Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Duvida sobre cilindro de co2 10kg.

Acessórios de marcadores: Loader's, sistemas de AR, Miras, canos, grips, etc..
PsychoSoul
Recruit
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Abr 2011, 16:52

Duvida sobre cilindro de co2 10kg.

Mensagem por PsychoSoul »

Boa tarde galera, recentemente eu e uns amigos da faculdade resolvemos iniciar um novo hobby, (e como um paraquedas é muito caro) nós optamos pelo paintball.

Nos próximos meses nós vamos começar a comprar o equipamento necessário, eu pesquisei muito e como vamos jogar wood eu optei pelo Tippmann 98 Custom, kit basico, com mascara, carregador e cilindro de 12oz co2, dai a minha dúvida.

Nós vamos jogar apenas por diversão, e com marcadores mecanicos, então como co2 é mais barato essa foi a opção que escolhemos. Depois de um pouco mais de pesquisa eu descobri é recomendado ter um cilindro maior de co2 para carregar os cilindros de 12oz. Detalhe, somos em umas 12 pessoas e estamos fazendo uma vaquinha para comprar um cilindro de 10kg de co2, esses usados em chopp mesmo, mas tenho algumas duvidas.

1. O cilindro possui capacidade para 10kg de co2, e cada cilindro de 12oz carrega 340g, ou seja, posso efetuar umas 25 recargas? Ou esse numero nao tem relação? Nesse caso quantas recargas podem ser feitas com o cilindro de 10kg?

2. Quanto custa a recarga total de um cilindro de 10kg de co2? Uma loja de extintores é o melhor local para a recarga?

3. Vale mais a pena comprar o cilindro de 10kg e recarrega-lo, ou recarregar os cilindros de 12oz individualmente?
Avatar do usuário
Furlan
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 529
Registrado em: 02 Ago 2010, 10:38
Localização: Olímpia-SP

Re: Duvida sobre cilindro de co2 10kg.

Mensagem por Furlan »

Bom, eu sou o responsável pela recarga dos cilindros do time aqui e vou poder sanar algumas de suas dúvidas. Vamos lá...

1) Primeiramente, você nunca irá conseguir usar a carga total do cilindro de 10kg (de 6kg, de 4kg, tanto faz). Isso pq vc tem a perda normal quando alivia a pressão da estação de recarga para poder retirar o cilindro menor que está sendo carregado. Outra coisa é que sempre sobra um restinho no cilindro que não tem pressão (acho que é isso) suficiente para mandar para dentro dos cilindros menores. Também devemos levar em consideração que nem sempre os cilindros menores estarão totalmente vazios qdo é recarregado novamente. Por isso fica difícil estimar corretamente a autonomia de um cilindro de recarga.

2) Aqui eu pago R$ 8,00 no quilo do CO2. E sim, empresas especializadas em recargas de extintores são os mais adequados. Pelo menos aqui na minha região são...

3) Com certeza vale muito mais a pena comprar o cilindro e a estação de recarga do que pagar para recarregar os cilindros menores individualmente.

DICAS:
1) O cilindro de 10kg é muito desconfortável para o transporte. É um cilindro grande e pesado. Se puder optar por um de 6kg (ampola de extintor) creio que irá se adaptar melhor.

2) Se você tiver uma quantidade considerável de cilindros para recarregar (vários integrantes do time) tenha sempre 2 ampolas (2 extintores de 6kg - sugestão). Isso porque você nunca irá ficar na mão quanto ao gás. Se uma ampola acabar, vc passar a usar a outra e já leva aquela que acabou para a recarga. E assim continuamente. Vai ser difícil conseguir usar os 12kg de uma só vez... tem que ter muita gente no time pra gastar isso. Teria que ter de 25 a 30 cilindros de 12oz completamente vazios para isso (estimativa). Mas se você já estiver atingindo ou ultrapassando essa estimativa, compre a terceira ampola de 6kg ou aí sim invista numa ampola maior (10kg ou 25kg) caso tenha um local apropriado para deixá-los guardados.

3) Sempre congele os cilindros menores antes de recarregá-los (os que usamos nos marcadores). Isso fará com que eles carreguem por completo.

4) Sempre armazene os cilindros que estão carregados em pé. Se deixá-los deitados ou de ponta cabeça terá um desgaste excessivo nas válvulas, podendo danificar o acento de vedação da mesma, o que acarretará em vazamento.

5) Nunca ultrapasse a capacidade de armazenamento dos cilindros.

