Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

BOB LONG - MTAC - STAGE 1 e 2 - PQP!!!

Tudo sobre marcadores e partes internas.
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: BOB LONG - MTAC - STAGE 1 e 2 - PQP!!!

Mensagem por RogerDiver »

leopereira escreveu:sou novo no esporte e nao entendo quase nada
gosto mt do forum..mas uma coisa que falta nele sao topicos com explicacoes pra quem nao conhece
vcs tao falando que esse marcador eh top..eu acredito pq vcs tao falando..mas pra quem nao entende..como eu..fica dificil perceber pq..o primeiro post tem varias informacoes tecnicas que nao significam nada pra quem nao conhece..
queria saber pq q esse marcador eh mt melhor que uma tm15..ja que as duas fazem o mesmo bps
quero mt aprender coisas tecnicas sobre o esporte..se alguem puder explicar eu agradeco
Leo,

Voce tocou num ponto interessante, o paintball assim como outras atividades esta sujeita aos fenomenos de formação de cultura, onde defendemos algo sem exatamente saber porque, afinal de contas comer manga e tomar leite mata !!!! ou não ?!

Creio que as variaveis que estão sendo levada em conta, para dizer que esse marcador é top, é o volume de gas utilizado para efetuar um disparo, não lembro exatamente a pressão de trabalho dela (na thread toda vc vai encontrar), mas creio que é por volta de 70 psi, é uma pressão muito baixa, as TM-* trabalham com a pressão interna em 200 psi, as Smart Parts trabalham com 300 psi, as Tippmann precisam de 600 psi.

O uso da pressão maior ou menor esta relacionado ao projeto do mecanismo usado, eu não conheço a Bob Long internamente, mas por exemplo, as TM-* usam uma mola para trazer o bolt de volta na posição de disparo, as Smart Parts não usam mola alguma, apenas o gas faz toda a função, as tipmann's usam o excedente do gas para fazer essa função (assim como as demais blowback).

Acho que um bom ponto de partida para vc conhecer os marcadores do ponto de vista da construção é esse site:

http://www.zdspb.com/tech/misc/anim_hammer.html

As animações ajudam a enteder muita coisa do funcionamento.

[]'s
Roger
tom.g12
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 401
Registrado em: 19 Jan 2009, 18:05
Localização: Ji-Paraná-RO

Re: BOB LONG - MTAC - STAGE 1 e 2 - PQP!!!

Mensagem por tom.g12 »

RogerDiver escreveu:
leopereira escreveu:sou novo no esporte e nao entendo quase nada
gosto mt do forum..mas uma coisa que falta nele sao topicos com explicacoes pra quem nao conhece
vcs tao falando que esse marcador eh top..eu acredito pq vcs tao falando..mas pra quem nao entende..como eu..fica dificil perceber pq..o primeiro post tem varias informacoes tecnicas que nao significam nada pra quem nao conhece..
queria saber pq q esse marcador eh mt melhor que uma tm15..ja que as duas fazem o mesmo bps
quero mt aprender coisas tecnicas sobre o esporte..se alguem puder explicar eu agradeco
Leo,

Voce tocou num ponto interessante, o paintball assim como outras atividades esta sujeita aos fenomenos de formação de cultura, onde defendemos algo sem exatamente saber porque, afinal de contas comer manga e tomar leite mata !!!! ou não ?!

Creio que as variaveis que estão sendo levada em conta, para dizer que esse marcador é top, é o volume de gas utilizado para efetuar um disparo, não lembro exatamente a pressão de trabalho dela (na thread toda vc vai encontrar), mas creio que é por volta de 70 psi, é uma pressão muito baixa, as TM-* trabalham com a pressão interna em 200 psi, as Smart Parts trabalham com 300 psi, as Tippmann precisam de 600 psi.

O uso da pressão maior ou menor esta relacionado ao projeto do mecanismo usado, eu não conheço a Bob Long internamente, mas por exemplo, as TM-* usam uma mola para trazer o bolt de volta na posição de disparo, as Smart Parts não usam mola alguma, apenas o gas faz toda a função, as tipmann's usam o excedente do gas para fazer essa função (assim como as demais blowback).

