador americano estiver fora do perímetro demarcado.

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Wash
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Re: Operação Backdoor - 5/6/2011

Mensagem por Wash »

- Respawn: Na Icarus funcinou sem problemas, na Backdoor detectei alguns problemas, acho que relacionados a comunicação prejudicada pelo terreno. Mas, ao meu ver, facilitou muito a estratégia dos Squads que tinham boa comunicação. É uma regra a manter? Claro, foi a segunda vez a ser usado, merece maiores lapidações, mas devemos investir nela?
Com certeza é uma boa regra !!! Deve ser mantida, com os devidos ajustes a cada ocasião. Nessa operação tive problemas de comunicação. Perdí meu rádio na travessia do rio e o que me emprestaram não conseguia falar com ninguém. Mas aí foi uma questão pessoal e fatalidade exclusiva minha. Oq deixou 03 operadores de meu Squad de fora até o final da partida. Por sorte, eles caíram apenas na surtida final a Estação Radar.

2 - Frequencias de Rádio pré-definidas: qual a opinião de voces? O evento definindo a frequencia torna o jogo mais organizado?
Com certeza. Assim evitamos seleções de frequências duplicadas, oq geraria improvisos de última hora.

3 - SQLs pré-definidos e hierarquia: Ajudou a organizar o squad? Ajudou nas estratégias? Foi uma estrutura que vala a pena manter?
Com certeza !!!

Rafa precisamos conversar. Foda que tô fora do Rio. Mas assim que der, vou ver se dou uma ligada pra batermos um papo.

The Ment: Achei a dinamica bem legal pena q o exercito americano foi por um canto q nao poderia ter ido nisso realmente prejudicou um pouco, mas nao tirou a diversao mesmo assim.
Amigo de maneira nenhuma o avanço pelo flanco do campo os prejudicou. Pelo contrário, prejudicou os operadores que tiveram que voltar e desfalcaram o avanço para a Estação Radar em longos minutos. (Entendi tb que a sua visão dentro da afirmativa que vc fez, não quer atribuir qualquer conotação desonesta por parte dos operadores "perdidos") Só estou expondo meu ponto de vista, que vai de encontro ao seu.

Agora só um comentário a respeito da Estratégia.
Quero parabenizar ao Fabox e ao Bernardo pela excelente estratégia elaborada para a tomada da Estação Radar.
Lí todo o QG Chinês, ví muita "viagem" , algumas muito pertinentes e legais. Porém nem nas mais insanas "viagens", eles previram a nossa decida pelo outro lado do rio. SHOW !!!
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