Acho que é só... qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços.

Aqui no time temos um de 10kg e um de 6kg e dá para manter tranquilamente nossos cilindros, que são em torno de 25 cilindros diversos (9oz, 12oz, 16oz e 20oz).
PsychoSoul
Recruit
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Abr 2011, 16:52

Re: Duvida sobre cilindro de co2 10kg.

Mensagem por PsychoSoul »

Hmm, entendi, realmente o cilindro de 10kg é bem grande. Também me informei quanto a recarga dos cilindros e o preço sai por R$ 10 o Kg, ainda faltam empresas pra pesquisar. Como a recarga de um cilindrod e 12oz, 340g tbm custa 10 reais independentemente de não caber 1kg comprar um cilindro de 6Kg é o mais ideal.

No momento somos 12 pessoas, cilindros de 12oz, com o cilindro de 6kg você acha que é possivel recarregar todos?

(Obrigado pela resposta)
Avatar do usuário
Furlan
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 529
Registrado em: 02 Ago 2010, 10:38
Localização: Olímpia-SP

Re: Duvida sobre cilindro de co2 10kg.

Mensagem por Furlan »

PsychoSoul escreveu:Hmm, entendi, realmente o cilindro de 10kg é bem grande. Também me informei quanto a recarga dos cilindros e o preço sai por R$ 10 o Kg, ainda faltam empresas pra pesquisar. Como a recarga de um cilindrod e 12oz, 340g tbm custa 10 reais independentemente de não caber 1kg comprar um cilindro de 6Kg é o mais ideal.

No momento somos 12 pessoas, cilindros de 12oz, com o cilindro de 6kg você acha que é possivel recarregar todos?

(Obrigado pela resposta)
Com total certeza... recarrega sim... creio que até 1,5x a quantidade que vc tem aí de cilindros.
Só cuidado para não ficar na mão qdo vc mais precisar. Nunca deixe para recarregar os cilindros menores de ultima hora. Já que você terá somente uma ampola de 6kg de início, procure recarregar os cilindros de 12oz de 1 a 2 dias antes do jogo (caso for final de semana). Assim, se acabar o CO2 do seu cilindro de recarga, ainda dará tempo de levá-lo numa empresa especializada para recarregá-lo, permitindo que você termine de encher os que ficam faltando.

Abraços.
PsychoSoul
Recruit
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Abr 2011, 16:52

Re: Duvida sobre cilindro de co2 10kg.

Mensagem por PsychoSoul »

Opa obrigado as respostas ai! =)

Dúvidas sanadas. Agora só partir pra guerra! '-'

(Ps: decidimos importar os marcadores dos EUA por um certo país que fica do outro lado da rua, os Tippmann 98 saem por uns R$370 o kit)
Avatar do usuário
Rogerioes1994
corporal
corporal
Mensagens: 227
Registrado em: 13 Abr 2011, 20:29
Localização: Leme-SP

Re: Duvida sobre cilindro de co2 10kg.

Mensagem por Rogerioes1994 »

Psycho vc tem CR CII pra importar senão perde tudo pro exercito.e aonde vcs vão comprar o cilindro?ferro velho?qual o preço?
Avatar do usuário
Furlan
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 529
Registrado em: 02 Ago 2010, 10:38
Localização: Olímpia-SP

Re: Duvida sobre cilindro de co2 10kg.

Mensagem por Furlan »

Rogerioes1994 escreveu:Psycho vc tem CR CII pra importar senão perde tudo pro exercito.e aonde vcs vão comprar o cilindro?ferro velho?qual o preço?
Pelo que entendi, ele pediu os marcadores dos EUA pra outro país vizinho (não o Brasil) e depois só vai atravessa-los cruzando a rua...
Não aconselho comprar cilindros de CO2 em ferro velho... não tem garantia de segurança... compre em lojas de extintores mesmo... vale mais a sua vida do que uma simples diferença de valores...
Evandroz
Recruit
Mensagens: 6
Registrado em: 29 Ago 2011, 13:15

Re: Duvida sobre cilindro de co2 10kg.

Mensagem por Evandroz »

Quanto as explicaçòes do guru das recargas... Furlan, muito boas mesmo..... Tb estamos montando uma equipe com 14 pessoas.....entramos em contado com as Distribuidoras de Co2 ele fornecem Cilindro de 25 kg nossos marcadores tem cilindros de 9oz pelo que li eles tem capacidade de 255gr de co2, mas, fiquei pensando ...
Ex. Se a pressão interna do cilindro origem é 200bar e a pressão interna do marcador e 100bar averá transferencia de co2 independente do volume nele contido. Certo ?
quando ele igualar as pessão tudo para. Certo ? Então porque tem que pesar os cilindros ?