Acho que um bom ponto de partida para vc conhecer os marcadores do ponto de vista da construção é esse site:

http://www.zdspb.com/tech/misc/anim_hammer.html

As animações ajudam a enteder muita coisa do funcionamento.

[]'s
Roger
GRande Roger! Parabens! Excelente comentario !Matou a pau!=)
tom.g12
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 401
Registrado em: 19 Jan 2009, 18:05
Localização: Ji-Paraná-RO

Re: BOB LONG - MTAC - STAGE 1 e 2 - PQP!!!

Mensagem por tom.g12 »

nemezes escreveu:
BCRick escreveu:O foda é ter que tentar adaptar um rip clip depois D:
Pois é brow... tem um ano que namoro esta "peste"... mas o MAIOR motivo para eu não comprar "ainda" foi ver só adpatações de stock e perfumaria...
me dá até dor no coração de pensar em jogar com um Rotor (o que TODO MUNDO FAZ)... vejo uma dificuldade técnica somente na alavanca de engate..nela que vc programa e engata o marcador (sinto falta nas TMS) ...fazer um adaptador é simples..o perfil não tem curvas, mas tem que ter espaço para puxar o engate, é do outro lado...mas pula um pino ali perto da entrada das bolas... e o adaptador não pode bater neste pino, tem que pensar antes de fazer para não afetar o funcionamento! São mods artesanais.. e fazer isso leva um tempo e coragem.srsrsr

Todas as promessas de mod se cumpriram... menos uma..usar RC...não vi... e nem sinal de ver... mas, no dia que ouvir qualquer rumor de uma MTAC com RC...vendo minhas TMs..e compro uma na hora..e que leve 10 meses pra chegar...mas, Rotor jamais!!! Mas um qloader com modezinho de lançador de granada... é uma opção... :grin:

Preço 994 hobamas:
http://www.compulsivepaintball.com/product.asp?ic=17898

Olha o detalhe do feed...é bem mais fácil perfilar do que as TMS..o problema é o engate....
Imagem

EU não faço isso NEM a K¨%535#65:
Imagem

ACho maneirissima..talvez um qloader...quem sabe ? :mrgreen: :
Imagem

AI alguém pode falar..grillo tú tem uma TM15..é bem parecida...galera..não é só a aparência..é a tecnologia do marcador..está a 10.000 anos luz das Tms...SE a BOB LONG tivesse pensado neste "detalhe" do RC..já estava atirando com uma a um ano atrás... :sad:
Eu achei muito estranho o grip dela! Não parece ser muito confortável!=/
leopereira
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 176
Registrado em: 15 Nov 2009, 03:17

Re: BOB LONG - MTAC - STAGE 1 e 2 - PQP!!!

Mensagem por leopereira »

obrigado por responder
deu uma ajuda
o problema eh que as informações em foruns ficam mt perdidas..se eu soubesse onde tem as informacoes eu iria ler e nao ia perguntar mt..hehe
a busca do forum ta mal configurada..aparece o mesmo topico varias vezes..soh que posts diferentes..tinha que aparecer os topicos que o que vc procurou aparece e com uma opcao de clicar e mostrar os posts que tem o que vc procurou

qual a vantagem em trabalhar em 70psi? o gas dura mais?
tom.g12
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 401
Registrado em: 19 Jan 2009, 18:05
Localização: Ji-Paraná-RO

Re: BOB LONG - MTAC - STAGE 1 e 2 - PQP!!!

Mensagem por tom.g12 »

leopereira escreveu:obrigado por responder
deu uma ajuda
o problema eh que as informações em foruns ficam mt perdidas..se eu soubesse onde tem as informacoes eu iria ler e nao ia perguntar mt..hehe
a busca do forum ta mal configurada..aparece o mesmo topico varias vezes..soh que posts diferentes..tinha que aparecer os topicos que o que vc procurou aparece e com uma opcao de clicar e mostrar os posts que tem o que vc procurou

qual a vantagem em trabalhar em 70psi? o gas dura mais?
com certeza...vai durar bem mais. Como o nemezes falou comparando...a x7 (minha comedora de gas) gasta 600 fps por cada disparo(nao sei se e certo falar isso mas nao sei o que usar)
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: BOB LONG - MTAC - STAGE 1 e 2 - PQP!!!