Nesse caso dos cilindros de 9oz aproximadamente quantos cilindros serão enchidos com um cilindro de 25kg ?
Avatar do usuário
Furlan
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 529
Registrado em: 02 Ago 2010, 10:38
Localização: Olímpia-SP

Re: Duvida sobre cilindro de co2 10kg.

Mensagem por Furlan »

Quanto ao lance da pressão não sei muito à respeito. Mas sobre a pesagem lhe respondo o que eu faço. Vou usar o de 9oz como exemplo.

Sempre peso o cilindro vazio e deixo anotado. Depois, antes de carregar, peso o cilindro de 9oz para saber quanto de carga ainda tem nele (diferença entre o peso encontrado e o peso vazio). Levando em consideração que ele tem capacidade para 255g de CO2, o correto seria somente completar a carga, ou seja, encher com somente o que falta para os 255g. Por isso que costumam pesar os cilindros, para achar esse valor. Qdo estiver carregando e esse peso for atingido (só se consegue usando a balança), fecha-se a alimentação do CO2 do cilindro de 25kg. Essa é a maneira correta.

A maneira mais comum (menos segura) é a descrita por você (e que quase todo mundo faz), deixando igualar as pressões. Pluga o cilindro de 9oz na estação de recarga e deixa ele encher até você não escutar mais a transferência de gás. Fecha a estação, esgota a linha e retira o cilindro. Se você pesar o cilindro de 9oz, vai ver que o valor será bem próximo do peso vazio + carga (255g no caso de ele estar vazio). Se ele pesar a mais, é excesso de carga (perigoso). Se pesar a menos pode ser indícios que o seu CO2 esteja acabando no cilindro de 25kg.

Quanto a capacidade de um cilindro de 25kg encher os de 9oz, vamos às contas básicas:
25kg = 25000g
9oz = 255g
25000 / 255 = 98,03

Ou seja, seria possível carregar 98 vezes o cilindro de 9oz completamente vazios, se não tivessem as perdas para aliviar o gás da estação de recarga e outras perdas. Sem contar que nem sempre o cilindro está completamente vazio quando você o carrega novamente.

Portanto, essas contas de saber quantas recargas dá pra fazer é muito difícil de dizer com certeza. Só o tempo e experiência vai poder lhe responder isso.

Algumas dicas:
- Sempre que o cilindro de 9oz apresentar carga, armazene ele de pé e em local fresco e ao abrigo da luz solar;
- Congele os cilindros de 9oz antes de recarregá-los. Você conseguirá atingir a carga completa dele dessa forma;
- Nunca deixe os cilindros de 9oz no sol. Isso vai fazer com que o gás se expanda e rompa o lacre de segurança;
- Nunca obstrua ou troque o lacre de segurança por um de capacidade maior do que a suportada pelo cilindro.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Abraços.
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Duvida sobre cilindro de co2 10kg.

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla FURLAN

parabens cara!!!
:goodjob: :goodjob:
realmente uma aula!!!

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
Furlan
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 529
Registrado em: 02 Ago 2010, 10:38
Localização: Olímpia-SP

Re: Duvida sobre cilindro de co2 10kg.

Mensagem por Furlan »

Taguchi Japa escreveu:Fla FURLAN

parabens cara!!!
:goodjob: :goodjob:
realmente uma aula!!!

abraços
Taguchi
Muito obrigado Taguchi... no que eu souber e puder ajudar, podem contar comigo!
Abraços.
Evandroz
Recruit
Mensagens: 6
Registrado em: 29 Ago 2011, 13:15

Re: Duvida sobre cilindro de co2 10kg.

Mensagem por Evandroz »

Muito obrigado Furlan, vc realmente é o cara

Obrigado mesmo e um forte abraço.
dangel king
Recruit
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Fev 2012, 18:09

Re: Duvida sobre cilindro de co2 10kg.

Mensagem por dangel king »

opa,sou novo do forum....e tbm tava procurando a solução de limite do cilindro de co2 de 12 oz...ja que tem a resposta e outro obrigado...e vc ajudou muito cara...vlw...
Responder

Voltar para “Acessórios.”