Mensagem por RogerDiver »

tom.g12 escreveu:
leopereira escreveu:obrigado por responder
deu uma ajuda
o problema eh que as informações em foruns ficam mt perdidas..se eu soubesse onde tem as informacoes eu iria ler e nao ia perguntar mt..hehe
a busca do forum ta mal configurada..aparece o mesmo topico varias vezes..soh que posts diferentes..tinha que aparecer os topicos que o que vc procurou aparece e com uma opcao de clicar e mostrar os posts que tem o que vc procurou

qual a vantagem em trabalhar em 70psi? o gas dura mais?
com certeza...vai durar bem mais. Como o nemezes falou comparando...a x7 (minha comedora de gas) gasta 600 fps por cada disparo(nao sei se e certo falar isso mas nao sei o que usar)
Tom, é 600 psi, não fps.

Vamos fazer uma analogia entre um marcador e um carro, e vamos usar como cenário uma rodovia com uma rampa com uma pequena inclinação, o objetivo é comparar o contagiros de dois carros, sendo 1 motor 1.0cc 70 cavalos e o outro um motor 2.0 140 cavalos, ambos devem manter a velocidade de 120 km/h durante a subida, ambos serão capazes de fazer a subida, no entanto, se lermos o contagiros do carro 1.0 e do 2.0, o primeiro vai precisar que o motor fique com uma rotação mais alta que o 2.0, qual é a conclusão de uma comparação dessas?

Se transportarmos isso para o paintball, o objetivo é lançar uma bolinha a 300 fps (pode ser menos), tanto a bob long, quanto a tippmann são capazes de fazer isso, uma precisa de 70 psi de pressão para fazer isso, a outra precisa de 600 psi. Havera economia de gas com certeza, essa diferença demonstra que existe uma tecnologia diferente sendo empregada, com certeza as partes que trabalham sob pressão sofrem uma fadiga menor, um marcador de baixa pressão tende a ser mais consistente, ou seja, a variação de velocidade da bolinha é muito pequena, consequentemente as distancias que a bola alcança deve variar muito pouco tambem, esse tipo de marcador tem um recuo menor, ou nenhum recuo, que ajuda muito na precisão dos seus disparos, principalmente em cadencias mais altas.

Isso não quer dizer que uma Tippmann é ruim, ela faz coisas que a Bob Long não faz, por exemplo, tudo numa A5/X7/98 pode ser pneumatico, e não precisar de nada eletronico para conseguir usar o marcador em Semi e Full Auto.

Não existe nada que não tenha vantagens e desvantagens.

[]s
Roger
tom.g12
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 401
Registrado em: 19 Jan 2009, 18:05
Localização: Ji-Paraná-RO

Re: BOB LONG - MTAC - STAGE 1 e 2 - PQP!!!

Mensagem por tom.g12 »

RogerDiver escreveu:
tom.g12 escreveu:
leopereira escreveu:obrigado por responder
deu uma ajuda
o problema eh que as informações em foruns ficam mt perdidas..se eu soubesse onde tem as informacoes eu iria ler e nao ia perguntar mt..hehe
a busca do forum ta mal configurada..aparece o mesmo topico varias vezes..soh que posts diferentes..tinha que aparecer os topicos que o que vc procurou aparece e com uma opcao de clicar e mostrar os posts que tem o que vc procurou

qual a vantagem em trabalhar em 70psi? o gas dura mais?
com certeza...vai durar bem mais. Como o nemezes falou comparando...a x7 (minha comedora de gas) gasta 600 fps por cada disparo(nao sei se e certo falar isso mas nao sei o que usar)
Tom, é 600 psi, não fps.

Vamos fazer uma analogia entre um marcador e um carro, e vamos usar como cenário uma rodovia com uma rampa com uma pequena inclinação, o objetivo é comparar o contagiros de dois carros, sendo 1 motor 1.0cc 70 cavalos e o outro um motor 2.0 140 cavalos, ambos devem manter a velocidade de 120 km/h durante a subida, ambos serão capazes de fazer a subida, no entanto, se lermos o contagiros do carro 1.0 e do 2.0, o primeiro vai precisar que o motor fique com uma rotação mais alta que o 2.0, qual é a conclusão de uma comparação dessas?

Se transportarmos isso para o paintball, o objetivo é lançar uma bolinha a 300 fps (pode ser menos), tanto a bob long, quanto a tippmann são capazes de fazer isso, uma precisa de 70 psi de pressão para fazer isso, a outra precisa de 600 psi. Havera economia de gas com certeza, essa diferença demonstra que existe uma tecnologia diferente sendo empregada, com certeza as partes que trabalham sob pressão sofrem uma fadiga menor, um marcador de baixa pressão tende a ser mais consistente, ou seja, a variação de velocidade da bolinha é muito pequena, consequentemente as distancias que a bola alcança deve variar muito pouco tambem, esse tipo de marcador tem um recuo menor, ou nenhum recuo, que ajuda muito na precisão dos seus disparos, principalmente em cadencias mais altas.

Isso não quer dizer que uma Tippmann é ruim, ela faz coisas que a Bob Long não faz, por exemplo, tudo numa A5/X7/98 pode ser pneumatico, e não precisar de nada eletronico para conseguir usar o marcador em Semi e Full Auto.

Não existe nada que não tenha vantagens e desvantagens.

[]s
Roger
Me desculpe Roger... eu ia falar psi mesmo. E que eu to aqui no trampo digitando rapidao dai me perdi. rss! foi mal. :boinaaz:
mas a intençao foi boa. hehe. Mas a sua explicaçao foi de mestre. Obrigado
BCRick
sergeant major
sergeant major
Mensagens: 932
Registrado em: 05 Dez 2007, 08:55

Re: BOB LONG - MTAC - STAGE 1 e 2 - PQP!!!

Mensagem por BCRick »

Roger, qual é a relação ente a pressão de trabalho e o volume de gás gasto?
Tipo assim, se a pressão de trabalho é 70 psi, significa que pra um disparo a MTac gasta 70 psi em um volume x, qual seria esse volume?
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: BOB LONG - MTAC - STAGE 1 e 2 - PQP!!!

Mensagem por nemezes »

Nossa... este tópico rendeu. Galera, o roger deu uma aula mas deixa eu dizer quais são as vantagens práticas deste marcador:

1 - Com certeza a economia de gas..vc faz muito mais disparos por cilindro. 1700+ shots usando um cilindro de 68ci 4500psi ..pra mim...significa jogar 3 dias direto sem encher cilindro. Ele trabalha com 190-210psi no regulador e no poppet joga 70-80psi, isto é dukaraleow.

2 - Existem 4 Eyes, o marcador identifica a entrada da bola e certifica que a bola foi disparada. Isto evita quebra de bola e um ramping constante, pois o marcador "sabe" quando por uma bola na culatra.

3 - O sistema de disparo tem 2 anti-quebra de bola...o marcador para atirar não precisa de acao de molas...mas, para voltar o bolt ele usa mola, mas são dois bolts para evitar a quebra (quem já abriu uma Mr3 vai entender), e um estabiliza o outro pois trabalham juntos... um que dispara, e um exclusivo para preparar o ar para o proximo disparo colocando sempre 70 psi na anti-camara.. ele possui um regulador para fazer isso...pense que ANTES do disparo, sempre tem ar pressurizado para a proxima bola, mas nao no regulador e sim ja no bolt secundario ou seja, Open bolt. In-line poppet valve.

4 - Menos gas, significa menos energia na bola, e consequentemente menor a probabilidade de quebra no bolt. Mas, como o roger falou, isto melhora distância e precisão pois, vc não tem variacoes de energia e disparos sao regulares (A energia é controlada) e sem enegia vc tem menos recuo em altas cadencias.

5 - Placa, a placa da Mtac é uma Frenzy 4.0...a tá, mas o que é isso? uma puta placa (lembrando que a bob long faz a tadao), nela vc programa o ramping que quer, inclusive, vc pode dizer qual o tipo de loader que vc esta usando para o marcador calcular o ramping, debounce e dwell...tá mais o que é debounce e dwell?...digamos que o marcador consegue se "antecipar" ao disparo e reprogramar o modo de disparo em apenas 6 milisegundos... em linhas gerais...programa o ramping conforme a sua necessidade de cadencia conforme vc aperta o gatilho diminuindo ou aumentando os BPS automaticamente (nossa isto é o resumo do resumo)..

6 - Acabamento e construcao... cara, este marcador é feito de aluminio aeronautico e eh aprova de ogros como sherek ou familiares...e é um scar...rsrsrs

é um puta marcador... mas como o Roger falou..o que torna ele "especial" é a tecnologia de ponta empregada nele..e é o único marcador Milsim no mercado que tem tudo isso... o preco dele é proibitivo..mas, foi feito para se ter precisao, distancia e o mais importante.. NUNCA estourar bolas...

Bem é isso..escrevi rapido, peco desculpas pelo portugues..rsrsr
BCRick
sergeant major
sergeant major
Mensagens: 932
Registrado em: 05 Dez 2007, 08:55

Re: BOB LONG - MTAC - STAGE 1 e 2 - PQP!!!

Mensagem por BCRick »

Aí você gasta toda essa grana nessa maravilhosa estupidez de performance e, na minha opinião, visual e... coloca uma caixa d'água em cima YEAH!!!!!!!!
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: BOB LONG - MTAC - STAGE 1 e 2 - PQP!!!

Mensagem por nemezes »

BCRick escreveu:Aí você gasta toda essa grana nessa maravilhosa estupidez de performance e, na minha opinião, visual e... coloca uma caixa d'água em cima YEAH!!!!!!!!
Pô cara..isto que doe o coracao... mas tem maluco fazendo adaptador para RC..ainda nao vi..so li..mas te garanto..SE isto for verdade, compro,e te digo com firmeza..que a minha vai ser a primeira com RC do Brasil...e tenho dito...rsrsr :grin:
BCRick
sergeant major
sergeant major
Mensagens: 932
Registrado em: 05 Dez 2007, 08:55

Re: BOB LONG - MTAC - STAGE 1 e 2 - PQP!!!

Mensagem por BCRick »

Vai ser a primeira no brasil AT ALL
Eu compraria uma fácil, se você conseguisse esse adaptador aí grillo.
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: BOB LONG - MTAC - STAGE 1 e 2 - PQP!!!

Mensagem por RogerDiver »

BCRick escreveu:Roger, qual é a relação ente a pressão de trabalho e o volume de gás gasto?
Tipo assim, se a pressão de trabalho é 70 psi, significa que pra um disparo a MTac gasta 70 psi em um volume x, qual seria esse volume?
Rick,

Essa é uma boa pergunta, em termos de volume de gas a pressão não pode ser a unica medida a ser utilizada, porque o volume em litros de gas utilizado depende do dimensional da linha de pressão toda do marcador, esse dado eu não conheço de nenhum dos marcadores que comentei nos demais posts.

Só pra entender um pouco mais essa relação pressão x volume, deixa eu usar alguns dados de equipamento de mergulho que sei de cabeça.

Um cilindro de mergulho S80, aquela garrafa mais comum de se ver, se vc tirar a torneira dela e encher de agua, vai caber 11 litros la dentro (arredondado), nos estamos mais habituados com o sistema métrico, vou explicar usando grandezas desse sistema (psi é imperial).

1 atm (atmosfera) == 1 bar (arredondado tambem).

1 atmosfera é pressão que todo o ar atmosférico exerce sobre nós no nivel do mar, então se aquele mesmo cilindro S80 estiver sem torneira no nivel do mar dentro dele tem 11 litros de ar.

Qdo colocamos a torneira nesse cilindro e colocamos no compressor para encher, a pressão que esses cilindros de aluminio suporta é 200 bar (== 3000 psi), se 1 atm é igual (+/-) 1 bar, e o cilindro a 1 atm comporta 11 litros, com 200 bar ele armazena 2200 litros de ar.

Voltando ao Paintball:

Hipoteticamente falando se a cubicagem da linha pneumatica toda da Bob Long for 3x maior que das TM-* por exemplo, em termos de consumo de gas elas são praticamente equivalentes, mas ainda assim lançar uma bolinha com pressão interna de 70 psi, e outros marcadores precisarem de uma pressão maior para fazer o mesmo, indica um projeto com muitas inovações.

Pra não falar: "CHUTA QUE É MACUMBA!!!!!!"

[]'s
Roger
Avatar do usuário
Ices_br
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1189
Registrado em: 26 Set 2009, 20:16
Localização: Salto/SP

Re: BOB LONG - MTAC - STAGE 1 e 2 - PQP!!!

Mensagem por Ices_br »

RogerDiver escreveu: Pra não falar: "CHUTA QUE É MACUMBA!!!!!!"

[]'s
Roger
Aula de um verdadeiro instrutores de mergulho kkkk!!!

Muito bom roger!!!
tom.g12
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 401
Registrado em: 19 Jan 2009, 18:05
Localização: Ji-Paraná-RO

Re: BOB LONG - MTAC - STAGE 1 e 2 - PQP!!!

Mensagem por tom.g12 »

RogerDiver escreveu:
BCRick escreveu:Roger, qual é a relação ente a pressão de trabalho e o volume de gás gasto?
Tipo assim, se a pressão de trabalho é 70 psi, significa que pra um disparo a MTac gasta 70 psi em um volume x, qual seria esse volume?
Rick,

Essa é uma boa pergunta, em termos de volume de gas a pressão não pode ser a unica medida a ser utilizada, porque o volume em litros de gas utilizado depende do dimensional da linha de pressão toda do marcador, esse dado eu não conheço de nenhum dos marcadores que comentei nos demais posts.

Só pra entender um pouco mais essa relação pressão x volume, deixa eu usar alguns dados de equipamento de mergulho que sei de cabeça.

Um cilindro de mergulho S80, aquela garrafa mais comum de se ver, se vc tirar a torneira dela e encher de agua, vai caber 11 litros la dentro (arredondado), nos estamos mais habituados com o sistema métrico, vou explicar usando grandezas desse sistema (psi é imperial).

1 atm (atmosfera) == 1 bar (arredondado tambem).

1 atmosfera é pressão que todo o ar atmosférico exerce sobre nós no nivel do mar, então se aquele mesmo cilindro S80 estiver sem torneira no nivel do mar dentro dele tem 11 litros de ar.

Qdo colocamos a torneira nesse cilindro e colocamos no compressor para encher, a pressão que esses cilindros de aluminio suporta é 200 bar (== 3000 psi), se 1 atm é igual (+/-) 1 bar, e o cilindro a 1 atm comporta 11 litros, com 200 bar ele armazena 2200 litros de ar.

Voltando ao Paintball:

Hipoteticamente falando se a cubicagem da linha pneumatica toda da Bob Long for 3x maior que das TM-* por exemplo, em termos de consumo de gas elas são praticamente equivalentes, mas ainda assim lançar uma bolinha com pressão interna de 70 psi, e outros marcadores precisarem de uma pressão maior para fazer o mesmo, indica um projeto com muitas inovações.

Pra não falar: "CHUTA QUE É MACUMBA!!!!!!"

[]'s
Roger
To ate agora tentando entender tudo =) ahueuhae! Otima explicação! Mas ainda nao agradei do visual desse marcador nao ...tem que ter muita modificação pra ficar do jeito que precisa!
Responder

Voltar para “Marcadores.”